A) Desenvolver: 1) 3 Oficinas i) Ensino Interativo de Genética (2): Ensinos fundamental (EF) e médio (EM); ii) Capacitação de ICs: Curso SIEX 103083; 2) 2 Cursos multidisciplinares (P,D&I): a) Modelagem 3D; b) CEMB. 3) Material de baixo custo para EF, EM e universitário): a) Aulas no IdeaReal -Projeto ProfBio (parceiro); b) Peças 3D para ensino de Biotecnologia. B) Criação Hippocampus, CNPJ -Atingido. C) Tarefas PALEG: Impressão 3D de peças de componentes intracelulares e Modelos anatômicos de orgãos normais e com patologias; D) Atrair bolsista de graduação (Engenharias, ciências biológicas e afins, entre outras) - Edital Proex 01/2023 E) Adequação do espaço Biohacker IdeaReal: a) Atrair 3 empresas para usar o espaço; b) Disponibilizar produto biológicos (1), de suporte a laboratório (4) e educacional (1).
Objetivo parcialmente alcançado
A) Desenvolvidos
1) 3 Oficinas
i) Ensino Interativo de Genética (2): Ensinos fundamental (EF) e médio (EM), Neurociências;
ii) Capacitação de ICs: Curso SIEX 103083;
B) A Desenvolver:
2) 2 Cursos multidisciplinares (P,D&I):
a) Modelagem 3D;
3) Material de baixo custo para EF, EM e universitário):
a) Aulas no IdeaReal -Projeto ProfBio (parceiro);
b) CEMB (2022) SIEX 101902 - Atingido
b) Peças 3D para ensino de Biotecnologia - Atingido.
B) Criação Hippocampus, CNPJ -Atingido.
C) Tarefas PALEG: Impressão 3D de peças de componentes intracelulares e Modelos anatômicos de orgãos normais e com patologias;
D) Atrair bolsista de graduação (Engenharias, ciências biológicas e afins, entre outras) - Edital Proex 01/2023 - Atingido
E) Adequação do espaço Biohacker IdeaReal:
a) Atrair 3 empresas para usar o espaço;
b) Disponibilizar produto biológicos (1), de suporte a laboratório (4) e educacional (Atingido) (1).
2024-Jan-julho: Divulgação Científica - Instagram (@lab.ideareal) com: a) Produção de 17 posts para feed com audiodescrições ; Produção de 4 reels;Principais temas: bacterias caçadores de câncer, oficinas para iniciantes em ciências da natureza, dia nacional do pesquisador
Captação novos seguidores: 471 (41% entre 25 a 34 anos, e 27% destes de mulheres)
Aumento de 50% no alcance da conta, e 20% em novas visitas
Ampliação de interação com o público de 100%
Participação na na 20ª SNCT com 4 oficinas.
Foram recebidas quatro escolas durante a semana, totalizando 82 alunos, entre estudantes do último ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Foram 3 escolas públicas e uma privada. Os municípios atendidos foram Nova Lima, Betim e Belo Horizonte.
2023-12-1414/12/2023
Visita dos alunos do curso de graduação de Ciência da Computação do IFMG- São João Evangelista. 80 alunos vieram para uma palestra sobre Bioinformática
2023-11-2222/11/2023
Desenvolvimento e Aplicação de Aula de Introdução a Bioinformática: aplicações da Bioinformática no COLTEC
2023-10-0707/10/2023
Participação com peças da Maleta Genética na mão na mostra de profissões do Curso de Ciências Biológicas do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte-MG.
2023-09-3030/09/2023
Participapão com a Maleta Genética na Mão do FEIRA DC EDUCA III da FAE-UFMG
2023-08-3131/08/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Semimanufaturado de titânio para barras protéticas em parceria com LabimQ ICB-UFMG
2023-08-3131/08/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Nanocorpos humanizados e peguilados para ofidismo em parceria com Laboratório de Radioisótopo da Escola de Farmácia - UFMG
2023-06-2929/06/2023
2021: Divulgação Científica: Instagram: de 975 (08/20) para 1.228 seguidores; , sendo71% entre 18 a 34 anos e 62% de mulheres
2023-06-2929/06/2023
2020: Captação Edital Proex 10-2020 (Capital): ambiente virtual e de vitualização para permitir, inclusive em locais ou comunidade em situação de risco social, acesso à tecnologias diversas voltadas ao uso eficiente do ensino remoto a partir das condições tecnológicas do local ou do usuário. Pode ainda atrair novos colaboradores com projetos empreendedores multifacetados próprios e de cunho social.Algumas áreas: ciências sociais aplicadas,exatas e engenharias, área da saúde e biológica.
2023-06-2929/06/2023
2019-2020: Captaçao de recursos na FAPEMIG (Capital/custeio) para a implantação do laboratório
2023-06-2929/06/2023
2022-2025 Captação de recursos na FAPEMIG para a criação de um Hub de inovação de laboratórios abertos e adequação do IdeaReal para realizar Termos de Autorização de uso com empresas nascentes.
2023-06-2727/06/2023
2022 (agosto-maio-23): Desenvolvimento da Disciplina Biotecnologia I: DNA da Vida a Investigação Criminal aplicada na Fundação Torino
2023-06-2727/06/2023
2022 (Maio a dezembro) Desenvolvimento de manual de segurança para laboratórios e de cartilhas ilustrativa para ser usado na rede pública de BH em parceria com o CLIC
2023-06-2727/06/2023
2022 (Cadastro do IdeaReal como mecanismo prestador de serviço junto ao Catalisa (SEBRAE, ANPROTEC e FORTEC)
2023-06-2727/06/2023
2022 - Submissão de 2 vídeos para a 31ª Semana do Conhecimento da UFMG: VI CEMB (https://www.youtube.com/watch?v=2YalfDUwPl8) e Divulgação Científica no Laboratório IdeaReal: https://www.youtube.com/watch?v=pY18_C0oMug
2023-06-2727/06/2023
2022: Atendimento a 1 Projeto Catalisa para a realização de Testes de Citotoxidade em parceria com o Biolink
2023-04-3030/04/2023
Atendimento ao projeto Catalisa: Super nutrientes para tratar depressão e obesidade em parceria com o especialista Mayerson Thompson
2023-04-3030/04/2023
Atendimento ao projeto Catalisa: Embarcação Autônoma para Monitoramento de Águas em parceria com o FazMaker
2023-04-3030/04/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Colheitadeira automática de cachos de açaí em parceria com o FAZMaker
2023-04-3030/04/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Biopigmentos bacterianos para aplicação industrial em parceria com o Bioest ICB-UFMG
2023-04-3030/04/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Monitor Eletrônico de Medicamentos - Iot em parceria com o IFMG- São João Evangelista
2023-02-2828/02/2023
Atendimento ao projeto Catalisa Projeto REVESTIMENTO LÚDICO PARA VACINAS EM CRIANÇAS
2022-07-1212/07/2022
2021 (novembro a dezembro) Realização em conjunto com o Centro Pedegógico da UFMG de aulas online para ensino de genética para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Teste da metodologia e da maleta de ensino de genética
2022-07-1212/07/2022
2022 (janeiro a julho): Planejamento e execucão do Grupo de Trabalho Diferenciado - GTD no Centro Pedagógico para ensino de genética com aulas práticas e uso de maleta para ensino de genética.
2021-10-0707/10/2021
2021 - Hippocampus Jr. constituída sob o CNPJ: 35.881.279/0001-44
2021-10-0707/10/2021
2021 Submissão de 2 Resumos para a 30ª Semana do Conhecimento da UFMG: Explorando o Instagram como Ferramenta de Divulgação Científica em Um Laboratório Aberto – Ideareal & Estruturação de Laboratório e Práticas de Baixo Custo Destinados ao Ensino de Ciências da Vida
2021-10-0707/10/2021
2021 Submissão de 2 Resumos de Divulgação Científica para o III Karyokinesis Symposium
2021-10-0707/10/2021
2021 Submissão de 2 vídeos para o 20ª Jornada de Extensão da UFMG: A Comunicação do IdeaReal e os Ensinamentos de Paulo Freire & Biologia Sintética pelo Clube de Biologia Sintética do ICB
2021-10-0707/10/2021
2021 (agosto)-2020 Cinco Projetos em andamento: a) Oficinas de neurociências; b) Maleta para ensino de genética, c) Sequências Didáticas para o ensino de ciências biológicas (O Homem e o Meio Ambiente, Zoologia e Botânica; d) QUIZ (ferramenta para professores e alunos para aprimorar o aprendizado e realizar avaliações no formato remoto); e) Divulgação Científica em Redes Sociais; f) Projeto iGEM: baseado em algas; g) Laboratório de Baixo Custo para o Ensino de Ciências
2021-10-0707/10/2021
2021 (agosto)-2020 Realização de reuniões quinzenais alternadas com as equipes de Comunicação e de Oficinas e Prototipagem para discussão em conjunto dos projetos em elaboração: avanços, necessidade de apoio, compartilhamento de experiências. Total de 14 encontros em 2021 para cada time e de 21 em 2020
2021-03-0808/03/2021
2019 (27 de agosto de 2019)Semana de Engenharia Química (SEQ-2019); Local: Escola de Engenharia da UFMG Divulgação por meio da palestra: “A Biologia Sintética na Biotecnologia” do IdeaReal e do tema para um público de 25 pessoas ligado a Engenharia Química
2020-08-3131/08/2020
2018: Campus Party &FINIT (07 a 09 de novembro). IdeaREal selecionado como um dos projetos a serem discutidos com 64 startups, 12 outros espaços makers e público em geral, somando 100h de imersão nos temas: Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo.
2020-08-3131/08/2020
2018 a 2020: Captação de 05 projetos: a) Impressão de Moléculas Biológicas para Ensino de Bioquímica para Deficientes Visuais- Coordenadora Profa Camila Dias-Lopes do Colégio Técnico UFMG; b) apoio ao Laboratório de Cerveja ICB-UFMG; c) Desenvolvimento de fermentos para vinho de jabuticaba; d) Edital Proex 10-2020 Equipamentos&Software; e) parceria com Fundação Acelor Mittal desenvolvimento de oficinas para escolas do ensino infantil e fundamental (em elaboração)
2020-08-3131/08/2020
2019 (25-abr): Exposição&Concurso: Está tudo no DNA (maio) ICB UFMG. Competição para criação de obras em homenagem ao DNA. Projetos inscritos utilizando bactérias transformadas com DNAs para exibir fluorescências verdes e vermelhas
2020-08-3131/08/2020
2019;2020: Colônia de férias Infanto-Juvenil com Oficinas de ciências na área biológica para crianças e jovens. 02 a 21 julho 2019: idade de 10 a 14 anos; tema: extração de DNA de frutas e pH (https://www.youtube.com/watch?v=JPp320uqFn8);
27 a 29 de janeiro 2020, idade de 10 a 16 anos, Tema: Saúde, Ciência, Surpresa: conhecendo as bases do funcionamento do corpo humano (https://maiseducacao.uai.com.br/2019/12/27/ufmg-promove-colonia-de-ferias-cientista-jr-para-estudantes/)
2020-08-3131/08/2020
2018;2020 Curso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas (40h), ICB-UFMG. Conta com uma média de 40 participantes entre alunos do ensino médio, universitários e professores, envolvendo os temas: biologia sintética, empreendedorismo, BioArte, modelagem matemática e do movimento maker. Parceria com a UFV. Realizado 26/02 a 03/03/2018: (http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8294).
10 a 14/02/2020:
(https://cursovemb.wixsite.com/vedicao)
2020-08-3131/08/2020
Produção de Protetores Faciais para profissionais de saude em parceria com Escola de Química, FIOCRUZ, CEFET, Rede TREMMAKER e Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
2020-08-3131/08/2020
2019 (27-11): Evento rede de pesquisadores: Evento online sobre Biologia Sintética e biohacking: Biologia Sintética​ facilitando a ciência aberta e o movimento DIY-Bio https://www.facebook.com/watch/live/?v=2111675725800546&ref=watch_permalink 1.200 visualizações em todo o Brasil.
2020-08-3131/08/2020
2019 (14/ago): BIOHACKING, O QUE É ISSO? - Reportagem na Ciencia Hoje sobre Biohacking. https://cienciahoje.org.br/artigo/biohacking-o-que-e-isso/
2020-08-3131/08/2020
2020 (mar-ago): Produção de Protetores Faciais para profissionais de saude em parceria com Escola de Química, FIOCRUZ, CEFET, Rede TREMMAKER e Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
2020-08-3131/08/2020
2019 (5/09): Realização de 4 oficinas de Bioarte (2h cada), treinamento 75 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual e federal de Venda Nova do Imigrante – ES. Parceiro Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante (IFES) com exposição dos resultados na III Feira do Conhecimento da cidade. público de 1 mil pessoas (comunidades, alunos, professores)
2020-08-3131/08/2020
2019 (3 a 4 setembro) Bio Latin America Conference – São Paulo - SP maior feira de Biotecnologia da América Latina, com mais de 400 empresas vindas de mais de 30 países diferentes, reunindo um total de 700 participantes, Permitiu contato com empresas que agendarão visitas e possíveis usuários.
2020-08-3030/08/2020
2018: IV Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia São Carlos-SP (1 de agosto) 400 congressistas. Palestra da Dra. Gabriela Guimarães Machado sobre o IdeaReal Biolab https://nucleo2018.wixsite.com/saocarlos
2020-08-3030/08/2020
2018: Evento de Inauguração IdeaReal parceria com a BioMinas: palestras abertas ao público em geral: IdeaReal BioLab – profa Liza Felicori e BioMinas (Dra. Cristiane Toledo) 20 participantes.
2020-08-3030/08/2020
2018: Camp Serrapilheira - Museu do Amanhã- RJ. Projeto IdeaReal BioLab foi um dos 50 projetos de divulgação científica e empreendedorismo selecionados.
2020-08-3030/08/2020
2018 Mini Maker Fair&FINIT (10 de novembro): compartilhamento de conhecimento e meetup entre a comunidade makers. Público de 1.000 pessoas. https://belohorizonte.makerfaire.com/
2020-08-3030/08/2020
2018: VIII Encontro de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia (VIII ENAPEBI) (21 a 23 de novembro). Palestra profa Liza Felicori sobre o IdeaReal e a contribuição de ambientes makers e biohackers para contribuir com a eficiência da ciência, cooperação e inovação em tempos de cortes de recursos.
2020-08-3030/08/2020
2018: SHE'S TECH Conference (23 de novembro) Instituto Izabela Hendrix – BH-MG Participação de Samara Barbosa (IdeaREal) da Mesa Redonda “Inovação na Universidade" pontuando os desafios e oportunidades dos novos espaços de aprendizagem nas universidades
2020-08-3030/08/2020
2019 BioArte- Circuito Polímatas UFMG (Abril-maio): reprodução da obra Gênesis do artista Eduardo Kacs, pela Escola de Belas Artes UFMG & IdeaReal com bactéria fluorescente verde.
2020-08-3030/08/2020
2019 Palestra e Oficina Maker – Escola Casa Fundamental Castelo BH-MG (Agosto): oficina de bioarte, com extração de DNA para alunos de ensino infantil e fundamental.
2020-08-3030/08/2020
2019 Outlab (julho-setembro): IdeaReal foi selecionado para receber treinamento da FUNDEP em empreendedorismo e adequação da estrutura para foco comercial. Recebeu um troféu de segundo lugar no programa.
2020-08-3030/08/2020
Desenvolvimento de objetos com impressora 3-D e cortadora a laser: suporte para tubo de ensaios; escudo facial, swab, suporte para celular, células para ensino.
2020-08-3030/08/2020
2019: Workshop sobre BioImpressão 3D em Ciências da Vida UFMG. Parceiros Labbio – EE-UFMG e empresas: 3D Lopes (Brasil) e Regemat (Espanha). Participantes: 120, entre estudantes, professores, microempreendedores.
2020-08-3030/08/2020
2018: Bienal de Artes BH-MG (25 a 27 de março): Palestra sobre Biologia Sintética e Biohacking em Minas Gerais (Profa Liza Felicori): 40 participantes.
2020-08-3030/08/2020
2019: Curso de Modelagem Anatômica em 3D (junho): treinamento para a elaboração e confecção de peças anatômicas simples e complexa: ossos, tecidos, órgãos.
2020-08-3030/08/2020
2018: IV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA FUNED (16 a 18 de outubro) BH-MG. IdeaReal como exemplo de ambiente de inovação e empreendedorismo, palestra Profa Liza Felicori (https://www.youtube.com/watch?v=Zm4WjBX6Hug).
2019-08-2222/08/2019
52 utilizações dos equipamentos disponíveis entre março/2019 e agosto de 2019.
2019-08-2222/08/2019
Participação na Mostra das Profissões da UFMG (2019)
2019-08-2222/08/2019
Estande no Dia Nacional da Ciência - Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte. (2019)
2019-08-2222/08/2019
Estande e apresentação na Semana de Inovação em Saúde, na Faculdade de Medicina da UFMG (agosto/2019).
ATIVIDADES VINCULADAS
Curso - 103083 - OFICINAS TEÓRICAS-PRÁTICAS SOBRE PRÁTICAS LABORATÓRIAIS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Objetivos 2023-1: 80% dos inscritos finalizaram o curso. Resultados: a) 63% afirmaram que o material didático ajudou muito no aprendizado; b) 73% para o roteiro das práticas; c) 86% aprovaram o desempenho dos monitores; d) na avaliação de cada uma das aulas, mais de 90% acharam todas muito boas e e) 100% afirmaram que o curso contribuiu para a sua formação acadêmico-profissional.
2024-09-2525/09/2024
Objetivos 2023-2: 81% dos inscritos finalizaram o curso e no formulário de avaliação tivemos seguintes resultados: a) 67% afirmaram que o material didático ajudou muito no aprendizado; b) 89% para o roteiro das práticas; c) 94% aprovaram o desempenho dos monitores; d) na avaliação de cada uma das aulas, mais de 61% acharam todas muito boas e e) 100% afirmaram que o curso contribuiu para a sua formação acadêmico-profissional.
2024-09-2525/09/2024
Edição 2024-2 Abrangência geográfica e escolar:
a) instituições atendidas - UFMG: 17 inscritos; Escola Estadual do Bairro São Caetano: 2 inscritos; PUC Minas: 3 inscritos.
b) cursos atendidos: Ensino Médio (2); Biomedicina (6); Ciências Biológicas (5); Farmácia (6); Medicina (1); Aquacultura (1); pós-graduação em Biologia Celular (1).
c) 72% dos alunos estavam entre o 1° e o 4° período.
2024-09-2525/09/2024
Edição 2024-2 Gênero e outros itens que nos permitam identificar o alcance do curso e a sua qualidade
86% dos alunos eram do sexo feminino.
2024-09-2525/09/2024
Edição 2023-2: nível de dificuldade
“Todas foram muito interessantes, coloquei de média dificuldade porque algumas me demandavam mais atenção e eram mais criteriosas.”
“Apesar de ter a impressão que conteúdo requeria um conhecimento prévio, as aulas teóricas e o auxílio dos monitores e/ou professores fizeram com que a experiência fosse completa e as dúvidas fossem sanadas.”
“Considero as oficinas fáceis, principalmente pra quem ja teve algum contato com laboratório”
“Nível de dificuldade médio”
“De baixa a média dificuldade”
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2 Abrangência geográfica e escolar:
a) instituiçõescursos atendidos - UFMG: 17 inscritos; COLTEC: 1 inscrito ; Faminas: 1 inscrito; UniBH: 1 inscrito; escola do Samuel: 1 inscrito.
b) cursos atendidos: ensino fundamental (1); Biomedicina (4); Ciências Biológicas (5); Farmácia (7); Biotecnologia (1); Radiologia (1); pós-graduação em Parasitologia (2).
c) 52% dos alunos estavam entre o 1° e o 3° período; 33% entre o 4° e o 8°.
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2 Gênero e outros itens que nos permitam identificar o alcance do curso e a sua qualidade 62% dos alunos eram do sexo feminino.
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2: nível de dificuldade
“As instruções das monitoras e o material disponibilizado tornaram as oficinas muito tranquilas, mesmo nas técnicas que ainda não conhecíamos.”
“A falta de conhecimento de algumas práticas pode dificultar um pouco, mas as monitoras fizeram uma boa explicação de cada experimento e sanaram as dúvidas durante os processos de cada oficina.”
“Achei média porque tudo foi novo para mim, mas com o roteiro e a ajuda dos monitores não tive dificuldade nas oficinas.”
“Apesar de algumas práticas parecerem difíceis, todos os monitores estavam sempre a disposição, então acabou tornando algo que seria difícil, prazeroso e fácil.”
“Foi tranquilo, mas seria bacana acrescentar alguns "desafios" principalmente para ocupar o tempo daqueles que conseguem realizar as atividades propostas rapidamente.”
“Foi facil após a explicação dos procedimentos.”
“eu particularmente achei tranquilas e super interessantes”
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2: Organização das oficinas:
“Tudo muito bem organizado, desde o cronograma, os materiais, as avaliações até o próprio laboratório.”
“Muito organizada”
“achei que foram feitas com muito cuidado e de forma atenciosa”
“A organização foi ótima, a ordem das práticas faziam sentido, uma vez que cada uma promovia base de conhecimentos e técnicas para as próximas práticas. O cronograma de aula teóricas também.”
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2: Material teórico:
“O material foi muito bem feito, completo, bem explicado e direto ao ponto.”
“Achei os materiais teórico ótimos, tinham toda a informação necessária para compreender as práticas e o tema de cada oficina.”
“O materia teórico foi útil para uma base sobre o assunto. Poderiam ser disponibilizados videos (prontos do YouTube) sobre os assuntos”
“Achei bem didático e acessível. Pra uma pessoa que não tinha conhecimento nenhum sobre o assunto, foi bem fácil a compreensão.”
“Achei bom, ajudava a compreender os objetivos para a prática e como funcionava. Mas acho que eles poderiam ser um pouquinho mais aprofundado”
“Acho que poderia ter mais conteúdo. O material aparenta ser mais uma explicação de um método. Por exemplo: na pratica de extração de dna poderia ter uma parte falando mais sobre a estrutura do dna e rna, etc.”
“me orientou bastante, tendo em vista que era o meu primeiro contato com o laboratório”
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2: Roteiros práticos:
“Os roteiros foram essenciais e muito explicativos.”
“ótimos”
“Roteiros objetivos e bem explicativos.”
2024-02-0909/02/2024
Edição 2023-2: Contribuição para formação:
“As oficinas permitiram que eu visse e executasse na prática muitas técnicas citadas em sala de aula e tenho certeza que tê-las aprendido será de muita valia no decorrer do curso.”
“Reforcei alguns conhecimentos, além de ter adquirido uma base sobre procedimentos que com certeza serão executados ao longo da minha graduação.”
“Pode ser que alguém olhe de fora e ache que são coisas básicas e que já vamos aprender no nosso curso, mas nas oficinas eu achava que era mais focado naquele assunto e assim é possível aprender e entender melhor. No meu caso que tenho interesse em área de pesquisa e estudo em faculdade particular não tenho contato com ELISA por exemplo, e com a oficina eu pude aprender e ter noção de como é feito e para que é feito.”
“Fiz o primeiro modulo do meu curso técnico no ensino online então não tive práticas de laboratório efetivas mas com esse curso pude ter uma boa base, obrigada pela oportunidade!”
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1 Abrangência geográfica e escolar:
a) cursos atendidos - todos da UFMG: 3 de graduação: Biomedicina (25% do público); Ciências Biológicas (50%) ; Farmácia (19%); e 1 de pós-graduação: Biologia Vegetal (6%).
b) 19% dos alunos estavam entre o 1º e o 3º período; 50% entre o 4º e o 5º; e 31% entre o 7º e o 9º.
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1 Gênero e outros itens que nos permitam identificar o alcance do curso e a sua qualidade: 81% dos alunos eram do sexos feminino.
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1: nível de dificuldade:
Os procedimentos feitos eram complexos, mas com a ajuda dos monitores e do material escrito ficou mais tranquilo de realizar tudo!
Como eu estou no primeiro período, é tudo muito novo. Não é tudo muito fácil não, mas os monitores sempre ajudam a deixar mais simples e mais fáceis os procedimentos. As atividades foram bem simples para que possamos iniciar com as práticas em laboratórios, valeu demais.
Algumas práticas eu nunca havia feito antes, outras sim. Mas na que eram completamente novas, tive todo o auxílio e instrução necessária.
Fácil no sentido didático mas difícil o suficiente pra induzir o aprendizado.
achei fácil, pois era oferecido suporte o tempo todo por parte da equipe.
Nível adequado, as técnicas foram ensinadas de forma simples e objetiva.
Achei bem educativo, mas as práticas em si devem ser bem feitas e com atenção
Dificuldade moderada mas muito bem explicado com os materiais e monitores
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1: Organização das oficinas:
adorei os roteiros, as atividades e a assistências dos monitores
Eram bem organizadas sempre
muito bem organizada, o intervalo entre as turma ajudou muito pois era possível se programar com antecedência.
Bem organizadas, sempre pontuais e bem produzidas.
Muito bacana.
A organização foi satisfatória
Muito organizada o que facilitou muito o aprendizado
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1: Material teórico:
muito bons, deram um panorama geral muito interessante
O material teórico é excelente! Ajudava a entender o conteúdo antes da prática, além de ser um material de revisão prático e ótimo de usar durabte a graduação, uma vez que aborda temas que vemos em muitas aulas.
Como eram atividades mais simples, o material foi bom pra ter uma noção do que iríamos ver nas aulas.
Gostei que não foi longo, mas continha todos os pontos principais.
Material muito bom e completo.
Conciso, objetivo e claro. Adorei
Na hora da prática não ajudou muito não
Bom
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1: Roteiros práticos:
tive algumas dúvidas sobre a forma de preencher corretamente os roteiros, acho que poderiam ter explicado um pouco mais sobre como faze-lo.
Eram sempre muito bons! Obs: guardei todos para quando precisar de algum procedimento!!!
roteiros estavam ótimos, diretos e de fácil compreensão
Muito bons e completos, os passo-a-passos sendo bem claros.
Material completo e didático
Achei q foram bom, mas algumas poucas vezes, não iam de acordo com a pratica em sí por questões de logística
2023-08-1717/08/2023
Edição 2023-1: Contribuição para formação:
Como estudante da licenciatura, não tenho muito contato com as práticas de laboratório e na pandemia perdi muitas das oportunidades que teria.
Contribuíram muito porque alguns dos temas tratados são passados em sala de aula apenas como teoria, vê-los na prática foi essencial!
Como sou calouro da farmácia senti que a oficina foi extremamente necessária para que eu pudesse me familiarizar com as atividades e ainda consegui associar alguns conteúdos da sala de aula de diversas disciplinas com as práticas na oficina. Foi fundamental para ter uma base prévia e sólida para quando vermos tais assuntos, já ficar mais fácil de associar e compreender.
Contribuíram bastante para minha formação pois foram ensinados procedimentos rotineiros de qualquer laboratório e creio que algum dia entrarei em contato quando estiver numa IC. Foi proveitoso também, pois ter esse primeiro contato com as técnicas e equipamentos com calma, me deixou mais confiante.
2023-03-2222/03/2023
7 roteiros de práticas elaborados: Pipetagem e verificação de pipetas; Extração de DNA; Eletroforese; Meios de cultura e tipos de semeadura; Preparação de lâmina microscopia; Microscopia óptica básica; Ensaio imunoenzimático (elisa)
biotecnologia i: dna da vida a investigação criminalBiotecnologia I: DNA da Vida a Investigação Criminal
2023-03-0606/03/2023
Disciplina com 38 aulas voltada Ensino Médio que apresenta conceitos de genética e biotecnologia, utilizando-os para a solução de crimes. Nas aulas são utilizados material didático e a maleta genética desenvolvida pelo IdeaReal
Manual/Cartilha
biotecnologia i: dna da vida a investigação criminalBiotecnologia I: DNA da Vida a Investigação Criminal
2023-03-0606/03/2023
38 Cartilhas contendo material didático e práticas para o ensino de genética e biotecnologia
Jogo/objeto educativo
maleta de ensino de genética - versão iMaleta de Ensino de Genética - Versão I
2021-12-2020/12/2021
Objeto educativo composto por peças 3D para o ensino de genética em ativiades práticas e lúdicas. É composto por bases nitrogenadas, backbones, átomos, tubos para ligação dos átomos e a criação de moléculas, aminoácidos.
Informativo
realização lives com parceiros divulgação científicaRealização Lives com parceiros divulgação científica
2021-09-3030/09/2021
4 lives realizadas com os perfis:
@dose.cientifica: https://www.instagram.com/tv/CTN9hgopWbo/
@onerdquimico: https://www.instagram.com/tv/CUbExShpaJx/
@felipehime&@cafeeciencia: https://www.instagram.com/tv/CTYSLbcpPat/
@arthurcantanzaro& @iscienceapp: https://www.instagram.com/tv/CTTHGfuJRSK/
Produto audiovisual
estruturação de laboratório e práticas de baixo custo destinados ao ensino de ciências da vida.Estruturação de Laboratório e Práticas de Baixo Custo Destinados ao Ensino de Ciências da Vida.
2021-09-1818/09/2021
Vídeo: Link não disponível, esperando a aprovação na 30ª Semana do Conhecimento da UFMG.
Produto audiovisual
explorando o instagram como ferramenta de divulgação científica em um laboratório aberto – idearealExplorando o Instagram como Ferramenta de Divulgação Científica em Um Laboratório Aberto – Ideareal
2021-09-0808/09/2021
Vídeo: Link não disponível, esperando a aprovação na 30ª Semana do Conhecimento da UFMG.
Informativo
publicações instagram maio a agosto -21PUBLICAÇÕES INSTAGRAM MAIO A AGOSTO -21
2021-08-3030/08/2021
Produção de 84 posts para feed, 4 reels, 532 stories, 4 IGTVs. Captação de 231 novos seguidores (71% entre 18 a 34 anos e 62% de mulheres) e uma ampliação da interação com o público em cerca de 45% @ideareal_biolab
Informativo
publicações no twiter e tiktok período junho a agosto-21Publicações no Twiter e TikTok período junho a agosto-21
2021-08-3030/08/2021
20 Postagem no Twitter e 34 no TikTok (conseguindo 44 seguidores e 200 curtidas).
Produto audiovisual
a comunicação do ideareal e os ensinamentos de paulo freireA Comunicação do IdeaReal e os Ensinamentos de Paulo Freire
2021-06-1010/06/2021
Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=NmWTJjiXmYM
Produto audiovisual
biologia sintética pelo clube de biologia sintética do icbBiologia Sintética pelo Clube de Biologia Sintética do ICB
2021-06-1010/06/2021
Vídeo: https://youtu.be/jl5pzUB8oZQ
Produto audiovisual
apresentação do ideareal 2021Apresentação do IdeaReal 2021
2021-03-3030/03/2021
Vídeo: https://youtu.be/PnEwkRI6NXA
Informativo
publicações nas mídias sociais do ideaPublicações nas mídias sociais do Idea
2020-08-3030/08/2020
Publicações semanais sobre diversos temas ligados a atuação do IdeaReal em suas redes sociais: Facebook e LinkedIn entre jan-19 a ago-20
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
semana do conhecimentoSemana do Conhecimento
2020-08-3030/08/2020
Apresentação de pôster pela aluna Raissa sobre o seu projeto de impressão 3D de moléculas para ensino de Bioquímica para deficientes visuais
Manual/Cartilha
curso engenharia de máquinas biológicasCurso Engenharia de Máquinas Biológicas
2020-07-2626/07/2020
Ementa da disciplina e material didático para os alunos. Instruções para aplicação das práticas
Manual/Cartilha
ensino e prática de extração de dna de frutasEnsino e Prática de Extração de DNA de frutas
2020-07-2626/07/2020
Cartilhas explicativas de como aplicar oficinas para o público infanto-juvenil e material a ser entregue aos alunos.
Manual/Cartilha
modelagem anatômica em 3dModelagem Anatômica em 3D
2020-07-2626/07/2020
Ementa da disciplina e material didático para os alunos. Instruções para aplicação das práticas.
Manual/Cartilha
mundo colorido com bactérias genericamente modificadasMundo colorido com bactérias genericamente modificadas
2020-07-2626/07/2020
Cartilhas explicativas de como aplicar oficinas para o público infanto-juvenil e material a ser entregue aos alunos.
Manual/Cartilha
oficina de phOficina de pH
2020-07-2626/07/2020
Cartilhas explicativas de como aplicar oficinas para o público infanto-juvenil e material a ser entregue aos alunos.
Manual/Cartilha
oficina de prototipagem com microscópios de bolsoOficina de prototipagem com microscópios de bolso
2020-07-2626/07/2020
Cartilhas explicativas de como aplicar oficinas para o público infanto-juvenil e material a ser entregue aos alunos.
Fichas técnicas descritivas para a impressão de objetos e peças desenvolvidas no IdeaReal: Microscópio de bolso, rack para tubos de ensaio, suporte para celular, células e organoides para ensino de ciências, escudos faciais, swabs.
Site
site do idearealSite do IdeaREal
2020-07-2626/07/2020
Feita a revisão da estrutura do site do Idea, com a criação de canal efetivo de contato. Revisão I
Tecnologia social
produção de protetores faciais para profissionais de saudeProdução de Protetores Faciais para profissionais de saude
2020-06-3030/06/2020
Projeto em colaboração com o Departamento de Química. Uma outra ação de extensão específica foi criada. Mais de 40 mil protetores entregues aos profissionais de Saude
Matéria jornalística
sindifes entrega primeira remessa de protetores faciais para hc-ufmgSindifes Entrega Primeira Remessa de Protetores Faciais para HC-UFMG
2020-04-1717/04/2020
Matéria vinculada ao site do Sindifes com divulgação do trabalho conjunto na fabricação de protetores faciais contra a COVID-19 e a realização da entrega dos protetores
Periódico
impressora 3d no combate ao corona vírusImpressora 3D no Combate ao Corona Vírus
2020-04-0808/04/2020
Publicação no Minas Faz Ciências - Infantil - Eletrônico
Matéria jornalística
coronavírus: pesquisadores fabricam máscaras em impressora 3d e doam a hsospitais de bhCoronavírus: Pesquisadores Fabricam Máscaras em Impressora 3D e doam a Hsospitais de BH
2020-03-3030/03/2020
Matéria vinculada no Jornal Regional e Nacional da Rede Globo com publicação no site da Globo.com em 30/03/2020:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/03/30/coronavirus-pesquisadores-fabricam-mascaras-em-impressoras-3d-e-doam-a-hospitais-de-bh.ghtml
Matéria jornalística
vídeo: apoio covid-19Vídeo: Apoio COVID-19
2020-03-3030/03/2020
Matéria jornalista em vídeo: https://globoplay.globo.com/v/8443817/
Matéria jornalística
iniciativa da ufmg e fiocruz reúne voluntários para a fabricação de protetores faciaisIniciativa da UFMG e Fiocruz Reúne Voluntários para a Fabricação de Protetores Faciais
2020-03-2525/03/2020
Matéria vinculada ao site da UFMG com divulgação do trabalho conjunto na fabricação de protetores faciais contra a COVID-19
Tecnologia social
objetos educacionais produzidos com impressora 3dObjetos educacionais produzidos com impressora 3D
2020-03-0101/03/2020
Foram produzidos microscópios de bolso
Plano/projeto
curso de verão de engenharia de máquinas biológicasCurso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas
2020-02-1414/02/2020
(40h), ICB-UFMG. Realizado entre os dias 10 a 14, conta com uma média de 40 participantes entre alunos do ensino médio, universitários e professores, envolvendo os temas: biologia sintética, empreendedorismo, BioArte, modelagem matemática e do movimento maker. Parceria com a UFV.
Plano/projeto
colônia de férias infanto-juvenilColônia de Férias Infanto-Juvenil
2020-01-2929/01/2020
Intervenções conjuntas com os laboratórios NEDUCOM e Science School com 3 dias de atividades para crianças e adolescentes ente os dias 27 a 29 de janeiro: Tema: Saúde, Ciência, Surpresa: conhecendo as bases do funcionamento do corpo humano
Capítulo de livro
capitulo 12: metodologias e ferramentas para desenvolver negócios em ciências da vidaCapitulo 12: METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA DESENVOLVER NEGÓCIOS EM CIÊNCIAS DA VIDA
2019-12-3131/12/2019
profa Liza Felicori é uma das autoras do capítulo do livro: Empreendedorismo em Biociências Org. André Luís Silva
Capítulo de livro
capítulo 11: inteligência artificial aplicada às ciências da vidaCapítulo 11: Inteligência Artificial aplicada às ciências da vida
2019-12-3131/12/2019
profa Liza Felicori é uma das autoras do capítulo do livro: Empreendedorismo em Biociências Org. André Luís Silva.
Capítulo de livro
capítulo 13: propriedade industrial e transferência de tecnologia aplicada à área de biociênciasCapítulo 13: PROPRIEDADE INDUSTRIAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA APLICADA À ÁREA DE BIOCIÊNCIAS
2019-12-3131/12/2019
profa Liza Felicori é uma das autoras do capítulo do livro: Empreendedorismo em Biociências Org. André Luís Silva
Capítulo de livro
capítulo 14: propriedade industrial e transferência de tecnologia aplicada à área de biociênciasCapítulo 14: PROPRIEDADE INDUSTRIAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA APLICADA À ÁREA DE BIOCIÊNCIAS
2019-12-3131/12/2019
profa Liza Felicori é uma das autoras do capítulo do livro: Empreendedorismo em Biociências Org. André Luís Silva
Capítulo de livro
capítulo 15: desafios, perspectivas e relatos de casos em negócios na área de biociênciasCapítulo 15: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E RELATOS DE CASOS EM NEGÓCIOS NA ÁREA DE BIOCIÊNCIAS
2019-12-3131/12/2019
profa Liza Felicori é uma das autoras do capítulo do livro: Empreendedorismo em Biociências Org. André Luís Silva
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
ciência acessível: tocando em estruturas de biomoléculas do cotidiano construídas em impressora 3dCIÊNCIA ACESSÍVEL: tocando em estruturas de biomoléculas do cotidiano construídas em impressora 3D
2019-10-1616/10/2019
Apresentação de pôster na semana do conhecimento e na Explora UFMG Jovem ICB (19/09/2019) da aluna Raissa sobre o seu projeto de impressão 3D de moléculas para ensino de Bioquímica para deficientes visuais.
Tecnologia social
impressão de moléculas biológicas para ensino de bioquímica para deficientes visuaisImpressão de Moléculas Biológicas para Ensino de Bioquímica para deficientes visuais
2019-10-1010/10/2019
Impressão de células, etc para atendimento ao projeto da profª Camila Lopes
Plano/projeto
outlabOutlab
2019-09-3030/09/2019
julho-setembro): IdeaReal foi selecionado para receber treinamento da FUNDEP em empreendedorismo e adequação da estrutura para foco comercial. Recebeu um troféu de segundo lugar no programa.
Plano/projeto
oficina makerOficina Maker
2019-08-2424/08/2019
Oficina Maker Escola Casa Fundamental Castelo BH-MG: oficina de bioarte, com extração de DNA para alunos de ensino infantil e fundamental.
Matéria jornalística
biohacking, o que é isso?BIOHACKING, O QUE É ISSO?
2019-08-1414/08/2019
Reportagem na Ciencia Hoje sobre Biohacking. https://cienciahoje.org.br/artigo/biohacking-o-que-e-isso/
Plano/projeto
colonia de férias cientista juniorColonia de Férias Cientista Junior
2019-07-3030/07/2019
Intervenções conjuntas com os laboratórios NEDUCOM e Science School com 3 dias de atividades para crianças e adolescentes. Tema: extração de DNA de frutas e pH (https://www.youtube.com/watch?v=JPp320uqFn8)
Produto artístico
a t c g - poemaA T C G - Poema
2019-04-2525/04/2019
Poema escrito como representação do DNA e selecionado para o evento: melhor representação criativa do DNA.
(https://www.facebook.com/icbufmg/photos/a.1285984504886073/1285988464885677) (https://www.facebook.com/icbufmg/photos/a.1285984504886073/1285987361552454)
(https://www.youtube.com/watch?v=ujOMUQX12xs)
Produto artístico
bioarte com bactérias fluorescentesBioarte com Bactérias Fluorescentes
2019-04-2525/04/2019
Projeto selecionado para o evento: Melhor Representação Criativa do DNA.
(https://www.facebook.com/icbufmg/photos/a.1285984504886073/1285986341552556) (https://www.facebook.com/icbufmg/photos/a.1285984504886073/1285987414885782)
(https://www.youtube.com/watch?v=ujOMUQX12xs)
Site
idea realIdea Real
2019-02-0101/02/2019
https://ideareal.org/
Produto audiovisual
laboratório aberto fomenta projetos no instituto de ciências biológicasLaboratório aberto fomenta projetos no Instituto de Ciências Biológicas
2018-11-0707/11/2018
Vídeo institucional sobre oportunidades criadas pelo IdeaREal: https://www.youtube.com/watch?v=FzaiNSfz1fw
Plano/projeto
curso de verao de engenharia de máquinas biológicasCurso de Verao de Engenharia de Máquinas Biológicas
2018-03-0303/03/2018
(40h), ICB-UFMG. Realizado entre 26/02 a 03/03, conta com uma média de 40 participantes entre alunos do ensino médio, universitários e professores, envolvendo os temas: biologia sintética, empreendedorismo, BioArte, modelagem matemática e do movimento maker. Parceria com a UFV. (http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8294).
Produto audiovisual
idea real bio lab - ufmgIdea Real Bio Lab - UFMG
2018-02-2828/02/2018
Vídeo institucional do IdeaREal: https://www.youtube.com/watch?v=DR9vv2iayw4
ATIVIDADES VINCULADAS
Curso - 103083 - OFICINAS TEÓRICAS-PRÁTICAS SOBRE PRÁTICAS LABORATÓRIAIS EM CIÊNCIAS DA VIDA
1ª oficina de neurociências1ª OFICINA DE NEUROCIÊNCIAS
2024-06-1010/06/2024
Dubois, B., et al. Biomarkers in Alzheimer’s disease: role in early and differential diagnosis and recognition of atypical variants. Alz Res Therapy 15, 175 (2023).
BRAZ, V. A. NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: fluorescência da curcumina para aprendizagem significativa no ensino de Bioquímica direcionada a estudantes do Ensino Médio. Dissertação. PROFBIO, ICB, UFMG. BH, p.114. 2024.
SHAH, K., MAGHSOUDLOU, P. Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA): the basics. British Journal of Hospital Medicine, v. 77, n. 7, 2016. doi:10.12968/hmed.2016.77.7.C98.
REFERÊNCIAS
EMBRAPA. Fundamentos teórico-práticos e protocolos de extração e de amplificação de DNA por meio de reação em cadeia da polimerase. São Carlos, 2007.
LUDWIG BIOTECNOLOGIA LTDA. Quick-Zol - Trizol Reagente.
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DO ICB. Apostila de Citologia e Histologia.
VIEIRA, F. S. Introdução à Microscopia. Universidade Federal de Sergipe, 2008. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/16525916022012Introducao_a_Microscopia_Aula_1.pdf. Acesso em: 25/01/2023