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Projeto - 403207 - Idea Real - Laboratório Aberto Dedicado à Biologia Sintética no ICB

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O IdeaReal-ICB é um espaço compartilhado que estimula através da multidisciplinaridade o movimento maker, o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e pesquisa, o empreendedorismo e inovação. Incorporou, inclusive para atender o ensino remoto, a linha de empreendedorismo social em parceria com as empresas Juniores Farmácia Jr. e Hippocampus, que nasceu como parceira do projeto.
Desde a sua origem, está alinhado com a interação dialógica entre universidade e sociedade. Nasceu da iniciativa de alunos que participaram da competição de Biologia Sintética, o iGEM, no MIT/Boston. Tem parceria com laboratórios abertos de prototipagem e de Educação em Ciências da Vida. Segue o conceito de meetup place onde participantes de disciplinas voltadas ao ensino, empreendedorismo (alunos, professores, empreendedores de startups) e demais interessados em projetos de inovação possam compartilhar experiências, metodologias e ideias.
Além de oportunizar a elaboração de projetos cooperados, há a oferta de treinamentos para uso dos equipamentos, cursos sobre bioengenharia, prototipagem, biologia molecular e cursos de iniciação em ciência (infanto-juvenil). Passamos a desenvolver, em parceria com empresas juniores e laboratórios parceiros (NEDUCOM e o Science School), material para o ensino temático, personalizado e de baixo custo para os Ensinos Fundamental e Médio, além de participar de palestras e oficinas em escolas.
Com a Farmácia Jr e com a Hippocampus Jr., os trabalhos aprimoram os projetos existentes e propiciam a incorporação do empreendedorismo social na realização de cursos práticos versando sobre assuntos diversos na área da ciência em escolas/instituições (pretende-se realizar intervenções em asilos). Ampliando, esta iniciativa, uma nova parceria com o PETEE (EE-UFMG) possibilitou a inclusão da temática eletrônica e neurociências. As parcerias firmadas satisfazem a função e a meta do IdeaReal de ser um centro de encontro e discussão de EJs e iniciativas da UFMG para elaboração de projetos em rede e de maior impacto educacional e social. Em especial, destaca- se o papel primordial das EJs na realização de atividades de empreendedorismo a partir da integração entre a competência existente na universidade para atendimento às demandas existentes na sociedade, em especial, ao que menos tem acesso as condições técnicas e de conhecimento.
Propostas (7) em execução:
a) Projetos educacionais: adequação de linguagem e aprendizado dos projetos ao ensino básico e fundamental;
b) Apoio as atividades do PALEG;
c) Catalisa: Iniciativa do SEBRAE, ANPROTEC e FORTEC para ligar laboratórios com empresas nascentes e pesquisadores;
d) Implantação de Autorização de Uso de Laboratório;
e) Adequação do Espaço Biomaker para atender empresas e makers;
f) Oficinas de práticas laboratoriais – Curso SIEX 103083
g) Atividades de Biologia Sintética a partir de ações de alunos: Clube de Biologia Sintética e Time iGEM UFMG-UFV.

Criou-se um novo projeto de extensão que realizou os cursos de Bioinformática: Diagnóstico COVID-19; Curso de Engenharia de Máquina Biológicas - CEMB e iniciou os trabalhos para a formatação de uma introdução a informática para não computeiros, entre 2021 a 2022.
 
Objetivo geral:
a) Popularizar a ciência através da abertura de suas portas para membros da comunidade;
b) Desenvolver metodologias ativas e de inclusão social no ensino;
c) Estimular o empreendedorismo no ambiente universitário;
d) Estimular o movimento DIYbio e a ciência/código aberto através da produção de equipamentos e materiais de baixo custo;
e) Estimular a multidisciplinaridade na pesquisa, ensino, inovação e extensão através da realização de cursos e meetups no Espaço.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
A) Desenvolver:
1) 3 Oficinas
i) Ensino Interativo de Genética (2): Ensinos fundamental (EF) e médio (EM);
ii) Capacitação de ICs: Curso SIEX 103083;
2) 2 Cursos multidisciplinares (P,D&I):
a) Modelagem 3D;
b) CEMB.
3) Material de baixo custo para EF, EM e universitário):
a) Aulas no IdeaReal -Projeto ProfBio (parceiro);
b) Peças 3D para ensino de Biotecnologia.
B) Criação Hippocampus, CNPJ -Atingido.
C) Tarefas PALEG: Impressão 3D de peças de componentes intracelulares e Modelos anatômicos de orgãos normais e com patologias;
D) Atrair bolsista de graduação (Engenharias, ciências biológicas e afins, entre outras) - Edital Proex 01/2023
E) Adequação do espaço Biohacker IdeaReal:
a) Atrair 3 empresas para usar o espaço;
b) Disponibilizar produto biológicos (1), de suporte a laboratório (4) e educacional (1).
Metodologia:
Para o desenvolvimento dos projetos seguiremos as seguintes etapas:
a) Ideação com voluntários/bolsistas:
b) Organizar as ideias em um plano de trabalho (PT) inicial;
c) Ordenar as propostas por prioridade;
d) Determinar um aluno/voluntário co-gestor por proposta;
e) Co-gestor elaborará uma revisão bibliográfica destacando:
1. como é o experimento/proposta original no qual se baseia?
2. como replicá-lo?
i. equipe necessária,
ii. instrumentos/insumos necessários;
3. qual a inovação proposta?
f) Elaborar o PT das propostas aprovadas após a revisão bibliográfica;
g) Executar o PT com registro e avaliação dos processos;
h) Avaliar o potencial de produção científica ou tecnológica;
i) Introduzir projeto finalizado/exitoso no portfólio de produtos do IdeaReal;
j) Avaliar projetos não exitosos: arquivar ou refazer?
Todas as etapas terão a participação ativa dos alunos de diferentes cursos.
Aplicação de Oficinas e cursos do IdeaReal:
Os projetos desenvolvidos deverão ser cadastrados no site do IdeaReal para: a) o acompanhamento das atividades e dos resultados dos trabalhos; b) formar um hub para facilitar a troca de informações e localização de talentos para as ideias em desenvolvimento.
a) Cursos Presenciais (IdeaReal/Escolas):
I. Todos os inscritos nos cursos e oficinas do IdeaReal terão o suporte técnico/educacional dos monitores do laboratório, dos professores, alunos e demais profissionais que integram a rede de laboratórios parceiros;
II. Haverá uma equipe para cuidar das questões que envolvam biossegurança;
III. Todos os participantes precisarão utilizar EPIs, quando os cursos envolverem práticas;
IV. Seguir os procedimentos e metodologia do curso/oficina que está sendo aplicada.
b) Cursos Virtuais:
I. Todo o procedimento será gravado dentro do IdeaReal para ser disponibilizado remotamente;
II. Caso a prática envolva realizar simultaneamente algum tipo de experimento em conjunto com o aluno, o ambiente ao qual o aluno executará a prática precisa estar adequado às condições de biossegurança e a instituição deverá disponibilizar técnicos treinados para acompanhar o aluno.
III. Todos os participantes precisarão utilizar EPIs, quando os cursos envolverem práticas
IV. Seguir os procedimentos e metodologia do curso/oficina que está sendo aplicada.
Projetos de Terceiros:
Cada projeto precisará apresentar objetivo e metodologia aderente à missão do IdeaReal.
1. Trabalhos Científicos:
Envolve:
a) trabalhos de fim de curso, inclusive coletivos e multidisciplinares;
b) Teses e dissertações;
c) Projetos de pesquisas
2. Prestação de Serviços:
Envolve o uso da infraestrutura por parte de escolas, faculdades, startups e empresas de biotecnologia; o desenvolvimento de projetos de P&D; o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino; a produção e disponibilização de itens e kits educacionais; a realização sob demanda de cursos do portfólio do IdeaReal; e a execução de atividades educacionais de caráter social.
 
Indicadores de avaliação:
Alguns indicadores de eficiência serão adotados como:
a) Numero de novos projetos e produtos desenvolvidos no espaço;
b) Horas de utilização de equipamentos;
c) Número de parcerias: escolas, aceleradoras, EJs, empresas;
d) Publicação de artigos, desenvolvimento de monografias, dissertações e teses;
e) Confecção de material de divulgação e disseminação da ciência: vídeos, publicações em redes sociais;
f) Participação em eventos e feiras.
g) Cursos e oficinas oferecidos serão avaliados:
a. numero de inscritos,
b. perfil sócio-econômico,
c. escolaridade;
d. desenvolvimento de habilidades dos alunos ao longo das atividades: Aplicação de mapa mental com a turma antes e depois de cada curso e de um questionário com perguntas básicas de múltipla escolha antes e depois de cada curso;
e. Capacidade de adequação as metas programáticas e de programas que a escola deve atender
h) Engajamento nas redes sociais do IdeaReal
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
São atividades dos colaboradores/voluntários/bolsistas:
1) Atuar no desenvolvimento dos cursos/oficinas, descritos em Objetivos Específicos. Isso implica ainda: auxiliar na construção do material didático e quando for possível, o planejamento e roteiro para vídeos e opção de aplicação remota por meio da internet.
2) Mapear Equipamentos de Baixo Custo a serem produzidos utilizando a estrutura: impressora 3D, cortadora a laser, etc..
3) Desenvolver simulador de Laboratório de Bioengenharia/Biologia Sintética utilizando realidade aumentada e/ou animação.
4) Acompanhar os alunos participantes dos cursos e oficinas; cuidar da abertura e manutenção do laboratório; suportar os usuários do laboratório na execução de seus projetos;
5) Manter ativos os canais de comunicação com a sociedade implementados: site/mídias sociais;
6) Buscar e desenhar parcerias (escolas/empresas/ecossistema empreendedor);
7) Implantar projeto de plataforma de desenvolvimento de jogos digitais;
8) Busca de financiamento e fomento para os trabalhos.
9) No âmbito do Edital Proex 01/2023: atuar na Comunicação do IdeaReal focado na divulgação científica em redes sociais (1), na prototipagem (1), com biologia sintética (1) e empreendedorismo (1).
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
a) Apresentação do aluno/equipe (metodologia, resultados e dificuldades encontradas) ao final das etapas, para o compartilhamento de experiência e proposta de melhoria de forma coletiva;
b) Dar suporte multidisciplinar aos projetos conforme sua formação;
c) Antecipar entraves pelo gerenciamento de risco no cronograma (gestor de Inovação);
d) Contato semanal com o orientador (aluno/equipe)
e) Será incentivado a elaboração pelo menos um artigo técnico-científico por equipe
f) Para a proposta de formação em extensão universitária no âmbito da pós- graduação será avaliado ainda se os bolsistas foram capaz de produzir pelo menos um material adaptado a um público principiante.

Processo de avaliação:
Algumas formas de acompanhamento a serem aplicadas:
a) Participação nas reuniões de acompanhamento,
b) Engajamento (respostas as demandas, apresentação de dúvidas, soluções e aprimoramentos),
c) Comprometimento,
d) Responsabilidade,
e) Elaboração de relatórios/rascunhos para desenvolvimento de metodologias, produtos e artigos científicos,
f) Pesquisa de satisfação do público atendido.
g) Dependendo do projeto ou tarefas específicas, outras formas de acompanhamento poderão ser consideradas.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Regimento interno e Comitê Gestor aprovados. Reunião de congregação: 10/10/2018 e 09/11/2018 (LiPq vinculado à diretoria do ICB). Atas em: https://www.icb.ufmg.br/institucional/congregacao/atas/2018-2.
 
 




 

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