Orientar sobre a produção vocal, cuidados com a voz, psicodinâmica vocal e exercícios vocais.
Reduzir a limitação vocal e melhorar a qualidade de vida nos aspectos relacionados à voz.
Treinar os alunos para a realização do programa de intervenção e incentivá-los no desenvolvimento de pesquisas.
Avaliar os participantes no momento pré e pós intervenção fonoaudiológica.
Verificar a efetividade do programa na presença de disfonia comportamental
Em desenvolvimento
Atenção à saúde do trabalhador quanto ao Distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT) de professores. Notificação no SINAN dos dados confirmados
Em 2025/1, o projeto Aperfeiçoamento da Voz Profissional realizou o atendimento de 20 professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os atendimentos seguiram o método PIRV (Programa Integral de Reabilitação Vocal) e foram ministrados por 12 estudantes da graduação, que estavam cursando o 6º período, e uma aluna bolsista. Atualmente, o projeto foi integrado ao currículo da graduação, dentro da política de curricularização da extensão, tornando-o uma disciplina obrigatória na grade do curso de Fonoaudiologia. Participaram cinco alunos de períodos iniciais como voluntários do projeto e realizaram a observação dos atendimentos. O projeto participou da 2ª Feira de Extensão da Faculdade de Medicina. Será submetido um resumo para apresentação no 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, o qual acontecerá nos dias 27 a 29 de novembro, em São Paulo.
2025-01-3131/01/2025
No segundo semestre de 2024, o protejo realizou o atendimento de 20 professores da RME-BH. O atendimento foi realizado por nove voluntários da graduação, uma da pós e uma aluna bolsista. Foram apresentados 3 trabalhos no 32º Congresso da SBFa, sendo um deles premiados por Menção Honrosa
2024-07-2323/07/2024
RELATÓRIO SEMESTRAL: No primeiro semestre de 2024, o projeto realizou o atendimento de 16 pacientes, professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Os atendimentos foram realizados seguindo o Programa Integral de Reabilitação Vocal - PIRV, e ministrados por dez voluntários da graduação e uma aluna bolsista. Serão submetidos dois resumos para apresentação no 32° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que será realizado de 27 a 30 de novembro na cidade de São Paulo.
2023-06-3030/06/2023
[12:56, 30/06/2023] Adriane: No primeiro semestre de 2023, foram atendidos 27 pacientes, professores da rede municipal de Belo Horizonte pelo Programa Integral de Reabilitação Vocal. Os atendimentos foram realizados por 11 voluntários da graduação, uma aluna bolsista e uma aluna voluntária da pós graduação em Ciências Fonoaudiológicas.
[12:58, 30/06/2023] Adriane: Serão submetidos dois resumos para apresentação no XXXI Congresso Brasieliro de Fonoaudiologia e XXII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que será realizado de 3 a 6 de outubro na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
2023-01-1919/01/2023
No segundo semestre de 2023, foram atendidos 18 pacientes, professores da rede municipal de Belo Horizonte. Os atendimentos foram realizados por 9 voluntários da graduação e uma aluna bolsista. Foram apresentados dois trabalhos no XXXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e XXII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que foi realizado de 3 a 6 de outubro na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Além disso, foi apresentado um trabalho no 26° Encontro de Extensão da UFMG que aconteceu nos dias 23 a 27 de outubro de 2023.
2022-11-2121/11/2022
Foram realizados treinamentos do Programa Integral de Reabilitação Vocal (PIRV) com seis alunos de graduação para retorno do atendimentos. Os protocolos de avaliação foram revisados. Sete professoras com disfonia comportamental foram encaminhadas pelo Serviço de Saúde Ocupacional da PBH realizaram o PIRV.
2022-07-0101/07/2022
Foram preparadas cartilhas de orientações específicas para os profissionais da voz e outros materiais como apoio aos alunos de graduação e pós-graduação na realização do Programa de terapia que retornará com os atendimentos no segundo semestre de 2022.
2022-02-1414/02/2022
No ano de 2021 os atendimentos foram suspensos devidos a pandemia de Covid-19 e os estudantes organizaram o material didático desenvolvido anteriormente que foi revisado e disponiblizado em mídia social do Programa Voz para Todos.
2020-08-1414/08/2020
No ano de 2020 as atividades desenvolvidas foram adaptadas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os estudantes realizaram o monitoramento dos pacientes por telefone fornecendo orientações sobre os cuidados vocais. Materiais didáticos digitais como produção de vídeos, cartilhas, quizzes, audios com exercícios vocais, tutoriais para terapeutas foram desenvolvidos. Reuniões virtuais de treinamentos do Programa de reabilitação vocal adotado foi realizado pela equipe envolvida.
2020-02-1919/02/2020
No segundo semestre do ano de 2019, foram atendidos 23 professoras e uma
funcionária da Faculdade de Medicina da UFMG. Os atendimentos foram realizados por oito
voluntários da graduação, dois alunos bolsistas e uma aluna voluntária da pós-graduação
em Ciências Fonoaudiológicas. Foi apresentado pelos alunos bolsistas um trabalho no XXII
Encontro de Extensão realizado durante a Semana do Conhecimento da UFMG. Também
foi apresentado um trabalho científico no X Congresso Internacional de Fonoaudiologia,
XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia
realizado entre os dias 09 e 12 de outubro de 2019 em Belo Horizonte.
2019-08-1818/08/2019
Até a presente data, foram atendidos 19 professores e uma funcionária da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi submetido um trabalho científico ao X Congresso Internacional de Fonoaudiologia que será realizado em outubro de 2019.
2019-04-0808/04/2019
No segundo semestre do ano de 2018, foram atendidos 13 professores e uma aluna de graduação. Os atendimentos foram realizados com a participação de 15 alunos de graduação por meio da disciplina FON090 – Ensino Fonoaudiológico em Voz, além de dois alunos bolsistas e três alunos voluntários da pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas. Foram apresentados, pelos alunos bolsistas, dois trabalhos no XXI Encontro de Extensão realizado durante a Semana do Conhecimento da UFMG e um artigo científico foi aceito para apresentação oral, este de autoria de uma ex-participante, no The Voice Foundation - 48th Annual Symposium, realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho deste ano no estado da Philadelphia, EUA.
2018-08-2020/08/2018
No primeiro semestre do ano de 2018, foram atendidos 16 professores e 2 alunas de graduação. Neste semestre foram submetidos dois artigos científicos para publicação, sendo um artigo de autoria de uma ex-participante aceito e publicado no mês de agosto na revista CoDAS. No mês de julho foi submetido pelos bolsistas do projeto um trabalho no formato de relato de experiência para o Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior Giz/UFMG com previsão de apresentação para abril de 2019.
2017-12-1111/12/2017
No ano de 2017 a demanda de professores manteve-se reduzida, ampliando o projeto para alunos de graduação e participantes do coral da UFMG. Foram atendidos ao total 26 pacientes, sendo 20 professores, duas alunas de graduação, dois participantes do coral, um acompanhante com sinais de presbifonia, e uma paciente encaminhada do Ambulatório de Voz HC/UFMG, que se enquadrou no perfil do projeto. Neste ano os professores foram encaminhados pela equipe de fonoaudiologia da perícia médica e saúde ocupacional de Belo Horizonte-MG como procedimento padrão. Foi necessária elaboração de declarações de participação para que os professores tivessem a liberação para o atendimento, bem como solicitação do número referente ao Boletim de Matrícula - BM, para que os dados dos atendimentos realizados fossem repassados para a equipe da perícia ao final de cada intervenção. No total foram realizadas 50 avaliações de voz, 50 análises acústicas, e 137 sessões de atendimento terapêutico.
2017-03-3030/03/2017
No segundo semestre de 2016, ocorreu uma redução na demanda de professores, visto que houve uma mudança na organização do trabalho das fonoaudiólogas do GSST diminuindo as avaliações periódicas e, consequentemente, os encaminhamentos de professores com disfonia. Diante disso, foi necessária uma reformulação dos critérios de seleção de participantes. Para divulgação da proposta do projeto, foi feito o contato com professores que já participaram da intervenção, com o intuito de que indicassem colegas de trabalho que tinham a mesma queixa vocal. Portanto, foram atendidos 10 professores, realizadas 15 avaliações de voz, 15 análises acústicas no laboratório de voz e, 51 sessões de atendimento terapêutico. Trabalhos em forma de pôsteres foram apresentados em Congressos Científicos. Nesse semestre o projeto contou com duas alunas bolsistas de extensão e oito alunas voluntárias. Novas formas de divulgação foram discutidas e programadas para o ano de 2017.
2016-08-2626/08/2016
Do segundo semestre de 2015 até o mês de agosto de 2016 foram atendidos 15 professores e realizadas 25 avaliações de voz, 25 análises acústicas no laboratório de voz e 80 sessões de terapia. Trabalhos em forma de pôster foram apresentados em Congressos Científicos. O projeto de pesquisa intitulado "Programa de reabilitação vocal breve para professores com disfonia comportamental: estudo longitudinal" gerou três subprojetos sendo um de iniciação cinetífica com a participação de cinco alunas voluntárias e dois subprojetos estão sendo desenvolvidos por duas alunas de graduação para realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Em 2016, projeto conta com duas alunas bolsistas de extensão e sete alunas voluntárias.
2015-08-1010/08/2015
No primeiro semestre de 2014, os alunos organizaram os protocolos de avaliação, as sessões propostas pelo PIRV incluindo as fichas com os exercícios, quadro controle dos exercícios feitos em casa, atividades para orientações sobre produção vocal e cuidados com a voz, além da gravação das sessões para ser entregue aos professores. As fonoaudiólogas do GSST receberam as datas de inicio dos grupos pela coordenação do projeto e fizeram as marcações com os professores selecionados. Em 2015, o projeto conseguiu uma bolsa de extensão e selecionou uma aluna de graduação para auxiliar na organização da proposta e do banco de dados dos prontuários. A implantação do projeto motivou a elaboração de um projeto de pesquisa que foi aprovado pelo Comitê de Ética recentemente. Até o momento, participaram 20 alunos e 29 professores, sendo 26 (89%) do sexo feminino. Apenas dois professores não finalizaram a proposta de intervenção.
: autopercepção vocal, avaliação perceptivo-auditiva e acústica em professoras da rede municipal uma comparação pré e pós fonoterapia: Autopercepção vocal, avaliação perceptivo-auditiva e acústica em professoras da rede municipal uma comparação pré e pós fonoterapia
2023-09-1818/09/2023
Autores: Isa Cordeiro Lima; Daniele Martins Teixeira; Filipe Marques de Pinho Tavares; Tereza Carvalho Braga; Maria Eduarda Veloso Reis; Nayara Ribeiro Gomes e Adriane Mesquita de Medeiros
Evento: 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2023.
Anais
protocolos de autopercepção vocal e bem estar geral de saúde de professoras: uma comparação pré e pós fonoterapiaProtocolos de autopercepção vocal e bem estar geral de saúde de professoras: uma comparação pré e pós fonoterapia
2023-09-1818/09/2023
Autores: Rúbia Mara de Oliveira Souza; Nayara Ribeiro Gomes; Clara Cristina Melo e Ferreira; Isa Cordeiro Lima; Daniele Martins Teixeira e Adriane Mesquita de Medeiros
Evento: 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2023.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
relato de experiência discente na aplicação do programa integral de reabilitação vocal em projeto de extensão para professoresRelato de experiência discente na aplicação do programa integral de reabilitação vocal em projeto de extensão para professores
2023-09-1414/09/2023
Autores: Clara Cristina Melo e Ferreira; Adriane Mesquista de Medeiros; Isa Cordeiro Lima, Thais Andreza Oliveira Barbosa; Jéssica Sollyrian Mendes Patricio e Scarllet Crispim Horta Santiago
XXVI Encontro de Extensão na Semana do Conhecimento da UFMG. 2023.
Jogo/objeto educativo
vídeos e quizzes sobre saúde vocal do professorVídeos e quizzes sobre saúde vocal do professor
2021-12-0101/12/2021
Parceria com o projeto ObservaVoz do Programa Voz para Todos.
CAVALCANTI, N. R. ; SOUZA, B. O. S. ; GAMA, A. C. C. ; MEDEIROS, Adriane Mesquita de . Efeitos do programa integral de reabilitação em professoras com disfonia comportamental. CODAS, v. 30, p. e20170182, 2018.
NOGUEIRA, B. F. M. ; MEDEIROS, Adriane Mesquita de . Comportamento vocal e condições de trabalho de professores após fonoterapia para tratamento de disfonia comportamental. AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH (ACR), v. 23, p. e2061, 2018.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
relato de experiência de alunas bolsistas do projeto de extensão aperfeiçoamento da voz profissional - programa voz para todosRelato de experiência de alunas bolsistas do projeto de extensão Aperfeiçoamento da Voz Profissional - Programa Voz Para Todos
2017-10-0909/10/2017
TEIXEIRA, M. A.; TONON, I. G.; MEDEIROS, A. M. XX Encontro de Extensão na Semana do Conhecimento da UFMG. 2017.
SOUZA, Bárbara Oliveira et al. Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal. Distúrbios da Comunicação, [S.l.], v. 29, n. 2, p. 284-291, jun. 2017. ISSN 2176-2724. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/30345/22999>.
Anais
adesão e satisfação de professores com disfonia funcional participantes do programa integral de reabilitação vocal.Adesão e satisfação de professores com disfonia funcional participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal.
2016-05-2020/05/2016
Iara Guirão Tonon, Bárbara Oliveira Souza, Evelyn Vanessa da Silva Souza, Silvana Pereira da Silva, Bárbara de Faria Morais Nogueira, Karoline Ribeiro, Adriane Mesquita de Medeiros
2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, 2016, BH.
Anais
projeto de extensão: promoção da saúde vocal e prevenção de alterações vocaisProjeto de extensão: Promoção da saúde vocal e prevenção de alterações vocais
2016-05-2020/05/2016
NOGUEIRA, B. F. M.; MACIEL, C. A. ; TEIXEIRA, L. C. ; MEDEIROS, Adriane Mesquita de
2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, 2016, BH.
Anais
relato de experiência: atendimento em grupo de professores com disfonia comportamental.Relato de experiência: atendimento em grupo de professores com disfonia comportamental.
2016-05-2020/05/2016
MACIEL, C. A. ; NOGUEIRA, B. F. M. MEDEIROS, Adriane Mesquita de
2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, 2016, BH.
Anais
projeto universitário: integração entre ensino, demanda de professores com disfonia comportamental e pesquisaProjeto Universitário: integração entre ensino, demanda de professores com disfonia comportamental e pesquisa
2015-10-1515/10/2015
Autores: COSTA, N. P. M.; CAVALCANTI, N. R.; NOGUEIRA, B. F. M.; MEDEIROS, Adriane Mesquita de; GAMA, A. C. C. ; TEIXEIRA, L. C.
XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2015, Salvador. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Anais, 2015
Anais
relato de experiência: participação discente voluntária em projeto com programa de reabilitação vocalRelato de experiência: participação discente voluntária em projeto com programa de reabilitação vocal
2015-10-1515/10/2015
NOGUEIRA, B. F. M.; MACIEL, C. A.; MEDEIROS, Adriane Mesquita de
XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2015, Salvador. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Anais, 2015.