- Promover o acesso à informação gratuita e de qualidade, contribuindo para a conscientização e mobilização da sociedade acerca da disfagia;
- Propiciar ao estudante do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais a vivência de ações de prevenção, promoção, avaliação e intervenção nos transtornos da deglutição;
- Oportunizar o desenvolvimento de habilidades no acolhimento e atendimento aos pais, responsáveis legais, cuidadores e pessoas com disfagia.
Em desenvolvimento
O programa terapêutico acontece todos os semestres, e os resultados obtidos até o momento, indicam que o programa deve ter a sua continuidade uma vez que os pacientes participantes e os alunos avaliaram positivamente a intervenção realizada.
No segundo semestre de 2024, foi realizado o programa terapêutico com pacientes adultos na fila de espera do Ambulatório de Fonoaudiologia no São Geraldo, no qual inicialmente participaram seis pacientes em cada grupo. Foram realizadas oito sessões de fonoterapia, sendo uma sessão por semana e mais duas sessões de avaliação da dinâmica da deglutição, sendo uma de avaliação e a outra de reavaliação, totalizando 10 semanas. Dos 18 pacientes que iniciaram o programa, 12 pessoas concluíram o processo. Além das 10 semanas de intervenção, a equipe participou de reuniões de planejamento das oficinas.
2024-05-2424/05/2024
Em 2023 foram realizadas postagens no perfil do instagram @disfagiaufmg, várias orientações sobre disfagia em todos os ciclos da vida, com abrangência nacional.
Outra ação desenvolvida no projeto, foi a aplicação de um programa terapêutico piloto em grupo para disfagia com oito sessões realizados com os pacientes que aguardam na fila de espera do Ambulatório São Geraldo. Foram realizadas avaliação clínica e aplicado os questionários de rastreamento em disfagia (EAT-10) e o índice de desvantagem da disfagia antes e após o programa terapêutico. Para esse programa piloto, participaram quatro pacientes adultos com sinais e sintomas de disfagia.
2022-04-2929/04/2022
As ações se iniciaram em fevereiro de 2021 por meio do perfil @disfagiaufmg, na rede social Instagram, com o propósito de divulgar conhecimento sobre dificuldade de deglutição. Estima-se, que a população abrangida inclua familiares, cuidadores, pacientes com disfagia, estudantes da área da saúde, fonoaudiólogos, profissionais da área da saúde e demais pessoas interessadas na temática.
Durante o mês de março de 2021, foi possível contabilizar um total de 2127 contas alcançadas e um total de 245 seguidores, localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e faixa etária entre 18 a 44 anos, principalmente. Atualmente, o perfil conta com 565 seguidores (maio de 2022). Em 2021 foi lançado E-book gratuito, intitulado “Despertar para a Disfagia”, que recebeu o ISBN 978-65-00-24312-3 pela Câmara Brasileira do Livro. Vale destacar que o projeto foi premiado no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em 2021.