Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404141 - Despertar para a Disfagia - Deglutindo com segurança e cons(ciência)

Descrição
 
Introdução e justificativa:
Apresentação
De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, a disfagia é uma alteração na deglutição que afeta o ato de engolir os alimentos ou até mesmo a própria saliva, desde o seu trajeto inicial na boca até a sua transição do esôfago para o estômago, gerando um desvio nesse processo e impedindo uma ingestão segura, eficiente e confortável. O conteúdo alimentar e a saliva podem bloquear, parcialmente ou completamente, as vias respiratórias se a disfagia não tiver um tratamento adequado. A disfagia não é uma doença, mas sim um sintoma que apresenta causas muito variadas que vão desde traumas até alterações do sistema nervoso. Tanto os bebês, crianças, adultos e idosos podem apresentar disfagia, trazendo prejuízos às condições pulmonares, nutricionais e sociais do indivíduo com impacto negativo na qualidade de vida. Portanto, merece atenção da população e das equipes de saúde.

Justificativa
O ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital São Geraldo, anexo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), atende pessoas com disfagia em fonoterapia, mas observa-se a necessidade de uma maior atenção aos familiares e cuidadores a fim de promover maior conscientização acerca da avaliação e tratamento da disfagia.
Outro ponto que merece destaque é a preocupação com a formação de profissionais capazes de planejar e implementar ações de prevenção, promoção, avaliação e intervenção nos transtornos da deglutição, buscando métodos e técnicas que garantam a melhoria de qualidade da informação a toda sociedade sem perder de vista a humanização das relações interpessoais no âmbito da atenção à disfagia.
Portanto o projeto "Despertar para a Disfagia - Deglutindo com segurança e cons(ciência)" tem o propósito de levar o conhecimento sobre a disfagia e a atuação fonoaudiológica na equipe multiprofissional, para a sociedade extramuros da UFMG, em retribuição ao investimento dado pela sociedade à universidade, promovendo o acesso à informação gratuita e de qualidade, contribuindo para a conscientização e mobilização da sociedade acerca desse tema tão importante e ainda pouco conhecido.

 
Objetivo geral:
- Promover ações a fim de levar o conhecimento sobre a disfagia e a atuação fonoaudiológica na equipe multiprofissional para a sociedade extramuros da UFMG.

 
Objetivos específicos:
  Objetivos
- Promover o acesso à informação gratuita e de qualidade, contribuindo para a conscientização e mobilização da sociedade acerca da disfagia;
- Propiciar ao estudante do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais a vivência de ações de prevenção, promoção, avaliação e intervenção nos transtornos da deglutição;
- Oportunizar o desenvolvimento de habilidades no acolhimento e atendimento aos pais, responsáveis legais, cuidadores e pessoas com disfagia.
Metodologia:
Devido à pandemia da COVID-19, o projeto terá a realização de ações em dois eixos: - remoto, por meio da construção de conteúdos para a conta do Instagram @disfagiaufmg. As ações serão voltadas para a sociedade, seja para profissionais e pacientes, bem como familiares, acompanhantes e demais pessoas interessadas a seguir o Instagram, e - presencial, por meio da divulgação dos conteúdos postados no Instagram e orientações realizadas pelos fonoaudiólogos nos setores (somente nos setores em funcionamento com as medidas de segurança já aprovadas institucionalmente) e conveniados com a fonoaudiologia: Hospital das Clínicas, Hospital Risoleta Tolentino Neves e os Centros de Saúde do município de Belo Horizonte, seguindo todas as medidas de biossegurança.
A temática disfagia será abordada nas diferentes faixas etárias, do neonato ao idoso, percorrendo os diferentes níveis de atenção, desde a atenção básica até o nível hospitalar, em alinhamento com a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que tem como tema esse ano "da Atenção Primária ao ambiente crítico".
Também pretende-se realizar por meio remoto, via Google Meet, Microsoft Teams ou outro recurso apropriado, rodas de conversa para pessoas que se interessarem pela temática. Além disso, pretende-se criar grupos de apoio específicos para pessoas que estão sem atendimento, também de maneira remota. A divulgação será realizada por meio de redes sociais e da página do projeto no Instagram.
 
Indicadores de avaliação:
Devido à pandemia da COVID-19, o projeto terá a realização de ações em dois eixos: - remoto, por meio da construção de conteúdos para a conta do Instagram @disfagiaufmg. As ações serão voltadas para a sociedade, seja para profissionais e pacientes, bem como familiares, acompanhantes e demais pessoas interessadas a seguir o Instagram, e - presencial, por meio da divulgação dos conteúdos postados no Instagram e orientações realizadas pelos fonoaudiólogos nos setores (somente nos setores em funcionamento com as medidas de segurança já aprovadas institucionalmente) e conveniados com a fonoaudiologia: Hospital das Clínicas, Hospital Risoleta Tolentino Neves e os Centros de Saúde do município de Belo Horizonte, seguindo todas as medidas de biossegurança.
A temática disfagia será abordada nas diferentes faixas etárias, do neonato ao idoso, percorrendo os diferentes níveis de atenção, desde a atenção básica até o nível hospitalar, em alinhamento com a campanha promovida pela Sociedade Brasil
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Plano de atividades:
Todas as atividades serão realizadas pelos estudantes, sob a orientação da docente coordenadora e co-coordenadoras:
- Participar das reuniões semanais para estudo, planejamento e avaliação do projeto;
- Participar das reuniões mensais para discussão das ações a serem realizadas;
- Elaborar os conteúdos para as publicações no Instagram;
- Acompanhar os resultados das publicações: curtidas, visualizações e comentários;
- Realizar relatório mensal sobre os resultados alcançados nas ações;
- Participar da editoração e apresentação de trabalhos em eventos relacionados ao tema.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
O plano de acompanhamento será por meio da participação nas atividades propostas, apresentação dos relatórios, capacidade de planejar e discutir ações desenvolvidas no projeto com os demais estudantes e fonoaudiólogos envolvidos.

Processo de avaliação:
A avaliação será realizada a partir do cumprimento das atividades supracitadas propostas. A auto avaliação, na qual os alunos deverão relatar impacto do projeto em atuação prática e concepções teóricas, também será realizada. O terceiro instrumento será a avaliação da relação com os demais alunos e fonoaudiólogos durante o desenvolvimento do projeto e avaliação da participação do coordenador e co-coordenadores no projeto.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Não
 
Vínculo com Pesquisa: Não
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Os fonoaudiólogos atuantes nos Hospitais conveniados e centros de saúde serão convidados a auxiliar no eixo remoto, por meio da gravação de vídeos, e no eixo presencial, por meio da divulgação da campanha e orientações. Os relatos dos(as) fonoaudiólogos(as) acerca da atuação fonoaudiológica na disfagia e o esclarecimento breve das dúvidas trazidas pelos pacientes e/ou cuidadores, cada pergunta, relato ou depoimento em formato de vídeo, irá compor o conteúdo postado no Instagram, com devidos créditos de colaboração e respaldos pela permissão de uso de imagem, mediante assinatura do termo de consentimento.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br