|
2018-03-0202/03/2018 |
Durante os anos de 2010 e 2015 foram apresentados trabalhos pelos bolsistas de oficinas e seus orientadores em eventos institucionais, como durante o Encontro de Extensão, nacionais e internacionais. |
|
2015-08-1212/08/2015 |
O Projeto contou com 103 bolsistas de oficina em 2014, atendendo a um número de 72 escolas durante esse período. Contou também com 15 professores da UFMG como coordenadores de áreas e oficinas que tiveram o apoio de 7 Bolsistas de graduação e 5 Bolsistas de Pos Graduação. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 No ano de 2013 também reeditamos o Cardápio de Oficinas, aprimorando algumas e incluindo novas ofertas. Cada ementa de oficina foi repensada pela equipe de coordenação da área e discutida no GOSTEI, até sua inserção final dentro do desenho do Cardápio, que não variou muito com o objetivo de garantir sua identidade visual. Lembrando, como está descrito na proposta do Programa, o Cardápio de Oficina é disponibilizado na intranet da SMED/PBH para todas as escolas integradas afim de que possam eleger a que melhor se adéqua à suas necessidades formativas e capacidade de orientação da Instituição de Ensino Superior. É um dos instrumentos de diálogo da IES com a comunidade atendida. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
Em cada uma das áreas temáticas do Programa atuam bolsistas de pós-graduação REUNI (3 doutorandos e 4 mestrandas) compondo a equipe de orientação dos bolsistas de oficinas (graduandos) das áreas que atuam nas escolas e na coordenação do Programa na UFMG. Esses bolsistas de pós-graduação fazem a articulação das atividades desenvolvidas nas oficinas com a proposta das áreas de formação do PEI, tendo também como ponto de diálogo o que esses alunos estão vendo em seus cursos na UFMG. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Quanto a multidisciplinaridade, esta é dimensão estruturante do programa e está presente desde a organização do mesmo, a partir da sua constituição por múltiplas áreas do conhecimento ( Educação Física e Danças, Artes Visuais, Ciências, Acompanhamento Pedagógico, Música, Teatro, Linguagens, etc). |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Em relação a interdisciplinaridade vem se efetivando a partir do GOSTEI- grupo de orientadores do programa escola integrada- e das formações coletivas que abarcam diferentes aspectos e dimensões do conhecimento e experiências de trabalho na escola e estimulam a troca constante entre as diferentes áreas e a busca pela construção de metodologia de trabalho e orientação interdisciplinares. Também, vale acrescentar, que estamos articulando uma nova área de Saúde no Programa para o segundo semestre, já tendo sido realizadas reuniões com o professor da Escola de Enfermagem da UFMG, interessado em coordenar a área, criadas as oficinas e realizada discussão junto ao GOSTEI para sua inclusão no Cardápio de Oficinas e recebida no Programa por parte dos demais coordenadores. Isso efetivamente, caracteriza uma ampliação do Programa dentro da Universidade com maior integração dos conhecimentos acadêmicos na perspectiva da educação integral. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Tendo por base o instrumento “Relatório Final do Bolsista de Oficina” já existente no Programa desde 2007, foi criado e implementado um novo “questionário de entrada do bolsista de oficina”, de preenchimento on line, para aferir expectativas dos bolsistas de oficinas ao entrarem no Programa. Ainda tendo por base o primeiro instrumento citado, foi criado e implementado o “questionário de saída do bolsista de oficina”, também on line, para, em face do questionário de entrada, verificarmos o impacto do Programa na formação do bolsista de oficina. O objetivo de ser on line é facilitar o preenchimento, aumentando os índices de respostas, e a facilidade para tabular os resultados e portanto melhorando sua análise. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Foram criados e implementados formulários para avaliações semestrais por parte dos bolsistas de oficinas para acompanhamento durante o processo de formação. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Foi criado e implementado um roteiro de relatório para avaliação semestral dos coordenadores de áreas e oficinas do Programa. Este relatório tem como foco o registro das práticas formativas e metodológicas desenvolvidas nas áreas e a avaliação do Programa como um todo. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Por meio das avaliações escritas dos bolsistas de oficinas (questionário de entrada, questionário de saída e avaliações semestrais) e avaliações dos coordenadores de áreas do Programa (relatórios semestrais) encontramos o depoimento de um resultado positivo para aqueles que participam e participaram do Programa no sentido de uma significativa contribuição para o seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoa |
|
2013-10-1414/10/2013 |
 Avaliações das áreas sobre os encontros dos orientadores do programa ( GOSTEI) relatam melhorias no processo de gestão do programa e, principalmente, no espaço de comunicação e trocas entre as diferentes áreas, abrindo caminhos para a busca da superação da multidisciplinaridade para o plano da interdisciplinaridade. |
|
2013-10-1414/10/2013 |
Dados sobre o Público atingido nos últimos anos
1)Escolas: Em 2006: 7; Em 2007: 15 ; Em 2008: 20; Em 2009: 11; Em 2010: 25; Em 2011: 35 ; Em 2012: 64; Em 2013: 59
2)Coordenadores: Em 2006: 15; Em 2007: 14; Em 2008: 22; Em 2009: 14; Em 2010: 31; Em 2011: 15; Em 2012: 19;
3)Bolsistas: Em 2006: 57; Em 2007: 40; Em 2008: 63; Em 2009: 30; Em 2010: 76; Em 2011: 60; Em 2012: 157; Em 2013: 105 |
|
2012-09-1313/09/2012 |
500 encontros, em média, de orientação de bolsistas – anual |
|
2012-09-1313/09/2012 |
21 Propostas de Oficinas em Cardápio de Oficinas criado |