Desde 2006 a UFMG estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SMED/PBH para desenvolvimento do Programa Escola Integrada que visa à ampliação da jornada educativa diária dos alunos da rede municipal de ensino fundamental, com oferta de atividades diversificadas no contra-turno escolar, de forma articulada com a proposta político-pedagógica de cada instituição educativa. O objetivo norteador é proporcionar a essas crianças e adolescentes o desenvolvimento de seu potencial, numa perspectiva de formação integral, com o aprimoramento de competências individuais, sociais, produtivas e cognitivas. Além disso, o Programa objetiva também a formação pessoal e acadêmica dos alunos da Universidade e a produção de conhecimentos, a partir do diálogo entre a prática vivenciada e a teoria.
A UFMG participa oferecendo oficinas diversas que são criadas e coordenadas por professor ou técnico da UFMG e ministradas nas escolas por bolsistas de extensão alunos da UFMG. Cada bolsista de oficina atende em média 100 crianças, sendo 25 alunos por turma e 4 turmas por semana. O bolsista de oficina é acompanhado na escola por um professor comunitário, parte do quadro efetivo da escola municipal responsável pela Escola Integrada, e é orientado na UFMG pelo coordenador da oficina. A orientação contempla a elaboração da oficina, bem como acompanhamento e avaliação da atuação dos bolsistas de oficinas.
A coordenação da orientação e do acompanhamento dos bolsistas monitores de oficinas está dividida em sete áreas (que variaram ao longo dos anos de execução): Música, Artes Visuais (propõe e orienta oficinas de Intervenção Urbana), Teatro, Linguagens (propõe e orienta oficinas sobre Português Lúdico, Leitura Literária, Leitura e Produção de Textos, Quadrinhos, Jornal, Literatura e Outas Artes e Aprendendo Inglês através da Cultura, do Esporte e do Entretenimento); Acompanhamento Pedagógico (propõe e orienta oficinas sobre Atividades lúdicas, Português Lúdico e o Pedagógico e o Cultural); Educação Física e Dança (propõe e orienta oficinas sobre Esportes, Danças e Práticas Corporais de Movimento); Ciências (propõe e orienta oficinas sobre Hortinha, Programas de ciência para rádio e internet, A comunidade onde vivo, Ciência na tela, e A Estação Ecológica vai à Escola); e Saúde (Estratégias interativas de educação e saúde). Fonte: Cardápio de Oficinas 2o. sem. 2013.
A reformulação do Programa Escola Integrada em 2010/2011, do qual este Projeto de Oficinas é parte, também contemplou uma maior integração com a pesquisa e o ensino com a inserção de alunos da pós-graduação trabalhando junto com a coordenação das áreas. Bolsistas de pós-graduação trabalham com os professores da UFMG na seleção e orientação dos bolsistas ministrantes de oficinas e realizam também pesquisa sobre práticas educativas e sobre o perfil dos sujeitos da Escola Integrada. No Projeto de oficina, o apoio à orientação abrange a elaboração de instrumentos para registro e avaliação pelos bolsistas de oficinas e a sistematização dos conhecimentos construídos no processo de desenvolvimento do mesmo.
Objetivo geral:
Contribuir para a qualificação das oficinas e para a formação acadêmica, profissional, pessoal e cidadã de estudantes da UFMG., no sentido da superação da multidisciplinariedade para a interdisciplinariedade.
Objetivos específicos:
Objetivos
·Articular o trabalho de orientação das oficinas;
·Acompanhar e orientar o trabalho dos bolsistas monitores de oficinas;
·Planejar e avaliar oficinas;
·Possibilitar o desenvolvimento de práticas mais conscientes, conseqüentes e integradas nessas escolas que possam efetivamente ampliar as possibilidades de formação integral das crianças e adolescentes;
·Sistematizar e socializar conhecimentos relativos às oficinas;
·Discutir e/ou construir metodologias para o desenvolvimento das oficinas;
·Promover a interdisciplinaridade por meio do diálogo entre oficinas das diferentes áreas de conhecimento.
Metodologia:
Para o alcance dos objetivos desse projeto são desenvolvidas as seguintes ações:
•Criação e revisão constante, pelos professores coordenadores de oficinas, das propostas de oficinas que compõem o “Cardápio de Oficinas da UFMG”, disponibilizado para as escolas municipais;
•Cadastro, seleção e encaminhamento de alunos às escolas para ministrarem as oficinas, conforme demanda das mesmas, pelos coordenadores de oficinas;
•Monitoramento da frequência dos bolsistas nas escolas e nas orientações semanais, informando a Coordenação executiva na PROEX;
•Contato pelos coordenadores de oficinas com a direção da escola e o docente responsável pela coordenação do projeto Escola para o melhor entendimento da demanda, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da escola, adaptando a proposta de oficina à sua realidade;
•Elaboração de instrumentos para registro da prática docente nas oficinas e para a avaliação do trabalho desenvolvido;
•Realização, pelos bolsistas e coordenadores, de avaliação semestral do Programa por meio de questionário próprio;
•Realização de encontros semanais de bolsistas e orientadores para estudos temáticos e planejamento e avaliação das oficinas - o conteúdo das oficinas é trabalhado de acordo com cada área do conhecimento, em diálogo com a educação integral;
.Sistematização dos conhecimentos construídos no processo de desenvolvimento do Projeto, visando a organização de publicações.
- Realização de reuniões quinzenais com as equipes coordenadoras de áreas/oficinas (professores e bolsistas de pós) para discussão de questões teóricas, metodológicas e práticas envolvendo a educação integral e o desenvolvimento das oficinas. Este grupo se auto-intitula GOSTEI – Grupo de Suporte ao Trabalho em Educação Integral.
Indicadores de avaliação:
O monitoramento e a avaliação do Projeto são realizados nas reuniões da coordenação do Programa na UFMG, bem como nos encontros de formação coletiva. Ademais, em 2013:
Tendo por base o instrumento “Relatório Final do Bolsista de Oficina” já existente no Programa desde 2007, foi criado e implementado um novo “questionário de entrada do bolsista de oficina”, e o “questionário de saída do bolsista de oficina”, ambos on line, para, o último em face do questionário de entrada, verificarmos o impacto do Programa na formação do bolsista de oficina.
Foram criados e implementados formulários para avaliações semestrais por parte dos bolsistas de oficinas para acompanhamento durante o processo de formação.
Foi criado e implementado um roteiro de relatório para avaliação semestral dos coordenadores de áreas e oficinas do Programa.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
Os alunos bolsistas de oficinas assumem uma carga horária de 20 horas semanais, assim distribuídas: 12hs (4 dias) para o desenvolvimento de ações diretas com os estudantes durante 3 horas, 4h (1 hora por dia) destinadas a ações de planejamento e avaliação, sob a coordenação do professor comunitário, 4h (1x por semana) para reuniões com seus coordenadores/orientadores na UFMG.
Os alunos bolsistas de graduação que atuam diretamente no Projeto deverão realizar contatos com as escolas envolvidas para apoiar na articulação das oficinas ao projeto político pedagógico dessas; apoiar no que tange aos procedimentos administrativos para melhorar a prática das oficinas nas escolas; realizar registros e sistematização das informações coletadas; apoiar a socialização e divulgação de metodologias e instrumentos de acompanhamento e orientação nas oficinas.
Os alunos de pós-graduação deverão apoiar às coordenações de oficinas/áreas; à orientação semanal dos bolsistas monitores de oficinas; à gestão do Projeto na UFMG; ao cadastro, seleção e encaminhamento de monitores de oficinas; na sistematização de publicações; na pesquisa de material teórico e prático para apoio didático, pedagógico e de conteúdo trabalhado nas oficinas; registro e sistematização da memória de orientação das oficinas; participação nos eventos de formação do Programa, nas reuniões mensais de coordenadores, nos eventos de divulgação e avaliação do Projeto/Programa; elaboração de relatório semestral de avaliação.
Plano de acompanhamento e avaliação:
O acompanhamento e orientação dos alunos serão feitos no processo de desenvolvimento das atividades previstas e nos encontros de orientação que são semanais, mensais (reunião de coordenadores e formação coletiva) e semestrais (Seminário de Avaliação). Utiliza-se de questionários, relatórios, diários, atas, apresentações, roteiros, ambiente de aprendizagem virtual, etc. Os alunos bolsistas de oficinas serão acompanhados e orientados pelos coordenadores de oficinas/áreas; os bolsistas de graduação pela Coordenação do Projeto de Oficinas; os bolsistas de pós-graduação serão orientados pelos coordenadores de área, em articulação com a Coordenação Pedagógica.
Processo de avaliação: Os alunos bolsistas de oficina do Projeto serão avaliados nos encontros semanais por meio de relatos e registros do trabalho desenvolvido nas escolas; participação nos encontros de formação coletiva; apresentação de trabalhos sobre o Projeto em eventos acadêmicos, tais como a Semana de Conhecimento e Cultura e o Fórum de Educação Integral; e por elaboração de relatórios semestrais e finais de avaliação da PROEX.
Os bolsistas de graduação e pós-graduação são acompanhados e avaliados pelos coordenadores de área aos quais estão vinculados, por meio de encontros periódicos, bem como por meio do questionário de avaliação semestral.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Sim
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
Obs. Cada bolsista atende aproximadamente 100 crianças, sendo na semana 4 turmas de 25 crianças.
O público estimado acima é tendo por base o acumulado do número de bolsistas que já passaram no Programa nos seus anos de execução.