Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Programa - 500273 - Programa Comuni

Resultados em relação aos objetivos Resultado: Indicar se o objetivo específico proposto foi alcançado, parcialmente alcançado ou não foi alcançado.
Justificava: Explicitar as razões que não permitiram alcançar o objetivo específico.
Objetivo Resultado Justificativa
Possibilitar a troca de informações entre os diversos projetos; Objetivo alcançado A partir das atividades desenvolvidas pela atenção aos sistemas de produção em 2024 surgiu a demanda da produção de conteúdos para os programas de rádio do prosa com Pompéu e também a proposta de criação de mais dois projetos de extensão em articulação ao programa.
Trabalhar questões relativas à comercialização, implementação de políticas públicas, fortalecimento de associações, sindicatos e conselhos; Objetivo alcançado Ao longo de 2024 a atuação do programa se deu no sentido de fortalecimento de instituições sindicais e de ampliação dos espaços de comercialização com o alcance de estruturas de e-cormerce.
Fomentar a produção agroecológica com vistas a redução dos impactos ambientais; Objetivo alcançado Ao longo de 2024 as condições postas a equipe do projeto fizeram com que a equipe optassem em atender as demandas dos sistemas de produção agroecológica. Neste sentido, foram realizados multirões para a recuperação destes para a criação de espaços para o desenvolvimento de cursos e outras ações formativas nesta perspectiva de produção agropecuária.
Propiciar a formação socialmente comprometida dos participantes da propostas, especialmente dos estudantes; Objetivo alcançado Ao longo do ano a de 2024 os estudantes vinculados a proposta se dedicaram a atender as demandas das comunidades. Situação que por si já demonstra o alcance deste objetivo.
Captar as demandas das populações parceiras dos projetos e repassar para aquele que possui as melhores condições para o atendimento; Objetivo alcançado Ao longo do desenvolvimento do programa apenas tiveram longevidade as ações voltadas ao atendimento a comunidades socialmente excluídas do meio rural. Deste modo, a equipe de estudantes que atua nestas é muito semelhante possibilitando de forma intrinseca esta troca de informações e demandas, ampliando os resultados alcançados.
Propor a execução de cursos no âmbito dos projetos que atendam as demandas da população local. Objetivo parcialmente alcançado Após a demanda das comunidades a equipe do programa passou a desenvolver materiais para a construção de cursos a serem ministrados as comunidades ao longo de 2024.
Promoção de reuniões de trocas de saberes entre os produtores familiares para empoderamento e valorização cultural das práticas das comunidades; Objetivo não alcançado Após o período de pandemia, a desmobilização das comunidades não permitiu que estas iniciativas fossem retomadas. Diante disso a equipe do projeto optou por direcionar seus esforços para o atendimento aos sistemas de produção, como passo para o fomento a organização das comunidades e por fim a construção destes eventos que requerem a ampla mobilização das comunidades rurais.
Desenvolver trabalhos de visita individual às famílias, integrantes das comunidades atendidas, para ações de assistência básica a saúde e educação em saúde; Objetivo parcialmente alcançado Atividade ainda em organização no ano de 2024.
Promover trabalhos de educação em saúde com as comunidades de agricultura familiar do município; Objetivo parcialmente alcançado Devido a desorganização das comunidades rurais, ainda como resultado do distanciamento social vivenciado nos anos de pandemia, esta iniciativa não conseguiu ser plenamente desenvolvida. Ao longo de 2024 o alcance deste objetivo está em fase de articulação da equipe com as lideranças comunitárias para organização das atividades junto as populações do meio rural.
Possibilitar a troca de informações entre os diversos projetos;

Organização das ações para a maximização dos recursos investidos pela instituição e pelos diversos projetos;

Captar as demandas das populações parceiras dos projetos e repassar para aquele que possui as melhores condições para o atendimento;

Propiciar a formação e a reciclagem de alunos e professores, em termos de construção da consciência crítica sobre os fatos e situações vivenciadas;

Proporcionar a oferta de Estágio Obrigatório Supervisionado;

Promover trabalhos de educação em saúde com as comunidades de agricultura familiar do município;

Permitir aos estudantes de cursos da área da saúde o contanto com a realidade vivenciada por comunidades rurais;

Desenvolver trabalhos de visita individual às famílias, integrantes das comunidades atendidas, para ações de assistência básica a saúde e educação em saúde;

Fomentar a produção agroecológica com vistas a redução dos impactos ambientais;

Promoção de reuniões de trocas de saberes entre os produtores familiares para empoderamento e valorização cultural das práticas das comunidades;

Gerar visibilidade às questões da Agricultura Familiar do município e região;

Trabalhar questões relativas à comercialização, implementação de políticas públicas, fortalecimento de associações e conselhos;

Propor a execução de cursos no âmbito dos projetos que atendam as demandas da população local.

Articular ações junto a Movimentos Sociais e organiza
Objetivo alcançado Durante a execução das atividades do programa todos os objetivos propostos foram alcançados. Porém, as mudanças na configuração do SIEX passam a permitir que anualmente este alcance seja reavaliado. Metodologia que passamos a adotar a partir de 2024.
Articular ações junto a Movimentos Sociais e organizações da agricultura familiar Objetivo alcançado Em 2024 a equipe alcançou a retomada de ações junto as comunidades e seus representantes, marcando sua atuação pelo acolhimento de demanda de grupos organizados que representem as comunidades socialmente excluídas do meio rural.
Permitir aos estudantes de cursos da área da saúde o contanto com a realidade vivenciada por comunidades rurais; Objetivo parcialmente alcançado Em 2024 este contato alcançou apenas as lideranças comunitárias, uma vez que não conseguiu-se organizar a realização das reuniões comunitárias.
Gerar visibilidade às questões da Agricultura Familiar do município e região; Objetivo alcançado Em 2024 este objetivo foi plenamente alcançado por meio da veiculação dos programas de rádio da série Prosa com Pompéu (como descrito nos resultados deste projeto)
Organização das ações para a maximização dos recursos investidos pela instituição e pelos diversos projetos; Objetivo alcançado Tendo em vista a interdisciplinaridade da ação, bem como a distância geográfica das comunidades atendidas dentro do programa no município uma das atividades dos estudantes da equipe é organizar as visitas para que estas possam economizar ao máximo os gastos com transporte (visando atender o máximo de famílias a cada deslocamento até o município). Objetivo que foi alcançado no ano de 2024.


Resultados gerais
  Data Resultados
Expandir
2016-09-0808/09/2016 18/06/2016 – Visita ao assentamento e levado aos novos grupos os alevinos e a ração inicial, nesta visita alunos do curso de extensão da aquacultura fizeram aula pratica e juntamente com os produtores iniciaram a produção nos novos grupos e foram orientados quanto aos manejos na primeira fase de produção. Foi marcado com a comunidade um curso de defumação de pescado e de galinha visando agregar valor aos produtos, este curso será ministrada pela professora de processamento de alimentos da EV e foi marcado para o dia 21/08/16. 21/08/16 – Contando com a presença expressiva de produtores e comunidade foi realizado pela professora Lilian o curso teórico e prático de defumação de peixe e galinha caipira. O curso contou com a presença de 33 pessoas e foi muito comemorado pela comunidade.
2016-09-0808/09/2016 21/11/2015 – Foi feita visita aos tanques rede das propriedade, realizado manejo de limpeza das malhas dos taques rede que estavam com bastante lodo. Não foi feito reunião comunitária devido ao tempo chuvoso. 19/12/2015 –Foi realizada a última visita do ano, feito biometria e nova reclassificação dos lotes e adequação da ração. Feita reunião comunitária onde foi feita discutida as metas e perspectivas para o novo ano, quanto a venda, produção, manutenção dos atuais grupos e a formação dos novos. Foi enfatizado a necessidade de se discutir a preservação das nascentes dos açudes e a busca de apoio para implementar um pano de ação pois os açudes são bastantes susceptíveis a assoreamento por escoamento de agua de chuva. Nova visita do grupo de extensão agendada para o mês de fevereiro/2016.
2016-09-0808/09/2016 30/04/2016 – Findado o primeiro ciclo, onde todos fizeram uma reflexão de todo o processo e do que pode ser melhorado na próxima etapa do programa. Foi enfatizado pelos grupos a importância da participação do grupo de extensão da UFMG nos trabalhos realizados no assentamento. Foi definido em comum acordo entre os interessados em participar do projeto os novos grupos que se formariam sendo eles, o grupo do Ricardo e Augusto e o grupo do Nagib, Regina e Célio. Foi feito acerto financeiro e um balanço produtivo do grupo caiçara no qual o mesmo fez um repasse da ordem de R$ 6.806,00 que será utilizado para a compra dos insumos iniciais dos novos grupos. A produção da dona Julia não manifestou receita já que a mesma teve muita dificuldade durante a produção principalmente com relação aos tratamentos diários devido a ausência da família. Dona Julia começou novo ciclo de produção nos dois tanques rede que estão em sua propriedade, foi passado para Ricardo e Nagib
2016-09-0808/09/2016 Apoio a implantação de sistema de produção agroecológico Uma demanda recorrentes entre os produtores familiares atendidos pelo programa é a necessidade de desenvolvimento de atividades produtivas agroecológicas. Assim, a equipe do projeto passou a atender uma família que demandou o apoio á implantação de um sistema de produção de hortaliças dentro dos princípios da agroecologia. Estes produtores também fizeram a demanda da instalação de um sistema de aquaponia que associa a produção de peixes e plantas em um sistema de recirculção da água. Foram realizadas quatro visitas a esta propriedade e duas reuniões com os produtores, além de um visita técnica para suporte ao sistema implantado.
2016-09-0808/09/2016 As ações articuladas ao projeto "ASSISTÊNCIA A PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU-MG", vinculado de forma indissociável à disciplina AIF da EV-UFMG, realizou 29 viagens ao município com o atendimento a 7 propriedades rurais que se dedicam a produção de leite (este projeto se diferencia da proposta do "Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG" uma vez que o presente não é exclusivo à agricultura familiar atendendo também demandas de produtores patronais).
2016-09-0808/09/2016 Atividade de Assistência Técnica à Atividades Pecuárias Nos últimos 12 meses foram atendidos continuamente quatro produtores familiares 03 (três) no Assentamento 26 de Outubro e 01 (um) no Assentamento Queima Fogo. Principais demandas destes produtores foram: manejo e recuperação de pastagens, formação de capineiras e canaviais, nutrição de bovinos, melhora da qualidade do leite, orientação quanto a divisão de pastagens. Para estas atividades foram realizadas 14 viagens para Pompeu para a visita as propriedades atendidas.
2014-10-2222/10/2014 Ação para desenvolvimento de comunidades SIEX 401533 - Em outubro de 2013 iniciou-se a implantação de um projeto comunitário para a produção de peixes em tanque rede, sendo realizadas quatro reuniões comunitárias para discussão deste. As fontes para o financiamento deste projeto também já foram equacionadas juntos a parceiros e este está em fase de implantação. Já foram realizadas atividades técnicas para levantamento das condições liminológicas para capacidade de suporte a este projeto (articulado a Disciplina Liminologia, disciplina obrigatória do terceiro período do curso de Aquacultura.
2014-10-2222/10/2014 Ação para desenvolvimento de comunidades SIEX 401533- Durante os meses de setembro de 2013 a setembro de 2014 os estudantes da Escola de Veterinária prestaram assistência a 07 (sete) propriedades no Assentamento 26 de Outubro. Na propriedade da produtora Maria Valentina foram realizadas 05 (cinco) visitas pela equipe do projeto; na propriedade do Sr. André Luiz duas visitas; na do Sr. Edmar uma visita; na propriedade da Dona Socorro quatro visitas; na do Sr. Ricardo duas visitas; por fim na do Sr. Ricardo 2 visitas. Neste período foram realizadas 20 visitas a estas propriedades e ainda 08 (oito) reuniões comunitárias.
2015-09-0404/09/2015 Ação para desenvolvimento de comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG
ATIVIDADE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA A ATIVIDADES PECUÁRIAS
As atividades de Assistência Técnica individualizada o projeto atendeu 11 (onze) propriedades com um total aproximado de 46 visitas.

Dentro da metodologia adotada no trabalho estas propriedades todas são caracterizadas serem de Agricultura Familiar, na sua maioria pertencem a Assentamentos de Reforma Agrária. Estes produtores antes do atendimento individual participarem das reuniões comunitária e passaram a demandar as atividades individuais em suas propriedades.

Deste modo, os assuntos tratados e as atividades desenvolvidas são demandados pelos produtores.
2022-07-2121/07/2022 Ação para o desenvolvimento de Comunidades de Agricultura familiar: RELATÓRIO DE VISITA 14/05/2022
A visita foi feita na cidade de Pompéu Velho em Minas Gerais. Os alunos da Universidade
Federal de Minas Gerais foram primeiro ao Mercado Municipal da cidade para encontrar um
produtor chamado Gaiteiro para conversar sobre sua demanda, porém ele não estava no
local então os alunos foram visitar a segunda propriedade, a propriedade da Eliene. Ela
apresentou a sua demanda de povoar um viveiro que tem na propriedade com alevinos de
tilápia e cascudos com a finalidade de consumo próprio e de venda na feira da cidade. Em
seguida, os alunos foram para a propriedade da Néia e do Trevão, a demanda é um projeto
de produção de tilápia em caixa d'água. Nesta propriedade, também houve a demanda para
combater o carrapato do gado e as formigas.
2022-07-2121/07/2022 Ação para o desenvolvimento de Comunidades de Agricultura familiar: RELATÓRIO DE VISITA 28/05/2022
Os alunos iniciaram a visita pelo Mercado Municipal da cidade de Pompéu Velho de Minas
Gerais para visitar o Gaiteiro e lá ele apresentou uma demanda para fazer um programa de
rádio para levar mais pessoas ao mercado. Em seguida os alunos foram para a propriedade
da Eliene para entregar os peixes que foram comprados. O viveiro foi povoado com 54
alevinos de tilápia e 3 cascudos. Foi ensinado à Eliene como alimentar os animais e a
frequência de alimentação. Após dois meses, os animais permanecem bem e em fase de
crescimento.
Na propriedade da Eliene e da Néia foram colhidas informações de saúde para futuro
auxílio. Nestas duas propriedades houve uma demanda em comum referente a um
problema de galinhas comendo os próprios ovos.
Os projetos de recirculação de água e de aquaponia foram entregues para a Néia, mas
nenhuma decisão foi tomada.
2016-09-0808/09/2016 Ações Junto a Comunidade do Assentamento Queima Fogo Entre os meses de outubro de 2015 e setembro de 2016 foram realizadas 13 visitas à comunidade do Assentamento Queima Fogo. Neste período ocorreu a divisão dos lotes por empresa contratada pelos assentados. A equipe do projeto procedeu a correção de distorções criadas a partir deste trabalho. Também exerceu o papel de mediação de conflitos entre os assentados. Depois da elaboração do mapa final e da divisão de todos os lotes a equipe procurou interlocução com o INCRA para a avaliação deste trabalho, porém o órgão encontra-se desde meados de maio sem superintendência regional. Aguardando-se esta ser nomeada para o contato e a apresentação do trabalho e dos avanços alcançados pela comunidade.
2022-07-2121/07/2022 Ações de educação em saúde: Em visita à cidade de pompeu debateu-se com as lideranças locais o grande número de
gestantes e mulheres com crianças pequenas na localidade.Desse modo, questionou-se sobre
a possibilidade da elaboração de um material sobre prevenção de acidentes com crianças, uma
vez que a população sentia-se meio carente nessas informações, porquanto necessitavam de
conteúdo mais voltado para sua realidade habitacional.Com isso, foi montado uma aula, a
partir de cartilhas do ministério da saúde e com o auxílio e a coordenação dos professores e
preceptores do projeto acerca de tal temática
2016-09-0808/09/2016 Com o objetivo de propiciar uma forma alternativa, economicamente viável e que não represente riscos á saúde publica foi desenvolvido com a Comunidade um curso básico para a produção de peixes e galinhas caipiras defumadas. A defumação é uma técnica barata de conservação de alimentos. Uma vez que a comunidade já apresenta uma importante produção de peixes esta discussão abre a possibilidade de venda dos produtos no mercado com agregação de valor. Esta inserção direta dos produtores ao mercado é fundamental para a viabilização econômica do sistema de produção de peixes em tanque rede. Da mesma forma esta estratégia é importante para a comercialização de aves criadas pelas famílias com a agregação de valor.
2015-09-0404/09/2015 Curso de Criação de Galinhas Caipira
A primeira versão do Curso de Criação de Galinha Caipira para a Agricultura Familiar foi ministrada no PA Queima-Fogo, no Município de Pompéu-MG, no período de 02/02/2015 a 05/02/2015. Concluíram o curso 16 (dezesseis) pessoas da comunidade, estes foram certificados pelo CENEX da Escola de Veterinária. O curso teve duração de 24 horas aula e foi Ministrado pelos estudantes Leonardo Brega Resende, Lorrena Alves Gomes e Pedro Henrique Ferreira Menezes Aguiar.
A segunda versão do Curso de Criação de Galinha Caipira para a Agricultura Familiar foi ministrada no PA 26 de Outubro, no Município de Pompéu-MG, no período de 28 a 30 de julho de 2015. Concluíram o curso 20 (vinte) pessoas da comunidade, estes foram certificados pelo CENEX da Escola de Veterinária. O curso teve duração de 18 horas aula e foi Ministrado pelos estudantes Leonardo Brega Resende, Lorrena Alves Gomes e Pedro Henrique Ferreira Menezes Aguiar.
2015-09-0404/09/2015 DIVISÃO DOS LOTES DO PA QUEIMA FOGO
A comunidade do PA Queima Fogo solicitou o apoio para que a comunidade tivesse os lotes divididos. A propriedade do PA já foi desapropriada a oito anos, os produtores alojados, o mapa com a divisão dos lotes feito (georreferenciado) e aprovado pela comunidade e pelo INCRA. Porém a divisão dos lotes para o acesso à terra não foi realizado.

Desta forma, a equipe desenvolveu quatro atividades grupais com a comunidade com o objetivo de mobilização social para a busca de soluções para a questão. Procedeu a recuperação das coordenadas geográficas das divisas dos lotes, e o atendimento aos anseios da comunidade que não gerassem modificações significativas na divisão do PA.

Uma vez mobilizada a comunidade a equipe do projeto passou a construir com a comunidade um documento explicando toda a ação desenvolvida pela comunidade.

Para agilidade do processo a comunidade decidiu contratar o serviço de topografia para a divisão dos lotes
2024-08-1515/08/2024 De forma resumida (uma vez que os resultados são mostrados de forma detalhada em cada projeto de forma individualizada) ao longo de 2024 o programa se dedicou ao envio semanal de programas de rádio para a rádio parceira; realizou multirões para a recuperação de área destinadas a produção agropecuária agroecológica; fez reuniões para acolher demandas das comunidades de agricultura familiar quanto a atenção a seus sistemas produtivos e a vinculação de sua produção aos mercados; recebeu e atendeu demandas de comunidades atingidas pelo "crime ambiental da VALLE em Brumadinho-MG", articulou a atuação de atenção a saúde para atenção de demandas específicas de unidades familiares de agricultura familiar.
2024-08-1515/08/2024 Dentre as dificuldades enfrentadas pela equipe do programa para o alcance integral dos objetivos propostos merece destaque o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID. Esta desmobilizou e desorganizou as comunidades, além de afastar a equipe do projeto do seu público de trabalho. Diante disso a equipe buscou atender as demandas individuais dos produtores que chegaram, direcionando esforços para o apoio a sistemas de produção alternativos.

É notável também que a perda de uma bolsa (de 2023 para 2024) afetou a capacidade de trabalho da equipe no que tange a busca ativa de demandas por parte das comunidades. De modo, que pleiteia-se neste edital a recomposição da equipe de trabalho.
2015-09-0404/09/2015 Foi implantado um projeto comunitário para produção de peixes em tanque rede no Projeto de Reforma Agrária 26 de Outubro. Tema percebido como importante pela comunidade. A comunidade percebeu que havia a necessidade de um curso de Piscicultura Básico em outubro de 2013. Este foi ministrado pela equipe do projeto e certificado pelo CENEX-E V.

A comunidade optou por implantar o projeto, inicialmente com cinco tanques redes, e após a despesca seriam comprados novos tanques e novas famílias inseridas nas atividades de produção de peixes.

Em novembro de 2014 os sistemas produtivos foram implantados nos cursos de água do assentamento. Os produtores criaram uma entidade associativa. Em maio de 2015 os produtores começaram a comercializar a produção, os recursos já obtidos com a venda dos peixes até o momento permitem que mais duas famílias sejam incorporadas à atividade.
Foram realizadas 10 reuniões comunitárias e 8 visitas de assistência técnica.
2018-09-0303/09/2018 Foram apresentados quatro trabalhos sobre as ações vinculadas ao Programa Comuni no XX Encontro de Extensão (PROEX), em outubro de 2017. Foram eles: “Comunidade Quilombola: indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e formação socialmente comprometida”, “1º Encontro de Comunidades da Agricultura Familiar de Pompeu”, “Resultados sociais e econômicos da produção de tilapia em tanque rede no assentamento 26 de outubro no município de Pompéu- MG” e “Transição Agroecológica e Extensão Universitária”.
2017-08-3030/08/2017 No período de Agosto de 2016 a Agosto de 2017 o programa gerou 3 produtos que foram apresentados em Eventos científicos.
No último ano os trabalhos gerados pelo programa e seus projetos recebeu três premiações em eventos científicos, como Destaque da Extensão na Semana de Extensão da UFMG e duas menções honrosas no Zootec (Evento Internacional).
2023-08-1717/08/2023 No projeto "Prosa com Pompéu", vinculado ao Programa COMUNI, foram divulgados 139 episódios de rádio entre Setembro de 2022 e Julho de 2023. Todas as gravações foram enviadas para a rádio "Exclusiva FM", no município de Pompéu. Ademais, novos programas são escritos, gravados e editados semanalmente
2024-08-1515/08/2024 No segundo semestre de 2023 e primeiro de 2024 os resultados alcançados pelo programa possibilitaram a redação de 8 resumos apresentados em eventos científicos.
2016-09-0808/09/2016 Nos últimos 12 meses foram realizadas 12 visitas no âmbito das ações de apoio a produção de peixes em tanques redes no assentamento 26 de outubro. Abaixo a descrição das principais atividade desenvolvidas neste âmbito. 12/09/2015 – Biometria dos peixes nos 3 tanques rede visando adequação do arraçoamento, separação dos lotes por tamanho, foram feitas biometrias de 15 animais de cada lote para estimativa do peso médio de cada lote, visita a propriedade da Dona Julia para o mesmo trabalho em 2 tanques ali instalados, todos os manejos foram realizados em conjunto produtores e alunos de extensão. Realizada reunião com os produtores onde foram abordados temas como a divisão dos trabalhos dentro do ciclo, a necessidade de escoar a produção de forma que todos participem da venda dos peixes e maneiras de agregar valor ao pescado como por exemplo a venda parcelada e a possibilidade dos compradores escolherem o peixe “in loco”.
2015-09-0404/09/2015 Nos últimos 12 meses o programa promoveu assistência técnica à 20 propriedades, produziu 20 programas da série prosa com Pompéu (totalizando 149 programas da série), realizou aproximadamente 80 análise de qualidade de água, e realizou 22 reuniões com comunidades de agricultura familiar. Foram gerados dois artigos completos, dois resumos, quatro apresentações orais em um evento internacional e também foi produzido um trabalho de conclusão de curso a partir das atividades desenvolvidas no projeto.
(O detalhamento dos resultados obtidos pelos projetos vinculados consta no registro siex de cada um deles)
2016-09-0808/09/2016 Nos últimos doze meses foram produzidos 62 programas da Série Prosa com Pompéu, totalizando 211 programas já gravados da série. Os programas continuam sendo transmitidos pela rádio Exclusiva FM de Pompéu.
2016-09-0808/09/2016 O Programa COMUNI e seus projetos vinculados produziram 06 (seis) resumos apresentados na forma de Banner no XVIII Encontro de Extensão da UFMG.
2021-10-0101/10/2021 O atual contexto da pandemia da COVID19 impôs uma série de mudanças na dinâmica das atividades do programa. Uma vez que a população atendida pelos projetos em sua maioria se caracteriza por ser idosa e muitos com co-morbidades, população de elevado risco para a COVID, as atividades de visita presencial foram interrompidas.
Porém, fez-se esforço para a continuidade dos trabalhos por meio do atendimento remoto aos produtores. Neste tocante o Prosa com Pompéu se manteve ativo durante todo o período, tendo como resultados 148 programas enviados no último ano.
Porém, com o avanço da vacinação e as políticas de retomada da atividade da universidade o programa já se articula com os produtores para a retomada das atividades de campo, respeitando os planos de enfrentamento a pandemia da unidade e da universidade.
2020-08-3131/08/2020 O projeto Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar nomunicípio de Pompéu-MG contou com a atuação da equipe multidisciplinar da Escolade Veterinária da UFMG que realizou no ano de 2019, 13 atendimentos ascomunidades do município, atendendo a 59 cidadãos, incluindo acompanhamentos aquestões do CMDRS na discussão de problemas de abastecimento e qualidade daágua dos assentamentos Chácara Choro e Queima Fogo; avaliação e caracterizaçãoda condição de vida de moradores da comunidade Saco do Barreiro afetados pelo usode agrotóxicos ao entorno de suas residências; atendimento a produtores de peixe doAssentamento 26 de Outubro e Pompéu Velho, avaliando implantação de sistemas,acompanhamento da produção, manejo sanitário, alimentar e comercialização dosprodutos; atendimento a produtores de leite do Assentamento 26 de Outubro,realizando diagnostico da propriedade, avaliação e recomendações técnica
2016-09-0808/09/2016 O projeto foi premiado com Relevância Acadêmica no XVIII Encontro de Extensão da UFMG, realizado de 19 a 23 de outubro de 2015
2023-12-1414/12/2023 O trabalho intitulado "Programa de extensão COMUNI" foi publicado no XII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciência Agrárias e Meio Ambiente. Este mesmo trabalho também foi apresentado na forma de Banner no mesmo Evento
2019-08-2929/08/2019 Os resultados alcançados encontram-se descritos nos diversos projetos vinculados a este programa
2013-10-0707/10/2013 PROJETO ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU SIEX 401253 - Durante 2013 vinte e oito propriedades rurais foram atendidas envolvendo 31 alunos de graduação, 11 de pós graduação, em um total, até o fim do ano, de 24 visitas ao município. Exames de fezes, vacinas autógenas, exames sorológicos e testes de qualidade do leite foram realizados na Escola de Veterinária a partir de amostras coletadas nas fazendas. Os principais problemas encontrados estão relacionados com a gestão da atividade leiteira, qualidade do leite, manejo de dejetos e problemas com sanidade e nutrição. Após o diagnóstico, propostas de mudanças de manejo, projetos rurais estruturais, calendário sanitário, etc, são discutidas entre alunos e professores e sugeridas. Os resultados têm sido acompanhados por parâmetros, como índices de eficiência reprodutiva e da qualidade de leite, taxa de mortalidade, etc, sendo os mesmos apresentados periodicamente para os produtores.
2014-10-2222/10/2014 PROJETO ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU SIEX 401253 - Em 2014 onze propriedades rurais foram atendidas, envolvendo 13 alunos de graduação, 14 de pós graduação, em um total, de 20 visitas ao município e 48 visitas técnicas às propriedades rurais realizando: Exames de fezes e sorológicos, vacinas autógenas, testes de qualidade do leite, soroterapia, cirurgias, necropsias, pesagem e coleta de amostra de leite, orientação sobre silo trincheira, ensilagem e canavial, orientação sobre manejo de ordenhadeira mecânica e de bezerros e cálculo de ração. Os principais problemas encontrados foram gestão da atividade leiteira, qualidade do leite, manejo de dejetos e problemas com sanidade e nutrição. Propostas de mudanças, projetos rurais estruturais, calendário sanitário, etc, foram discutidas entre alunos e professores e sugeridas. Os resultados têm sido acompanhados por parâmetros, qualidade de leite, taxa de mortalidade, etc, sendo os mesmos apresentados periodicamente aos produt
2013-10-1111/10/2013 PROJETO PROSA COM POMPÉU SIEX 401532 - O projeto Prosa com Pompéu já produziu 69 programas, tendo o número de exibições superior a 180 vezes desde o seu início. Participou também da XV Semana de Extensão da UFMG sendo apresentado na forma de pôster e gerou a produção de uma matéria jornalística.
2014-10-2222/10/2014 PROJETO QUALIDADE DA AGUA–Siex 401646 Foram coletadas 20 amostras de água em 12 fazendas para a realização de análises microbiológicas. Foram propostas recomendações quanto às formas de captação da água, proteção dos mananciais e da rede de distribuição de água,pois 17 amostras apresentaram coliformes. Quanto às análises físico-químicas, observou-se que as fazendas analisadas atendem aos padrões de potabilidade. Porém em relação à qualidade de água para sala de ordenha, observou-se que os valores de dureza podem afetar a higienização, elevando custos com detergentes. Em relação à turbidez, os valores encontrados em uma das fazendas ultrapassaram a concentração permitida pelo MS, indicando uma elevada concentração de matéria orgânica, organismos microscópicos, ou argila. A partir dos resultados os alunos puderam levar aos produtores medidas para melhoria do abastecimento de água para consumo humano e utilização na sala de ordenha, auxiliando a melhoria da qualidade do leite.
2013-10-0707/10/2013 PROJETO QUALIDADE DA ÁGUA SIEX 401646

Foram coletadas 15 amostras de água em 09 fazendas para a realização de análises microbiológicas (coliformes termotolerantes e Escherichia coli). Observou-se grande desconhecimento dos produtores sobre a qualidade da água, e formas de proteção das fontes de abastecimento como cisternas e nascentes, e evidenciando a necessidade de ações de educação ambiental, principalmente no tocante aos riscos que a água de má qualidade pode trazer a população rural abastecida. Os alunos participantes do projeto passaram aos produtores recomendações quanto à proteção correta dos mananciais e da rede de distribuição de água até o consumo final, tão como formas simplificadas de tratamento da água. Espera-se com este trabalho melhorar as condições sanitárias da água utilizada para consumo humano e utilizada na ordenha pelos produtores de leite do município de Pompéu/MG.
2013-10-1111/10/2013 PROJETO SIEX 401533 -O projeto Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar em Pompéu-MG até o momento foram realizadas 30 reuniões comunitários no Assentamento 26 de Outubro, 6 reuniões comunitários no Assentamento Paulista, 3 reuniões comunitários no Assentamento Queima-Fogo, 3 reuniões comunitários no Assentamento Pompéu Velho e 5 na comunidade quilombola Saco-Barreiro. Desta forma, o projeto atendeu aproximadamente 251 famílias. A equipe do projeto participou de 5 reuniões do CMDRS. Quanto ao atendimento técnico já foram atendidas 10 propriedades individualmente sendo que destas duas recebem assistência continuamente por parte da equipe do projeto. Gerou três matérias jornalísticas, uma cartilha técnica, um projeto comunitário e dois artigos completos publicados em anais de evento nacional.
2014-10-2323/10/2014 PROJETO Siex 401645 Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Capacitação dos agentes de controle de endemias do município de Pompéu no controle do escorpionismo, objetivando a promoção de ações que permitam o controle do agravo e a redução do número de acidentes no município, mediante ações educativas ambientais e de educação em saúde. Resultados: realização de busca ativa de escorpiões em áreas propícias, com a captura de mais de 200 espécimes, encaminhadas à FUNED; identificação das espécies; capacitação de cinco agentes de controle de endemias com o auxílio e suporte técnico de funcionários da Fundação Ezequiel Dias. Público: 26 agentes de controle de endemias. Período: agosto/outubro de 2014.
2014-10-2323/10/2014 PROJETO Siex 401645 Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Palestras dirigidas a agricultores da comunidade do Aterrado, com o suporte de funcionários IMA, durante a atividade local “Prefeitura Itinerante”, sobre a utilização correta de agrotóxicos, períodos de carências dos diversos princípios ativos e a despensa, devolução adequada do vasilhame dos produtos ao fabricante. Preparação de folder reforçando a devolução do vasilhame ao fabricante para a divulgação nos meios de comunicação locais. Público: 30 assistentes. Período: março/maio de 2014.
2014-10-2323/10/2014 PROJETO Siex 401645 Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Palestras à comunidade, principalmente a escolares, sobre a posse e guarda responsável de cães e gatos, com atividades lúdicas relacionadas ao tema, para um público de 200 pessoas, entre assistentes maiores e alunos das escolas. Período: março/maio de 2014.
2014-10-2323/10/2014 PROJETO Siex 401645 “Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Palestras dirigidas à comunidade, principalmente a escolares, sobre a posse e guarda responsável de cães e gatos, com atividades lúdicas relacionadas ao tema, para um público de 200 pessoas, entre assistentes maiores e alunos das escolas Período: agosto/dezembro de 2013.
2014-10-2323/10/2014 PROJETO Siex 401645 “Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Visitas ás áreas do município com maior infestação de moscas. Identificação da fonte primária da infestação. Disposição e recolhimento de armadilhas destinadas à captura de moscas, previamente distribuídas, estimativas populacionais de infestação e identificação das espécies de insetos envolvidas. Capacitação dos agentes de saúde (cinco agentes) no controle de moscas e outros insetos e de animais incômodos. Reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura, representantes das Cooperativas locais e do matadouro municipal e alunos, na qual foi proferida palestra sobre a infestação das moscas na cidade e as possibilidade de controle. Período: agosto/dezembro de 2013. Público: 5 agentes de controle de endemias.
2013-10-0909/10/2013 PROJETO SÁUDE PÚBLICA SIEX 401645 Os principais pontos levantados foram: treinamento em manipulação segura de produtos de origem animal e de agentes de controle de zoonoses nos temas controle populacional de cães e zoonoses como leishmanioses, leptospiroses, raiva. No segundo semestre de 2013,reuniões iniciais no município demandaram temas como guarda responsável de animais, o escopionismo, atenção da saúde pública nos assentamentos e o controle de moscas, cuja proliferação tem alarmado as autoridades de saúde locais nos últimos meses. Resultados quantitativos: Capacitação de agentes de saúde (público=39),Capacitação de agentes de controle das zoonoses(público= 88) Capacitação de agentes comunitários (público=53); Nove palestras proferidas (público=192); Participação em duas feiras agropecuária Super Leite), Elaboração de foders; Distribuição e recolhimento de armadilhas para captura de moscas, Palestras para alunos do ensino fundamental de escolas públicas, (público=200).
2015-09-0404/09/2015 Por meio de solicitação da prefeitura municipal de Pompéu-Mg a equipe do programa participou do evento agropecuário “Super Leite”, neste teve acesso a espaço no stand da Prefeitura.
Durante o evento foram apresentados resultados gerados pelo COMUNI e também atividades educativas voltadas a preservação da Saúde Pública.
2016-09-0808/09/2016 Produção de peixes em tanque rede 03/10/2015 - Visita aos tanques nas duas propriedade, Gaiteiro e dona Julia. Realizada reunião com os produtores onde foram reforçadas as discussões da reunião anterior e debatidas as razões da dificuldade das ações em conjunto dentro do grupo visando a venda e escoamento da produção de forma a recomeçar um novo ciclo, a reunião contou com a presença de novos postulantes a fazer parte do programa entre ele o Sr. Nagib, que pretende firmar parceria com seu vizinho visando a produção em grupo. Foi colocado a todos que os recursos oriundos do programa para a compra de ração se esgotou, devendo os grupos se organizarem para a compra deste insumo. O grupo de extensão se propôs a continuar a levar a ração para os grupos mediante repasse dos recursos já adquiridos pelo grupo com a venda dos peixes par a compra da ração.
2016-09-0808/09/2016 Produção de peixes em tanque rede 19/03/2016 – Foi levado ração a pedido dos grupos. O assunto principal da reunião foi a continuidade ou não dos membros do grupo e como seria o acerto financeiroentre os integrantes, o Sr. Francisco reafirmou o seu desejo de estar produzindo a parte do grupo mas dentro do mesmo programa e espirito associativo junto aos demais produtores. Alguns produtores manifestaram o seu desejo de deixar o projeto logo após a conclusão do primeiro ciclo devido a outras prioridades. Os outros interessados em participar do projeto se mobilizaram na formação dos novos grupos e de como seria a divisão das tarefas.
2016-09-0808/09/2016 Produção de peixes em tanque rede 20/02/2016 – Além de levar a ração a pedido dos grupos, foi realizado manejo biométrico de um lote que ainda estavam com crescimento desuniforme mediante ação conjunta do grupo de extensão e os produtores afim de homogeneizar melhor os lotes. Realizado reunião comunitária onde os produtores traçaram estratégias visando esforços para a venda do restante dos peixes, os mesmos chegaram a conclusão que o melhor seria focar nas vendar no período da quaresma e no feriado de semana santa período onde culturalmente em consome mais peixe. Sr. Vanilson reforçou o que antes todos os produtores haviam decidido, o de que todos os recursos adquiridos com este primeiro ciclo seria revertido para a compra de insumos para beneficiar os novos grupos.
2016-09-0808/09/2016 Produção de peixes em tanque rede 21/05 – Foi comprado com recursos do primeiro repasse, 4 tanques rede (2,0 x 2,0 x1,5), 02 bolsões (2 mm) para os novos grupos formados, 02 milheiro de peixe (Piau e tilapia) estes para o Sr. Vanilson, tudo entregue aos produtores. Foi colhido assinatura em documentos da propriedade do Sr. Vanilson visando os tramites para o licenciamento ambiental efirmado convênio dos produtores com alunos do Prof. Luciano. 04/06/2016 – Visita ao assentamento com para visita de aula prática dos alunos do curso de extensão rural do prof. Mateus. Feito montagem dos tanques rede pelos produtores e alunos e visita aos grupos de produção. A noite foi feito uma reunião comunitária para marcar esta nova fase do programa e feito uma confraternização e também depoimentos espontâneos entre a comunidade, produtores e alunos e o Prof. Extensão em aquacultura
2016-09-0808/09/2016 Produção de peixes em tanque rede 31/10/2015 – Foi feito novo manejo com os produtores visando nova classificação dos lotes por tamanho. Em reunião com a comunidade foi reafirmado as dificuldades no processo de venda principalmente devido ao baixo preço oferecido por comerciantes e ao problema de falta de licenciamento que inviabilizaria o transito para mercados próximos onde os preços pagos no quilo do peixe vivo seriam melhores como a cidade de Martinho Campos ou Abaete. Foi agregado preço diferenciado entre o quilo do peso vivo e o quilo do peixe eviscerado que começou a ser vendido, tudo decidido em reunião onde também foi feito o primeiro acerto financeiro do grupo caiçara, visando a aprovação do restante do grupo.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 401533 - Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG
De Agosto de 2017 a Agosto de 2018 foram realizadas 35 visitas no município de Pompéu – MG. Os estudantes de graduação participaram de atividades com assistência técnica em produção de peixes em tanque-rede no assentamento 26 de Outubro e participação em reunião de reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Ocorreu curso de formação em associativismo e cooperativismo no assentamento Queima Fogo, construção conjunta de novo estatuto para a associação e reunião na Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais para adequação do estatuto ao novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei nº 13.019/2014).
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 401533 - Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG
Foram realizadas duas visitas ao assentamento de reforma agrária Pompeu Velho. Nestes encontros foram discutidos o manejo geral das propriedades, gargalos da produção e pontos de enfrentamento mais significativos aos produtores. As discussões são feitas de forma contínua, dialógica e educativa. As informações levantadas foram referentes à produção e qualidade do leite, bem como práticas higiênicas de ordenha e armazenamento. Outros temas foram levantados para próximas reuniões, como o manejo reprodutivo e nutricional, criação de bezerros e manejo de pastagens, a serem discutidos ao longo do ano de 2018.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 401533 - Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG
Foram realizadas seis visitas para criação de galinhas caipiras, até agosto de 2018, na comunidade quilombola Saco Barreiro. Nestas visitas foram abordados assuntos referentes à sanidade dos animais, nutrição, instalações e manejo geral. As discussões são realizadas de forma continua, dialógica e educativa, priorizando as demandas das comunidades e os anseios individuais dos produtores. Tem-se como resultado, uma menor mortalidade dos animais, maior interesse dos produtores nas práticas de boa criação, influência do manejo na qualidade e saúde, além da inserção do produto no mercado local.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 401533 - Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG
Ocorreu no município, na escola do assentamento 26 de Outubro, em agosto de 2017, o “1° Encontro de Comunidades de Agricultura Familiar do Município de Pompeu-MG”. O evento contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, dentre elas agricultores familiares dos cinco assentamentos de reforma agrária da região e comunidade quilombola, representantes da prefeitura, Câmara dos Deputados (assessoria) e imprensa local. Houve no espaço troca de mudas e sementes criolas, rodas de conversa de temas escolhidos pelos agricultores (bovinocultura leiteira, criação de galinhas caipiras, criação de peixes, doces e compotas, produção orgânica e hortas e pomares)
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 402899 - Fomento à produção Agroecológica na Agricultura Familiar



Foram realizadas, de agosto de 2017 a agosto de 2018, seis visitas. Estas, totalizam quinze dias e referem-se a ações de conservação ambiental. Utilizou-se de metodologia participativa e foi abordado o uso consciente dos recursos hídricos para preservação do solo com técnicas de captação de água da chuva (barraginhas e curva de nível), bem como isolamento de áreas de preservação permanente e recuperação de nascentes. Ocorreram também ações relacionadas ao manejo de área de agrofloresta já implantada (plantas medicinais e aromáticas) e áreas de formação de culturas. Quanto à produção animal, foram realizadas orientações quanto ao manejo geral das diferentes fases de criação de galinhas caipiras, manejo nutricional, ambiência, instalações e sanidade.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 403011 - Ações de Educação em Saúde para Comunidades de Agricultura Familiar
Ocorreu uma reunião no assentamento Antônio Veloso (Pompéu Velho) para apresentação do projeto de saúde pública e aplicado questionário envolvendo aspectos de saúde básica. Estavam presentes os moradores locais, dois professores e dois bolsistas dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária. Foi definido que as ações se iniciarão com assuntos relacionados a parasitoses febris.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 403078 - Ações para Desenvolvimento da bovinocultura leiteira para Agricultura Familiar no município de Felixlândia-MG. De outubro de 2017 a agosto de 2018 ocorreram 96 visitas em 14 propriedades de agricultura familiar atendidas pelo projeto, realizadas por estudantes de graduação em Medicina Veterinária vinculados a disciplina de “Tópicos Avançados em Bovinocultura de Leite (ZOO040)”.
2018-09-0303/09/2018 Projeto - 403078 - Ações para Desenvolvimento da bovinocultura leiteira para Agricultura Familiar no município de Felixlândia-MG. Foram realizadas durante o período 2017/2 a 2018/1: Caracterização das áreas das propriedades e diagnóstico de situação; planejamento de evolução de rebanho e produção de volumoso a longo prazo; indicação de correção da acidez de solo e adubação da área de pastejo rotacionado; apresentação de protocolo para os primeiros cuidados com os neonatos; avaliação ginecológica das matrizes; proposta de adequação no tratamento para mastites; pesagem de leite e avaliação de escore corporal dos animais para adequação da dieta; implementação de calendário sanitário; vacinação de animais; coleta de amostras de leite para análise; acompanhamento da rotina de ordenha; apresentação de calendário sanitário; realização de coleta para análise de solo, interpretação e recomendação a partir dos resultados.
2014-10-2323/10/2014 Projeto “Atuações dos médicos veterinária em saúde pública em Pompéu, MG.” Siex 401645 Participação no evento “Super Leite”, com stand sobre a raiva no sentido de valorizar e promover a vacinação dos animais, face ao recente caso de raiva dos herbívoros no município, e sobre os animais peçonhentos com o auxílio e suporte dos técnicos da Fundação Ezequiel Dias. Período: 30 de julho a primeiro de agosto de 2014.
2014-10-2222/10/2014 Prosa com Pompeu – SIEX 401532
Já foram produzidos 120 programas da série Prosa com Pompéu. No ano de 2014, 51 programas foram produzidos.
2014-10-2222/10/2014 Prosa com Pompeu – SIEX 401532 - O programa 88 da série foi desenvolvido após moradores do Assentamento 26 de outubro procurarem a equipe do projeto e denunciarem frequentes roubos de vacas no assentamento. A equipe então produziu o material e veiculou na rádio local, desde então os roubos não aconteceram mais.
2014-10-2222/10/2014 Prosa com Pompeu – SIEX 401532 - O projeto foi selecionado para apresentação oral na Jornada de Jovens Investigadores, realizada no Chile, 2014 e o ganhou o prêmio de Menção Honrosa no XVII Encontro de Extensão da UFMG, 2014.
2015-09-0404/09/2015 Prosa com Pompéu
Nos últimos 12 meses foram produzidos 29 programas da série Prosa com Pompéu: os resultados de um trabalho conjunto”, totalizando 149 programas da série.
2022-07-2121/07/2022 Prosa com Pompéu: Mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante a pandemia na confecção de novos programas, foram utilizados programas gravados anteriormente, mantendo o envio semanalmente, contabilizando 78 programas enviados entre outubro/2022 e maio/2022.
2016-09-0808/09/2016 Realização de análise de água de 7 propriedades rurais. Os produtores foram orientados segundo os resultados das análises sobre maneiras de melhorar a qualidade da água utilizada no consumo humano e na produção pecuária.
2017-08-3030/08/2017 Resumo dos Resultados do ultimo Ano (Descrição detalhada em cada projeto)
O projeto Ações para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar realizou 14 reuniões comunitárias, 18 visitas individuais a propriedades rurais do município de Pompéu. O projeto gerou a produção de 17 trabalhos apresentados em eventos científicos. O projeto de Produção de peixes em tanque rede foi ampliado para 11 tanques redes com perspectiva de produção de aproximadamente 2,5 toneladas de peixes no período.
O projeto Prosa com Pompéu produziu 67 programas de rádio.
O Evento 1 Encontro da Agricultura Familiar de Pompéu contou com a participação e certificação de 71 produtores familiares do município.
Em decorrência da demandas das comunidades parceiras foram criados três novos projetos, dois deles já em atividade e um terceiro que iniciará suas atividades em meados de outubro de 2017. Estes projetos também contribuem para a extensão das ações ao município vizinho de Felixlândia.
2016-09-0808/09/2016 Resumo dos resultados do COMUNI nos últimos 12 meses

Produção de 62 programas da série Prosa com Pompéu, sendo que o projeto recebeu premiações no âmbito do Encontro de Extensão da UFMG e também na jornada de jovens investigadores. Apoio o desenvolvimento de produção de sistema de produção agroecológico e a produção em aquaponia. Atuou junto a comunidade do assentamento queima fogo para a divisão dos lotes junto ao INCRA. Atendimento de assistência técnica em atividades pecuárias junto a produtores assentados e não assentados do município. Realização de três cursos de extensão junto à comunidade dos assentamentos (visando o aprofundamento em temas demandados por estas). Continuidade das ações de produção de peixes em taque rede com a decisão dos produtores de empregarem os recursos gerados para a ampliação das ações do projeto.
Assim, o programa apresenta resultados consistentes e diversificados justificando a aplicação dos 5 bolsas recebidas no último ano.
 
ATIVIDADES VINCULADAS
 
Projeto - 401645 - ATUAÇÕES DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS EM SAÚDE PÚBLICA EM POMPÉU - MG


Projeto - 401253 - ASSISTÊNCIA A PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU - MG


Projeto - 401646 - QUALIDADE DE ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO E NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO MUNICÍPIO DE POMPÉU/MG


Projeto - 401532 - PROSA COM POMPÉU: OS RESULTADOS DE UM TRABALHO CONJUNTO


Projeto - 402899 - FOMENTO À PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR


Projeto - 403011 - AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR


Projeto - 401533 - AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE POMPÉU-MG


Projeto - 403078 - AÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE FELIXLÂNDIA-MG


Curso - 101715 - NUTRIÇÃO BÁSICA DE RUMINANTES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


Curso - 101883 - CURSO DE DEFUMAÇÃO DE PESCADO


Curso - 101229 - CURSO BÁSICO DE PISICULTURA


Curso - 101724 - CRIAÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


Curso - 101486 - CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


Curso - 101309 - CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SANITÁRIOS DE POMPÉU-MG


Evento - 201308 - MANEJO DE RESÍDUOS NA BOVINOCULTURA LEITEIRA


Evento - 202828 - 1° ENCONTRO DE COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE POMPEU-MG




Produções
  Tipo Título Data de publicação/ Entrega do produto Descrição
Expandir
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico "comuni""COMUNI" 2018-08-1616/08/2018 Trabalho apresentado no XXI ENCONTRO DE
EXTENSÃO da UFMG, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de 16-08-2018 a 19-10-2018.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico "saúde pública: um lugar comum para todos""SAÚDE PÚBLICA: UM LUGAR COMUM PARA TODOS" 2018-08-1616/08/2018 Trabalho apresentado no XXI ENCONTRO DE EXTENSÃO da UFMG, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no
período de 16-08-2018 a 19-10-2018.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico adaptando a divulgação científica para o meio rural: o exemplo do programa prosa com pompéuADAPTANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O MEIO RURAL: O EXEMPLO DO PROGRAMA PROSA COM POMPÉU 2014-09-3030/09/2014 XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores. 2014
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico apoio a produção de peixes no assentamento 26 de outubro em pompéu - mgAPOIO A PRODUÇÃO DE PEIXES NO ASSENTAMENTO 26 DE OUTUBRO EM POMPÉU - MG 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido
pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de 14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico apresentação - ações do programa comuni para manutenção da reprodução social em comunidades de agricultura familiarApresentação - AÇÕES DO PROGRAMA COMUNI PARA MANUTENÇÃO DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no XXII
ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de
14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico apresentação - ações para desenvolvimento de comunidades rurais de agricultura familiar por meio do programa de extensão “comuni”Apresentação - AÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES RURAIS DE AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “COMUNI” 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no
período de 14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico apresentação - impactos gerados em comunidade de agricultura familiar através de ações de educação em saúdeAPRESENTAÇÃO - IMPACTOS GERADOS EM COMUNIDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no
XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de
14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico avaliação das ações do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável (cmdrs) de pompéu-mgAvaliação das ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Pompéu-MG 2014-10-1717/10/2014 RESENDE, L.B. et al.; Avaliação das ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Pompéu-MG. XXIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, Belo Horizonte, 2014.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de pompéu-mg (2020)Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG (2020) 2020-10-1818/10/2020 PAULA, B. M. et al., 2020Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG. 23 Encontro de Extensão da UFMG.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de pompéu-mgAção para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG 2014-10-1414/10/2014 Semana do Conhecimento e Cultura UFMG 2014. XVII Encontro de Extensão, 13 a 17 de outubro de 2014.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico ações do programa comuni para manutenção da reprodução social em comunidades de agricultura familiarAÇÕES DO PROGRAMA COMUNI PARA MANUTENÇÃO DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de
14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico ações para desenvolvimento de comunidades rurais de agricultura familiar por meio do programa de extensão “comuni”AÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES RURAIS DE AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “COMUNI” 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de 14-10-2019 a 18-10-2019.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico ações para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira para agricultura familiar no município de felixlândia-mg (2020)Ações para o Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira para Agricultura Familiar no Município de Felixlândia-MG (2020) 2020-10-1818/10/2020 CAMARGOS, G. H. S., et al. Ações para o Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira para Agricultura Familiar no Município de Felixlândia-MG. 23 Encontro de Extensão da UFMG, 2020.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico programa comuni (2020)Programa COMUNI (2020) 2020-10-1818/10/2020 LOPES, L. T., et al. Programa COMUNI. 23 Encontro de Extensão da UFMG, 2020.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico programa comuni e sua abordagem multidisciplinarPrograma COMUNI e sua abordagem Multidisciplinar 2015-10-2323/10/2015 AGUIAR, P.H.F.M.; et al. Programa COMUNI e sua abordagem Multidisciplinar. XVII Encontro de Extensão da UFMG, 2015, Belo Horizonte.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico programa comuniPrograma COMUNI 2016-10-2121/10/2016 SILVA, A.L.; et al. Programa COMUNI. XIX Encontro de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, 2016. Trabalho Selecionado para Premiação "Relevância Acadêmica"
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico programa comuniPrograma Comuni 2020-10-2424/10/2020 Trabalho foi apresentado no 23o Encontro de Extensão , promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de
05/08/2020 a 24/10/2020.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico prosa com pompéu: os resultados de um trabalho conjunto (2020)Prosa com Pompéu: os resultados de um trabalho conjunto (2020) 2020-10-1818/10/2020 VALE, M. R., et al. Prosa com Pompéu: os resultados de um trabalho conjunto. 23 Encontro de Extensão da UFMG, 2020.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico prosa com pompéu: os resultados de um trabalho conjuntoProsa com Pompéu: os resultados de um trabalho conjunto 2014-10-1414/10/2014 Semana do Conhecimento e Cultura UFMG 2014. XVII Encontro de Extensão, 13 a 17 de outubro de 2014
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico qualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de pompéu-mg.Qualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de Pompéu-MG. 2016-10-2121/10/2016 PORTO, L. A.; et al. Qualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de Pompéu-MG. XIX Encontro de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, 2016.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico qualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de pompéu-mgQualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de Pompéu-MG 2015-10-2323/10/2015 SANTOS, T. F. S.; et al. Qualidade de água utilizada na bovinocultura leiteira e para consumo humano no município de Pompéu-MG. XVII Encontro de Extensão da UFMG, 2015, Belo Horizonte.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico relevância acadêmica - impactos gerados em comunidade de agricultura familiar através de ações de educação em saúdeRelevância Acadêmica - IMPACTOS GERADOS EM COMUNIDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE 2019-10-1818/10/2019 Trabalho apresentado no
XXII ENCONTRO DE EXTENSÃO, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de
14-10-2019 a 18-10-2019, tendo sido selecionado como Relevância Acadêmica
 
ATIVIDADES VINCULADAS
 
Projeto - 401253 - ASSISTÊNCIA A PRODUTORES RURAIS DE POMPÉU - MG


Projeto - 401646 - QUALIDADE DE ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO E NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO MUNICÍPIO DE POMPÉU/MG


Projeto - 401532 - PROSA COM POMPÉU: OS RESULTADOS DE UM TRABALHO CONJUNTO


Projeto - 402899 - FOMENTO À PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR


Projeto - 403011 - AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR


Projeto - 401533 - AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE POMPÉU-MG


Projeto - 403078 - AÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE FELIXLÂNDIA-MG


Curso - 101309 - CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SANITÁRIOS DE POMPÉU-MG







 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br