Projeto - 404207 - PROJETO IARA: LEVANDO ÁGUA POTÁVEL PARA FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO HÍDRICO AO LONGO DO RIO DOCE: IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES PILOTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES LOCAIS
No mapeamento da calha do Rio Doce tivemos dificuldade devido ás baixas respostas de órgãos públicos e a falta de confiança das comunidades em relação ao projeto, sendo necessária uma interface de atores chaves com os atingidos. O mapeamento foi feito seguindo cinco contatos bases. O primeiro contato foi feito através da Prefeitura de Rio Doce, que nos informou uma comunidade que eles proviam caminhões pipas para o abastecimento. O contato seguinte foi com o líder local dos atingidos da cidade de Barra Longa que nos apresentou dezenas de famílias que não possuíam acesso à água tratada. O terceiro contato foi feito com através da Secretaria Especial de Saúde Indígena que é responsável pelo abastecimento de água potável das comunidades indígenas. Os dois últimos contatos foram feitos com o Rosa Fortini e o Cáritas que são dois atores chaves dentro da população dos atingidos. O Rosa Fortini nos apresentou para comissão dos atingidos e nos ajudou a fazer contato com as famílias e assim map
2022-04-1212/04/2022
Os pontos analisados para a escolha do local pós-mapeamento foram: calha atingida diretamente pela lama da barragem para que tratássemos uma água com maior teor de metais, proximidade da comunidade do rio para facilitar a instalação, turbidez acima de 20NTU (inclusive no período de seca) para que seja recomendado a coagulação e floculação, necessidade de água superior a 1.000L semanais e disponibilidade para operação do reator. Analisando todos esses fatores, as duas melhores comunidades encontradas foram: Família Dominiguidis em Ponte Nova na calha do Rio do Carmo, apenas 50 m de distância do rio, todos os testes de turbidez acima de 20 NTU, gaste semanal de 3.000L de água para irrigação da horta familiar e disponibilidade do proprietário Sr. Eduardo operar. Produtor Rural de Queijos em Rio Doce na calha do Rio Doce, apenas 70 m de distância do rio, todos os testes de turbidez acima de 20NTU, gasto semanal de 2.000L para limpeza e disponibilidade de um funcionário para a operação.
2022-05-2828/05/2022
As análises realizadas pela equipe foram do tipo físico-químicas e microbiológicas. Além disso, foi acompanhado o boletim realizado mensalmente que acompanha os rios afetados pelo rompimento da barragem. A água do rio do Carmo foi analisada e otimizada para duas épocas diferentes, de cheia e de seca. Na época de seca: a média de pH encontrado foi entre 5-6, turbidez entre 20-40 NTU, sem presença de cloro detectável e nas análises microbiológicas foram encontrados 1396 Colif. Totais, 213 E. Coli e 330 Colif. Totais. Na época de chuva: a média de pH encontrado foi entre 5-6, turbidez entre 180-200 NTU, sem presença de cloro detectável e nas análises microbiológicas foram encontrados 1824 Colif. Totais, 401 E. Coli e 420 C. Termotolerante.
O processo de otimização é a avaliação de qual quantidade do produto é necessária para adequar a água de acordo com a legislação vigente baseando-se nos parâmetros citados. Sendo na época de seca 0,5 g/L e na época de chuva 2,0 g/L
2022-12-0101/12/2022
Foram instaladas duas plantas de tratamento de água, estas compreendendo capacidades de tratamentos diferentes - de 50 e 1000L. Além disso, foi instalado um sistema de captação de água, através de uma bomba centrífuga e tubulações hidráulicas, devido a necessidade de transportar o efluente do rio até as estações de tratamento, diante das condições topográficas do local.
Acerca do sistema de tratamento de 1000L, após a captação, foi possível que a estação entrasse em operação de tratamento por meio de bateladas, sendo esta etapa de agitação dos insumos químicos de tratamento à água, acionada por um sistema de comando elétrico. Já o sistema de tratamento de 50L, devido ao seu porte, a agitação compreendida na etapa de tratamento não há necessidade de ser energizada, sendo feita pelo próprio operador por meio de uma manivela.
2022-12-3131/12/2022
O PEA (Projeto de Educação Ambiental) é dividido em três partes centrais sendo: alinhamento da comunicação, mapeamento interno da comunidade e a execução das atividades de educação. Tendo isso em vista na primeira parte, foram criados documentos e estratégias a serem seguidas quando entramos em contato com a comunidade, pois uma comunicação assertiva faz toda a diferença para a execução do projeto. Para a segunda parte foi criado um formulário que foi aplicado o em todas as visitas do IARA. Nesse formulário as áreas abordadas são: realidade econômica, relação com a água e realidade social. A última parte, apenas foi executada nas comunidades do Rio Doce, tendo sido desenvolvido uma apresentação sobre água e a sua importância, as formas de operar a planta, as análises feitas, a logística que será realizada, momento de acompanhamento de operações realizadas e apresentação das cartilhas criadas.
2022-12-3131/12/2022
Foram realizadas conversas com a Prefeitura de Rio Doce sobre manter as unidades de operação com o financiamento dos mesmos, porém ainda não foi possível chegar a um acordo a respeito. Além disso, o IARA está em contato com o Rosa Fortini que possui editais com a fundação renova e está sendo estudado a possibilidade de entrada do IARA em conjunto com eles para a execução de um dos editais.
Ademais, o IARA está prospectando editais de impacto social relacionados a potabilidade de água e fundos de investimentos de impacto socioambiental para que haja investimentos e dessa forma seja mantido as unidades em operação.
2022-12-3131/12/2022
Foi criada uma logística de acompanhamento. Para isso, três pontos de contato necessitam ser identificados para a administração: o operador local da planta, uma empresa de análises microbiológicas região e um técnico químico local para a realização das análises físico-químicas. No caso da família Dominiguidis esses pontos foram o Eduardo Dominiguidis, a empresa MICRA em Ponte Nova e Abílio Gustavo um engenheiro da Rosa Fortini. E para a coleta das informações de potabilidade, o IARA criou uma rede de comunicação para a obtenção de todas as informações essenciais. Sendo para o operador da planta a utilização de um folheto de acompanhamento, o técnico químico local deve coletar as informações deste folheto e o preenchimento de uma planilha online com os resultados de todas as análises e o contato com a empresa de análises microbiológicas é feita pelo email. Entretanto, devido a dificuldades na instalação e atrasos por conta da chuva não foi possível realizar os testes de potabilidade.
Projeto - 404091 - PROJETO TELESSAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID 19
curso de Capacitação COVID-19 para profissionais de saúde e educadores
teleconsutoria
podcast com base nas dúvidas apresentadas pelos profissionais de saúde e educadores.
2022-09-2121/09/2022
Tenda da Saúde
2022-09-2626/09/2022
Barreira Sanitária 2020
Projeto - 404044 - MAPEAMENTO E VISIBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS E DESAFIOS DE PROFESSORES NA BACIA DO RIO DOCE AFETADAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO DA SAMARCO
10 Reuniões gerais até o momento que deliberou sobre documentos, posicionamentos e qualificou os bolsistas com os conteúdos e posicionamento do grupo sobre a temática. As temática foram divididas em subgrupos de Mídias, Revista e Audiovisual e Sistema de Informação Geográfica.
2021-11-0505/11/2021
Organização do BD sobre movimentos sociais envolvidos com a problemática da mineração
2021-11-0505/11/2021
Organização e criação da Chamada para recebimento em textos
2021-11-0505/11/2021
criação de Formulário de inscrição de texto para a chamada especial
2021-11-0505/11/2021
Criação de Formulário de inscrição de texto para a chamada especial
2021-11-0505/11/2021
Criação da Carta convite a editores adjuntos
2021-11-0505/11/2021
Organização do banco de dados geográficos do projeto com dados das escolas e barragens e características intrínsecas aos temas que atravessam esse conteúdo
2021-11-0505/11/2021
Construção de camadas vetoriais de delimitação do curso do rio Doce e de suas áreas marginais e produção de mapeamentos conforme legislação vigente
2021-11-0505/11/2021
Listagem, filtro e cadastro dos endereços e contatos das escolas situadas em um raio
de 25 km do curso principal do rio Doce (MG);
2021-11-0505/11/2021
Organização de camadas vetoriais das bacias hidrográficas federais e sub-bacias
estaduais para a temática e conteúdos do projeto de extensão
2021-11-0505/11/2021
Organização e Mapeamento e delimitação das áreas de barragens de mineração
2021-11-0505/11/2021
Construção de mapas temáticos dos status de vulnerabilidade das barragens de
mineração.
2021-11-0505/11/2021
Construção da Chamada e das Diretrizes para publicação em vídeo
2021-11-0505/11/2021
Produção das Cartas de direitos autorais e Carta de apoio do coletivo para submissão ao edital de vídeos
2021-11-0505/11/2021
Organização do Banco de dados de vídeos a respeito de barragens e mineração para posterior veiculação no site
2021-11-0505/11/2021
Criação peça gráfica de divulgação em mídias sociais foi elaborada por Diogo Cavalcanti
2022-01-2020/01/2022
Inicio das postagens sobre os observatórios de barragens com boletins informativos e educativos em jan de 2022.
Projeto - 404111 - PROJETO DE EXTENSÃO TELEPAN RIO DOCE UFMG
Foram acolhidas 673 pessoas nos teleatendimentos para acolhimento em saúde mental. Na maioria trabalhadores da saúde, mulheres que atuam na atenção primária em saúde.
2022-02-1111/02/2022
Grupos de estudos temáticos do projeto
2022-02-1111/02/2022
Assessoria e suporte as Lives a respeito de Saúde do Trabalhador com Observatório de Saúde do Trabalhador OSAT no Canal do Observatório: https://www.youtube.com/channel/UCROOY1QBPFNOwzC2d2-xOGw
Foram realizadas seis Lives, com um total de 824 visualizações até fevereiro de 2022.
2022-02-1111/02/2022
Criação de curso on-line autoinstrucional com duração de oito horas. Cópia disponível neste link: https://drive.google.com/file/d/1-7LkLwSFel4zJGVUI4LQx7zemB0nxDZ7/view?usp=drivesdk
2022-02-1111/02/2022
Criada uma sala virtual de situação em saúde que produz
diagnósticos em saúde mental coletiva das populações vulneráveis da região
https://datastudio.google.com/reporting/f428048b-f8d7-421e-9eda-c321e07c89fe
modelo de planilha de base de dados: https://docs.google.com/spreadsheets/d/19lb1RQQ9IHpI_QT01CvV0DpOf_olBNgvm1BIDzK8pqE/edit?usp=sharing
Projeto - 404049 - ANÁLISE ESPACIAL DE SURTO DE COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DIRETAMENTE AFETADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO (ESTADO DE MINAS GERAIS), CONSIDERANDO ASPECTOS DE SAÚDE E SOCIAIS.
Espacialização e caracterização das unidades de saúde nos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão ao longo da calha do Rio Doce.
2022-03-0707/03/2022
Espacialização da Concentração das unidades de saúde na calha do Rio Doce e população por faixa de habitantes.
2022-03-0707/03/2022
Analise em gráfico e texto das taxas de casos absolutos da COVID-19 nos municípios da calha do Rio Doce entre a SE 10 (01/03/2020) até a 30ª SE 30 (25/07/2021)
2022-03-0707/03/2022
Análise em gráfico e texto dos Casos absolutos da COVID-19 nos municípios da calha do Rio Doce.
2022-03-0707/03/2022
Espacialização das Faixas de casos da -19 por município da calha do Rio Doce nas SE 43 (18/10/2020) e na SE 13 (28/03/2021)
2022-03-0707/03/2022
Espacialização da evolução do Número total de casos da COVID-19 na Calha do Rio Doce na SE 29 (02/08/2020)
2022-03-0707/03/2022
Espacialização das Taxas de casos da COVID-19/100 mil hab. na calha do Rio Doce na SE 32 (02/08/2020).
2022-03-0707/03/2022
Espacialização da Taxa de casos da COVID-19/100 mil hab. na calha do Rio Doce para a SE 12 (21/03/2021), auge da segunda onda.
2022-03-0707/03/2022
Espacialização da Taxa de mortes acumuladas/100 mil habitantes na calha do Rio Doce até a SE 44 (25/10/2020).
2022-03-0707/03/2022
Espacialização das Taxas de óbitos por 100 mil habitantes na calha do Rio Doce para a SE 13 (20/03/21) – a semana com mais óbitos em todas as duas ondas.
2022-03-0707/03/2022
Espacialização da Taxa de Letalidade dos municípios da calha do Rio Doce
2022-03-0707/03/2022
Espcialização e análise da Evolução dos casos de COVID-19 entre os profissionais de saúde
2022-03-0707/03/2022
Analise da Evolução de casos confirmados de COVID-19 em profissionais da saúde considerando o gênero
2022-03-0707/03/2022
Analise em gráfico do Nível de escolaridade dos profissionais da saúde infectados pelo Sars-Cov2
2022-03-0707/03/2022
Analise dos Profissionais de nível superior, médio e fundamental contaminados pela COVID-19
Projeto - 404108 - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA PROFESSORES, ESCOLAS E REDES DE ENSINO NA REGIÃO DA BACIA DO RIO DOCE EM MG
Foram realizados 12Rodas de Conversas, 12 Oficinas e um Seminário geral. Os temas abordados nos encontros relacionaram as práticas escolares na Educação Básica à mineração/RBF e à pandemia da COVID-19. Pode-se afirmar que o projeto atingiu seus objetivos quanto à produção de espaços para partilha e produção de conhecimentos sobre os temas propostos, conforme avaliação geral do projeto pelas/os participantes. No que diz respeito à metodologia, as avaliações que a consideraram “ótima” variaram entre 84,9% e 87,8%. Cerca de 92% das/dos participantes avaliaram que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na formação na sua prática profissional. Os depoimentos evidenciaram também o “silêncio pedagógico" em torno da presença dos temas da COVID e da mineração/rompimento na prática pedagógica. Ressalta-se que o Projeto foi desenvolvido no período de tensão entre os profissionais em relação aos debates sobre o retorno presencial das aulas.
Projeto - 404117 - UFMG PARTICIPA - AVALIAÇÃO DE FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA APÓS COVID-19 EM MARIANA
90 pacientes foram avaliados na primeira etapa
40 pacientes foram avaliados na segunda etapa
Todos foram submetidos à aplicação de questionários de funcionalidade; aqueles com demandas de maior urgência ou gravidade foram reavaliados por anamnesess dos estudantes de medicina a fisioterapia e discutidos em reunião multidisciplinar; finalmente, em uma reunião com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Mariana, estes mesmos casos foram apresentados e encaminhados para a priorização de atendimento do serviço de saúde local.
2022-02-1111/02/2022
Um relatório completo de todas as atividades está disponível para a consulta.
2022-02-1111/02/2022
O Comitê de Enfrentamento da COVID-19 de Mariana criou, com a contribuição deste projeto, o ambulatório de Pós-COVID para atendimento aos casos de pacientes com demandas de saude decorrentes da pandemia.
2022-02-1111/02/2022
O Projeto de Extensão foi aprovado pela Câmara do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina em 10/03/2021 e integra o Programa UFMG Participa em cooperação com o Ministério Público do Trabalho.
2022-02-1111/02/2022
O projeto teve início em abril de 2021. Na primeira fase, a Secretaria de Saúde de Mariana disponibilizou uma planilha com 268 pacientes que receberam alta hospitalar após internação. Devido à pandemia, todo o trabalho foi realizado de forma remota. Os alunos entraram em contato via ligação telefônica e/ou WhatsApp, apresentando-se através de uma carta escrita pelo projeto e pela Prefeitura Municipal de Mariana.
2022-02-1111/02/2022
De 268 pacientes elegíveis, 94 aceitaram participar do projeto. Os questionários aplicados foram: Escala de Impacto de Eventos, Mini-Exame do Estado Mental, Questionário de Síndrome Pós-Terapia Intensiva e Questionário EQ5D.
2022-02-1111/02/2022
Foram realizadas reuniões semanais para treinamento dos alunos, discussão dos casos, além de reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana. Os casos foram discutidos com a Profa. coordenadora e 37 pacientes realizaram uma anamnese fisioterápica e médica.
Estes 37 casos foram encaminhados para a Secretaria de Saúde em agosto/2021, já que o Centro de Reabilitação Pós-COVID de Mariana estava em funcionamento no município desde o final de julho/2021. O Centro agendou consultas com estes pacientes e fez uma busca ativa daqueles para os quais foi sugerida alguma intervenção.
2022-02-1111/02/2022
Na segunda fase, iniciada em setembro/2021, a Secretaria de Saúde de Mariana disponibilizou uma planilha com 119 pacientes que receberam alta hospitalar após abril de 2021. Nesta planilha já constavam pacientes que receberam a vacina contra Covid-19.
As atividades do projeto continuaram remotas. Os contatos foram via ligação telefônica e/ou WhatsApp e foram aplicados os questionários a 40 pacientes, tendo 10 sido submetidos a anamnese fisioterápica e médica e apresentados ao grupo do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 de Mariana.
2022-02-1111/02/2022
Benefícios aos participantes
No cenário atual de pandemia, o sistema de saúde e os profissionais que nele atuam ficaram extremamente sobrecarregados lidando com os milhares de casos de COVID-19 no país. Soma-se a isso o desafio de manejar as repercussões do pós-COVID, que podem piorar substancialmente a saúde dos pacientes a curto e longo prazo. Nesse contexto, esse projeto beneficiou o sistema de saúde local de Mariana ao auxiliar na identificação das demandas de saúde dos pacientes com sequelas pós-COVID e ao executar um plano de atuação focado em solucionar os agravos mais urgentes, levando em conta os recursos disponíveis no município.
A partir disso, os pacientes também foram beneficiados porque foram ouvidos e encaminhados à atenção especializada para a solução de suas demandas em saúde à nível local.
2022-02-1111/02/2022
Os benefícios desse projeto de extensão para os alunos foram o aprendizado sobre o pós-COVID adquirido, a melhora da capacidade de lidar com pacientes, principalmente à distância, e a oportunidade de refletir em uma equipe multiprofissional sobre as condutas mais adequadas a cada um dos casos discutidos
2022-02-1111/02/2022
Os bolsistas Julia Morato, Julia Santana, Kevin MacFaden, Laura Viana e Lucas Nunes produziram um pôster e um vídeo para inscrever o trabalho “Desfechos de uma intervenção na cidade de Mariana: atenção pós-internação por Covid-19” no 24º Encontro de Extensão da UFMG. Esse trabalho descreveu os objetivos e os resultados das ações de extensão desenvolvidas pelo grupo neste projeto.
No dia 18 de outubro de 2021, a bolsista Laura apresentou o trabalho para professoras da comissão avaliadora do evento, que elogiaram principalmente o envolvimento do projeto com a comunidade marianense e a capacidade de produzir soluções locais para os pacientes assistidos. As avaliadoras também sugeriram que, futuramente, este projeto de extensão torne-se um projeto de pesquisa, considerando a riqueza de informações coletadas.
Projeto - 404059 - MEMÓRIA SOCIAL DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO VALE DO RIO DOCE – AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO E DOS TRABALHADORES NA MINERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (PROGRAMA PARTICIPA UFMG)
Entrevistas temáticas com lideranças, representantes comunitários e de coletivos da sociedade civil que discutem os pontos de vista das comunidades atingidas.
2022-02-1010/02/2022
A amostragem de entrevistados está inserida nas regiões de Baixo e Médio Rio Doce, em Minas Gerais. Foram contemplados os municípios de Acaiaca (3.994 habitantes), Barra Longa (5.250 habitantes), Governador Valadares (281.046 habitantes), Mariana (61.288 habitantes), Muriaé (109.392 habitantes), Nova Era (17.607 habitantes) e Rio Doce (2.468 habitantes).
2022-02-1010/02/2022
Webinário "Memória social dos conflitos socioambientais no Vale do Rio Doce", Programa Participa UFMG – Mariana / Rio Doce: enfrentamento à pandemia da Covid-19, realizado em 05 de novembro de 2021, pela plataforma Google Meet, com transmissão no YouTube, no canal do Laboratório de História do Tempo Presente - LHTP. Público inscrito e presente no momento de realização do evento: 36 pessoas. Número acesso ao vídeo: 342.
Link de transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=jzfxXFBh1r4
Link de gravação do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OHef4dKhRhA
2022-02-1010/02/2022
Formação discente, realizada ao longo de seis meses, com reuniões, quinzenais de discussões temáticas, e encontros de trabalho de campo, para realização das entrevistas. Foram formados sete estudantes da graduação em História da FAFICH/UFMG e um do mestrado no PPGHIS/UFMG.
Temáticas das formações:
Formação 1 – Mineração e Trabalho
Formação 2 – Os atingidos do rompimento da Barragem de Fundão e os impactos da Covid-19
Formação 3 – História Oral e Mineração
Formação 4 – Memória e Mineração
Formação 5 – Direito Ambiental
Formação 6 – Licenciamento ambiental, impactos e conflitos
Formação 7 – Perspectivismo no âmbito da mineração
Formação 8 – Comunidades, mineração e patrimônio cultural
2022-02-1010/02/2022
Entrevistas temáticas com lideranças, representantes comunitários e de coletivos da sociedade civil que discutem os pontos de vista das comunidades atingidas. Entrevistas disponíveis no acervo do LHTP/FAFICH.
Entrevistados e respectivas instituições: Ana Maria Pereira (As. Casa das Artes – Barra Longa/MG); Antônio Áureo do Carmo (Com. dos Atingidos de Rio Doce/MG – Rio Doce/MG); Bianca de J. Souza (Centro Agroecológico Tamanduá/CAT – Governador Valadares/MG); Gladston Figueiredo (Cáritas – Mariana/MG); Grasiele C. Santos Fortinho (Centro Rosa Fortini – GV/MG); Lanla Maria S. de Almeida (Com. de Atingidos de Governador Valadares/MG – Governador Valadares/MG); Letícia Oliveira (Mov. dos Atingidos por Barragens – Mariana/MG); Lucimere da Silva Leão (Com. Pastoral da Terra – NE/MG); Maria de Fátima da S. Júlio (As. Clube de Mães da Colina – Mariana/MG); Sérgio Fábio do Carmo (Jornal A Sirene – BL/MG); Verônica M. Alagoano (As. Estadual de Defesa Ambiental e Social/AEDAS - Marian/MG).
2022-02-1010/02/2022
Formação discente, com oferta de disciplina na pós-graduação em História (PPGHIS) - Teoria e método na História a partir da crítica decolonial: reflexões epistemológicas sobre os usos sociais do passado, DIP HIS873 E2 - Mestrado e Doutorado, 1º semestre 2021.
2022-02-1010/02/2022
Formação discente, com oferta de disciplina na pós-graduação em História (PPGAN): Arqueologia da Mineração: uma perspectiva interdisciplinar, DIP SOA984/H2, Tópico Especial - Mestrado e Doutorado, 1º semestre 2021; Dra. Luana Carla Martins Campos Akinruli e Dr. Carlos Magno Guimarães
Projeto - 404199 - TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO DO TRABALHO ASSOCIADO E DO EMPREGO VERDE EM BRUMADINHO
A partir de um Diagnóstico Participativo Foram identificadas possibilidades para incubar cooperativas de trabalho, no âmbito da economia verde, em Brumadinho. Esses dados froam sistematizados em relatório e apresentados na forma de um EVTE, Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica
2023-07-1010/07/2023
Relatório técnico finalizado;
Estudo de Viabilidade técnica e econômica sobre seis projetos produtivos
Projeto - 404116 - DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS DE PRODUÇÃO COOPERATIVOS A PARTIR DA AGROECOLOGIA E DE CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO
Análise e sistematização do processo de produção e venda de uma cooperativa de mulheres da Comunidade do Maracujá. Essa cooperativa está ligada à Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Acaiaca MG (COOAPRA). Esta sistematização terá várias funções: auxiliar na aquisição de produtos locais para confecção das quitandas, integrando a cooperativa a outros produtores reduzindo a aquisição de matéria-prima de grandes e empresas; diversificação da produção, com recuperação de receitas tradicionais; melhoria da qualidade culinária e nutricional dos produtos; ampliação da rede e dos canais de comercialização. Essa sistematização do ecossistema em torno da COOPRA, somada às entrevistas acima citadas, apontam para as EFAs como um ator estratégico no sentido de ajudar a desatar os nós que dificultam integrar o pequeno produtor rural que tem dificuldade de competir com grandes empresas e os pequenos empreendimentos individuais ou coletivos que fabricam ou beneficiam produtos artesanais
2022-03-1111/03/2022
A participação na 1ª Feira Cultural de Troca de Sementes e Mudas de Diogo de Vasconcelos possibilitou, entre outras ações, a conversa com o técnico da EMATER local e um produtor de ovos que, juntos, estão viabilizando um entreposto de armazenamento e etiquetagem de ovos que poderão ser usados pela cooperativa de mulheres do Maracujá sem precisarem se incomodar com problemas relacionados à fiscalização sanitária, uma vez que os ovos terão selo de qualidade.
2022-03-1111/03/2022
proposta de promover o desenvolvimento de ecossistemas baseados na agroecologia, atuando nos dois polos nucleadores: as EFAs e a padaria cooperativa
Projeto - 404145 - TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENFRENTAMENTO DA ”PÓS PANDEMIA”: FORMAÇÃO DE REDE DE COOPERAÇÃO PRODUTIVA A PARTIR DAS EFAS, ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DA CALHA DO RIO DOCE
O projeto oportunizou a formação extensionista de estudantes da Graduação e da Pós Graduação, metodologia científica para a pesquisa e extensão científica, Pedagogia da Alternância, “diagnóstico Participativo” e, também, bem como para todos os envolvidos no projeto, uma apreensão da categoria “Rede de Cooperação produtiva”.
Outro objetivo alcançado foi o levantamento das e tecnologias sociais, na empiria e no conceito. O projeto gerou elementos subjetivos a construção de uma Rede de Cooperação Produtiva na Calha do Rio Doce,Cooperação Produtiva na Calha do Rio Doce, por meio de uma ação social com o P.P.J Projeto Profissional do Jovem nas Escolas Familias Agrícolas.
curso de capacitação covid-19 para profissionais de saúde e educadores teleconsutoria podcast com base nas dúvidas apresentadas pelos profissionais de saúde e educadores.Curso de Capacitação COVID-19 para profissionais de saúde e educadores teleconsutoria podcast com base nas dúvidas apresentadas pelos profissionais de saúde e educadores.
2022-07-0101/07/2022
Após a consolidação das parcerias entre o município e a universidade serão realizadas ações de suporte à Atenção Primária em Saúde. Para a realização do projeto, como uma das ações vinculadas, será ofertado o curso Capacitação COVID-19 para auxiliares em saúde e educadores, em seis turmas, via plataforma Moodle do Centro de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (CINS/FM/UFMG).
Plano/projeto
tenda da saúdeTenda da SAÚDE
2021-12-1717/12/2021
A metodologia para desenvolvimento do evento consta com a elaboração do material educativo referente a COVID 19, Hipertensão arterial, Diabetes, Alcool, Drogas, Cancer de mama e próstata. Será disponibilizado no formato de folders orientações referente aos temas da saúde propostos para trabalhar com a populaçao de Mariana.
Projeto - 404044 - MAPEAMENTO E VISIBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS E DESAFIOS DE PROFESSORES NA BACIA DO RIO DOCE AFETADAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO DA SAMARCO
vídeo mapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do rio doce afetadas pelo rompimento da barragem de fundão da samarcoVídeo Mapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco
2021-10-1414/10/2021
https://youtu.be/SICgsODif94
Site
criação do site https://www.edumite.net/Criação do Site https://www.edumite.net/
2021-08-1212/08/2021
https://www.edumite.net/
Site
criação das redes sociaisCriação das redes sociais
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
mapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do rio doce afetadas pelo rompimento da barragem de fundão da samarcoMapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco
2021-10-1414/10/2021
Resumo apresentado no 24º Encontro de Extensão,
promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de 02/08/2021 a 29/10/2021.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
poster mapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do rio doce afetadas pelo rompimento da barragem de fundão da samarcoPoster Mapeamento e visibilização de práticas didáticas e desafios de professores na bacia do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco
nota do gabinete de crise da sociedade civil sobre o transbordamento do dique lisa, em nova lima/mgNota do Gabinete de Crise da Sociedade Civil sobre o transbordamento do Dique Lisa, em Nova Lima/MG
divulgação nas redes da chamada para edição especial: educação e desastres mineráriosDivulgação nas redes da Chamada para edição especial: educação e desastres minerários
2021-07-2020/07/2021
Pela Proex https://www2.ufmg.br/proex/Noticias/Noticias/Participe-da-edicao-especial-da-Revista-Brasileira-de-Educacao-Basica-submissoes-ate-30-08 Publicado em: 20-08-2021
Informativo
divulgação nas redes da chamada para edição especial na rebebDivulgação nas redes da Chamada para edição especial na REBEB
2021-06-2424/06/2021
https://www.bing.com/search?q=revista+brasileira+de++educacao+ufmg+e+mineracao&qs=n&form=QBRE&sp=-1&pq=revista+brasileira+de+educacao+ufmg+e+mineracao&sc=0-47&sk=&cvid=59C6700957134B10B79D959153FDF939 (publicado em 24/06/20210
Periódico
edição especial “educação e desastres mineráriosEdição Especial “Educação e Desastres Minerários
aplicativo de apoio do telepanAplicativo de apoio do Telepan
2021-07-3131/07/2021
Aplicativo de apoio ao projeto foi criado para cadastro, organização e monitoramento das solicitações de acolhimento. Acesso foi disponibilizado no site da UFMG.
Livro
os desafios dos profissionais de saúde no contexto da pandemia da covid-19 e seus impactos na população afetada pelo rompimento da barragem do fundão em mariana - mgOs desafios dos profissionais de saúde no contexto da pandemia da COVID-19 e seus impactos na população afetada pelo Rompimento da Barragem do Fundão em Mariana - MG
2022-02-2828/02/2022
Publicação tem o objetivo de atualizar os profissionais da APS a respeito da pandemia, divulgar medidas de prevenção da pandemia, apresentar serviços presenciais e por Telessaúde voltados para o cuidado durante a pandemia, além de ampliar o olhar sobre a população de Mariana-MG e outras cidades da bacia do Rio Doce, que sofre desde 2015 as consequências do rompimento da Barragem do Fundão.
Projeto - 404049 - ANÁLISE ESPACIAL DE SURTO DE COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DIRETAMENTE AFETADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO (ESTADO DE MINAS GERAIS), CONSIDERANDO ASPECTOS DE SAÚDE E SOCIAIS.
impactos da pandemia de covid-19 nos profissionais da saúde dos municípios da calha do rio doce atingidos pelo rompimento da barragem de fundão, minas gerasiIMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA CALHA DO RIO DOCE ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, MINAS GERASI
2022-03-0707/03/2022
Artigo em elaboração. O artigo tem como objetivo analisar o surto de COVID-19 nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (Estado de Minas Gerais) considerando os profissionais que trabalham na área de saúde.
Capítulo de livro
dinâmica espaço-temporal da covid-19 nos municípios do vale do rio doce (mg) afetados pelo colapso da barragem de fundão, distrito de bento rodrigues, mariana/mgDINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DO VALE DO RIO DOCE (MG) AFETADOS PELO COLAPSO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DISTRITO DE BENTO RODRIGUES, MARIANA/MG
2022-02-0202/02/2022
Capitulo entregue para compor o e-book organizado pela Proex. Neste contexto, o objetivo principal do trabalho é analisar o recorte espacial de 36 municípios na calha do vale do Rio Doce, porção mineira, entre a SE 10/2020 (01/03/2020) e a SE 30/2021 (25/07/2021), tentando identificar relações entre os aspectos espaciais, socioeconômicos e de assistência à saúde no vale do Rio Doce.
Projeto - 404108 - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA PROFESSORES, ESCOLAS E REDES DE ENSINO NA REGIÃO DA BACIA DO RIO DOCE EM MG
a prática do silêncio pedagógico no contexto minerárioA PRÁTICA DO SILÊNCIO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO MINERÁRIO
2021-09-3030/09/2021
Submissão de Artigo na Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), Educação e Desastres Minerários - edição especial
Produto audiovisual
educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da bacia do rio doce – mg. Educação em tempos de pandemia: Construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce – MG.
2021-09-3030/09/2021
Vídeo publicado no You tube
https://www.youtube.com/watch?v=BM-UB1SrIE0
Produto audiovisual
texto base educação e mineraçãoTexto Base Educação e Mineração
2021-08-0101/08/2021
Texto Base elaborado para utilização no processo formativo
Relatório técnico
projeto de extensão - educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da bacia do rio doceProjeto de Extensão - Educação em tempos de pandemia: Construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce
2021-10-1515/10/2021
Relatório técnico
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
pistas para apreender o “silêncio pedagógico” em uma escola do campo no contexto minerárioPistas para apreender o “Silêncio Pedagógico” em uma escola do campo no contexto minerário
2021-09-3030/09/2021
Congresso Internacional Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo - CITREC Região Sudeste
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da bacia do rio doce – mg. Educação em tempos de pandemia: Construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce – MG.
2021-09-1010/09/2021
Trabalho apresentado na Semana do Conhecimento -2021
da Universidade Federal de Minas Gerais
Projeto - 404117 - UFMG PARTICIPA - AVALIAÇÃO DE FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA APÓS COVID-19 EM MARIANA
“desfechos de uma intervenção na cidade de mariana: atenção pós-internação por covid-19”“Desfechos de uma intervenção na cidade de Mariana: atenção pós-internação por Covid-19”
2021-10-1818/10/2021
https://youtu.be/kL9_ktrDS3M
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
“desfechos de uma intervenção na cidade de mariana: atenção pós-internação por covid-19”“Desfechos de uma intervenção na cidade de Mariana: atenção pós-internação por Covid-19”
2021-10-1818/10/2021
No dia 22 de outubro de 2021, o trabalho “Desfechos de uma intervenção na cidade de Mariana: atenção pós-internação por Covid-19” foi contemplado com o Prêmio de Relevância Acadêmica
https://drive.google.com/drive/folders/1T-p9EGVC0Mv5H19qrHgFzj_lWcZ2--kf?usp=sharing
Projeto - 404059 - MEMÓRIA SOCIAL DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO VALE DO RIO DOCE – AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO E DOS TRABALHADORES NA MINERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (PROGRAMA PARTICIPA UFMG)
epistemologias insurgentes que promovem escutas sensíveis: interlocuções a partir das comunidades tradicionaisEpistemologias insurgentes que promovem escutas sensíveis: interlocuções a partir das comunidades tradicionais
2021-09-1515/09/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos; FERNANDES, J. V. S. . Epistemologias insurgentes que promovem escutas sensíveis: interlocuções a partir das comunidades tradicionais (Simpósio Temático 02). In: XIV Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2021, Alfenas/MG. Resumos do XIV Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2021.
Anais
patrimônio cultural: memórias meio ambiente narrativas e acervosPatrimônio Cultural: Memórias Meio Ambiente Narrativas e Acervos
2021-05-1818/05/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos; MAGALHAES, C. M. ; OSTOS, N. S. C. ; Akinruli, Samuel Ayobami ; SILVA, D. R. R. ; MOREIRA, G. E.; BELONE, A. P. L.; TICLE, M. L. S. Patrimônio Cultural: Memórias Meio Ambiente Narrativas e Acervos (Simpósio Temátco 13). In: IX Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS), 2021, BH/MG. Caderno de Resumos IX EPHIS-UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2021. p.174-5.
Anais
regimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latinoamericanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidadeRegimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latinoamericanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidade
2021-05-1818/05/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. Regimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latinoamericanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidade. In: IX Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS), 2021, Belo Horizonte/MG. Caderno de Resumos IX EPHIS-UFMG. BH: UFMG, 2021. p. 180-181.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
a patrimonialização e os usos sociais do passado: memória social e conflitos sobre o patrimônio culturalA patrimonialização e os usos sociais do passado: memória social e conflitos sobre o patrimônio cultural
2021-11-1717/11/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. A patrimonialização e os usos sociais do passado: memória social e conflitos sobre o patrimônio cultural. 2021.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
lutas por reconhecimento e legitimidade: os garimpeiros como representantes dos povos e comunidades tradicionaisLutas por reconhecimento e legitimidade: os garimpeiros como representantes dos povos e comunidades tradicionais
2021-09-1717/09/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. Lutas por reconhecimento e legitimidade: os garimpeiros como representantes dos povos e comunidades tradicionais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
as experiências de trabalho e dos trabalhadores na mineração em tempos de pandemiaAs experiências de trabalho e dos trabalhadores na mineração em tempos de pandemia
2021-09-1515/09/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. As experiências de trabalho e dos trabalhadores na mineração em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
estratigrafias da memória e re(existências) sociais: as comunidades e o patrimônio cultural no contexto dos conflitos socioambientaisEstratigrafias da memória e re(existências) sociais: as comunidades e o patrimônio cultural no contexto dos conflitos socioambientais
2021-07-0505/07/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. Estratigrafias da memória e re(existências) sociais: as comunidades e o patrimônio cultural no contexto dos conflitos socioambientais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
patrimônio cultural: memórias meio ambiente narrativas e acervosPatrimônio Cultural: Memórias Meio Ambiente Narrativas e Acervos
2021-05-1818/05/2021
Patrimônio Cultural: Memórias Meio Ambiente Narrativas e Acervos (Simpósio Temático 13). In: IX Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS), 2021, Belo Horizonte/MG (Coordenação de mesa redonda)
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
regimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latino-americanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidade.Regimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latino-americanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidade.
2021-05-1818/05/2021
AKINRULI, Luana Carla Martins Campos. Regimes memoriais nos contextos de extrativismo mineral: desafios latino-americanos para a salvaguarda do patrimônio cultural na pós-colonialidade. 2021. (Apresntação de Trabalho/Comunicação).
Projeto - 404116 - DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS DE PRODUÇÃO COOPERATIVOS A PARTIR DA AGROECOLOGIA E DE CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO
desenvolvimento de ecossistemas de produção cooperativos a partir da agroecologia e de circuitos curtos de comercialização: o papel estratégico das efasDESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS DE PRODUÇÃO COOPERATIVOS A PARTIR DA AGROECOLOGIA E DE CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO: O PAPEL ESTRATÉGICO DAS EFAs
2022-02-1212/02/2022
Capítulo do ebbook a ser publicado, com resultados do projeto. Autores:
Francisco de Paula Antunes Lima.
Escola de Engenharia da UFMG. Núcleo Alter-Nativas de Produção - NAP
Adilson Ramos da Silva
Núcleo Alter-Nativas de Produção - NAP
Gilmar de Souza Oliveira
Escola Família Agrícola Paulo Freire – EFAPF
Adson Eduardo Resende
COLTEC – UFMG. Núcleo Alter-Nativas de Produção - NAP
Relatório técnico
relatório parcial de atividades – fevereiro de 2022Relatório Parcial de Atividades – Fevereiro de 2022
2022-02-1515/02/2022
AUTORES: : Adilson Ramos da Silva e Gilmar de Souza Oliveira
Projeto - 404145 - TRABALHO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENFRENTAMENTO DA ”PÓS PANDEMIA”: FORMAÇÃO DE REDE DE COOPERAÇÃO PRODUTIVA A PARTIR DAS EFAS, ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DA CALHA DO RIO DOCE
“trabalho, juventude e movimentos sociais no enfrentamento da ”pós pandemia” na calha do rio doce: perspectivas para uma rede de cooperação produtiva a partir das efas, escolas famílias agrícolas”“Trabalho, Juventude e Movimentos Sociais no enfrentamento da ”Pós Pandemia” na Calha do Rio Doce: perspectivas para uma Rede de Cooperação Produtiva a partir das Efas, Escolas Famílias Agrícolas”
2022-02-1010/02/2022
No prelo
Plano/projeto
rede de cooperação produtiva e projeto profissional dojovemRede de Cooperação Produtiva e Projeto Profissional doJovem
2022-02-1515/02/2022
Plano de Estudos para 2022 na Efa Paulo Freire
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
projeto profissional do jovem em diferentes regio~esdo brasilProjeto Profissional do Jovem em diferentes regio~esdo Brasil
2021-09-0202/09/2021
Amefa, Associaçãomineira das Escolas Famílias Agrícolas. In: Encontro Pedagógico das Efas da Bacia do Rio Doce
Evento - 204678 - 2º RODA DE CONVERSA: EDUCAÇÃO E DESASTRES MINERÁRIOS
tenda da saúde em mariana mgTenda da SAÚDE em Mariana MG
2021-12-1818/12/2021
Orientação para os adolescentes e adultos sobre as temáticas uso do álcool e outras drogas; saúde da mulher; saúde do homem e saúde mental; Covid 19, Hipertensão arterial; Diabetes. Foram atendidas 300 pessoas no decorrer da realização da tenda. Dentre as atividades desenvolvidas estao: mensuração de PA, glicemia, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, orientação álcool e drogas