Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404814 - Manutenção e controle em Implantodontia

Resultados específicos
Público atingido: 193
 
Resultados em relação aos objetivos específicos Status: Indicar se o objetivo específico ainda está em desenvolvimento, se foi alcançado, parcialmente alcançado ou não foi alcançado.
Justificava: Explicitar as razões que não permitiram alcançar o objetivo específico.
Objetivo Status Justificativa
- Realizar controle de biofilme, raspagens e remoção de cálculos dos pacientes com reabilitações unitárias ou múltiplas sobre implantes;
- Realizar reapertos de próteses sobre implantes em casos de afrouxamento de parafusos;
- Restaurar orifícios de aparafusamento das próteses sobre implantes;
- Minimizar a ocorrência e a progressão das doenças peri-implantares;
- Promover ações coletivas educativas com público-alvo e com seus familiares, buscando, a partir do seu conhecimento prévio, a modificação de hábitos nocivos à saúde para hábitos saudáveis de nutrição e higiene;
- Proporcionar aos alunos conhecimento em relação à Implantodontia e troca de experiências graduação e pós-graduação;
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar estudos científicos e publicá-los em periódicos destacados;
- Desenvolvimento de banco de dados para gestão e avaliação;
- Inserir os discentes em uma prática com filosofia preventiva;
- Promover a integralização curricular.
Objetivo alcançado Os objetivos vem sendo alcançados semestralmente, com pacientes, discentes de graduação e pós e toda a comunidade da FAO UFMG. A demanda de pacientes por esses atendimentos é alta, assim como a procura de alunos por essa formação, tanto de graduação quanto de pós, o que demonstra a necessidade de continuidade do projeto para que esses objetivos sejam alcançados com uma abrangência cada vez maior em toda a comunidade.

A publicação de artigos científicos e TCCs estão cumprindo o objetivo proposto, em relação à produção científica. O desenvolvimento da cartilha, em conjunto com o atendimento clínico individualizado, estão educando e melhorando os hábitos da população atendida no projeto, como comprovam os índices clínicos avaliados semestralmente. O banco de dados vêm sendo aprimorado e atualizado, especialmente com a participação da bolsista PBEXT ação afirmativa, que está integrando também a prática de gestão associada à Odontologia.

O intercâmbio alunos de graduação e pós com docentes da FAO UFMG e da FACE estão promovendo um aprendizado multidisciplinar e integrado para a formação da equipe participante, além de trazer um atendimento eficaz e de excelência para a comunidade.
- Divulgação e popularização da ciência Objetivo alcançado Através do News.Paper MEC.IM estamos alcançando o objetivo de divulgação e popularização da Ciência, além de expandir cada vez mais os resultados deste objetivo, através de novos inscritos na newsletter, e, consequentemente, maior divulgação do conteúdo.


Resultados gerais
  Data Resultados
Expandir
2025-09-1111/09/2025 Publicação do artigo "A experiência de um projeto de extensão em manutenção de implantes dentários no uso
de treinamento com hands-on" na revista Interfaces.
2025-07-0404/07/2025 O semestre 2025/1 contou com 01 bolsista PBEXT Ação afirmativa, 08 discentes voluntários de graduação, 2 de pós-graduação, 01 monitora voluntária de pós-graduação, além dos professores que compõe o projeto. Graças à parceria com a disciplina optativa criada, conseguimos ampliar os atendimentos clínicos, pois era uma demanda apresentada na avaliação do último semestre, e, dessa forma, atendemos 30 pacientes novos e realizamos atendimentos de manutenção e controle em, aproximadamente, outros 32 pacientes que já participavam do projeto. Com a atuação da aluna bolsista, o banco de dados foi aprimorado e atualizado. Os pacientes fizeram avaliação verbal do projeto, demonstrando-se satisfeitos, com as expectativas atendidas e indicando novos pacientes. Com os discentes e professores foi realizada uma roda de conversa para avaliação, sendo o projeto bem conceituado entre todos.
2025-05-2424/05/2025 Participação do Projeto de extensão na Mostra Sua UFMG, através dos alunos Rafael Cupertino, Gabriela Magalhães, Júlia Macedo e Francielle Figueiredo. Na sala de Odontologia da Mostra, foram apresentados os principais tipos de prótese sobre implante (em manequins próprios do projeto), métodos de higienização e banner de divulgação.
2025-05-0505/05/2025 O projeto desenvolveu uma newsletter, intitulada News.Paper MEC.IM. É uma newsletter quinzenal desenvolvida por participantes do projeto e enviada por e-mail para todos os discentes cadastrados, com análise de um artigo científico, relacionado à temática da Implantodontia, de forma simples, leve e descomplicada, contribuindo para a formação de recursos humanos, letramento, divulgação e popularização da ciência. Já são, aproximadamente, 40 destinatários, a maioria composta por integrantes e ex-integrantes do projeto.
2025-04-2424/04/2025 Confecção da cartilha "Guia de higienização em próteses fixas sobre implante". Esta cartilha será distribuída de maneira física e digital a todos os pacientes atendidos no projeto, assim como os cuidadores e acompanhantes. A cartilha surgiu da necessidade apresentada pelos próprios pacientes sobre as dificuldades de higienização das próteses, assim como o desconhecimento sobre os diferentes métodos de higienização. Na cartilha apresentamos, indicamos os métodos a serem utilizados em cada situação e ensinamos como os pacientes devem realizar a higiene oral específica.
2025-04-0202/04/2025 Publicação do artigo "Ateromatose calcificante de artéria carótida em radiografia panorâmica de rotina: um relato de caso clínico", decorrente de um caso clínico do projeto de extensão.
2024-12-3131/12/2024 O semestre 2024/2 teve a participação de 12 discentes voluntários de graduação, 3 de pós-graduação e 01 professor da FAO que solicitou se podia participar na condição de aluno, para se capacitar em Implantodontia, pois não tinha aprendido tal conteúdo na sua formação. Foram ministradas aulas teóricas, hands-on e atendimentos clínicos, com 29 novos pacientes, além do atendimento de pacientes que já participavam do projeto. O banco de dados manteve a sua atualização e desenvolvimento. Os pós-graduandos participaram da BLITZ da Saúde 2024 - CASU/UFMG, com educação em saúde, divulgação e popularização da Ciência, e apresentaram trabalho no 27º Encontro de Extensão da UFMG. Os pacientes fizeram avaliação verbal do projeto e também foi realizada uma roda de conversa com os alunos, sendo o projeto bem avaliado em termos de organização, conteúdos e atividades. Identificou-se por parte de discentes e docentes, a necessidade de aumentar os atendimentos clínicos devido à demanda dos pacientes.
2024-11-2525/11/2024 As alunas de pós-graduação que integram a equipe do projeto participaram da BLITZ da Saúde 2024 - CASU/UFMG, com educação em saúde, divulgação e popularização da Ciência, fazendo instruções de higiene em prótese sobre implantes, tirando dúvidas sobre esse tema, além da divulgação de estudos científicos e do presente projeto.
2024-11-1414/11/2024 O artigo "A experiência de um projeto de extensão em manutenção de implantes dentários no uso de treinamento com hands-on" foi aceito para publicação na Revista Interfaces UFMG
2024-10-0808/10/2024 A aluna de pós-graduação, participante voluntária do projeto, apresentou o trabalho "Os três pilares da Universidade no projeto "Manutenção e controle em Implantodontia", no 27º Encontro de Extensão da UFMG.
2024-07-1212/07/2024 A graduanda Rafaela Airoldi Dias Horta apresentou o trabalho "A experiência de hands-on no projeto de extensão em manutenção de implantes dentários da FAO UFMG" na 59ª reunião anual da ABENO
2024-07-0101/07/2024 O semestre 2024/1 contou com a participação de 12 discentes voluntários de graduação (após seleção com aproximadamente 45 candidatos inscritos). Foram ministradas aulas teóricas, hands-on preparatório para atividades clínicas e atendimentos clínicos, num total de 16 novos pacientes, além do atendimento de pacientes que já participavam do projeto. O banco de dados manteve a sua atualização e desenvolvimento, provando-se uma ferramenta essencial para organização e gestão do projeto. Houve participação de graduandos, com divulgação e popularização da Ciência na Mostra Sua UFMG e apresentação de trabalho na 59ª reunião anual da ABENO. Os pacientes fizeram avaliação verbal do projeto ao final de cada tratamento e no último dia do semestre foi realizada uma roda de conversa com os alunos, sendo o projeto bem avaliado por todos em termos de organização, conteúdos, atendimentos clínicos e atividades propostas.
2024-05-2525/05/2024 O projeto de extensão participou da Mostra Sua UFMG, através das alunas Francielle Cristina Figueiredo e Fernanda Costa Souza, com demonstração dos métodos de higienização em próteses fixas sobre implantes e banner, no espaço da Odontologia na Mostra.
2023-12-2323/12/2023 A empresa de Implantodontia S.I.N. Implant System doou 2 kits protéticos novos completos, para uso dos alunos no projeto de extensão.
2023-12-2020/12/2023 O semestre 2023/2 foi o início do projeto de extensão, que contou com a participação de 12 discentes voluntários (após seleção com aproximadamente 50 candidatos inscritos). Foram ministradas aulas teóricas relacionadas com Implantodontia e procedimentos do projeto, atividade prática simulada de hands-on e atendimentos clínicos. Nas atividades teóricas, além dos professores da equipe, teve uma aula com uma professora convidada, cujo tema foi "50 anos de osseointegração: novidades, soluções e alternativas". As atividades práticas de hands-on foram desenvolvidas com manequins criados especialmente para o projeto, permitindo o manuseio dos instrumentais pelos alunos, domínio e aquisição de habilidades e competências para as práticas clínicas. Para as atividades clínicas foi criado um pontuário específico e os alunos foram divididos em duplas, sendo que ao final do semestre foram atendidos cerca de 10 pacientes, com demandas de manutenção e controle em Implantes, provenientes da FAO UFMG
2023-10-1717/10/2023 Desenvolvimento de manequins próprios para atividades pré-clínicas de Hands-on, simulando os pacientes que serão atendidos no projeto, assim como as suas próteses sobre implantes. Nestes manequins os alunos poderão aprender a manusear os instrumentais específicos para o atendimento em Implantodontia, assim como conhecer os tipos de próteses sobre implantes, suas características, dificuldades e peculiaridades do atendimento clínico.


Produções
  Tipo Título Data de publicação/ Entrega do produto Descrição
Expandir
Artigo a experiência de um projeto de extensão em manutenção de implantes dentários no uso de treinamento com hands-onA experiência de um projeto de extensão em manutenção de implantes dentários no uso de treinamento com hands-on 2025-09-1111/09/2025 LAGES, F. S.; CASTILHO, L. S. ; HORTA, R. A. D. ; SILVEIRA, R. R. ; VILACA, E. L. ; DIAS, D. R. . A experiência de um projeto de extensão em manutenção de implantes dentários no uso de treinamento com hands-on. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 13, p. 1-14, 2025.
Produto audiovisual news.paper mec.imNews.Paper MEC.IM 2025-05-0505/05/2025 O News.Paper MEC.IM é uma newsletter quinzenal desenvolvida por participantes do projeto e enviada por e-mail para todos os discentes cadastrados, com análise de um artigo científico, relacionado à temática da Implantodontia, de forma simples, leve e descomplicada, contribuindo para a formação de recursos humanos, letramento, divulgação e popularização da ciência.
Manual/Cartilha guia de higienização para próteses fixas sobre implanteGuia de Higienização para próteses fixas sobre implante 2025-04-2424/04/2025 ISBN: 978-65-01-44022-4
Artigo ateromatose calcificante de artéria carótida em radiografia panorâmica de rotina: um relato de caso clínicoAteromatose calcificante de artéria carótida em radiografia panorâmica de rotina: um relato de caso clínico 2025-04-0202/04/2025 DIAS, B. M. F. ; LIMA, R. R. ; RABELO, R. G. ; DIAS, D. R. ; VILACA, E. L. ; BRASILEIRO, C. B. ; LAGES, F. S. . Ateromatose calcificante de artéria carótida em radiografia panorâmica de rotina: um relato de caso clínico. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, p. 80-89, 2025.
Disciplina fao 030 manutenção e controle em implantodontiaFAO 030 Manutenção e Controle em Implantodontia 2025-03-1010/03/2025 A partir do 1º semestre de 2025, a equipe do Projeto de extensão ministra a disciplina optativa FAO 030 Manutenção e Controle em Implantodontia, para ampliar o conteúdo para uma maior quantidade de alunos da FAO UFMG, permitindo uma maior interação graduação-pós-graduação-extensão e aumentando as possibilidades de atendimento do projeto.
Monografia/TCC confecção de guia de higienização de prótese fixa sobre implantesConfecção de Guia de Higienização de prótese fixa sobre implantes 2024-11-1414/11/2024 TCC do estudante Rafael Rodrigues Santos, Faculdade de Odontologia da UFMG.
Orientador: Prof. Frederico Santos Lages
Monografia/TCC precisão dos torquímetros odontológicos em uso clínico: estudo in vitroPrecisão dos torquímetros odontológicos em uso clínico: estudo in vitro 2024-11-1212/11/2024 TCC do estudante Igor Barbosa Maciel Vidal, Faculdade de Odontologia da UFMG.
Orientador: Prof. Frederico Santos Lages
Anais os três pilares da universidade no projeto 'manutenção e controle em implantodontia'Os três pilares da Universidade no projeto 'Manutenção e controle em Implantodontia' 2024-10-1111/10/2024 DIAS, B. M. F. ; SANTOS, R. R. ; FRANCESCATO, O. ; VILACA, E. L. ; DIAS, D. R. ; LAGES, F. S. . Os três pilares da Universidade no projeto 'Manutenção e controle em Implantodontia'. In: 27º Encontro de Extensão UFMG, 2024, Belo Horizonte. 27º Encontro de Extensão. Belo Horizonte: UFMG, 2024.
Anais a experiência de hands on no projeto de extensão em manutenção de implantes dentários da fao ufmgA experiência de hands on no projeto de extensão em manutenção de implantes dentários da FAO UFMG 2024-07-1212/07/2024 HORTA, R. A. D.; CASTILHO, L. S.; VILACA, E. L.; SILVEIRA, R. R.; LIMA, R. R.; DIAS, D. R.; LAGES, F. S.. A experiência de hands on no projeto de extensão em manutenção de implantes dentários da FAO UFMG In: 59ª Reunião Anual da ABENO, 2024, Belo Horizonte. 59º Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. São Paulo: ABENO, 2024, v.24, p.266
Artigo gestão em um projeto de extensão universitária: uma abordagem multimeiosGestão em um projeto de extensão universitária: uma abordagem multimeios 2024-02-2626/02/2024





 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br