Estima-se que a incidência da Trissomia do cromossomo 21 (T21), também conhecida como Síndrome de Down, seja de um em cada 600 nascimentos, o que torna esta síndrome uma das mais comuns. Indivíduos com Trissomia do cromossomo 21 apresentam um fenótipo característico. Uma das características da síndrome é a hipotonia muscular na região da face. A hipotonia resulta em uma postura habitual de língua anteriorizada e de lábios sem vedamento e exerce impacto direto nas funções de fala, respiração, deglutição e mastigação. A Placa Palatina de Memória é um aparelho intraoral, confeccionado e adaptado pelo dentista, que possui estimuladores para lábios e língua que atuam na retração da língua e vedamento labial. Funciona como um estímulo capaz de promover aumento do tônus muscular orofacial e mudança da postura habitual de lábios e língua e, por isso, indicado para essa população desde os primeiros meses de vida, em conjunto com a terapia fonoaudiológica. A PPM quando indicada em idade oportuna resulta em melhora do tônus e da postura habitual dos órgãos fonoarticulatórios. Este projeto justifica-se pela importância da terapia fonoaudiológica em conjunto com o uso da placa palatina de memória para essa população. A placa palatina de memória é oferecida para bebês com T21 em um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG. Este projeto visa oferecer uma abordagem fonoaudiológica, por meio de orientações às famílias, em associação ao uso da placa palatina de memória.
Objetivo geral:
Oferecer uma abordagem fonoaudiológica, por meio de orientações às famílias dos bebês que fazem uso da placa palatina de memória, a fim de melhorar o tônus e a postura dos órgãos fonoarticulatórios desses bebês e, consequentemente, as funções estomatognáticas.
Objetivos específicos:
Objetivos
Prestar atendimento fonoaudiológico a crianças com Síndrome de Down, de 0 a 2 anos de idade que apresentem hipotonia e alteração de postura do lábio e da língua e fazem uso da placa palatina de memória.
Minimizar as alterações orofaciais existentes, corrigindo, desde cedo, a postura de língua, trabalhando o selamento labial com o objetivo de devolver a respiração nasal, treinar os músculos da face, deglutição e mastigação a fim de promover relevantes benefícios para a autonomia e qualidade de vida do paciente.
Proporcionar conhecimento diferenciado aos discentes envolvidos, através da relação interprofissional;
Levar à sociedade e, especificamente, aos pacientes com trissomia do 21 e seus familiares uma oportunidade de melhora da autonomia, da qualidade de vida e inserção social;
Avaliar, em curto, médio e longo prazo, os benefícios da terapêutica para as crianças com a síndrome de Down.
Metodologia:
O projeto de extensão será realizado na Faculdade de Odontologia da UFMG, em conjunto com outro projeto, existente de 2019 e registrado no SIEX sob o número 403675, que realiza a adaptação da placa palatina de memória em bebês com T21 de 2 meses a 2 anos de idade.
Os pacientes, indicados por hospitais e serviços de atenção à criança com Síndrome de Down, são agendados para a primeira consulta na Clínica da POMF da FO UFMG. Nesta consulta é realizada a ficha clínica, anamnese, moldagem do arco superior, fotografias e orientações sobre o projeto. O bebê é, na sequência, remarcado para segunda consulta para colocação e ajustes do aparelho e as consultas subsequentes são realizadas a cada 2 meses, aproximadamente.
No presente projeto, o bebê e a família passarão por avaliação fonoaudiológica na primeira consulta; na segunda consulta receberão orientações relacionadas a exercícios para a melhora da tonicidade da musculatura orofacial e postura de língua, bem como orientações quanto à alimentação, consistências e utensílios mais apropriados, retirada de hábitos orais deletérios, estimulação de linguagem, dentre outras. As orientações serão realizadas também nas consultas de rotina do paciente no projeto até recebimento de alta.
Serão selecionados alunos que já tenham cursado a disciplina de Desenvolvimento da Motricidade Orofacial, disciplina regular do curso de Fonoaudiologia, ou seja, alunos a partir do 4º período do curso de Fonoaudiologia. O processo seletivo será realizado semestralmente, com seleção de 4 alunos, os quais participarão do projeto por 6 meses.
Indicadores de avaliação:
Questionário de avaliação do atendimento pelos pais dos pacientes.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
A proposta de formação da equipe do projeto é: uma docente do curso de Fonoaudiologia (orientadora do projeto) e quatro estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFMG, a partir do 4º período.
O local de realização de todas as etapas do projeto será a Faculdade de Odontologia da UFMG. As atividades serão realizadas nas quintas-feiras das 8h00 às 12h00.
Os estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFMG selecionados participarão de treinamento para capacitação com relação às atividades do projeto e realizarão atividades de avaliação miofuncional orofacial dos bebês, orientações às famílias, discussão dos casos com a equipe multiprofissional, confecção de materiais como folders e cartilhas com orientações gerais e informações para os pacientes.
Plano de acompanhamento e avaliação:
Os alunos extensionistas serão orientados presencialmente pela professora do curso de Fonoaudiologia que acompanhará integralmente todas as ações.
Durante o período de realização do projeto os alunos realizarão a apresentação de seminários sobre o projeto e as atividades desenvolvidas. Será um momento onde eles poderão dar um feedback sobre o projeto de extensão que atuam.
Os alunos extensionistas apresentarão o trabalho executado ao longo do ano na Semana do Conhecimento da UFMG.
Os alunos extensionistas serão encarregados das anotações referentes aos atendimentos prestados nos prontuários.
Os pacientes atendidos realizarão uma avaliação do processo, identificando aspectos positivos, negativos e sugestões.
Os estudantes envolvidos participarão de autoavaliação e da avaliação do impacto do projeto para a sua formação.
Outros parâmetros de avaliação serão o número de atendimentos realizados e o número de publicações desenvolvidas.