A educação para o meio ambiente se faz fundamental na atualidade, uma vez que cada vez mais os problemas ambientais são parte da realidade das cidades e do campo, interferindo na vida cotidiana das comunidades. A evolução humana está relacionada intensamente com um processo de intervenção na natureza. Todas as transformações no meio ambiente provocadas pelo homem ocasionaram, ao longo dos anos, consequências graves à sobrevivência de espécies e manutenção de recursos naturais (OVERHAGE, 1971).
Em 1975, a UNESCO criou o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), que recomendava ações fundamentais a serem desenvolvidas pelos países, com atenção principal para os cuidados com o meio natural e artificial, considerando os fatores ecológicos, políticos, econômicos, sociais, culturais e estéticos. O Programa define também que a Educação Ambiental deve ser contínua, multidisciplinar, integrada com as diferenças regionais e com o objetivo de formar uma consciência coletiva, capaz de compreender a importância ambiental na preservação da espécie humana e estimular comportamentos cooperativos (LIMA, 1984).
O uso das mídias certamente é uma ótima ferramenta para este trabalho. Elas possuem um grande poder na transformação da consciência social. Nesse contexto, um programa de rádio educativo pode se tornar um canal de discussão da problemática ambiental, visando não somente a sensibilização do público, mas que essa discussão possa se propagar pela sociedade como um todo. O rádio é um meio de comunicação que oferece diversos serviços: informação, entretenimento e educação. Ele faz história e ainda estabelece relações com pessoas de diferentes localidades, com diferentes culturas e práticas (BARBOSA, 2003).
O rádio foi o veículo escolhido para a divulgação do programa por possuir credibilidade e proximidade com o público-alvo, além disso, um ouvinte pode receber uma mensagem radiofônica ao mesmo tempo em que executa outras atividades. Para alguns autores, o rádio possui características que conferem vantagens para esse meio de comunicação, entre elas a construção de imagens influenciada pela linguagem oral; capacidade de falar para milhões de pessoas ou para cada indivíduo; imediatismo e instantaneidade; simplicidade; baixo custo; mobilidade; função comunitária e função social (MCLEISH, 2001; ORTRIWANO, 1985).
Uma grande parcela da audiência do rádio é formada por um público jovem, porém ainda hoje, são poucos os programas radiofônicos informativos que se destinam especialmente para um público adolescente. Normalmente, os programas são direcionados ao público em geral ou a segmentos situados além do público jovem (PINHEIRO; LIMA, 2008).
Trabalhar essa abordagem com ouvintes jovens, pode, em longo prazo, disseminar dentro da sociedade novos pensamentos e valores que resultem em transformações nas atitudes do homem em relação à natureza. Enquanto que com o público em geral há a possibilidade de promover a quebra de paradigmas, mostrando que essas pessoas ainda são agentes de impacto na sociedade e ambiente em que se inserem.
Popularizar as informaçõessobre a fauna se torna de grande importância nos trabalhos de conservaçãode recursos naturais, pois os animais participam ativamente da construção e manutenção dosecossistemas, tendo grande relevância, inclusive em questões de saúde pública e bem-estar das populações humanas. Quanto maior o conhecimento sobre a ecologia dos animais silvestres, maiorserá a capacidade de utilizar recursos naturais com o menor impacto sobre o ambiente natural (MANTOVANI, 2001). Também é notável a necessidade de transpassar para além do meio acadêmico as informações e as discussões acerca da medicina, manejo e conservação das diversas espécies.
O rádio foi escolhido como o canal de comunicação pelas suas características de abrangência, acessibilidade e baixo-custo que o tornam meio efetivo para transmitir a mensagem.
Objetivo geral:
Procura-se proporcionar a inserção da problemática ambiental e da conservação de animais silvestres no dia-a-dia de jovens e adultos em um debate permanente de reflexão, prática e com caráter participativo por meio da elaboração e veiculação de programas de rádio.
Objetivos específicos:
Objetivos
• Fomentar a educação ambiental em um processo educativo não-formal;
• Levar ao público valores socioambientais sustentáveis;
• Divulgar projetos voltados para a conservação da fauna silvestre e a sua importância;
• Incentivar comportamentos e hábitos saudáveis e que resultem em um melhor aproveitamento e conservação dos recursos naturais;
• Desenvolver produtos midiáticos educativos em formatos alternativos;
• Desenvolver programas de radio educativos que são ao mesmo tempo forma de entretenimento;
• Criar produtos midiáticos capazes de serem reproduzidos em vários canais, notadamente programas de radio e produtos de áudio para a internet;
• Disseminar conhecimento para que os cidadãos possam se tornar agentes sociais conscientes em relação à conservação e proteção da natureza.
Metodologia:
Pretende-se produzir uma série de programasradiofônicos sobre educação ambiental com até 2 minutos de duração cada. As edições buscam veicular ideias sobre conservação da fauna silvestre, proteção dos ecossistemas e biomas brasileiros e a importância dos recursos naturais e sua relação com as comunidades humanas. Sempre incentivando a discussão de problemas e estimulando a participação do público e a exposição de ideias contrastantes e complementares.
A produção se viabilizará com o auxílio de parcerias e formação de grupos de trabalhos multidisciplinares, compostos por estudantes das áreas de medicina veterinária, ciências biológicas,engenharia ambiental e ciências socioambientais, buscando a participação de estudantes dos cursos de comunicação e educação.
A seguir são apresentadas as principais características preteridas para a série de programas:
Veículo: O rádio foi escolhido para a realização deste trabalho devido aos seus atributos e linguagem que possibilitam a identificação do público com o conteúdo transmitido. Características como mobilidade, acessibilidade, abrangência, baixo-custo, simplicidade e imediatismo são pontos altos desse canal.
Público-Alvo: O programa é destinado para um público jovem e adulto, os principais ouvintes do rádio. Acredita-se que esta audiência possa, em longo prazo, disseminar dentro da sociedade novos pensamentos e valores. As abordagens serão direcionadas tanto para moradores de áreas urbanas quanto áreas rurais.
Formato :Objetivando uma abordagem mais dinâmica, atraente e contemporânea, opta-se por um formato de programa híbrido, que tenha simultaneamente finalidades educativas, culturais, informativas e de entretenimento.
Periodicidade: A proposta é que o programa seja veiculado semanalmente. Este tempo de produção é requerido para a produção que inclui atividades de pesquisa, levantamento de dados, entrevistas e agendamento da participação de profissionais e pesquisadores convidados.
Tempo: Cada programa tem em média 2 minutos. Este tempo foi determinado levando-se em consideração as características do veículo e do público-alvo. Essa faixa de duração é considerada suficiente para abordar o assunto principal de cada programa, de uma maneira direta e didática, oferecendo ao ouvinte a expectativa pela edição seguinte.
Linguagem: Respeitando uma característica própria do rádio a locução é feita de forma como se os locutores estivessem conversando com o ouvinte, o que aproxima o público e cria uma relação de intimidade com o programa. Além de buscar apresentar as temáticas de maneira inclusiva e compreensível para as diversas faixas etárias, classes sociais e níveis de escolaridade.
Os programas serão divulgados em canal do Youtube e também serão buscadas rádios parceiras para veiculação dos mesmos.
Indicadores de avaliação:
A presente proposta envolve amplo processo de avaliação de seus resultados. Como as mensagens serão veiculadas em canal do YouTube os comentários e criticas feitas serão utilizados para a reflexão entorno da qualidade dos produtos gerados.
Na parceria com as rádios a avaliação dos parceiros, com sugestões demandas de temas e criticas também serão parte do processo de avaliação por parte da equipe do projeto.
Desta forma a avaliação do projeto será feita por meio da avaliação de seus produtos gerados.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O projeto se propõem a que os estudantes tenho total protagonismo na ação. Desta forma, todo processo de produção dos programas, passando pela escolha dos temas, redação das mensagens e gravação dos produtos será feita pelos estudantes. A publicação das mensagens, nas plataformas escolhidas e o envio para os parceiros, também é uma tarefa que cabe a estes.
Estes ainda serão responsáveis por buscar informações com os parceiros e nas plataformas de divulgação que embasem o processo de avaliação das ações do projeto.
Caberá aos estudantes a produção de trabalhos para apresentação dos resultados alcançados pelo projeto em eventos científicos, a produção de artigos e demais materiais de divulgação para a publicação destes resultados.
Os estudantes também serão responsáveis pela definição de estratégias e a seleção de novos integrantes para a equipe, bem como do processo de acompanhamento e apoio aos novos integrantes para a continuidade das ações previstas no âmbito do projeto.
Plano de acompanhamento e avaliação:
Tendo em vista que a extensão é uma atividade acadêmica todas as atividades dos estudantes será acompanhada e orientada pelo professor coordenador do projeto. Assim, a orientação passará pela delimitação do tema de cada produto, auxílio à redação das mensagens e o apoio a gravação das mensagens.
Também, será responsável por acompanhar os estudantes no contato com as rádios parceiras. Fará parte deste supervisionar o processo de seleção de novos membros e o apoio a integração destes ao projeto.
Processo de avaliação: A participação dos estudantes será feita por meio da realização de reuniões semanais. Esta será feita tendo em conta a capacidade de participação de trabalhos em equipe e seu relacionamento com os demais participantes do projeto.
Também será avaliada a qualidade da produção dos estudantes vinculados ao projeto.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Não
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
É importante ressaltar que a criação deste projeto é uma iniciativa do grupo de estudantes, que sentindo a necessidade de ampliar as discussões e os espaços de divulgação das informações envolvendo a conservação ambiental, de uma forma ampla, e o estudo de animais silvestres.
Porém, para que a perspectiva acadêmica da ação não fosse comprometida estes contam com o apoio e o trabalho conjunto dos professores coordenadores.
Assim, tem-se uma iniciativa colaborativa envolvendo todos os seguimentos da comunidade universitária em uma iniciativa não hierarquiza. Com a iniciativa dos próprios estudantes da montagem de equipe multidisciplinar, multiprofissional, para compor o grupo de trabalho.