O rádio é um meio de comunicação de alta penetrabilidade em todos os estratos sociais no Brasil. Porém, este alcance merece destaque nos estratos mais pobres. Nas cidades do interior as rádios locais desempenham importantes funções culturais e de identidade, por representarem e apresentarem demandas locais, servirem de meio de comunicação difusa da região e também por agregarem informações de utilidade pública em suas localidades.
Ao contrário do que se poderia imaginar, o surgimento e a crescente importância das “redes sociais” não diminui a importância do rádio como meio de comunicação, mas aumentou a capacidade de interação deste com as comunidades atingidas. Assim, novas demandas, sugestões e críticas passaram a chegar às rádios com maior frequência e assiduidade. Isso fez com que o rádio ganhasse mais agilidade para a capitação de informações e para a abertura à participação do público.
Com a criação do projeto de Apoio a Implantação de Curso Técnico em Agropecuária e a implantação destes cursos em cinco cidades do interior de Minas Gerais (Alvarenga, Carrancas, Central de Minas, Morro da Garça e Paineiras) houve a demanda e abertura das rádios locais para a divulgação das ações relacionadas aos cursos técnicos em seus municípios. Esta oportunidade de ampliação da visibilidade não só destes cursos, como da UFMG, que os apoia e supervisiona, é fundamental para uma instituição que quer ser reconhecida como tendo um impacto socialmente transformador. Assim também o é para a Escola de Veterinária, que terá seu nome vinculado a toda produção da série de programas de rádio. Mesmo, com o fim das atividades do projeto de apoio aos cursos Técnicos em Agropecuária, a presente proposta se manteve ativa em busca de articulação com novas rádios em cidades do interior.
Dada a amplitude de municípios atendidos, tornou-se inviável para a equipe o desenvolvimento de programas específicos para cada localidade atingida. Assim, cria-se um programa que poderá ser reproduzido em todos os municípios, onde parcerias sejam fundadas com as rádios locais.
A temática a ser tratada envolve aspectos da produção rural e peculiaridades da vida nas cidades do interior. O tratamento das informações técnicas é feito sob o princípio da dialogicidade, buscando processo de comunicação não impositivo. A linguagem utilizada é adequada para que estas possam ser facilmente entendidas por toda a população, sem com isso incorrer em reduções ou erros técnicos. Assim, a construção das mensagens é uma atividade de divulgação científica.
Objetivo geral:
Ampliar o público beneficiado pela Escola de Veterinária por meio da produção de programas de rádio com o objetivo de promover a divulgação científica de informações relevantes para a população de diversas cidades no interior.
Objetivos específicos:
Objetivos
-Produção de programas de rádio para veiculação de mensagens educativas voltadas à população de municípios rurais.
- Aumentar a integração dialógica da EV-UFMG com as comunidades do interior por meio de produção de programas de rádio com abertura para a demanda de temas por parte do público alvo.
- Implementar um trabalho de divulgação cientifica nas áreas da Ciências Agrárias por meio da produção de programas de rádio.
- Fomentar espaços para a divulgação científica para professores e estudantes de escola de Veterinária.
- Capacitar os estudantes da EV-UFMG para a produção de programas de rádio educativas.
- Reafirmar o compromisso social da Escola de Veterinária e da UFMG por meio da divulgação dos avanços gerados em âmbito acadêmico em um formato de fácil apreensão para todos.
Metodologia:
A viabilização do projeto se dá por meio da celebração de acordos entre a equipe da Escola de Veterinária (EV), a rádio UFMG Educativa e as rádios locais que se interessarem em transmitir os programas. A freqüência e os horários de transmissão serão definidos por cada parceiro local.
A escolha dos temas a serem abordados será feita pela equipe da Escola de Veterinária. Serão recolhidas demandas de temas enviados por ouvintes para os parceiros locais do projeto. Uma vez escolhidos os temas, a equipe elaborará os programas que terão duração de 2-3 minutos, formato de pílulas. Sempre que forem solicitados temas que fujam aos conhecimentos técnicos da equipe, serão buscados parceiros, com formação nas áreas abordados, para a revisão das informações a serem transmitidas.
Os estudantes membros da equipe serão responsáveis pela escolha dos temas e elaboração dos programas, que serão revistos pelo coordenador do projeto. Para a qualificação dos estudantes visando a construção das mensagens radiofônicas, serão incentivados a leituras de trabalhos na área da comunicação, envolvendo a produção de mensagens a serem veiculadas no rádio.
A equipe do projeto será responsável pela locução dos programas, dando créditos para os participantes na elaboração. Neste sentido a escola de veterinária fornece espaço para a gravação dos programas. A edição destes também ficará a cargo dos estudantes membros da equipe. Que passam por treinamento com o responsável pelo setor de áudio-visual da EV-UFMG. A rádio UFMG Educativa também participa com a cessão do estúdio e pessoal para a gravação dos programas.
Uma vez produzido os programas de rádio, a equipe da EV-UFMG os envia semanalmente para as rádios locais, dentro de sua disponibilidade na grade de horários, os programas a serem exibidos. Todo o material produzido pelo projeto fica disponível para consulta no site da EV-UFMG (www.vet.ufmg.br).
Na construção das mensagem é utilizada linguagem coloquial em processo comunicativo não impositivo. Deste modo, mesmo com as limitações próprias do rádio, busca-se a construção de processo dialógico no qual o público ouvinte tem liberdade para interpretar as mensagens.
Indicadores de avaliação:
O projeto passará por monitoramento semanal do envio dos programas para as rádios parceiras nos municípios do interior. Mensalmente será avaliado pelos parceiros quanto a qualidade dos programas enviados.
A sugestão de temas por ouvintes e também pelos participantes dos cursos técnicos será um indicador para avaliar a capacidade do projeto em gerar o sentimento de pertencimento nas localidades onde será transmitido.
Parcerias com outras rádios de diferentes municípios também será um indicador de qualidade dos programas, assim como a não permanência de alguma rádio na parceria.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
Para a execução de todas as atividades previstas há a necessidade de envolvimento de vários estudantes para a elaboração e locução das mensagens. Porém, o volume de trabalho requer que pelo menos 02 sejam bolsistas do projeto, isso porque, os programas devem ser catalogados e semanalmente enviados para os municípios que tiveram rádios envolvidas no projeto.
O primeiro bolsista terá a função de revisar os textos produzidos pela equipe da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG). Também será sua função o agendamento com a equipe da EV-UFMG para a gravação e a edição dos programas de rádio. Será de sua responsabilidade o arquivamento dos programas no site da EV-UFMG.
O segundo bolsista terá a função de captar as demandas de temas que surgem das rádios das cidades parceiras e fazer a divisão para elaboração dos programas pelos participantes da EV-UFMG. Este ainda será responsável por selecionar e enviar os áudios para os parceiros locais. Outra função destinada a este participante é o monitoramento da qualidade dos programas juntos as rádios parceiras.
Plano de acompanhamento e avaliação:
O acompanhamento e a orientação dos bolsistas será feito diretamente pelos coordenadores e co-coordenadores do projeto. Este também participará da revisão final dos textos a serem gravados, as sugestões de correção serão enviadas diretamente para o responsável pela elaboração do texto para que ele faça as devidas correções.
Mensalmente serão feitas reuniões com toda a equipe. Nestas os estudantes poderão exprimir suas dificuldades e anseios em relação a produção dos programas. Nestas reuniões também serão definidos temas a serem elaborados, programas e divisão das atividades para o próximo mês entre os participantes.
Processo de avaliação: Os estudantes serão avaliados segundo a qualidade dos textos produzidos, principalmente no que tange a inteligibilidade das mensagens. Também será avaliados pelo comprometimento ao enviar as mensagens para as rádios parceiras do projeto.
A organização de oficinas de produção de rádio nas cidades do interior também serão pontos a serem avaliados no trabalho dos estudantes.
O relacionamento com o público e o atendimento as demandas destes também serão itens do processo de avaliação dos discentes.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Sim
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
A articulação do presente projeto com outros do programa vinculador se dará pela demanda de parceiros locais para a construção dos programas de rádio. Quanto à integração ao projeto “Fala Bicho”, esta se dará por meio da aprovação e reedição de programas da série para o “Minuto no campo”. A abertura dos programas para consulta no site da EV-UFMG, além de ampliar os resultados diretos do “Projeto de implementação e Assessoria de Comunicação EV-UFMG” também leva um novo público a divulgação dos resultados de ações da EV-UFMG, aumentando a visibilidade desta.
Nos anos de 2020 e 2021, devido o contexto de pandemia, os programas foram escritos pelos estudantes, mas não gravados devido às restrições de acesso aos espaços da universidade em decorrência da pandemia. Por semestre são produzidos cerca de 60 programas de rádio da série.