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Projeto - 404778 - Educação permanente para farmacêuticos preceptores da atenção primária à saúde

Descrição
 
Introdução e justificativa:
A prática clínica farmacêutica tem como principal objetivo contribuir para redução da morbimortalidade relacionada ao uso de medicamentos, importante causa de sobrecarga dos sistemas de saúde na atualidade. Por meio desta prática, o profissional trabalha identificando, resolvendo e prevenindo problemas relacionados à necessidade, efetividade, segurança e/ou adesão à farmacoterapia, em colaboração com outros profissionais da saúde, visando auxiliar as pessoas que utilizam medicamentos a alcançar os objetivos terapêuticos e evitar efeitos negativos da farmacoterapia. Uma das limitações para o avanço quanto à oferta desta prática no sistema de saúde brasileiro é a carência de farmacêuticos com formação clínica. As mudanças nas diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Farmácia têm potencial para contribuir na transformação desse cenário. Porém, até que a nova geração de profissionais promova as mudanças necessárias na realidade, há de se envidar esforços para a educação permanente dos profissionais que já estão inseridos no sistema de saúde. Muitos destes não tiveram educação clínica formal em seus currículos de graduação, sendo urgente a oferta de apoio educacional apropriado para que desenvolvam competências clínicas e possam sistematizar suas práticas na assistência direta aos pacientes. Além disso, é importante possibilitar aos estudantes de graduação a vivência em serviço com preceptores que desenvolvam práticas coerentes com os padrões recomendados para o exercício clínico na Farmácia. Neste contexto, torna-se essencial prover ações de educação permanente para contribuir para o desenvolvimento das competências clínicas por farmacêuticos potenciais preceptores do estágio obrigatório em atenção primária à saúde do novo currículo de graduação em Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tais ações beneficiarão diretamente os farmacêuticos preceptores e indiretamente os estudantes de graduação em Farmácia e a comunidade assistida por tais profissionais na atenção primária à saúde.
 
Objetivo geral:
Oferecer ações de educação permanente para o desenvolvimento de competências clínicas por farmacêuticos que atuam no sistema de saúde e são potenciais preceptores de estudantes de graduação em Farmácia no estágio obrigatório em atenção primária à saúde, melhorando consequentemente a formação de futuros farmacêuticos e a assistência à saúde da população.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Identificar as necessidades educacionais relacionadas à prática clínica de farmacêuticos que atuam na atenção primária à saúde;
Realizar o planejamento das ações de educação permanente;
Oferecer apoio educacional e viabilizar as ações de educação permanente planejadas;
Avaliar os resultados das ações de educação permanente realizadas.
Metodologia:
Para identificar as demandas educacionais a serem trabalhadas assim como planejar as ações de educação permanente a serem desenvolvidas, serão realizadas:
- Reuniões periódicas da equipe do projeto de extensão, composta por representantes da universidade e do serviço de saúde;
- Entrevistas e observações nos cenários de prática dos beneficiários das ações de extensão.
As ações de educação permanente planejadas serão ofertadas por membros da equipe do projeto e outras pessoas convidadas, especialistas nas temáticas a serem abordadas, sempre com foco no desenvolvimento de competências clínicas de farmacêuticos que atuam na rede de atenção à saúde.
Tais ações poderão ser desenvolvidas utilizando a infraestrutura da universidade ou do serviço de saúde, conforme disponibilidade e interesse das partes envolvidas.
Ao término das ações, será avaliada a satisfação e a percepção de aprendizado dos beneficiários sobre a ação de educação permanente, além da percepção dos mesmos sobre o impacto da formação na qualidade dos atendimentos prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde e na qualidade da preceptoria que oferecem a estudantes de graduação.
 
Indicadores de avaliação:
- Número de encontros da equipe do projeto para planejamento da ações;
- Número de entrevistas e observações em campo realizadas com os beneficiários das ações;
- Número de participantes beneficiados diretamente com as ações de educação permanente;
- Número de estudantes beneficiados indiretamente com as ações de educação permanente;
- Número de usuários do Sistema Único de Saúde beneficiados indiretamente com as ações de educação permanente;
- Aplicação de questionários para avaliação do impacto das ações de educação permanente na perspectiva dos beneficiários.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Participar dos encontros de planejamento;
Realizar entrevistas e observações em campo;
Participar da oferta das ações de educação permanente;
Participar da avaliação das ações de educação permanente;
Elaborar, divulgar e publicar resumos em eventos e relato de experiência sobre a ação de extensão;
Cumprir as atribuições definidas em normas da extensão universitária.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Serão realizadas reuniões semanais com os estudantes membros da equipe para acompanhamento e avaliação do plano de atividades.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Este projeto de extensão faz parte da contrapartida oferecida pelo Departamento de Farmácia Social à Gerência de Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pela disponibilização de campos de prática e farmacêuticos preceptores para inserção semestral de 106 estudantes de graduação em Farmácia para estágio obrigatório de 30h semestrais na atenção primária do Sistema Único de Saúde. É desejo da equipe interinstitucional que o projeto seja perene ao longo dos anos e contribua para o aprimoramento da prática clínica farmacêutica e para a formação de profissionais de saúde de forma coerente com as demandas sociais.
 
 




 

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