A saúde vocal constitui uma questão de saúde pública que envolve diversos setores da sociedade. Estudos científicos indicam que os problemas de voz, ou disfonias, afetarão, em algum momento, aproximadamente um terço da população geral (Schwartz et al., 2009). Tais transtornos apresentam elevada prevalência, especialmente entre os profissionais da voz, em virtude da intensa demanda vocal no exercício de suas atividades. Considerando que a voz é um instrumento essencial de trabalho e de interação social, além de refletir a saúde física e mental, ela requer atenção e cuidados específicos. Assim, é fundamental que toda a população seja orientada quanto à importância do cuidado com a voz, incluindo-se também a prevenção do câncer de laringe. Sabe-se que a promoção da saúde compreende o desenvolvimento de habilidades individuais, comunitárias e institucionais, permitindo a tomada de decisões favoráveis e a participação ativa no planejamento e na execução de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e da saúde (Farinatti; Ferreira, 2006). Nesse contexto, foi criado o Programa Voz para Todos, uma iniciativa da área de Voz do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG. O programa possui caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, integrando as atividades de extensão ao ensino e à pesquisa. Trata-se de uma política preventiva voltada à promoção da saúde vocal da população. O Programa Voz para Todos abrange os projetos Promoção da Saúde Vocal (SIEX: 401271), Aperfeiçoamento da Voz Profissional (SIEX: 401959) e ObservaVoz (SIEX: 403092). Essa estrutura possibilita a ampliação do atendimento ao público-alvo — comunidade interna e externa à universidade — e contempla também a humanização dos serviços, com ações realizadas em diversos locais: (1) Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG, localizado no complexo São Geraldo-HC/UFMG, com orientações voltadas à prevenção e à assistência vocal de professores da rede municipal de Belo Horizonte; (2) Faculdade de Medicina da UFMG, oferece oficinas de condicionamento vocal adaptadas a diferentes públicos e fases da vida. Além dessas ações o programa disponibiliza gratuitamente ferramentas digitais (m-health e e-learning) voltadas aos cuidados com a voz, bem como plataformas de treinamento em voz para estudantes de Fonoaudiologia, desenvolvidas no âmbito da pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas pelo Grupo GP-Voz da UFMG. Dessa forma, estabelece-se um elo efetivo entre a universidade e a comunidade, tornando o projeto socialmente relevante e proporcionando aos acadêmicos experiências formativas valiosas para sua trajetória profissional.
Objetivo geral:
Promover a saúde vocal da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida por meio da assistência e ações educativas, preventivas e de orientação voltadas à qualidade vocal, aos comportamentos vocais profissionais e não profissionais, e à higiene vocal
Objetivos específicos:
Objetivos
Desenvolver ações educativas sobre os cuidados vocais para a comunidade, por meio de oficinas e outras atividades extensionistas.
Promover o atendimento em grupo a professores da rede municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos/PBH, responsável pelo encaminhamento periódico dos participantes.
Ampliar o campo de conhecimento e prática dos estudantes de graduação em Fonoaudiologia, especialmente na área da saúde pública e na prestação de serviços institucionais realizados no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG.
Desenvolver e divulgar materiais digitais, m-health, e-learning e plataformas de treinamento voltados ao ensino e cuidado com a voz.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da promoção da qualidade vocal e da orientação sobre comportamentos vocais adequados entre profissionais e não profissionais da voz.
Estabelecer prioridades pactuadas com a comunidade no que se refere aos aspectos da comunicação humana, promovendo ações participativas e alinhadas às demandas sociais.
Metodologia:
1. Desenvolvimento de ações educativas para a comunidade por meio de oficinas, teatro, salas ambientes, rodas de conversa, vídeo-aulas entre outras estratégias. Os alunos bolsistas e voluntários organizarão as atividades.
2. Identificação e encaminhamento de profissionais da voz vinculados à UFMG e a PBH com problema de voz comportamental para avaliação e atendimento em grupo pelos alunos sob supervisão do professor responsável.
2. Montagem de grupos de trabalho incluindo bolsistas e alunos voluntários. Alunos do 3º período ao 10º da Fonoaudiologia podem participar das ações que serão realizadas em escolas, asilos, creches, sindicato dos atores, igrejas e outros locais a combinar e do ObservaVoz. Os alunos dos períodos iniciais observarão e ajudarão na logística. Alunos do 5º ao 10º períodos poderão participar dos atendimentos clínicos. os alunos da pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG acompanham todas as etapas
3. Realização de pesquisa de base científica. Revisão de literatura para alicerçar o conteúdo das ações.
4. Elaboração e confecção de materiais para as ações.
5. Divulgação e patrocínio para promoção das ações.
6. Produção de artigos científicos.
7.Participação em congressos e eventos científicos
8.Montagem de palestras itinerante sobre a saúde vocal.
9. Montagem dos questionários de avaliação das ações de promoção e prevenção da saúde vocal (satisfação e conhecimento)
11. Alimentação do Instagran dos projetos.
12. Aplicar a novas técnicas de terapia vocal utilizando vários dispositivos e materias de apoio às práticas vocais (Apoio Chamada Conjunta PRPG/PROEX - 01/2024)
Indicadores de avaliação:
Questionário de satisfação do participante que recebeu as ações.
Questionário sobre o conhecimento quanto aos cuidados com a voz.
Avaliação final da assistência, aspectos positivos e negativos.
Avaliação pelo número de acessos do ObservaVoz.
Autoavaliação da participação de discentes da graduação e da pós-graduação.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
Reuniões semanais.
Supervisão da organização.
Acompanhamento in locu das atividades dos alunos.
Orientações individuais e em grupo aos alunos envolvidos.
Devolutivas para os alunos.
Discussão de casos.
Seminário para apresentação dos resultados dos projetos.
Desenvolver as atividades dos três projetos. Dar ampla divulgação das ações à comunidade. Alimentação do site e instagran dos projetos. Participação em reuniões, supervisão com os coordenadores, planejamento das atividades, organização de material. Participação de eventos científicos.
Plano de acompanhamento e avaliação:
Os estudantes serão avaliados de forma contínua, considerando critérios qualitativos e quantitativos, por meio da observação direta, registros das atividades, autoavaliação e supervisão docente. Os principais critérios de avaliação incluem: 1) Desempenho nas atividades previstas (Cumprimento das tarefas com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos; clareza, coerência e aplicabilidade das ações desenvolvidas (oficinas, atendimentos, elaboração de materiais etc.) 2)Responsabilidade (Cumprimento dos compromissos assumidos; cuidado com materiais, ambientes e recursos utilizados nas ações.3)Ética nas relações interpessoais (Respeito e postura ética nas interações com colegas, equipe de coordenação e comunidade atendida) 4)Assiduidade e pontualidade (Participação regular e pontual nos encontros, oficinas, atendimentos e demais atividades do programa; comunicação prévia em caso de ausências justificadas. 5) Comprometimento (Envolvimento ativo nas ações propostas, demonstrando interesse pelo aprendizado e pelos objetivos do projeto; colaboração nas atividades em grupo e disposição para aprimorar continuamente sua atuação. Proatividade (Iniciativa na proposição de soluções, sugestões de melhorias e execução das ações; participação ativa na construção coletiva do projeto). Autoavaliação e reflexão crítica (Capacidade de reconhecer avanços, dificuldades e necessidades de aprimorament
Informações específicas
Articulado com política pública:
Sim
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
Em 2025 o Programa Voz para Todos foi contemplado com recurso do Edital 2903/2024 PROGRAMA EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO (PROEXT-PG): FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E DEMOCRACIA CHAMADA CONJUNTA PRPG/PROEX – 01/2024. A Chamada visa ampliar e consolidar a relação entre Extensão Universitária e PósGraduação no âmbito dos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação da UFMG para promover impacto e transformação social em problemáticas e políticas públicas das áreas de direitos humanos, educação básica e profissional, meio ambiente, saúde e inovação.