O conceito de promoção de saúde é definido como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo (Carta de Ottawa, I Conferência Internacional de Promoção da Saúde (11/1986). Este documento menciona uma série de condições e recursos necessários para se ter saúde constituindo-se como uma atividade essencialmente intersetorial. A Fonoaudiologia, com seu conhecimento, está inserida neste contexto. A atuação fonoaudiológica na promoção da saúde vocal pressupõe a intervenção concreta e efetiva nas instituições e na comunidade. O fonoaudiólogo atua conectado às dinâmicas de transformação social, comprometido politicamente com a saúde e com a equidade. Estudos científicos mostram que os problemas de voz (disfonia) atingirão em algum momento 1/3 da população geral. Estes transtornos têm elevada prevalência em profissionais da voz devido à grande demanda vocal no exercício profissional. Assim sendo, professores, cantores, atores, dentre outros necessitam muitas vezes da assistência a saúde vocal. Contudo por apresentar condições, necessidades e exigências cotidianas e profissionais diferentes, estes profissionais também carecem de esclarecimentos e orientações sobre como manter e preservar a boa saúde vocal. Diante da alta prevalência da disfonia na população geral e em profissionais da voz este projeto se justifica como uma ação voltada para a prevenção das disfonias com foco nos cuidados da voz, na competência comunicativa e na prevenção do câncer de laringe. Nesta vertente este projeto de extensão acontece no campo da promoção da saúde vocal, ao longo do ano letivo, se estendendo a população da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a zona rural. O projeto também contempla a campanha anual de voz, estimulada em todo o país, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Objetivo geral:
Promover ações de promoção da saúde vocal para a população.
Objetivos específicos:
Objetivos
Desenvolver ações educativas sobre os cuidados vocais nas instituições e na comunidade por meio de oficinas, teatro, salas ambientes, rodas de conversa, entre outras estratégias.
Pesquisar, organizar e desenvolver o conteúdo científico das ações.
Estabelecer parcerias para divulgação da campanha nas mídias.
Ampliar o campo de conhecimento e de prática do aluno da graduação em Fonoaudiologia para a área da saúde pública.
Estabelecer interlocução com a população, instituições e órgãos da administração pública, incorporando o universo político que o rodeia e buscando sua inserção numa prática intersetorial.
Aplicar um questionário nos professores e em outros profissionais da voz que participarem das promoções da saúde vocal.
Estabelecer prioridades pactuadas com a comunidade no que se refere aos aspectos da comunicação humana.
Alimentar o instagran do projeto regularmente.
Realizar oficinas de condicionamento vocal com materiais de apoio, fornecidos pelo edital PRPG/PROEX
Metodologia:
A metodologia desta extensão envolve:
Desenvolvimento de ações educativas includentes nas instituições e na comunidade por meio de oficinas, teatro, salas ambientes, rodas de conversa, vídeo-aulas entre outras estratégias.
Os alunos bolsistas e voluntários organizarão estas oficinas, palestras, vídeo-aulas, teatro e etc.
2. Montagem de grupos de trabalho incluindo bolsistas e alunos voluntários. Alunos do 1º período ao 10º da Fonoaudiologia podem participar das ações que serão realizadas em escolas, asilos, creches, sindicato dos atores, igrejas e outros locais a combinar. Os alunos dos períodos iniciais observaram e ajudaram na logística.
Pesquisa de base científica. Revisão de literatura para alicerçar o conteúdo das ações.
Elaboração e confecção de materiais para as ações.
Produção de artigos científicos.
Montagem de palestras itinerante sobre a saúde vocal.
Montagem dos questionários de avaliação das ações de promoção da saúde vocal (satisfação e conhecimento)
Atualização do instagran do projeto
Indicadores de avaliação:
Questionário de satisfação do participante que recebeu as ações. Questionário sobre o conhecimento quanto aos cuidados com a voz antes e depois das oficinas.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
Fazer a atualização dos dados das palestras, campanhas e círculo de palestras.
Dar ampla divulgação das açoes.
Alimentar a midia social do projeto.
Executar as ações junto a comunidade.
Realizar pesquisas científicas
Plano de acompanhamento e avaliação:
Reuniões semanais. Uma vez por semana.Supervisão da organização.Acompanhamento in locu das atividades dos alunos. Orientações individuais aos bolsistas e em grupo Devolutivas dos alunos.
Processo de avaliação:
O desempenho do estudante será avaliado pelas supervisões, qualidade dos materiais educativos elaborados e observação direta do coordenador do projeto, com relação a interesse, iniciativa, assiduidade e desenvolvimento de ações inovadoras no projeto.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Sim
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
O projeto foi vinculado ao Programa Voz para Todos SIEX 500346 em 2015.Em 2025 o Programa Voz para Todos/ Projeto promoção da saúde vocal foi contemplado com recurso do Edital 2903/2024 PROGRAMA EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO (PROEXT-PG): FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E DEMOCRACIA CHAMADA CONJUNTA PRPG/PROEX – 01/2024. A Chamada visa ampliar e consolidar a relação entre Extensão Universitária e PósGraduação no âmbito dos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação da UFMG para promover impacto e transformação social em problemáticas e políticas públicas das áreas de direitos humanos, educação básica e profissional, meio ambiente, saúde e inovação.