Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 400171 - Projeto Boletim Bairro a Bairro

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O Boletim Bairro a Bairro é um projeto vinculado ao Carro-Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais e caracteriza-se como um instrumento de comunicação e interação entre as comunidades que integram o Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Foi implementado em 1997, por iniciativa de uma aluna do Curso de Graduação em Biblioteconomia que, sendo moradora de um dos bairros então atendidos pelo Carro Biblioteca, decidiu desenvolver um projeto que contemplasse uma publicação de caráter comunitário.

Em sua concepção original, o projeto caracterizou-se pela publicação de informações utilitárias e de fácil leitura, visando a comunicação de assuntos do cotidiano das comunidades. Contudo, em 2016 o boletim foi reestruturado, recebeu novo layout de forma a refletir uma identidade própria. Desde então, é produzido mensalmente em oito páginas de formato A5 com tiragem de 120 exemplares impressos na Imprensa Universitária da UFMG e também disponibilizado online na plataforma ISSUU.

Também em 2016 foi realizada a digitalização e disponibilização online dos boletins anteriores (https://issuu.com/boletimbairroabairro), com intuito de preservar a memória das comunidades atendidas pelo Carro Biblioteca nos últimos 20 anos, visto que as comunidades visitadas se alteram ao longo do tempo. O propósito desta ação é destacar as mudanças de foco do boletim e das comunidades, seus anseios e preocupações de acordo com as tendências temporais.

Atualmente, o projeto tem o intuito de ampliar a participação dos usuários do Carro na redação das matérias veiculadas no boletim, para que as comunidades tenham o sentimento de pertencimento dessa publicação e seus anseios e demandas sejam, de algum modo, externados. Sua distribuição acontece na primeira semana de cada mês entre os usuários das comunidades atendidas pelo Carro.

A receptividade do Boletim Bairro a Bairro pelas comunidades é avaliada positivamente: os usuários, além de demandarem a entrega mensal do boletim, valorizam a publicação e participam de sua concepção sugerindo matérias e assuntos a serem veiculados.

O desafio atual é a reaproximação dos usuários do Carro Biblioteca por meio do Boletim bairro a bairro após o período de afastamento causado pela pandemia COVID-19. É necessário ampliar a interface de comunicação entre as comunidades e adequar seu conteúdo às atuais demandas de informação literária e utilitária identificadas nessas localidades.
 
Objetivo geral:
Adequar o conteúdo do Boletim bairro a bairro às necessidades e anseios de informação literária e utilitária das comunidades atendidas pelo Carro Biblioteca da ECI/UFMG, publicando mensalmente novas edições tanto na versão impressa quanto eletrônica.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
-Proporcionar a publicação dos textos elaborados pelas comunidades estreitando sua interação com o Programa Carro Biblioteca.
-Divulgar as possibilidades de leitura existentes no acervo do Carro-Biblioteca de forma lúdica e criativa.
-Ampliar sua disseminação com a versão online.
-Organizar atividades visando a introdução do bolsista do Boletim nos conceitos básicos da literatura na área de comunicação comunitária.
-Divulgar o projeto Voz e voto nas comunidades, ampliando seu alcance e penetração entre os usuários do carro Biblioteca.
Metodologia:
-Interação direta entre bolsistas e usuários do Carro para redação e edição do boletim pelos bolsistas.
-Inclusão ou adequação de colunas que contemplem os anseios das comunidades.
-Distribuição da versão impressa nas comunidades atendidas pelo Carro biblioteca.
-Parceria com redes sociais da ECI (Biblioteca, Carro Biblioteca e ECI) para divulgação mensal da versão online.

O bolsista segue um cronograma mensal em que há reuniões de trabalho para avaliação do impacto do número recém distribuído nas comunidades bem como criação e aprovação de pauta e redação de matérias para o número seguinte. Findo este processo o boletim é editorado pelos bolsistas e, posteriormente, enviado para a Imprensa Universitária. Após a impressão ocorre a distribuição nas comunidades durante a visita do Carro Biblioteca. A consecução desta rotina é promovida pelo contato direto do bolsista do Boletim com a comunidade, incentivando sua participação na produção das matérias. Esta metodologia garante a circulação mensal do Boletim, a integração da equipe com a comunidade e a integração entre os diferentes projetos do Programa Carro-Biblioteca.
 
Indicadores de avaliação:
Troca de e-mails semanais com e reunião presencial mensal entre o bolsista e a coordenação do projeto a fim de verificar o nível de integração entre as comunidades e o projeto; conteúdo e adequação da linguagem do Boletim e dos demais instrumentos de comunicação e informação produzidos; consonância de interesses entre o público-alvo e a equipe; consonância entre as informações produzidas no boletim e os objetivos do Programa Carro-Biblioteca.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
(Para plena implementação da proposta, são necessários 4 bolsistas, considerando-se o atendimento presencial do Carro Biblioteca às comunidades (segunda a sexta-feira), além de todo processo de editoração do boletim).

-Participação do bolsista na Semana do Conhecimento da UFMG.
-Redação de artigo acadêmico a ser submetido a periódico e/ou evento compatível.
-Participação de discussões teóricas demandadas pela coordenação do Projeto Boletim Bairro a Bairro e pela coordenação do Programa e dos demais projetos que o integram, com objetivo de definir atividades que busquem aproximar os usuários ao Carro Biblioteca.
-Definição de estratégias metodológicas visando implementar atividades para que os moradores das comunidades participem de forma direta do processo de elaboração da pauta, produção e distribuição do Boletim.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
O desenvolvimento do projeto é elaborado em conjunto pela coordenadora do projeto e bolsista através da indicação de leituras, reuniões de pauta, elaboração e revisão dos textos, produção do boletim. As atividades são estabelecidas em reuniões presenciais mensais e trocas de e-mails periódicas. As visitas às comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca para distribuição do Boletim são realizadas pelo próprio bolsista semanalmente.

Processo de avaliação:
O bolsista terá a supervisão permanente da coordenação. Além disso, avaliações de equipe serão feitas mensalmente, através de reuniões, com a apresentação de comentários dos bolsistas sobre o desenvolvimento das etapas do trabalho, identificando dificuldades e possíveis meios de solucioná-las.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Não
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Após dois anos de interrupção, a versão impressa do Boletim voltará a circular entre as comunidades a partir de setembro/2022 com edições mensais constantes. O boletim bairro a bairro não teve nenhuma edição impressa durante o período de afastamento do Carro Biblioteca às comunidades por ocasião da pandemia COVID-19, embora sua edição e divulgação tenham acontecido normalmente desde março de 2020 através de postagens no Instagram oficial do Programa Carro Biblioteca.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br