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Programa - 500001 - Carro-Biblioteca: Frente de Leitura

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O Programa Carro Biblioteca da Escola de Ciência da Informação atende comunidades periféricas de Belo Horizonte e região desde sua concepção em 1973. O foco é o atendimento a localidades que não disponham de biblioteca pública ou comunitária em seu entorno. O principal objetivo deste projeto é oferecer acesso ao universo cultural e informacional através de uma biblioteca móvel, promovendo novos olhares sobre o conhecimento.
Nos cinquenta anos de ações pertinentes à democratização do acesso à informação e fomento à leitura, pôde-se perceber mudanças significativas nos perfis de usuários frequentadores do Carro Biblioteca. São desde senhoras a procura de romances em série até crianças encantadas pelo artefato 'livro', pouco usual em seu contexto social e cultural. Atualmente, o usuário também se apresenta com nítido interesse pelo ambiente eletrônico, demandando informações, entretenimento e lazer no meio virtual. Por isso, as interações com o Carro Biblioteca extrapolam os espaços visitados e se estabelecem também nos espaços da internet através das redes sociais que permitem ampliar o contato com outros públicos e divulgar as ações do Programa.
A infraestrutura do Carro Biblioteca permite a disponibilização de informações sobre a UFMG, o acervo literário do Carro e sobre as próprias comunidades. Atualmente as comunidades atendidas pelo projeto são:
-Comunidade Paulo VI
-Comunidade São José da Lapa
-Comunidade Nova Pampulha
-Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Deve-se ressaltar que ao enfocar as ações em termos de uma cidadania informacional, acredita-se que o Programa e seus projetos contribuam para que os diferentes atores participem, de forma concreta, enquanto sujeitos. Os projetos vinculados Rádio janela e Boletim bairro a bairro, por exemplo, são elaborados com a participação dos usuários do Carro nas comunidades.
Em comemoração aos cinquenta anos do Programa Carro Biblioteca, foi acordado em 2023 um termo de parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG com o objetivo de se trabalhar a educação ambiental nas comunidades. Essa ação acontece a partir da mobilização de materiais educativos acessíveis aptos a despertar o interesse e a curiosidade dos usuários pelas questões ambientais e pelas práticas de conservação e preservação ambiental, realizadas sobretudo nas comunidades tradicionais urbanas e rurais.
A educação ambiental é fundamental para que a sociedade possa ter uma relação mais sustentável com o meio ambiente e a literatura pode ser uma ferramenta valiosa nesse sentido. Além disso, a promoção da leitura e do acesso à informação é um direito fundamental de todo cidadão, e as bibliotecas têm um papel importante na democratização do acesso à cultura e ao conhecimento.
A inserção de uma proposta de educação ambiental no Programa Carro Biblioteca se justifica pela necessidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis. Visto a proximidade do Carro com as comunidades atendidas, espera-se que o Programa possa alcançar esse propósito, pois a educação ambiental deve ser uma prática permanente e interdisciplinar, que vá além das questões ambientais. Dessa forma, a educação ambiental não se restringe apenas à transmissão de informações sobre a preservação do meio ambiente, mas envolve uma reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza.
As questões ambientais serão abordadas no carro Biblioteca a partir das práticas de incentivo e de mediação da leitura realizadas pelos projetos vinculados com o público regularmente atendido nas comunidades periféricas e mensalmente, nos finais de semana e férias, com o público espontâneo que frequenta o MHNJ.
 
Objetivo geral:
Disponibilizar os serviços de biblioteca junto a comunidades periféricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana com vistas a promover o acesso e a democratização da informação, além de trabalhar a temática educação ambiental nas comunidades atendidas, principalmente no MHNJB/UFMG, a partir da mobilização de materiais educativos acessíveis voltados às questões ambientais com conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Viabilizar que o programa promova ações de difusão à informação e de acesso ao conhecimento;
Articular o diálogo entre as comunidades, tendo como centralidade a difusão de informações;
Propor, através de ações educativas, a construção e o desenvolvimento de uma cidadania informacional, cultural e socioambiental;
Promover atividades de extensão, pesquisa e ensino utilizando como objeto o Carro Biblioteca;
Constituir-se em espaço propício para que os alunos da graduação da ECI vivenciem experiências concretas relacionadas tanto à pesquisa quanto à extensão;
Ofertar obras literárias que abordem questões sobre resíduos sólidos, coleta seletiva, reutilização de água, conservação de espécies animais e vegetais, equilíbrio de ecossistemas, entre outras temáticas que envolvam a educação ambiental;
Ampliar a proposta piloto do MHNJB/UFMG para outros locais de reconhecida ação em prol das questões socioambientais, como a Estação Ecológica da UFMG e parques da cidade de Belo Horizonte e adjacências;
Sensibilizar prioritariamente o público infantil, predominante no Carro Biblioteca, sobre as questões ambientais e práticas sustentáveis no cotidiano familiar;
Destacar, através de ações lúdicas como jogos e brincadeiras, datas importantes que marcam o calendário ambiental;
Metodologia:
Cada comunidade atendida recebe a visita do Carro Biblioteca uma vez por semana. O Carro tem um ponto de parada fixo em cada comunidade, permanecendo ali por um período de duas horas. Durante essa permanência é necessário a presença de bolsistas de extensão que auxiliem os usuários em buscas referenciais por informações utilitárias ou escolares, nos processos de empréstimo, devolução e renovação de obras literárias além da execução de ações específicas demandadas pelos projetos vinculados. Os projetos atuais são a Rádio Janela, o Voz e voto e o Boletim Bairro a Bairro.
O modelo de trabalho seguido pelo Programa Carro Biblioteca acontece a partir da análise das demandas inerentes ao atendimento do Carro nas comunidades, com planejamento mensal e distribuição semanal de demandas. Desse modo, os bolsistas estarão à disposição do programa e não de projetos específicos, sendo direcionados para executar as tarefas necessárias de acordo com as prioridades que se apresentarem, inclusive pelos projetos vinculados. Essa metodologia visa:

-adequar o Programa e projetos vinculados ao número de bolsistas PBEXT;
-integrar os projetos vinculados para perfeita aplicação das propostas nas comunidades;
-promover a participação conjunta entre os bolsistas e as comunidades atendidas, de modo que haja reciprocidade ativa nas ações propostas;
-capacitar a equipe de bolsistas para atuação nas comunidades diante de público heterogêneo;
-ampliar a participação dos bolsistas com foco no todo e não apenas em ações isoladas, fomentando a autonomia, senso de iniciativa e proatividade entre eles.

A expectativa para o cumprimento das metas propostas para os próximos anos é que os bolsistas possam atuar especificamente nos projetos. Para tanto, faz-se necessário um número mínimo de quatro bolsistas fixos, sem vínculo com qualquer outro projeto, para atendimento das rotinas do Programa e um bolsista por projeto para desenvolver ações próprias junto às comunidades todos os dias da semana.
 
Indicadores de avaliação:
Cada projeto vinculado será acompanhado pelos coordenadores do Programa para que possam, em consonância, atingir as metas estabelecidas em suas propostas. Prevê-se ainda, como elemento articulador entre os projetos, encontro trimestral com a participação de todos os integrantes do Programa para exposição e avaliação dos resultados alcançados até então. Outra ação é a participação de todos os projetos na Semana do Conhecimento e socialização dos resultados via artigos e eventos acadêmicos. Pretende-se, ainda, fazer uso da aplicação de questionários para estudo de comunidades afim de apurar os avanços obtidos pelo programa. Outros procedimentos avaliativos são: elaboração de relatórios semestrais sobre o fluxo de empréstimos do carro, bem como de interação de utentes com o acervo e os relatórios anuais dos projetos vinculados.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Todos os bolsistas executam funções características de 'auxiliares de bibliotecas itinerantes', sendo responsáveis pelas seguintes ações: realização de pesquisas utilitárias e/ou escolares; empréstimo e devolução do acervo; cadastro de usuários; estatísticas e relatórios de usos; divulgação e execução das atividades dos projetos vinculados junto ao público atendido nas comunidades; organização do acervo; apoio à catalogação de novos itens; desenvolvimento de oficinas literárias; manutenção e difusão de informações nas redes sociais do Programa; apoio a demandas de levantamento de dados relacionadas aos projetos vinculados, além de outras ações determinadas pela coordenação.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Acompanhamento efetivo do progresso dos bolsistas com orientação, treinamentos e reuniões frequentes durante as visitas às comunidades e desenvolvimento das demais atividades.

Processo de avaliação:
Visando consolidar os elementos teóricos, estimula-se que os bolsistas produzam sínteses e reflexões em relação às leituras realizadas, de forma que se possa repensar as decisões e propor-se soluções mais adequadas face às dificuldades que se apresentam no contexto de realização do trabalho.

Orienta-se a elaboração de relatórios que apresentem resultados das interações dos usuários com as ações concretizadas pelo Programa.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Importante marco para a história do Programa em seus 50 anos é a parceria firmada em 2023 com o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, o que irá permitir a atuação do Carro Biblioteca em questões inerentes ao desenvolvimento de uma cidadania informacional, cultural e socioambiental. Isso terá reflexo não apenas em seu acervo mas também nas temáticas e ações dos projetos vinculados e em todos os atendimentos prestados, seja no MHNJB ou nas comunidades.
 
 




 

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