Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404704 - DIAGNÓSTICO MICOLÓGICO E MICOTOXICOLÓGICO: APLICAÇÕES EM SAÚDE PÚBLICA E ANIMAL (2023-2028)

Descrição
 
Introdução e justificativa:
As doenças fúngicas veterinárias têm sido negligenciadas ao longo dos anos, apesar de sua disseminação pelo mundo. As micoses representam um problema crescente na medicina humana e, são cada vez mais frequentes os episódios em medicina veterinária. Além disso, alguns destes fungos são capazes de produzir as chamadas micotoxinas, produtos tóxicos do seu metabolismo secundário, que podem ocasionar desde problemas leves de saúde até a morte, de animais e humanos. Como consequência desta preocupação relacionada aos fungos e micotoxinas, constata-se uma grande demanda por laboratórios especializados que possam servir de suporte para as ações de promoção da saúde pública e animal.
Desta forma, a ação proposta visa atender as necessidades de diagnóstico das diversas áreas do conhecimento em Medicina Veterinária: Clínica Médica, Produção Animal, Inspeção de Produtos de Origem Animal, Saúde Pública, etc... com foco em Micologia e Micotoxicologia. Além disso, o projeto irá favorecer a participação do alunado em ações extensionistas, ensino e pesquisa fortalecendo o ensino-aprendizagem, por meio do envolvimento de professor e aluno-comunidade no processo de construção do conhecimento, partindo da realidade concreta; dando direcionalidade e orientação na construção do conhecimento. O projeto poderá proporcionar envolvimento de alunos do Ensino Técnico (nível Médio), de Graduação e de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária, e de outras Unidades da UFMG e ainda, de alunos e professores/profissionais de outras Universidades e Centros de Pesquisa, com possibilidade de gerar publicações na forma de teses e dissertações, artigos completos e trabalhos apresentados em Congressos, nacionais e internacionais. A equipe que atuará no projeto é capacitada e tem atuação no diagnóstico micológico e micotoxicológico, com várias publicações sobre o tema.
Assim, o projeto “DIAGNÓSTICO MICOLÓGICO E MICOTOXICOLÓGICO: APLICAÇÕES EM SAÚDE PÚBLICA E ANIMAL (2023-2028)” visa oferecer para a comunidade interna e externa, uma opção de qualidade, para o Diagnóstico Micológico e Micotoxicológico, através da disponibilização de recursos técnico-laboratoriais e recursos humanos especializados, do Laboratório de Micologia e Micotoxinas da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Desta forma, estaremos contribuindo para a proteção e promoção da saúde humana e animal, além do desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro e brasileiro.
 
Objetivo geral:
Realizar análises laboratoriais relacionadas ao diagnóstico micológico e micotoxicológico e áreas correlatas dentro da Medicina Veterinária.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
- Prover diagnóstico especializado em micologia e micotoxicologia que contribua para correta aplicação de estratégias de controle e prevenção e assim proteja a saúde dos seres humanos e animais;

- Fornecer dados que auxiliem no monitoramento das micotoxinas de importância para o agronegócio brasileiro;

- Orientar produtores e técnicos, quanto a programas de gerenciamento de micotoxinas em plantas de produção agropecuária;

- Desenvolver e validar metodologias para a detecção e quantificação de micotoxinas, além da produção de padrões;

- Formar, atualizar e capacitar profissionais e técnicos em Diagnóstico Micológico e Micotoxicológico;

- Fortalecer o papel da UFMG no setor agropecuário, colaborando com ações diretas e indiretas para o desenvolvimento sustentável do setor.
Metodologia:
O projeto possui equipe técnica altamente qualificada e contará com equipamentos adequados que darão suporte às análises. Atualmente, as atividades* que fazem parte do escopo analítico do projeto são:
- Exame direto
- Citologia
- Cultura e isolamento
- Identificação microbiana por métodos clássicos
- Identificação microbiana por espectrometria de massas
- Identificação microbiana por técnicas moleculares
- Contagem padrão em placas de bactérias aeróbias mesófilas
- Contagem total de bolores e leveduras
- Avaliação da atividade antifúngica de produtos
- Ensaios de capacidade probiótica
- Detecção e quantificação de micotoxinas em matrizes diversas
- Desenvolvimento e validação de metodologias analíticas diversas
- Avaliação da atividade anti-micotoxina de produtos comerciais registrados e prospecção de novos produtos
- Produção de micotoxinas
As amostras serão recebidas no Laboratório de Micologia e Micotoxinas, por pessoas devidamente treinadas e habilitadas para as tarefas. A metodologia será ajustada para cada caso com base em dados de literatura.
*Novas atividades poderão entrar no escopo do projeto durante sua vigência.
 
Indicadores de avaliação:
Ao final do período de vigência do projeto será elaborado relatório final das atividades realizadas que serão apresentados à Câmara Departamental.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Treinamento dos estudantes em técnicas laboratoriais diversas por meio do auxílio aos serviços prestados.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Plano de Acompanhamento e Orientação
Acompanhamento sistemático das atividades e frequência do bolsista;
Orientação e supervisão direta na execução das atividades prevista no plano de atividades.

Processo de Avaliação
O estudante será avaliado pelo seu relacionamento com os demais membros da equipe do laboratório, bem como por sua presteza na execução das atividades e qualidade das atividades executadas. Esta avaliação ocorrerá por meio de reunião semanal com a coordenação do projeto.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
O gerenciamento financeiro ficará a cargo da Fundação de Estudo e Pesquisa e Extensão (FEPE) e acompanhamento pela Coordenação do Projeto. A FEPE providenciará nota fiscal e cobrança bancária para os pagamentos.
A carga horária dedicada ao projeto pela equipe coordenadora será compatível com o estabelecido nas normas vigentes da UFMG para execução de atividades de extensão.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br