Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Programa - 500305 - Programa integrado de extensão da Fazenda de Igarapé/Escola de Veterinária

Descrição
 
Introdução e justificativa:
Este programa visa coordenar todos os projetos de extensão vinculados à Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa da Escola de Veterinária da UFMG.
Os principais projetos hoje implementados na fazenda são: projeto de implementação de boas práticas na produção de ovos, projeto de implementação de boas práticas na fabricação de rações e o curso de inseminação artificial.
Este programa visa continuar os projetos já em andamento além de fomentar novos projetos e cursos de extensão. Além disso o programa visa aumentar o diálogo da Fazenda/Universidade com a comunidade.
 
Objetivo geral:
Coordenar todos os projetos de extensão vinculados à Fazenda de Igarapé.
Treinar os alunos na aplicação de ferramentas de qualidade na fazenda.
Orientar produtores interessados em avicultura.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
- Continuar a desenvolver Manual de Boas Práticas de Produção de Ovos Comerciais;
- Continuar a desenvolver Manual de Boas Práticas de Fabricação de Rações;
- Boas práticas de produção e adequação de projetos.
- Implementar ferramentas que aprimorem os cursos de extensão oferecidos;
- Continuar a implementar os procedimentos descritos neste manuais nos setores a que se referem, utilizando a ferramenta PDCA (planejar, fazer, checar e agir);
- Capacitar os alunos a trabalharem com Programas de Qualidade, formando técnicos qualificados para o mercado de trabalho carente deste tipo de profissional;
- Capacitar os funcionários da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa a trabalharem com Programas de Qualidade, através de treinamentos e monitoramentos;
- Formar Equipe Interna de Qualidade na fazenda para garantir a continuidade dos Programas de Qualidade após a implementação das Boas Práticas de Produção e Fabricação.
Metodologia:
Este projeto visa dar continuidade aos programas implantados na Fazenda de Igarapé: Estudo de Caso I – Continuidade dos trabalhos de Boas Práticas de Fabricação na Fábrica de Ração e Estudo de Caso II – Continuidade dos trabalhos de Boas Práticas de Produção de Ovos. Serão desenvolvidos dois manuais, sendo Manual de Boas Práticas de Fabricação na Fábrica de Ração para o Estudo de Caso I e Manual de Boas Práticas de Produção de Ovos para o Estudo de Caso II. E Implementar o Estudo de caso III- Aprimoramento dos Cursos de extensão. Todas as Instruções de Trabalho dos principais procedimentos serão descritas e disponibilizadas para consulta na área de trabalho a que se referem. Os programas de qualidade serão monitorados semanalmente e para cada não conformidade encontrada será proposta uma ação corretiva. Estes serão registrados em formulário próprio para posterior avaliação da evolução do programa de qualidade. Todos os treinamentos realizados pertinentes à continuidade dos programas de Boas Práticas serão registrados. Serão realizadas auditorias trimestrais de procedimentos e registros, com aplicação de checklist específico para cada setor. Estes checklists serão desenvolvidos baseados em Mazzuco et al. (2006), Brasil (2007) e Brasil (2009). Todas as auditorias serão fotografadas a fim de destacar as falhas e melhorias detectadas. Ao final de cada auditoria será realizada reunião com a administração da fazenda, a equipe interna de qualidade e os funcionários do setor para apresentar os pontos de melhoria. Um plano de ação será elaborado contendo as datas para correção das falhas acordadas entre todas as partes. As auditorias serão pontuadas segundo a presença ou ausência de não conformidades e as medianas dos checklists serão calculadas a fim de apresentar a evolução da implementação do programa de qualidade.
 
Indicadores de avaliação:
Acompanhamento semanal dos trabalhos dos bolsistas envolvidos;
Pesquisas de satisfação junto aos alunos dos cursos ministrados;
Aumento do número de cursos oferecidos;
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Quatro visitas mensais à Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa para monitoramento dos Programas de Qualidade – Arquivamento do Registro de Monitoramento na Fazenda e Verificação dos mesmos mensalmente pelo Orientador.
- Descrição de quatro Instruções de Trabalho por mês, treinamento dos funcionários quanto à instrução de trabalho e disponibilização das mesmas no setor a que se referem. As Instruções de Trabalho serão previamente aprovadas pelo Orientador e os treinamentos devem ser registrados em formulários próprios para verificação mensal do orientador.
- Descrição dos Manuais de Boas Práticas e entrega do mesmo até dez de 2014.
- O orientador auditará os setores e a documentação a cada três meses, acompanhado dos alunos (Monitores de Qualidade), registrando no Checklist a evolução do Programa de Qualidade.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Os bolsistas serão acompanhados semanalmente pelo professor orientador

Processo de avaliação:
Observação e aplicação de checklist. Frequência e assiduidade dos bolsistas
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
-
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br