Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 400151 - Promoção de saúde bucal para adolescentes

Descrição
 
Introdução e justificativa:
A adolescência representa um período de risco para doenças bucais como cárie e doença periodontal, uma vez que o adolescente não é mais beneficiado pelo cuidado e atenção dispensados às crianças nem desfruta da proteção associada ao adulto (WHO, 2005; Davoglio et al., 2009). O Projeto Promoção de Saúde Bucal para Adolescentes criado com o intuito de realizar ações de promoção de saúde, bem como o atendimento odontológico de adolescentes residentes em Belo Horizonte que trabalham e estudam e não têm condições de serem atendidos nos horários das disciplinas curriculares e outros projetos da Faculdade. Os alunos participantes mostram-se satisfeitos e valorizam o aprendizado durante a participação no projeto.
 
Objetivo geral:
A partir de uma prática de promoção da saúde, proporcionar atendimento odontológico para adolescentes; além de promover discussão, produção de material e divulgação de conteúdos relacionados ao público adolescente.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
- Propiciar ao aluno conhecer as especificidades de assistência a essa parcela da população;
- Permitir que o aluno adquira maior treinamento do desenvolvimento do raciocínio diagnóstico, decisão de tratamento;
- Proporcionar ao aluno um treinamento e aperfeiçoamento de sua prática clínica;
- Capacitar os alunos para compartilhar conhecimento por meio de interação por meio de ferramentas digitais.
Metodologia:
O projeto será oferecido semestralmente a 15 alunos do 7º ao 10º períodos para atuarem como operadores, 15 alunos do 2o período para atuarem como auxiliares e alunos da Pós-graduação da FO-UFMG. Aqueles dentistas formados que se interessarem pelo projeto poderão participar como monitores.
O atendimento odontológico será direcionado aos adolescentes na faixa etária de 12 a 19 anos, que se apresentarem por livre demanda e também para os adolescentes que fazem parte da Cruz Vermelha e prestam serviço na UFMG. Serão realizadas discussões dos casos clínicos com os alunos participantes do projeto. Os pacientes receberão orientações para melhorar e controlar sua própria saúde e também a saúde bucal e será incentivando o auto-cuidado. Essas orientações serão realizadas individualmente e na sala de espera pelos acadêmicos, onde cada semana um tema diferente, relacionado a saúde, será discutido enquanto os pacientes estiverem aguardando o atendimento.
O atendimento clínico envolverá procedimentos de atenção primária e secundária. Quando houver necessidade, o paciente será encaminhado para o projeto ASSISTÊNCIA EM IMAGINOLOGIA E RADIOLOGIA BUCO MAXILO FACIAL NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG para realização de radiografias panorâmicas. A parceria com o PROJETO DE EXTENSÃO TERAPIA PERIODONTAL DE SUPORTE amplia a integralidade do atendimento dos jovens.
Ao final de cada semestre será realizada uma atividade de avaliação no qual os alunos poderão expressar suas percepções com relação ao projeto. Os pacientes avaliam o projeto por meio de um questionário.

Realizar um estudo com o objetivo de validar o método “in lux” como técnica para a realização dos treinamentos de calibração de examinadores de inquéritos epidemiológicos de saúde bucal. Serão avaliados os agravos cárie, condição oclusal e traumatismo dentário em adolescentes de 12 a 19 anos.

A partir da suspensão das práticas presenciais em função da pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2020, as ações do projeto foram adaptadas para atividades remotas compreendendo estudo, discussão, produção de material e divulgação de conteúdos relacionados ao público adolescente.
 
Indicadores de avaliação:
PROJETO: A avaliação do projeto será realizada semestralmente pelos alunos participantes, pacientes, coordenadores e pelos adolescentes. Os coordenadores e alunos avaliarão o projeto por meio do levantamento da produtividade e qualidade dos procedimentos realizados na clínica (procedimentos clínicos e número de pacientes atendidos). Os adolescentes e familiares serão orientados a escrever, em formulários sem identificação, positivos e negativos relativos ao projeto. Os estudantes respondem dois questionários: um no início do semestre, para avaliar as expectativas em relação à participação no projeto; e outro ao final do semestre para o relato das experiências e da avaliação das atividades desenvolvidas.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Em decorrência da pandemia Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas. Dessa forma o plano de trabalho da bolsista foi modificado. Aproveitamos o uso de rede social (Instagram do projeto) para manter contato com os seguidores, em sua maioria, estudantes da FAO UFMG. A proposta é fazer postagens frequentes e avaliar a interação dos seguidores.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
o trabalho dos participantes é acompanhado por meio de reuniões quinzenais e avaliação das postagens.

Processo de avaliação:
Os participantes são avaliados por meio das atividades realizadas.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
O Projeto tem buscado ampliar suas ações estreitando contato com outros projetos de extensão que tem como público alvo adolescentes, além de interagir com disciplinas de graduação.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br