Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404356 - Apoio a Pecuária Bovina no Contexto da Agricultura Familiar em Itabira-MG

Descrição
 
Introdução e justificativa:
A Agricultura Familiar engloba todas as populações socialmente excluídas do meio rural. No Brasil, a agricultura familiar representa um extrato marginalizado e excluído das políticas de desenvolvimento agrário. Com isso, apesar de representar aproximadamente 73% das propriedades rurais, ocupa apenas 23% da terra, podendo ser considerado seguimento vítima da injusta distribuição fundiária no país.
Apesar da conjuntura desfavorável, este segmento da produção rural produz cerca de 23% do valor bruto da produção, contribuindo com a maior parte do abastecimento do mercado interno do país. Porém, sua importância não se restringe aos aspectos produtivos e econômicos. A agricultura familiar guarda formas de distribuição de renda que faz com que esta seja mais equitativamente distribuída.
Em sua forma de organização, a agricultura familiar se organiza a partir de comunidades. Estas que ao possuírem formações culturais próprias, se articulam de acordo com as condições ambientais e as injunções sociais próprias. Deste modo, a agricultura familiar traz consigo a cultura e os valores locais, justamente estas que se traduzem como a identidade das comunidades rurais e dos próprios municípios.
No município de Itabira-MG a importância da agricultura familiar se faz sentir, uma vez que aproximadamente 75% da mão de obra alocada em atividades agropecuárias atuam em contexto de agricultura familiar. Esses dados confirmam a importância deste setor para a produção agropecuária, mas também para a reprodução da cultura local. Deste modo, o investimento no apoio à agricultura familiar reflete a concepção do meio rural para além da produção agropecuária, entendendo-o como um local de produção e reprodução da cultura e da identidade local.
Dada a sua formação sócio antropológica específica, trabalhos de extensão rural junto a agricultura familiar devem ser dotados de adequações metodológicas. Dentre estas destaca-se a necessidade de tratamento horizontalizado, valorização dos saberes e anseios destes produtores, bem como compreensão das condições ambientais, de mercado e sociais nas quais a produção é realizada. É neste sentido que se propõe o presente projeto, que visa a atenção específica e exclusiva à agricultura familiar, como componente do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina em Itabira-MG”. Com isso, reflete-se a relevância da inclusão da agricultura familiar como público alvo das políticas municipais e o esforço da gestão municipal em incluir esta população, que por muitos anos foi excluída das políticas de desenvolvimento, nas políticas agrárias municipais.
A atenção especial à agricultura familiar se justifica devido a seu menor acesso à informação, a atuação em mercados com maior grau de imperfeições, apresentam questões econômicas e sociais que impactam a produção e a inserção de sua produção no mercado. No escopo do programa, a inserção desta ação se justifica pelo fato da maioria das unidades de produção familiar se dedicarem à produção de bovinos. Neste sentido, propõem-se a atuação do projeto reconhecendo a importância da agricultura familiar para a produção agropecuária do município.
Outro ponto que merece destaque quando se trata da agricultura familiar é a questão da sucessão familiar. Sabe-se que uma questão que a agricultura familiar no Brasil enfrenta diz respeito ao êxodo de jovens, que ocasiona a não sucessão familiar. Situação que gera a desestruturação das comunidades rurais e também afeta os mercados agroalimentares locais. Nesta perspectiva, a busca pela sustentabilidade das atividades, alvo deste projeto junto a produção familiar, visa o alcance da sucessão familiar por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
Uma vez que a oferta de assistência técnica ainda é uma questão para este segmento da agricultura nacional, a existência deste projeto reflete a sensibilidade da gestão local em apoiar os produtores e produtoras familiares, contribuindo para a superação de desigualdad
 
Objetivo geral:
Desenvolver trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural de forma contínua para a bovinocultura desenvolvida no contexto da agricultura familiar no município de Itabira-MG.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Por meio de metodologias adequadas fornecer aos agricultores familiares do município de Itabira-MG trabalho de assistência técnica e extensão rural;
Contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar com a sustentabilidade das atividades e o alcance da sucessão familiar;
Desenvolver trabalhos específicos junto a jovens agricultores e agricultoras;
Contribuir para a integração das diferentes políticas desenvolvidas no meio rural que tenham por objetivo beneficiar a agricultura familiar e as comunidades rurais;
Possibilitar o desenvolvimento de aulas práticas dentro das atividades que compõem o projeto;
Possibilitar a realização de estágio e a curricularização de práticas extensionistas.
Metodologia:
O projeto seguirá a metodologia proposta por Prado e Ramirez (2011) referente ao desenvolvimento de atividades de extensão rural que tenham como público alvo a agricultura familiar. Neste sentido os autores propõem a superação de práticas de difusão de inovações em prol de atividades que se guiem por princípios educacionais, com a horizontalidade no tratamento entre agricultores e a equipe do projeto. Com especial atenção aos princípios de respeito aos saberes e à cultura das comunidades rurais. Privilegiando práticas dialógicas e participativas, de preferência apoiado em práticas comunitárias. Ampliando os impactos socialmente transformadores e a interação dialógica da Universidade.
O projeto é articulado às outras ações do programa “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina em Itabira-MG", deste modo as atividades terão início a partir da aplicação de diagnóstico de situação. A partir deste momento a equipe local do projeto irá selecionar os agricultores e agricultoras familiares que serão alvo deste projeto.
Neste sentido, os produtores serão atendidos de forma contínua ao longo da execução da ação de extensão. Nestas serão privilegiadas atividades que gerem a capacitação dos produtores para que eles próprios resolvam as questões enfrentadas na execução da atividade de pecuária bovina. A atuação, emancipadora neste sentido, tem o protagonismo dos núcleos familiares, o que gera benefícios para toda a comunidade, uma vez que a troca de informações e conhecimentos é uma característica da agricultura familiar.
Nas propriedades que for possível o trabalho com público jovem este será realizado levando-se em conta questões de gênero e geração, de modo a proporcionar a superação das limitações impostas por estas. Desta forma, buscar-se-á a articulação com outras políticas de apoio à população jovem do campo.
Apesar do foco do trabalho ser a produção de bovinos, o trabalho será desenvolvido na perspectiva holística, levando-se em consideração a integração das diferentes culturas desenvolvidas em regime de produção familiar. Assim, o trabalho respeitará a vinculação aos mercados e as estratégias de reprodução dos grupos familiares.
Todas as ações de visitas as propriedades rurais contarão com a presença de um professor ou estudante de pós-graduação vinculado a equipe do projeto.
METAS
O projeto acompanhará de forma permanente 30 propriedades rurais de agricultura familiar do município de Itabira-MG;
Articulação com outros projetos desenvolvidos pela gestão municipal, notadamente os que tenham como público alvo a agricultura familiar.
 
Indicadores de avaliação:
O projeto será avaliado pela gestão municipal, produtores atendidos, discentes que compõem a equipe. Estas perspectivas de avaliação tem por objetivo a contínua qualificação das atividades desenvolvidas do projeto. Para a avaliação da gestão municipal serão levados em conta os resultados obtidos pelo projeto quanto a satisfação dos agricultores familiares. A avaliação direta dos produtores será feita por meio de consultas pela equipe da secretaria e aplicação de questionário. Já os discentes farão a avaliação tendo em vista os aspectos acadêmicos, incluindo o impacto na formação e a interação com os produtores e os demais integrantes da equipe.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Os estudantes que compõem a equipe participarão da organização e realização de todas as atividades previstas pelo programa. Deste modo, terão a possibilidade de vivenciar a atuação profissional, dentro das habilitações de cada curso, em trabalhos de atenção à produção de bovinos.
Assim, serão responsáveis pela programação do atendimento às propriedades, o agendamento com os produtores e os parceiros. Também será de responsabilidade destes a confecção de relatórios e criação e abastecimento de planilhas para organização das atividades e gestão das propriedades. Também será tarefa destes a elaboração de textos para o contínuo abastecimento dos resultados do registro SIEX do programa.
Seguindo a dinâmica do projeto os estudantes serão responsáveis pela realização dos diagnósticos de situação e a elaboração de propostas de intervenção técnica em cada propriedade atendida pelo programa. Quando expostos a questionamentos por parte dos professores, serão responsáveis pela elaboração de pesquisas para a busca de respostas a estas questões. Estes serão responsáveis pela produção de conteúdo para divulgação nas redes sociais do programa. Ainda, caberá a estes a elaboração de trabalhos científicos para a apresentação em eventos e a publicação em veículos especializados.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Os estudantes serão orientados de forma contínua pelos professores que compõem a equipe do projeto. Deste modo, terão atuação a campo totalmente supervisionada por professores, o que dependendo da situação pode ser realizado por estudantes de pós-graduação. Este processo contará ainda com reuniões semanais para alinhamento das ações do programa e orientações quanto às intervenções técnicas realizadas em cada propriedade.

Processo de avaliação:
Os estudantes serão avaliados pelo seu relacionamento com os outros integrantes da equipe e os produtores, público alvo do projeto. Também serão avaliados pela qualidade técnica das atividades desenvolvidas no âmbito do programa. Neste processo os produtores e os integrantes da equipe do programa ligados a prefeitura municipal serão consultados pelo desempenho dos estudantes.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
É cada vez mais evidente a necessidade de diversificação econômica dos municípios onde a atividade minerária historicamente compôs a matriz econômica local. Com esta preocupação a gestão municipal se propõe ao investimento em extensão rural para incremento da atividade de pecuária bovina no município de Itabira-MG. Neste sentido, as ações do programa potencializam os resultados já alcançados por outras políticas voltadas ao apoio aos produtores rurais como a Patrulha Agrícola, o Projeto Agrowin, CRASIR, programa de transporte da produção agropecuária, entre outras.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br