Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 401000 - Orientações fonoaudiológicas às gestantes e nutrizes

Descrição
 
Introdução e justificativa:
APRESENTAÇÃO
O projeto orientações fonoaudiológicas às gestantes e nutrizes, desenvolvido desde 2004, vem trazer uma proposta de orientações sistemáticas tanto para as gestantes quanto para as nutrizes do Hospital das Clínicas da UFMG sobre assuntos fonoaudiológicos pertinentes ao período por elas atravessado. As gestantes são orientadas na recepção do Instituto Jenny Faria e as puérperas no alojamento conjunto do Hospital São Vicente de Paulo.
A equipe fonoaudiológica, é integrada por graduandos do 4°, 5°, 6° e 7° períodos do curso de Fonoaudiologia da UFMG, coordenados por duas docentes do referido curso. Além dos aspectos de extensão o projeto inclui a experiência em docência, uma vez que os graduandos dos 5º, 6º e 7º período atuam como monitores dos recém ingressos na proposta, ou seja, os alunos do 4º período
As atividades são realizadas buscando-se o apoio multidisciplinar, demandando sempre o contato com os demais profissionais responsáveis pelas intervenções junto às gestantes e nutrizes, como os médicos e residentes, enfermeiros, técnicos e assistentes sociais. Dessa forma, o projeto busca uma atuação completa para oferecer orientações pertinentes e satisfatórias. Durante o perído de pandemia da COVID-19 o projeto migrou suas atividades para a rede social Instagram.
O referencial teórico adotado é o preconizado pelo Ministério da Saúde, considerando que o HC possui a certificação como Hospital Amigo da Criança.

JUSTIFICATIVA
A sucção realizada na mama é um ato de extrema importância para o desencadeamento correto do circuito fisiológico da respiração, sucção e deglutição (Nóbile, 1998). O aleitamento materno aguça os sentidos de olfato, paladar, tátil, visual e auditivo; propicia um crescimento facial harmonioso; prepara a face para o nascimento correto dos dentes decíduos; trabalha os músculos dos lábios, língua e da face, facilitando a elevação da língua e o fechamento dos lábios, preparando a musculatura para a mastigação; propicia a respiração nasal; empreende um grande exercício muscular, preparando os músculos para ter uma boa mobilidade na produção dos sons da fala (Cunha, 2001). Entretanto, o trabalho realizado com gestantes, além de estimular o aleitamento materno, deve informar também a respeito da transição de alimentos, da necessidade de sucção e do desenvolvimento da audição e linguagem (Sampaio, 1997).
Um estudo observou que a grande maioria das gestantes inicia o pré-natal por volta dos cinco meses, sendo que este se resume a consultas a ginecologistas. As gestantes entrevistadas referiram necessidade de um espaço especial, no qual possam receber orientações e informações que tirem suas dúvidas (Sampaio, 1997). Para amamentar é preciso mais que um desejo, um seio e um bebê. Qualquer problema que ocorra por ocasião do aleitamento materno tem uma origem anterior aquele momento e envolve muitas pessoas e acontecimentos, que devem ser devidamente (Lana, 2001).
Frente ao exposto verifica-se ser essencial que tanto a gestante quanto a nutriz sejam apoiadas por profissionais que possam sanar suas dúvidas durante o período de gestação e o processo de aleitamento, tornando esse momento rico em estimulação e vivência, maximizando desta forma o desenvolvimento global do lactente. Sendo a Fonoaudiologia uma ciência que tem por meta manter e/ou promover o desenvolvimento otimizado do recém-nascido em relação ao sistema sensório motor oral, audição, linguagem e desempenho global, justifica-se a inserção da mesma na equipe de profissionais que atuam, no período pré e peri-natal.
 
Objetivo geral:
Orientar as gestantes e nutrizes do Hospital das Clínicas da UFMG sobre a importância do aleitamento materno e sua relação com aspectos das áreas de Motricidade Orofacial Linguagem e Audição.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
- Orientar as gestantes e nutrizes sobre: a importância do aleitamento materno; as desvantagens dos hábitos orais deletérios; a transição alimentar e o desenvolvimento do sistema sensório motor oral; como estimular os aspectos da linguagem visando o desenvolvimento adequado do bebê; a importância da realização da otoemissão acústica (Teste da Orelhinha).

- Possibilitar ao discente prática em atividades de promoção de saúde, com caráter interdisciplinar, operacionalizando a relação teoria x prática.
Metodologia:
Os acadêmicos participantes do projeto deverão ter cursado a disciplina “Desenvolvimento da Motricidade Orofacial”, ofertada no 3º período do curso de Fonoaudiologia. Estarão envolvidos no projeto 20 alunos, sendo cinco do 4º período, cinco do 5º período, cinco do 6º período e cinco do 7º período.
A proposta de intervenção que caracteriza o projeto acontece em duas frentes distintas. Em uma delas, as gestantes são abordadas, quinzenalmente de segunda a sexta-feira, por dois acadêmicos de Fonoaudiologia do 4º período e um monitor dos demais períodos na recepção do Instituto Jenny Faria, nos horários de 07:30 às 07:50 e de 12:20 às 12:40. Na outra, as nutrizes do alojamento conjunto do Hospital São Vicente de Paulo (HC-UFMG) também são orientadas por acadêmicos do 5º, 6º e 7º períodos de segunda a sexta, após às 13:00h, em escala pré-definida.
As abordagens preconizam uma interação dialógica com as mulheres, evitando o modelo de palestras e transmissão vertical de conhecimento.
As mães recebem informações gerais baseadas na Iniciativa Hospital Amigo da Criança em grupo e/ou individualmente, de acordo com suas necessidades específicas. Os materiais utilizados no projeto constam de cartazes, fotos ilustrativas, bonecos e modelo de mamas.
Dos aspectos gerais podem ser abordados, de acordo com a demanda doas gestantes ou nutrizes: vantagens do aleitamento materno, posicionamento do binômio mãe-bebê, sinais da pega correta, importância do leite posterior. Em todas as abordagens busca-se abordar as especificidades da Fonoaudiologia, como uso de chupeta e mamadeira e o teste da Orelhinha, a Importância da estimulação para o desenvolvimento da linguagem e os comportamentos que o bebê é capaz de suscitar e demonstrar.
 
Indicadores de avaliação:
O projeto é avaliado de forma continuada pelos seguintes procedimentos: a) Discussão do aprendizado nas reuniões; b) Verificação da atualização do material didático empregado; c) Processo de auto-avaliação; d) Discussão com as equipes do Instituto Jenny Faria e do alojamento conjunto.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Todos os alunos deverão participar dos grupos de discussão e supervisão clínica, além de realizar as leituras indicadas. No 4º período cabe aos acadêmicos pesquisar e elaborar orientações e ministrá-las no Instituto Jenny Faria. Nos demais períodos supervisionar atividades do 4º período e atender no Alojamento Conjunto.
No período da pandemia de COVID-19 esses grupos são divididos nas atividades para alimentação da rede social Instagram.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Grupos de discussão com apresentação de temas pertinentes previamente escolhidos e supervisão clínica.

Processo de avaliação:
Os alunos são avaliados a) Quanto a sua participação nas atividades propostas, levando-se em consideração a disponibilidade e capacidade em planejar e ministrar as orientações; b) Freqüência, pontualidade e postura ética nas orientações, supervisões, reuniões e grupos de discussão; c) Avaliação da capacidade de discussão sobre as ações desenvolvidas no projeto; d) Auto-avaliação quanto ao impacto (positivo e negativo) do projeto em sua atuação prática e concepções teóricas.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Este projeto realiza suas ações através de uma abordagem humanizada, indo além dos aspectos tradicionais, procurando entrar no cotidiano de cada mãe e dar o suporte necessário de acordo com a demanda de cada uma.

No desenvolvimento das ações não é possível se restringir aos aspectos fonoaudiológicos sem abordar questões pertinentes ao aleitamento materno em si. Entretanto, se a mãe já apresenta conhecimentos suficientes as abordagens se concentram nas especificidades da área fonoaudiológica.

Este tipo de abordagem individual e mais próxima é mais bem aceita e mais passível de incorporação como conhecimento a ser utilizado e aplicado por estas gestantes e nutrizes. A disseminação do conhecimento sobre o que os bebês são capazes de realizar e principalmente sobre a importância da troca na relação mãe-bebê, se tornam instrumentos potencializadores e incentivadores quando o assunto é estimulação e manutenção do aleitamento materno exclusivo.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br