Os programas de rádio além de atuarem conjuntamente com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, visam à educação básica e superior, à educação permanente e formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional.
A aquacultura é uma das atividades que mais tem crescido no mundo nos últimos anos. Desempenha um papel econômico e social de grande importância, através da produção de alimento e geração de emprego, renda, e promoção da igualdade social. A ideia do programa. Diante da importância da aquacultura, o programa “Na onda da Aquacultura” surgiu com base no sucesso do programa já existente na Escola de Veterinária da UFMG “Prosa de Bicho”, procurando oferecer ao ouvinte uma visão multidisciplinar sobre este grande tema denominado aquacultura.
“Na onda da Aquacultura” é um programa de rádio que será produzido em torno de um grande tema central: Aquacultura, onde os textos serão produzidos por alunos do curso de aquacultura em disciplinas variadas e serão corrigidos por professores do curso de Aquacultura da UFMG que lecionam essas disciplinas. O programa busca informar e instruir cidadãos comuns sobre diversos temas que estão relacionados á aquacultura, como piscicultura, ostreicultura, mitilicultura, carcinocultura e cultivo de peixes ornamentais, onde procurará trazer informações sobre a biologia, a fisiologia, métodos de produção, controle sanitário e processamento de pescado para consumo humano, utilizando um vocabulário simples, objetivo e direto.
Para a produção desse programa foi feita uma parceria entre a rádio UFMG-Educativa e a EV-UFMG. A produção dos programas para a veiculação em uma rádio educativa, de uma concessão direta à UFMG, implica na maior facilidade de acesso às produções pelo público, uma vez que estes podem ser disponibilizados em outras fontes, como sites, e a isenção de patrocínio e controle de outros parceiros. Implica também em estabelecer e/ou ampliar a integração da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG) e a própria UFMG com os setores da sociedade na qual ela se encontra inserida, promovendo a integração dialógica da Universidade com a sociedade em geral e entre a Escola de Veterinária e os outros setores da UFMG. Isso proporcionaria uma maior visibilidade à Escola de Veterinária e ao curso de Aquacultura, tornando-os mais conhecidos e reconhecidos interna e externamente, o mesmo acontecendo com a rádio UFMG e a própria Universidade. As ações a serem desenvolvidas compreendem iniciativas que, ao firmar o processo de interação desejado, com identificação das questões postas pelas comunidades, a prestação de serviços de utilidade pública, o treinamento e exercício de estudantes, professores e membros da população, todos se credenciando como atores sociais relevantes, proporcionarão maior visibilidade à Escola de Veterinária, tornando-a mais conhecida e reconhecida interna e externamente, o mesmo acontecendo com a rádio UFMG e a própria Universidade. Assim a construção das mensagens é realizada de forma a reforçar a indissociabilidade entre o ensino, orientação para a produção das mensagens, a pesquisa, a qualificação dos estudantes para a construção e desenvolvimento dos programas, e a Extensão, uma vez que a exibição dos programas se destina a um público externo. O programa será produzido na forma de “pílulas” - programas com curta duração -, cerca de três a quatro minutos cada. O fato de ser produzido em pílulas permite que a cada dia da semana possa abordar o assunto em pauta sob um ponto de vista diferente.
Objetivo geral:
A produção de programas de rádio com mensagens informativas, educativas, facilmente inteligíveis, para a veiculação na rádio UFMG-Educativa, com a finalidade de estabelecer e/ou ampliar a integração da Escola de Veterinária da UFMG e a própria UFMG com os setores da sociedade na qual ela se encontra inserida como também gerar conhecimento e divulgação do curso de aquacultura da UFMG.
Objetivos específicos:
Objetivos
1. Promover a interação e integração da Escola de Veterinária, como unidade universitária, com a sociedade na qual ela se insere. 2. Incrementar o conhecimento, reconhecimento e visibilidade do curso de Aquacultura. 3. Prestar serviços de utilidade pública relativa á piscicultura, ostreicultura, mitilicultura, carcinocultura e cultivo de peixes ornamentais. 4. Criar oportunidades para a formação e atualização de estudantes e professores, fundamentadas em perspectivas concretas da realidade brasileira, e, assim, franquear dentro da academia o ensejo à participação cidadã. 6. Apresentar uma forma alternativa de divulgação científica atendendo a exigência quanto a transformação social. 7. Cumprir a função social da Escola de Veterinária, como instituição universitária pública, no que tange ao papel de ouvir, dialogar e prestar informações à sociedade
Metodologia:
O desenvolvimento das atividades preconizadas se concretiza mediante esforços conjuntos do Curso de Aquacultura, da Escola de Veterinária da UFMG e da Rádio UFMG Educativa. Compete à emissora, a cessão do espaço, instalações e instrumentais, com horários e dias estabelecidos para a gravação e editoração dos programas a serem veiculados. Compete-lhe, outrossim, a orientação na produção das matérias, a supervisão dos textos, a direção das gravações e a veiculação das mensagens, isto é, dos programas. À Escola de Veterinária cabe a seleção, elaboração e gravação das mensagens. É de sua responsabilidade a organização da estrutura destinada a garantir a interação dos programas, ou seja, o sistema de comunicação em mão-dupla. Para o alcance destes objetivos será criado um endereço eletrônico para a comunicação do público com a equipe executora, o que já é alcançado, uma vez que as demandas que chegam até o site da EV-UFMG são direcionados para a equipe executora. A variedade desses meios auxiliares permitirá que público de vários setores e camadas sociais reaja e se articule com a produção, de modo a participar na construção das temáticas a serem selecionadas para compor os respectivos programas e, assim, contribuir para superar a limitação interativa. Faz-se a condução do projeto articuladamente á várias disciplinas do curso de Aquacultura. A produção dos programas da série é uma avaliativa opcional para os estudantes matriculados na referida disciplina. Para tanto os alunos escolhem os temas que mais se afinam e constroem as mensagens sob a orientação do professor responsável pela disciplina. Preferencialmente, o próprio redator do texto/mensagem faz a respectiva gravação. Contudo, em caso de recusa, a gravação é feita por monitores do projeto. Os programas são gravados no estúdio da Rádio UFMG Educativa, localizada no Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM). Após serem gravadas e editadas as mensagens serão veiculadas na rádio UFMG em duas exibições semanais, às 10:00 aos sábados e domingos e também são permanentemente disponíveis no site da EV-UFMG. É exigido que os estudantes para a construção das mensagens não cometam erros técnicos e ainda que se apresentem em linguagem leve e interativa.
Indicadores de avaliação:
O projeto é avaliado em termo da temática escolhida para os programas; a interatividade com o público interno e externo; quanto ao retorno à equipe do site; qualidade técnica e inteligibilidade das mensagens veiculadas. O interesse dos estudantes em participar da elaboração dos programas e o número de programas gravados também são indicadores para a avaliação dos trabalhos.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O aluno participará na elaboração e gravação dos programas; na discussão e seleção das temáticas pertinentes; prestando atendimento ao público por e-mail, e emissão de repostas; avaliando suas próprias ações, o projeto em andamento e o envolvimento do público; organizando e compondo um banco de dados com os programas de rádio, realizando seminários e colóqios para discutir assuntos sobre a realidade trabalhada e procedendo leituras de literaturas apropriadas à formação intelectual e ao desempenho da atividade extensionista. Compete ao bolsista a transcrição das mensagens já gravadas e disponíveis no site da EV-UFMG para arquivos de texto, uma vez que os textos serão disponibilizados conjuntamente aos arquivos de áudio no site.
Plano de acompanhamento e avaliação:
O coordenador orientará os alunos nas atividades de elaboração dos textos para rádio, fará suas correções e adequações, acompanhará as gravações; promoverá o treinamento dos alunos e os avaliará em seus desempenhos. Participará dos eventos destinados ao conhecimento de realidades, das avaliações dos projetos; selecionará e disponibilizará literaturas adequadas para leituras.
Processo de avaliação: Os participantes do projeto serão avaliados quanto a qualidade das mensagens produzidas, a participação na produção de novos programas. Também será avaliada a capacidade de cada participante em se relacionar com os outros membros da equipe, seja esta da EV-UFMG ou da Rádio-UFMG.