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Projeto - 401532 - Prosa com Pompéu: os resultados de um trabalho conjunto

Descrição
 
Introdução e justificativa:
Muitas críticas endereçadas à universidade, aos conteúdos do ensino que ela ministra e aos programas de pesquisa que desenvolve, devem-se ao distanciamento que se tem consolidado entre essa instância e os setores sociais adjacentes. As imputações de enclausuramento e as reivindicações da necessidade de ultrapassagem dos muros, entre os quais repousa, soberanamente, a elite detentora da produção e reprodução do conhecimento, constituem verdades inquestionáveis, que não se pode continuar ignorando indefinidamente, sob pena de comprometer ainda mais a legitimidade da instituição.

É com esse nível de preocupação que se concebe o presente projeto, que tem como finalidade estabelecer ou aprofundar a interação da Escola de Veterinária da UFMG com a sociedade na qual ela se encontra inserida, especificamente com o município de Pompéu-MG.

O projeto compreende uma proposta de utilização de uma rádio – A Rádio Local de Pompéu – como veículo de comunicação, objetivando estabelecer e/ou ampliar a integração da Escola de Veterinária com os setores da sociedade na qual ela se encontra inserida. A definição pela produção de programas de rádio constitui um fator relevante para a implantação e sucesso do projeto, por ser um canal de importante de comunicação com os produtores rurais. Outro fator é a disponibilidade de horário que a rádio do município franqueou para o projeto, sem no entanto interferir no conteúdo dos mesmo, implicando na maior facilidade de acesso e isenção de patrocínio, além de ofertar a rádio local um programa de rádio alternativo e ao mesmo tempo educativo, trabalhando assuntos técnico-cinetíficos na forma de entretenimento.

O rádio compreende um recurso de longo alcance, abrangente, que permite contatos ampliados com as populações rural e urbana, facultando os propósitos delineados no programa de Extensão Universitária ao qual o projeto se vincula e ao mesmo tempo ao Projeto de Desenvolvimento Institucional da Universidade e ou Plano Pedagógico dos cursos implantados na unidade. Trata-se, com efeito, de um meio que propicia o tipo de interação classificada como diferida e/ou difusa, isto é, atinge um público generalizado, porém, sem retorno imediato de respostas. Entretanto, essas limitações são passíveis de serem contornadas, e estão explicitadas na metodologia. Dada a complexidade dos trâmites e a necessidade de estrutura material e de amplo envolvimento de recursos humanos para empreender o projeto, no âmbito da Escola de Veterinária.

As ações a serem desenvolvidas compreendem iniciativas que, ao firmar o processo de interação desejado, com identificação das questões postas pelas comunidades, a prestação de serviços de utilidade pública, o treinamento e exercício de estudantes, professores e membros da população, todos se credenciando como atores sociais relevantes, proporcionarão maior visibilidade à Escola de Veterinária, que já desenvolve um programa de Extensão no município, tornando-a mais conhecida e reconhecida interna e externamente.

Atualmente é visível a carência desse intercâmbio da Universidade como instituição de referência e a população de um modo geral. Uma vez que esta é pouco considerada ante o bombardeio de notícias falsas, pela metade e, às vezes, alarmantes dos riscos e conseqüências de determinadas doenças e eventos. Cabe, portanto, à Escola de Veterinária, como instituição legítima e dotada de credibilidade, não apenas a oportunidade, mas a obrigação de se posicionar nestas questões.

Outra preocupação deste projeto será dar maior visibilidade aos projetos já desenvolvidos pela Escola de Veterinária da UFMG no município, possibilitando a integração a eles de um maior numero de produtores. Estes produtores interessados em participar do projeto passam a se comportarem como co-gestores, ampliando o impacto social destas ações.
 
Objetivo geral:
Cumprir a função social da Escola de Veterinária, como instituição universitária pública, no que tange ao papel de ouvir, dialogar e prestar informações à sociedade, promovendo a divulgação científica por meio da produção de programas de rádio.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
1. Promover a interação e integração da Escola de Veterinária, como unidade universitária, com a sociedade na qual ela se insere.

2. Incrementar o conhecimento, reconhecimento e visibilidade da Escola de Veterinária, como instituição universitária.
3. Prestar serviços de utilidade pública relativos à saúde pública, bem-estar de animais de produção e orientação técnica a sistemas de produção, vinculados à perspectiva do envolvimento humano com os animais.

4. Criar oportunidades para a formação e atualização de estudantes e professores, fundamentadas em perspectivas concretas da realidade brasileira, e, assim, franquear dentro da academia o ensejo à participação cidadã.

5. Contribuir para a qualificação da formação discente por meio do desenvolvimento de ações guiadas pelo princípio da dialogicidade, troca de saberes, atenção as demandas das comunidades externas.

6. Promover articulação para a Formação em Extensão e a Curricularização da Extensão.

7. possibilitar que os estudantes envolvidos tenham conhecimentos e gerem habilidades para além daqueles técnico científicos próprios de cada área do conhecimento.
Metodologia:
O desenvolvimento das atividades preconizadas se concretiza mediante esforços conjuntos da Escola de Veterinária da UFMG, via CENEX, da Diretoria Executiva da Rádio UFMG Educativa e da Rádio “Terra-FM”, localizada no município de Pompéu-MG.

Compete à emissora “Terra-FM” a cessão do espaço e a veiculação das mensagens, isto é, dos programas. Já a Rádio UFMG educativa cabe o fornecimento das instalações e instrumentais, com horários e dias estabelecidos para a gravação dos programas a serem veiculados. Compete a Escola de Veterinária com o apoio da Rádio UFMG a orientação na produção das matérias, a supervisão dos textos e a direção das gravações.

À Escola de Veterinária cabe ainda a seleção, elaboração e gravação das mensagens. É de sua responsabilidade a organização da estrutura destinada a garantir a interacionalidade dos programas, ou seja, o sistema de comunicação em mão-dupla. Na qual os ouvintes se comunicam por meio de redes sociais com a rádio local. A variedade desses meios auxiliares permitirá que público de vários setores e camadas sociais reaja e se articule com a produção, de modo a participar na construção das temáticas a serem selecionadas para compor os respectivos programas e, assim, contribuir para superar a limitação interativa própria deste veículo de comunicação.

Faz-se a condução do projeto articuladamente às disciplinas “Extensão em Aquacultura” e “Extensão Rural” e “Setor Agrário e Organização Social no Brasil”. Criando oportunidades e condições para o fomento e diversificação de aulas práticas, os conteúdos programáticos da disciplina permitem preparar os estudantes para o exercício qualificado da atividade extensionista. Através dessa articulação, os alunos são treinados e encorajados a produzirem mensagens para os programas. Como premissa as mensagens devem ser dialógicas, ultrapassando a perspectiva da comunicação verticalizada, impositiva, autoritária.

Preferencialmente, o próprio redator do texto/mensagem faz a gravação. Contudo, em caso de recusa, a gravação é feita pelos bolsistas do projeto. Estima-se a necessidade de dois bolsistas para as atividades de elaborar corrigir e gravar mensagens destinadas aos programas; proceder a atendimentos ao público, recebendo, respondendo e enviando mensagens.

Também cabe aos estudantes a edição das mensagens, se configurando como uma atividade que demonstra a transdiciplinaridade da iniciativa e a oportunidade dos estudantes vivenciarem os esforços de outras áreas do conhecimento. Ampliando os espaços de formação e rompendo a lógica hermética da formação em grades.
 
Indicadores de avaliação:
O projeto é avaliado em termo da temática escolhida para os programas; a interatividade com o público interno e externo; quanto ao retorno à equipe do site; qualidade técnica e inteligibilidade das mensagens veiculadas. O interesse dos estudantes em participar da elaboração dos programas e o número de programas gravados também são indicadores para a avaliação dos trabalhos. A participação dos voluntários também é computada com um indicador para a avaliação da ação. Do ponto de vista da comunidade externa o projeto é avaliado pela rádio parceira.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Os dois bolsistas participam na elaboração e gravação dos programas; na discussão e seleção das temáticas pertinentes; prestando atendimento ao público por e-mail, e emissão de repostas; avaliando suas próprias ações, o projeto em andamento e o envolvimento do público; organizando e compondo um banco de dados com os programas de rádio, realizando seminários e colóqios para discutir assuntos sobre a realidade trabalhada e procedendo leituras apropriadas à formação intelectual e ao desempenho da atividade extensionista.

Compete aos bolsistas a elaboração de novos programas, para o ano de 2022 objetiva-se a produção (envolvendo a gravação, locução e edição) de 156 programas de série e o monitoramento das demandas que chegam a rádio local.

Semanalmente os bolsistas devem selecionar e enviar os programas a serem exibidos pela rádio Terra-FM. Mantendo contato contínuo com a programação da rádio. Também devem entrar em contato semanal com a equipe de apoio da rádio para a avaliação das produções e a demanda de novos temas.

A equipe fará a absorção e respostas às demandas levantadas pelos outros projetos que compõe o programa, junto aos bolsistas do programa, para a produção de mensagens.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
O coordenador orientará os alunos nas atividades de elaboração dos textos para rádio, fará suas correções e adequações, acompanhará as gravações; promoverá o treinamento dos alunos e os avaliará em seus desempenhos. Participará dos eventos destinados ao conhecimento de realidades, das avaliações dos projetos; selecionará e disponibilizará literaturas adequadas para leituras.
As orientações, de um modo geral, serão dadas de forma coletiva, em reuniões semanais, com dias e horários pré-estabelecidos.

Processo de avaliação:
Os participantes do projeto serão avaliados quanto a qualidade das mensagens produzidas, a participação na produção de novos programas.

Também será avaliada a capacidade de cada participante em se relacionar com os outros membros da equipe, seja esta da EV-UFMG ou da Rádio-UFMG.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Para a implantação do programa no município foi realizado o contato com as emissoras locais. Inicialmente o programa foi veiculado pela rádio “Exclusiva-FM”. Porém, após mudanças na radio os programas deixaram de ser veiculados. Em nova pesquisa de interesse a rádio “Terra-FM” se dispôs a participar, por isso ela é a única a ter acesso aos programas no momento.

Este projeto ao dialogar com todos os outros componentes do programa ao qual se vincula é uma prática de interdisciplinaridade. Por tratar dos mais variados temas e buscar fontes nas mais distintas áreas do conhecimento científico, apresenta também elevado interprofissionalidade, inclusive por desenvolver ações em parceria com profissionais de comunicação, dentro e fora da universidade.
 
 




 

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