Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404552 - UDH Convida

Descrição
 
Introdução e justificativa:
A série UDH Convida é uma iniciativa da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/PROEX/UFMG) que tem por objetivo promover, em parceria com pesquisadores, representantes de movimentos e coletivos sociais, e de instituições, o debate sobre a transversalidade dos direitos humanos em suas diferentes expressões.
A série UDH Convida tem como justificativa a promoção do debate acerca das pautas que integram os Direitos Humanos, dando visibilidade a ações institucionais e sociais que buscam garantir e ampliar os direitos previstos na Constituição Federal de 1988, tais como a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores em uma sociedade pluralista e atenta ao combate de preconceitos. Assim, partindo da compreensão das Universidades como extensões das dinâmicas sociais e culturais, não isentas da ampla gama de conflitos que marcam a vida coletiva, busca-se, com a série, promover um espaço de incentivo à compartilhamentos teóricos e experienciais, que incluam discentes e docentes da UFMG, com vistas a viabilização de reflexões que atinjam tanto o âmbito acadêmico quanto externo.

Desse modo, a relevância do projeto vai na esteira das produções e divulgações científicas que buscam dar maior visibilidade e escuta às narrativas não-hegemônicas, a partir da apresentação de diferentes aspectos da realidade por meio de entrevistas com coletivos, professores e ativistas que, a partir de distintos referenciais, viabilizem a educação cidadã e tornem possível a construção coletiva de estratégias de enfrentamento às múltiplas violações humanitárias que ocorrem dentro e fora dos muros da Universidade.
 
Objetivo geral:
Visibilizar, divulgar e dialogar com temáticas e desafios enfrentados na cotidianidade a partir de coletivos, professores e profissionais que apresentem de forma sintética, as mobilizações realizadas em diversas áreas na defesa e formação em direitos humanos, incluindo questões socioambientais, territorialidade, LGBTfobia, povos originários e tradicionais, gênero, sexualidade, pessoas em privação de liberdade, situações de rua, saúde mental, entre outros.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Fomentar debates no âmbito acadêmico e não acadêmico sobre desafios e inconstitucionalidades enfrentados por configurações sociais, sexuais, identitárias e étnico-raciais subalternizados.
· Fomentar reflexões sobre diferentes modos de viver, agir e pensar, dentro e fora da Universidade.
· Divulgar ações, situações e estratégias de violência e modos de enfrentamento.
· Corroborar com a divulgação de temas, artistas, coletivos, docentes e pesquisas nas áreas dos DH.
· Proporcionar rodas de conversas com temas específicos e diferentes sujeitos e áreas de atuação, em que o potencial da transdisciplinaridade seja o indicador.
· Auxiliar na divulgação da Formação Transversal em Direitos Humanos para que os discentes se aproximem e conheçam as possibilidades dentro da pesquisa acadêmica.
Metodologia:
O percurso metodológico acolhe as entrevistas semi-estruturadas, como aspectos centrais da temática escolhida. As mesmas serão debatidas, concedendo autonomia aos entrevistados, com vistas a aprofundar os recortes considerados mais relevantes, preservando a horizontalidade do diálogo e a ampliação das possibilidades de compreensão tanto de ouvintes da área, quanto externos à ela, buscando elucidar pontos, questionar e acessar experiências, perspectivas e atravessamentos propostos pelos entrevistados no que se refere à formação, a defesa e a ampliação dos debates sobre Direitos Humanos.
O presente projeto busca dar espaço aos Coletivos inseridos dentro da UFMG, com vistas a fortalecer a possibilidade do diálogo institucional entre UDH e diferentes lideranças. Serão selecionados de 5 a 6 coletivos, especializados em temas como: LGBTQIA+fobia, Mulheres nas Exatas, Saúde, Coletivos Negros, PET indígena, entre outros.

A partir do mapeamento e escolha dos coletivos, a definição das temáticas será feita em diálogo com os temas inseridos no Centro de Referência e Informação em Direitos Humanos- CRIDH, contando, para tanto, com a colaboração de diferentes histórias de luta e (re)existência.

As entrevistas ocorrerão mensalmente, a partir da disponibilidade dos coletivos convidados, entrevistadores e demais participantes, e terão duração média de 50 minutos, a depender dos entrevistados e das relações (des)envolvidas. Após a edição, o objetivo é que o material seja compacto, com duração de aproximadamente 20 minutos. O trabalho dos bolsistas contemplará, nesse sentido, a edição do material na íntegra, bem como a produção de chamadas curtas, a serem divulgadas nas redes sociais da UDH, com duração de 1 a 2 min.

A gravação, edição e divulgação dos materiais audiovisuais produzidos, bem como o acompanhamento da equipe na produção dos roteiros e definição dos melhores locais para gravação serão atribuições dos bolsistas. Além do supracitado, será de responsabilidade dos bolsistas contratados, a produção das vinhetas, identidades visuais e demais aspectos práticos referentes à realização e manutenção da série UDH Convida. Tendo em vista tais competências, sugere-se alunos da comunicação, design-gráfico e áreas afins.
 
Indicadores de avaliação:
O projeto será avaliado em reuniões periódicas da equipe do projeto com o propósito de identificar a necessidade de possíveis adaptações e a incorporação de diálogos com outros segmentos sociais que atuam no âmbito da defesa dos Direitos Humanos.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Reuniões de planejamento e estudos temáticos em Direitos Humanos,
Levantamentos e articulação textual dos perfis dos entrevistados,
Pesquisa e organização dos espaços para a realização das entrevistas;
Planejamento e discussão dos roteiros,
Edição, análise coletiva e tratamento das páginas de veiculação da série “UDH Convida”,
Produção de material de divulgação do projeto para inserção nas redes sociais da UDH.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
A atuação do bolsista será acompanhada e avaliada em
reuniões periódicas da equipe do projeto com o propósito de identificar a necessidade de possíveis adaptações e a incorporação de diálogos com outros segmentos sociais que atuam no âmbito da defesa dos Direitos Humanos. Além disso, serão produzidos relatórios de atividades e participação em eventos associados ao tema.

Processo de avaliação:
A atuação do bolsista será acompanhada e avaliada em
reuniões periódicas da equipe do projeto com o propósito de identificar a necessidade de possíveis adaptações e a incorporação de diálogos com outros segmentos sociais que atuam no âmbito da defesa dos Direitos Humanos. Além disso, serão produzidos relatórios de atividades e participação em eventos associados ao tema.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
O projeto já possui parcerias com os docentes das disciplinas de audiovisual do curso de Comunicação Social.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br