A Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição que abrange as áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia e Aquacultura. Possuindo excelência em âmbito nacional e internacional, a Escola conta com um Programa de Extensão, denominado Programa de Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG, responsável pelo planejamento da comunicação e produção de conteúdo jornalístico referente às atividades que acontecem dentro da Escola. Buscando uma maior visibilidade às atividades da instituição e à divulgação do que acontece no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, foi criado o Projeto Jornal do Boi.
A demanda recebida na Assessoria é sempre intensa e, diariamente, o site da Escola é alimentado com diversas informações de interesse dos alunos, professores, funcionários e público externo da instituição. Uma das formas de manter esse público atualizado em relação às informações e acontecimentos da Escola é por meio da criação de uma Newsletter e do envio de notícias pelo WhatsApp da Escola. Conhecida também como “Jornal do Boi”, essa iniciativa consiste em um jornal digital/online que traz de forma sucinta as novidades da Escola de Veterinária. Para ler as notícias completas, o leitor é redirecionado para o site oficial da instituição.
O Jornal do Boi é uma ação que já vem sendo realizada pela Assessoria de Comunicação. Ela consiste na seleção e organização de notícias, montagem de textos, edição de imagens, diagramação do layout e envio para todas as listas de contato disponíveis. Fazemos um envio de notícias diário pelo WhatsApp e semanal por e-mail. Entretanto, tudo isso exige muita dedicação e inviabiliza que o bolsista exerça outras atividades na assessoria. Além disso, devido à crescente demanda de produção de conteúdo, e ao aumento sistemático no número de usuários que o acompanham, surge a necessidade de que o Jornal do Boi se torne um projeto de extensão e dessa forma possa atender melhor a este público.
A produção do Jornal do Boi promove a interdisciplinaridade, pois os bolsistas aprendem a integrar atividades jornalísticas com as áreas de Design Gráfico, Programação e Medicina Veterinária. Também há um retorno na própria Escola, especialmente no que diz respeito à visibilidade. Ao analisar o perfil dos assinantes do Jornal do Boi, percebemos que ele é formado não só por pessoas da instituição, mas por um público que vai além do ambiente acadêmico. Desta forma, o projeto é responsável por levar o conhecimento produzido na universidade para a sociedade em geral, contribuindo para a divulgação científica e para a popularização do conhecimento acadêmico.
Com a pandemia da Covid-19, foi necessário deixar o ambiente físico da Escola para visitá-lo apenas online. Dessa maneira, o vínculo entre a comunidade acadêmica, composta por alunos, professores e servidores técnico-administrativos, se manteve de maneira remota, por meio do compartilhamento de informações. Isso foi possível devido ao suporte e ao trabalho da Assessoria de Comunicação, que produz notícias; realiza atendimentos pelo WhatsApp, além de divulgar notícias pelo app; divulga diversos eventos e notícias no Instagram e no site da Escola, entre várias outras ações.
Nesse contexto, foram enviadas aos assinantes aproximadamente 100 notícias pelo Jornal do Boi via WhatsApp e publicadas mais de 500 notícias no site da escola. Além disso, atualmente o Jornal do Boi conta com mais de 2 mil pessoas recebendo semanalmente informações (divulgação de pesquisas e projetos de extensão, cursos, eventos, etc) da Escola de Veterinária.
Portanto, fica evidente a importância do “Jornal do Boi” enquanto uma ação de extensão e como uma ponte entre a Escola e a sociedade. E para que este projeto possa ser realizado, torna-se necessária a concessão de uma bolsa para suas atividades.
Objetivo geral:
Produzir e divulgar conteúdo jornalístico sobre acontecimentos, atividades, eventos e pesquisas da Escola de Veterinária, tornando a informação acessível para pessoas de dentro e de fora do ambiente acadêmico.
Objetivos específicos:
Objetivos
● Divulgar as atividades e eventos que acontecem na Escola de Veterinária;
● Tornar-se uma referência na divulgação de informações sobre a Escola;
● Estabelecer um canal de comunicação direto com a sociedade;
● Aumentar o número de assinantes do Jornal do Boi;
● Aumentar a visibilidade das notícias, e do site oficial da Escola;
● Aumentar a visibilidade dos perfis da Escola nas redes sociais;
● Sistematizar e organizar o conteúdo noticioso sobre a Escola de Veterinária;
● Possibilitar o aprendizado e a prática jornalística para os alunos de graduação de maneira interdisciplinar;
● Criar um espaço no qual os alunos possam adquirir experiência profissional na área de comunicação.
Metodologia:
O Jornal do Boi circula diariamente pelo envio de notícias para os seus assinantes através do WhatsApp e semanalmente através de uma newsletter enviada por e-mail. Diariamente a equipe do projeto seleciona as principais notícias publicadas no site da Escola e envia um resumo delas com um link para as listas de transmissão dos assinantes no WhatsApp (essas listas são organizadas de acordo com o público – alunos de veterinária, alunos de aquacultura, separados por turmas, professores, etc.). O conteúdo enviado é selecionado considerando cada um dos públicos da instituição e o envio é personalizado para esses grupos. E semanalmente, é feita outra seleção das principais notícias para a montagem da newsletter. O conteúdo é escolhido a partir das publicações do site oficial nas seções “Notícias”, “Cursos e Eventos”, “Oportunidades”, “Concursos”, “Avisos” e “Defesas”.
O “Jornal do Boi” é dividido em seções: “Destaques”, que inclui as principais notícias do site; “Notícias” que contêm as demais matérias publicadas; “Agenda”, que contempla os cursos e eventos; e “Fique ligado”, que abrange as oportunidades, avisos e defesas do site.
A Newsletter é organizada da seguinte forma: As seções “Destaque” e “Notícias” são ordenadas pela “importância” dos conteúdos: primeiro são colocadas as notícias relativas à Escola; em seguida entram as notícias que interessam aos alunos; depois colocamos as notícias que interessam aos professores/funcionários; e depois as relacionadas à UFMG.
A “Agenda” é ordenada dando prioridade aos eventos da Escola e depois aos eventos externos (ordenados de acordo com as respectivas datas de realização). Já a seção “Fique Ligado” é sempre ordenada com as notas internas da Escola e em seguida as notas externas, priorizando concursos para alunos se inscreverem e oportunidades de estágio.
A newsletter possui um layout característico que condiz com a identidade visual da Escola de Veterinária. Edição e publicação: Para realizar a edição, a equipe do projeto precisa montar um arquivo base no Word. Esse arquivo contempla os títulos e os links de todos os conteúdos que serão divulgados. O arquivo do Word também possui a sinopse de cada conteúdo da seção destaque. Apenas a seção destaque possui imagens, e a edição delas é feita pelo programa Adobe Photoshop. A newsletter exige uma diagramação a cada nova edição. Essa diagramação consiste em montar visualmente o conteúdo, colocando títulos, subtítulos, textos de chamadas, links, imagens. A partir disso, a equipe do projeto edita a newsletter e em seguida envia para toda a comunidade interna e todos os assinantes por e-mail. Neste momento também é feita a postagem da edição nas redes sociais.
Indicadores de avaliação:
Avaliação das edições publicadas por meio das interações e comentários dos usuários que acompanham o Jornal do Boi;
Monitoramento do número de acessos às edições do Jornal do Boi;
Acompanhamento e avaliação do jornal por meio das mensagens dos usuários recebidas via e-mail e redes sociais;
Reuniões com a equipe e o profissional de jornalismo envolvidos no Projeto para avaliação do andamento, da dinâmica de aprendizagem dos alunos e dos resultados alcançados.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O Projeto necessita de um bolsista para suas atividades. Este bolsista será da área de jornalismo e será responsável por toda a metodologia de criação do Jornal do Boi. Ele deverá realizar o levantamento de pautas, a redação de notícias, a seleção e organização do conteúdo divulgado, edição de imagens, diagramação e montagem, revisão e envio para todos os assinantes. Além disso, é de responsabilidade do bolsista fazer a divulgação do Jornal do Boi nas redes sociais. O bolsista contará com a supervisão de um jornalista neste trabalho.
Plano de acompanhamento e avaliação:
O coordenador do projeto acompanhará o bolsista por meio de reuniões quinzenais para esclarecer dúvidas e orientar o trabalho. Além disso, será exigido um relatório que precisa ser entregue a cada seis meses apurando a qualidade das atividades exercidas.
Processo de avaliação: - Avaliação direta dos orientadores;
- Avaliação da comunidade e dos usuários, por meio de comentários, mensagens e outras interações;
- Avaliação da comunidade interna por meio da repercussão do jornal entre alunos, servidores docentes e técnicos administrativos.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Não
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
O projeto já realiza suas atividades com pouca estrutura e sem equipe específica. Isso demonstra a necessidade de um bolsista de jornalismo que possa se dedicar às atividades específicas do Jornal do Boi, que vem apresentando impactos positivos para a Escola de Veterinária como a conquista de visibilidade dentro e fora do ambiente acadêmico. Em virtude disso, destaca-se a necessidade de formalizar o Jornal do Boi como um projeto de extensão vinculado ao Programa de Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG, para que possamos ter uma pessoa responsável em dar continuidade às atividades do Jornal do Boi com qualidade.
O público estimado definido para o Projeto se baseia no número total de usuários que acessaram o site da Escola de Veterinária em 2021.