A pandemia do COVID-19 fez com que atividades realizadas presencialmente passassem a
acontecer no espaço virtual. A Escola de Veterinária (EV) da UFMG se adaptou logo no início da
pandemia com o projeto Vet Online, que passou a fazer a divulgação e as transmissões online
de vários eventos da EV. As palestras e eventos dos grupos de estudos também eram
divulgados e transmitidos no site da escola, que teve mais de 750 mil acessos no período de 01
de agosto de 2021 a 30 de junho de 2022.
Desde o início da pandemia, a EV realizou a transmissão ao vivo de 33 eventos oficiais, como
processos seletivos para promoção de docentes à classe de Professor Titular, colações de grau
das turmas de Aquacultura e Medicina Veterinária, eventos de todos os grupos de estudos e
da IV Semana da Aquacultura, entre outros.
Com a vacinação da população e a flexibilização do isolamento social, os eventos presenciais
voltaram gradualmente. Com isso, notou-se que o público diminuiu em relação ao período
online, já que parte das pessoas, por questões de tempo ou de distância geográfica, não pode
comparecer nos auditórios e salas da EV. O formato ideal para atender o público externo e
interno seria então o evento híbrido, que ocorre em uma sala de aula ou auditório e é
transmitido ao vivo simultaneamente.
Com as transmissões, a visibilidade desses eventos aumenta consideravelmente, já que uma
parte dos espectadores é formada por pessoas que não podem comparecer ao evento
presencialmente. Além disso, a possibilidade de acompanhar um evento sem sair de casa atrai
ainda mais o público que se interessa pelos eventos da universidade e assuntos abordados
nessas ocasiões.
As transmissões também ficam gravadas no canal no YouTube da Escola, podendo ser
acessadas posteriormente. As gravações, então, servem como complemento ao ensino e à
pesquisa, se tornando um importante material disponível para os alunos da EV, de outras
instituições de ensino superior, profissionais da área de medicina veterinária e aquacultura e
para a sociedade como um todo.
A maior visibilidade contribui para o aumento da divulgação científica no Brasil, para a
popularização da ciência, e para o aumento do acesso do público externo à universidade
pública, que atualmente sofre com cortes de verba justificados pela crise econômica e com
questionamentos perigosos em relação ao papel do conhecimento científico. O remédio para
isso é justamente a exposição de mais pessoas aos conteúdos sobre ciência e ao que é feito
dentro da universidade.
A participação de pesquisadores e estudantes de medicina veterinária e aquacultura de
diferentes faculdades e universidades do Brasil nesses eventos aumentará também a interação
entre o corpo discente e docente de universidades separadas por barreiras geográficas. Essas
interações possibilitam a criação de parcerias, além de oportunidades de trocas mútuas de
conhecimento e de experiências entre os pesquisadores que participam dos eventos.
A internacionalização da ciência também será potencializada pelas transmissões online deste
projeto, já que pesquisadores do mundo inteiro podem ministrar palestras à distância nos
eventos da EV e alunos de outros países podem acessar o conteúdo da Escola. O projeto
também poderá contribuir com a participação dos professores da Escola em eventos e
palestras internacionais de maneira remota.
Em suma, a transmissão online de eventos e palestras da EV é uma forma de democratizar,
ampliar e tornar exponencial o acesso ao conhecimento produzido e compartilhado na Escola.
Entre 01/08/2021 a 30/06/2022, foram realizados mais de 700 eventos de maneira online na
EV, entre palestras, eventos institucionais, seminários, congressos e outros eventos científicos.
Isso demonstra a necessidade de uma bolsa PBEXT para um aluno que ficará responsável, sob
supervisão, por dar andamento às atividades do Projeto conforme detalhado na metodologia e
plano de atividades.
Objetivo geral:
Aumentar a visibilidade e o acesso aos eventos da Escola de Veterinária da UFMG e de seus
grupos de estudos através da transmissão online dessas atividades, tornando exponencial o
alcance do que é feito dentro da UFMG, nacional e internacionalmente, e tornando acessível o
que é produzido dentro da universidade para a sociedade como um todo.
Objetivos específicos:
Objetivos
Transmitir os diversos eventos da Escola de Veterinária da UFMG ao vivo, pelo YouTube;
Transmitir as palestras e seminários dos grupos de estudos da Escola de Veterinária da UFMG
ao vivo, pelo YouTube;
Aumentar exponencialmente o público participante desses eventos;
Levar o conhecimento científico produzido para fora da universidade;
Tornar o conhecimento científico e os eventos acadêmicos acessível a todos e todas;
Mostrar a importância da ciência no desenvolvimento do país;
Levar o conhecimento produzido na EV e o acesso às atividades da instituição para diferentes
setores da sociedade;
Estabelecer um diálogo com a população mais distante da universidade por meio da
divulgação de conteúdo online;
Viabilizar e contribuir para internacionalização da ciência por meio da interação com
pesquisadores de todo o mundo
Metodologia:
Antes do início de cada transmissão, haverá um planejamento detalhado da transmissão,
coletando dados e detalhes do evento por meio de um formulário online a ser preenchido pelo
responsável pela organização do evento. Nesse formulário faremos o levantamento dos
equipamentos necessários para a transmissão (número de câmeras, equipamentos de áudio,
acesso à internet, etc).
O formulário terá os seguintes tópicos: Nome do evento; Nome do palestrante; Coordenação
ou organizador do evento; Data; Horário; Local; Inscrição; Tema ou resumo da palestra; Mini
currículo do palestrante; Youtube ou meet?; Se youtube, não listado ou público?; Redes
sociais?; Transmissão restrita a inscritos?; O evento terá intervalo?, Quais as marcas devem
entrar na transmissão do evento?, Terá slides?, Terá vídeos? Equipamentos: Tem ponto de
internet na sala?, Tem caixa de som e microfone ?, Tem iluminação?.
O evento e a transmissão serão divulgados no site e nas redes sociais da Escola de Veterinária
da UFMG, destacando o tema e o link onde acontecerá a transmissão. No caso de cursos e
palestras, a divulgação terá o conteúdo abordado, assim como o perfil do(a) palestrante, tendo
em vista aumentar o alcance e a visibilidade desses eventos.
O Projeto irá realizar as transmissões ao vivo dos eventos e atividades promovidas pela Escola
no nosso canal no YouTube, utilizando os equipamentos necessários, como webcams, câmeras
DSLR, computadores, tripés e microfones (disponibilizados pela Escola).
No caso de eventos dos grupos de estudos, a solicitação de transmissão será realizada
previamente pela coordenação de cada um para que a equipe do projeto tenha tempo de
reservar e organizar o equipamento no auditório ou sala onde a atividade será realizada. Todas
as transmissões (com permissão dos organizadores) ficarão gravadas no canal no YouTube da
Escola, e poderão ser acessadas posteriormente por links que serão disponibilizados nos meios
de divulgação oficiais da EV.
Principais etapas:
Planejamento: estabelecer o cronograma de eventos da Escola de Veterinária e de seus grupos
de estudos que serão transmitidos. Até 24 horas antes do início das transmissões, divulgá-las
no site e nas redes sociais da Escola, destacando o tema e conteúdo abordado em cada uma.
Pré-transmissão: montar os equipamentos na sala/auditório onde o evento será realizado,
visando a maior qualidade possível de áudio e vídeo, através do monitoramento da luz, na
captação de áudio, no enquadramento e na qualidade da internet.
Transmissão: monitorar a qualidade da transmissão e a participação de pessoas externas
através do chat.
Pós-transmissão: disponibilizar o link da gravação na notícia respectiva no site da Escola de
Veterinária.
Indicadores de avaliação:
Serão realizadas reuniões semanais com a equipe e reuniões periódicas com os orientadores
para avaliar o conteúdo produzido. O conteúdo produzido será avaliado considerando os
aspectos técnicos e a repercussão das transmissões no ambiente digital. As plataformas digitais oferecem interações e métricas que nos permitem essa análise.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O Projeto solicita uma bolsa PBEXT para um aluno que ficará responsável, sob supervisão, pelo
andamento das atividades do Projeto. Este aluno terá as seguintes atividades:
- Fazer o levantamento dos eventos a serem divulgados junto aos professores, aos
programas de pós-graduação e aos grupos de estudos;
- Divulgar as palestras e eventos nas plataformas online
- Agendar as transmissões no canal do youtube
- Gerar e divulgar o link de transmissão para a organização do evento e demais
interessados
- Montar os equipamentos e estrutura para transmissão dos eventos
- Realizar a transmissão
- Monitorar a qualidade das transmissões
- Acompanhar a repercussão do conteúdo divulgado.
Plano de acompanhamento e avaliação:
Coordenadora: coordenação das atividades e articulação/relacionamento com pesquisadores
da Escola. Responsável pelo planejamento das atividades, supervisão do conteúdo e pelo
treinamento, orientação e acompanhamento diário do bolsista que participa do Projeto.
Processo de avaliação: -Reuniões periódicas com o bolsista envolvido;
-Reuniões periódicas com a diretoria da unidade para acompanhamento e apresentação de
resultados;
-Avaliação dos vídeos das transmissões considerando conteúdo e repercussão junto ao
público;
- Acompanhamento das interações e métricas fornecidas pelas plataformas digitais;
- Acompanhamento da repercussão do conteúdo divulgado;
-Relatórios parciais entregues a cada 6 meses;
-Apresentação do trabalho e dos resultados alcançados na Semana do Conhecimento da
UFMG.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Não
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
O público estimado definido para o Projeto se baseia no número total de usuários que
acessam o site da Escola de Veterinária.