A Escola de Veterinária da UFMG é uma instituição de excelência e está inserida no cenário nacional e internacional da Medicina Veterinária, Aquacultura e Zootecnia. A escola conta hoje com uma estrutura que agrega 4 departamentos, 2 órgãos complementares e 76 laboratórios. São dois cursos de graduação, dois programas de pós-graduação e uma residência em Medicina Veterinária. Atualmente, a instituição conta com mais de 1300 alunos (graduação e pós-graduação), 120 docentes e 140 servidores técnico-administrativos.
A produção científica da Escola é referência no cenário nacional e internacional, com um número significativo de eventos, palestras e seminários produzidos anualmente. Além disso, a Instituição ainda conta com diversas atividades que configuram-se em prestação de serviços e atendimento à sociedade, sendo um o principal exemplo o Hospital Veterinário (HV).
Por ano, o HV realiza em média 20 mil atendimentos, sendo considerado um dos Hospitais Veterinários Universitários mais importantes do país, segundo o Ministério da Educação (MEC). Isso nos aponta para o fato de que a Escola de Veterinária atende um público extenso e variado, e que demanda por diversas informações sobre a instituição: Há demandas dos discentes da Escola, servidores docentes, servidores técnico-administrativos, além do público externo.
Diante do cenário de abrangência da Escola e do Hospital Veterinário, que alcança um enorme público para além da comunidade acadêmica, identificamos a necessidade de criar um projeto que estruture o atendimento e a demanda por informação dessas pessoas. Assim, o projeto “Fale com o Boi” seria um canal de comunicação direta com a sociedade, uma ponte entre a Escola e as pessoas que buscam informações e serviços sobre a instituição. Sabemos que em uma universidade do porte da UFMG, muitas vezes, há uma dificuldade por parte do público externo em encontrar informações, serviços e eventos abertos a eles e devido ao caráter público da universidade, entendemos que é imprescindível que se tenha um canal direto e acessível para que todos possam falar com a Escola de Veterinária, e ter um atendimento de qualidade às suas dúvidas, críticas e sugestões. Dessa forma, o projeto necessita de um bolsista para suas atividades. Esse bolsista ficará responsável por atender os diversos públicos da Escola, tornar as informações institucionais mais acessíveis e popularizar o acesso à instituição. Os resultados já registrados pelo projeto demonstram o tamanho da demanda existente e reforçam a importância desse bolsista.
Além dos motivos citados, com a pandemia de Covid-19 o atendimento ao público por meio do “Fale com o Boi” se tornou essencial e exclusivamente online. Dessa forma, o projeto converteu-se no principal canal de atendimento ao público, tanto interno quanto externo, da Universidade. Foram criados novos canais de comunicação e se observou um aumento significativo de seguidores nas redes sociais da Escola. O público em geral passou a procurar a Instituição por meio do site da Veterinária e pelo e-mail institucional, além de mensagens trocadas em redes sociais. A Escola passou a lidar com demandas cada vez mais frequentes sobre questões relacionadas à pandemia e a forma como a doença se relaciona com os animais. Nesse sentido, o projeto teve um papel fundamental no esclarecimento de informações sobre o novo coronavírus. Além disso, devido ao estado de Ensino Remoto Emergencial adotado pela UFMG, muitas demandas relacionadas às ferramentas usadas (G Suite) para as aulas, tanto de alunos quanto professores, se fizeram presentes e foram sanadas através dos canais de comunicação da Assessoria, desse modo, o Projeto “Fale com o Boi” se tornou essencial para viabilizar o atendimento da comunidade universitária.
Objetivo geral:
Estabelecer um canal direto de comunicação que possibilite ao público interno e externo ter acesso à informações sobre serviços e estudos realizados pela Escola de Veterinária.
Objetivos específicos:
Objetivos
Criar um canal de contato direto com a comunidade acadêmica e a sociedade geral;
Receber dúvidas e elaborar respostas aos contatos realizados por meio da página “Fale com o Boi” do site;
Atuar na manutenção das redes sociais, com atenção especial às mensagens e questionamentos enviados para os perfis da Escola, nas seguintes redes: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube;
Atender a imprensa por telefone ou e-mail, repassando informações sobre a instituição, estabelecendo contatos com a Escola e indicando professores para entrevistas;
Gerenciar o Boizap, canal da Escola no Whatsapp, por meio do envio de informações importantes e atendimento às dúvidas, críticas e sugestões enviadas.
Metodologia:
1. Acesso diário e constante aos e-mails institucionais da Escola, respondendo às demandas enviadas pelo Fale com Boi (site).
2. Conferir diariamente as caixas de entrada do Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e atender as dúvidas e esclarecimentos recebidos, respondendo adequadamente e de maneira personalizada todas as mensagens.
3. Atendimento à imprensa, realizado por meio de telefonemas e e-mails; repassando informações sobre a instituição, estabelecendo contatos com a Escola e indicando professores para entrevistas.
5. Apuração das informações para o atendimento às dúvidas do público.
6. Checar e acompanhar diariamente o Whatsapp da Escola, respondendo de maneira eficiente e correta todas as mensagens recebidas.
Indicadores de avaliação:
A avaliação do projeto passa por reuniões com a equipe para revisar e analisar as informações institucionais repassadas ao público. Também será analisado o tipo de informação que chega, quais as principais dúvidas, permitindo à instituição melhorar a maneira como disponibiliza informações para o público externo. Será feita também uma análise de comentários e mensagens nas redes sociais para avaliar a repercussão desse trabalho. O atendimento à imprensa também será contabilizado para avaliar a procura pela Escola.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O Projeto necessita de um bolsista para suas atividades. Este bolsista será da área de jornalismo e ficará responsável por acessar os e-mails institucionais; acessar as redes sociais; avaliar as demandas; apurar as informações; elaborar as respostas para a comunidade interna e externa; estabelecer contato direto com a imprensa; atender às demandas da imprensa; estabelecer contato com professores da Escola; enviar releases para uma rede de contatos. Além disso, é de responsabilidade do bolsista contabilizar os atendimentos realizados.
Plano de acompanhamento e avaliação:
O coordenador do projeto acompanhará o bolsista por meio de reuniões quinzenais para esclarecer dúvidas e orientar o trabalho. Além disso, será elaborado um relatório que precisa ser entregue a cada seis meses apurando a qualidade e a quantidade dos atendimentos realizados. Por fim, os atendimentos feitos serão avaliados por meio do retorno dado pelo público atendido.
Processo de avaliação: - Avaliação direta dos orientadores
- Avaliação da comunidade e dos usuários, por meio do engajamento, comentários e mensagens nas plataformas disponíveis
- Acompanhamento do aprendizado dos alunos envolvidos no projeto
- Apresentação do trabalho e dos resultados alcançados na Semana do Conhecimento da UFMG
- Acompanhamento do número de atendimentos via instagram, facebook, whatsapp e email.
Informações específicas
Articulado com política pública:
Não
Vínculo com Ensino:
Sim
Vínculo com Pesquisa:
Sim
Informações adicionais
Informações adicionais:
O “Fale com o Boi” já é realizado com pouca estrutura e sem equipe específica, todavia, devido ao aumento de sua visibilidade e à repercussão positiva de seus atendimentos, faz-se necessário a integração de um bolsista que possa se dedicar às atividades específicas do projeto. Além disso, como suscitado anteriormente, com o aumento das demandas em decorrência da pandemia, identificamos a necessidade de formalizar o “Fale com o Boi” como um projeto de extensão vinculado ao Programa de Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG, buscando uma equipe para a continuidade e ampliação das ações já realizadas. Com uma equipe própria e uma estruturação formal, será possível realizar um atendimento de maior qualidade, alcançar mais públicos e expandir os canais de comunicação da instituição.
O público estimado definido para o Projeto se baseia no número total de usuários que acessaram o site da Escola de Veterinária em 2021.