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Projeto - 404485 - CONVIVER: A UFMG E A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS MIGRANTES E REFUGIADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O projeto “Conviver” se insere no esforço de consolidação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, parceria estabelecida em 2020 entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Tem como objetivo promover e apoiar as atividades da Cátedra voltadas, sobretudo, ao monitoramento e apoio de alunos e alunas beneficiária/os das políticas afirmativas para migrantes e refugiados da Universidade e à articulação institucional da UFMG com a rede de atores governamentais e não-governamentais que atuam no Estado de Minas Gerais, em especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na promoção e proteção desses grupos.
Por tratar-se de iniciativa recente e ainda em fase de institucionalização, espera-se que o presente projeto possa melhorar a qualidade da informação referente à população de interesse e às iniciativas existentes na Universidade. Espera-se ainda que projeto amplie a participação discente nos estudos e nas atividades de articulação da UFMG com a rede, hoje muito concentradas na Coordenação da Cátedra. Com isso, pretende-se dar início à sistematização de informações sobre perfil do corpo docente em situação migratória e de refúgio e monitoramento dos projetos em andamento nas diferentes unidades da UFMG, buscando tornar a Cátedra ponto focal e integrado no âmbito da indissociabilidade da extensão, ensino e pesquisa que perpassam os esforços institucionais nesse campo – esforço de mapeamento já foi inicialmente realizado junto a alguns docentes e unidades que tem atuado na temática como é o caso da Faculdade de Direito, de Letras e o Departamento de Psicologia. Finalmente, estima-se que o projeto ajude a formação de recursos humanos qualificados para a temática migratória, inclusive para sensibilização e atendimento direto a essa população, nos diferentes níveis de inserção institucional da UFMG,

No âmbito da UFMG, a Cátedra se insere em um conjunto já consolidado de atividades vinculadas ao tema dos direitos humanos e das migrações internacionais, inclusive de projetos de ensino e pesquisa coordenados por docentes e grupos sobre o tema mais amplo do refúgio. Exemplo recente foi o projeto estabelecido entre o Cedeplar/IPEAD e o próprio ACNUR para diagnóstico socioeconômico e impactos da pandemia sobre a política de interiorização de pessoas venezuelanas no Brasil, registrado no SIEX.
 
Objetivo geral:
Promover a institucionalização da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados da UFMG - interna e externamente - por meio do engajamento direto do corpo discente nas atividades de coleta de dados, diagnóstico e avaliação das políticas em curso e de advocacy para a proteção e promoção dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
• Elaboração de perfil demográfico e socioeconômico das pessoas migrantes e refugiadas participantes dos Editais de Ingresso na Graduação promovidos pela UFMG, com especial atenção aos discentes efetivamente matriculados;
• Coletar dados primários e promover diagnóstico preliminar da avaliação discente do processo de entrada e permanência na UFMG, com vistas a apoiar políticas e projetos específicos para a comunidade;
• Apoiar a articulação institucional da Cátedra com atores relevantes na temática em Minas Gerais, em especial com gestores dos munícipios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Governo do Estado e com organizações da sociedade civil que atendem diretamente a população refugiada e migrante;
• Promover a participação da CSVM na rede de Cátedras por meio do apoio à participação discente em eventos e reuniões sobre tema no Estado e no país, tais como o Encontro Anual e as diversas reuniões bimestrais realizadas com as agências das Nações Unidas;
• Fomentar a formação discente em temas relativos a direitos de migrantes e populações refugiadas por meio da participação direta nas redes que mobilizam a agenda e a tomada de decisão na temática no estado;
• Apoiar, prioritariamente, o engajamento direto de discentes refugiados e migrantes da UFMG na liderança do processo de consolidação institucional da temática na Universidade.
Metodologia:
O projeto se estrutura em dois grandes eixos de intervenção, com metodologias específicas. O primeiro diz respeito ao perfil da população-alvo e da população-beneficiária das políticas de ingresso da UFMG. Para a coleta de dados serão realizados questionários estruturados em formato eletrônico com vista a mapear características demográficas, identificadores socioeconômicos, perfil e trajetória migratória e alguns elementos referentes ao processo de integração no Brasil. Em princípio, buscar-se-á alcançar todos os indivíduos que participaram dos últimos editais de ingresso simplificado na UFMG. Para a população beneficiária, acrescentar-se-á uma segunda etapa de coleta, baseada em questionário aberto semiestruturado, com entrevistas realizadas preferencialmente em modo presencial, com perguntas sobre ingresso e dinâmicas de inserção e permanência na vida universitária e acadêmica. Os dados serão compilados e analisados com a finalidade de produzir uma descrição densa dos processos de integração e com objetivo de apoiar o aprimoramento da política atualmente em curso.
O segundo eixo diz respeito à consolidação institucional da Cátedra, internamente à UFMG, e externamente, junto aos parceiros governamentais e não-governamentais. Para tanto, serão retomadas as reuniões e aulas abertas da Cátedra com objetivo de reunir docentes, discentes e corpo técnico atuante na temática, organizados e mobilizados pela equipe do projeto em tela. Ainda, a ampliação da equipe da Cátedra por meio da participação de alunos e alunas extensionistas permitirá adensar a capilaridade da presença da UFMG nas diversas iniciativas e diálogos a que somos conclamados no Estado, seja pelos órgãos municipais e estaduais, seja por gestores e organismos da sociedade civil.
 
Indicadores de avaliação:
• Reuniões periódicas com equipe e parceiros da atividade de extensão;
• Entrega de produtos e relatórios periódicos, seguindo cronograma pré-definido e aprovado pela equipe coordenadora da atividade de extensão;
• Relatórios parciais e final da atividade realizada pela equipe discente.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
As atividades dos estudantes extensionistas seguirão as etapas abaixo descritas:

Etapa 1 – Construção da equipe (Meses 1-3)
Participação em editais de bolsas de extensão para projeto;
Elaboração dos editais de seleção de discentes extensionistas;
Treinamento da equipe selecionada pela coordenação;
Etapa 2 – Construção dos instrumentos de coleta (Meses 4-8)
• Colaboração, junto com equipe, na elaboração dos questionários, referentes à população-alvo e beneficiária,
• Acompanhamento, junto com equipe, da aplicação de questionários, organização de banco de dados e entrevistas;
Etapa 3 – Análise preliminar (Meses 9-12)
• Colaboração na realização dos relatórios e avaliação dos dados coletados;
• Relatórios parciais e final das atividades realizadas.
Etapa 4 (Meses 4-12)
• Participação nas reuniões e atividades da rede de apoio no Estado;
• Organização de eventos e atividades de divulgação da Cátedra para parceiros internos e externos
• Relatórios parciais e final das atividades realizadas
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
- Módulo de preparação sobre tema para equipe, elaborado pela Coordenação da Cátedra e ACNUR
- Reuniões quinzenais;
- Entrega de relatórios


Processo de avaliação:
O processo de avaliação será de acordo com os resultados/produtos de cada etapa especificadas no plano de atividades.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
Projeto articulado à Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados, convênio da UFMG e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)
 
 




 

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