Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404573 - Leish Livre

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O Leish Livre será um projeto para diagnóstico, controle, monitoramento e prevenção da Leishmaniose Visceral Canina no Município de Papagaios. Atualmente a Prefeitura Municipal já licita os testes rápidos para diagnóstico de cães soropositivos, pois o município se encontra em uma área endêmica. Mas, não há tabulação de dados, análise dos mesmos e tampouco interpretações que geram senso crítico, e ações para o controle eficiente e prevenção da doença no município. O estado de Minas Gerais é considerado endêmico para a ocorrência da Leishmaniose Visceral Canina, uma zoonose, doença comum a animais e homem. O cão é o principal reservatório do agente protozoário. Em Papagaios, com 15.000 habitantes, há registros de casos humanos, incluindo óbitos pela doença. Atualmente a Prefeitura Municipal já realiza a licitação de testes sorológicos para a detectar a infecção em cães e agentes de endemias realizam a testagem dos animais. Não há um Centro de Zoonoses na cidade, tampouco um profissional veterinário responsável no quadro de servidores. Neste contexto, uma associação independente, vendo a necessidade de controle eficiente e organização de dados, pretende, em conjunto com o Poder Público, através de um termo de cooperação, coletar os dados da doença no município e analisá-los para planejamento de controle e prevenção e promoção de ações para conscientização sobre a doença.
 
Objetivo geral:
Realizar diagnóstico de situação da Leishmaniose Visceral (LV) no Município de Papagaios - Minas Gerais, visando planejamento de ações para diminuir a incidência , prevenir a ocorrência e conscientizar a população acerca da doença.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Organizar dados de coletas, diagnóstico, desfechos dos casos positivos de animais e humanos com LV de forma retrospectiva e prospectiva;
Mapear os casos humanos e animais de LV;
Realizar levantamentos epidemiológicos em relação à LV;
Analisar dados para um relatório para direcionar as ações de enfrentamento da LV;
Desenvolver materiais para educação em saúde da população.
Metodologia:
Será feita uma reunião e apresentação do Projeto ao Poder Público. A partir de firmada uma parceria, os dados envolvendo coleta, diagnóstico, eutanásia/tratamento de cães e casos humanos confirmados poderão ser tabulados, analisados e entregues como relatórios consolidados à Prefeitura. Os casos humanos e animais serão ainda mapeados para entender a distribuição da doença e, por meio de questionários epidemiológicos, os fatores de risco envolvidos poderão ser listados. Com os dados e análises de informações será possível programar ações de controle populacional de cães (reservatórios da Leishmania infantum), de mutirões de limpeza para controle de flebotomíneos (vetores do protozoário), de treinamento de agentes de endemia e realizar medidas socioeducativas da população.
 
Indicadores de avaliação:
A ação será avaliada por relatórios semestrais dos objetivos em desenvolvimento e reuniões por demanda dos membros envolvidos no projeto.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Os estudantes envolvidos participarão ativamente da organização dos dados sobre leishmaniose visceral no município de Papagaios (MG), treinamentos e desenvolvimento de material informativo educacional.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Os estudantes envolvidos serão acompanhados por meio de reuniões e mesas redondas de discussão, nas quais serão sanadas as dúvidas existentes.



Processo de avaliação:
Os estudantes serão avaliados pelos docentes do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva envolvidos no projeto por meio discussão em reuniões mensais, nas quais serão avaliados o interesse e o desempenho do aluno no cumprimento de tarefas.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
-
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br