O Hospital Veterinário (HV) da UFMG é referência na área de Medicina Veterinária no Brasil, tendo sua importância reconhecida pelo MEC. Com uma infraestrutura que possibilita a oferta e a realização de atividades práticas de 27 disciplinas do curso de graduação em medicina veterinária e do programa de pós-graduação em Ciência Animal, bem como o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, o hospital ainda conta com uma intensa prestação de serviços à comunidade externa, atendendo anualmente cerca de 236 grandes animais e 20.095 pequenos animais, em procedimentos que abrangem consultas, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais.
Por apresentar atividades ligadas aos quatro departamentos da Escola (DCCV, DMVP, DTIPOA, DZOO), o HV pode ser considerado o principal laboratório de ensino para os alunos da graduação da instituição; nele o estudante, o docente e o pesquisador são desafiados a resolver problemas concretos e a partir destes, produzir estudos científicos.
Tradicionalmente, a Escola de Veterinária (EV) apresenta um histórico de destaque quantitativo e qualitativo no campo da produção científica. Entre os anos de 2014 a 2017, a Escola manteve aproximadamente quatro artigos científicos publicados por professor por ano, o que configura 7,5% de toda a produção científica produzida pela UFMG, embora contando apenas com 3,4% dos docentes da Universidade.
Os estudos desenvolvidos são de grande importância para a comunidade interna e externa da universidade, podendo causar grandes impactos com suas descobertas inéditas. Apesar disso, muitos resultados que poderiam influenciar positivamente as condutas no HV e outros hospitais e clínicas veterinárias são divulgados apenas na forma de artigo científico, o que dificulta, de certa forma, sua disseminação nesses meios. Diante dos fatos apresentados e da importância do Hospital e das pesquisas desenvolvidas pela Escola, ressaltamos a urgência em desenvolver um projeto que consiga estabelecer uma ponte entre os resultados encontrados nas pesquisas feitas nos diversos laboratórios da EV e a comunidade externa à Universidade, passando pela realidade da rotina clínica-cirúrgica do HV. Além disso, vale destacar que essa ponte não ficará restrita apenas ao HV da UFMG. Ela se estende também a todos os profissionais que atuam na medicina veterinária, dentro e fora do estado. Dessa forma, as ações do projeto irão beneficiar a comunidade externa à Escola, levando os importantes resultados dessas pesquisas para a prática clínica no dia a dia de centenas de médicos veterinários.
A abrangência do projeto será nacional e internacional, uma vez que as plataformas digitais ultrapassam os limites geográficos e nos permitem dialogar e interagir com pessoas nos quatro cantos do mundo. Com conteúdo online, pretendemos alcançar as pessoas que estão mais distantes da universidade e que não têm acesso ao conhecimento produzido.
Destacamos também a integração entre ensino, pesquisa e extensão promovida pelas atividades deste projeto, já que o conteúdo trabalhado será fruto da pesquisa e do ensino.
Consideramos que esse é um projeto de grande impacto social, pois as pesquisas realizadas pela Escola são de grande importância e os serviços prestados pelo hospital abrangem toda a comunidade interna e externa.
Destacamos a necessidade de uma bolsa PBEXT para um aluno que ficará responsável, sob supervisão, por dar andamento às atividades do Projeto conforme detalhado na metodologia e plano de atividades.
Objetivo geral:
Desenvolver uma ponte entre as pesquisas feitas nos diversos laboratórios da Escola de Veterinária e o público externo à comunidade acadêmica da UFMG, passando pela rotina clínico-cirúrgica do Hospital Veterinário, de forma a compartilhar conteúdos e descobertas significativas que possam auxiliar tanto na vivência prática dos profissionais da área de saúde animal, quanto na vivência dos tutores dos animais atendidos por esses profissionais, impactando diretamente na melhoria dos serviços do HV.
Objetivos específicos:
Objetivos
Criar um canal de comunicação direta entre os pesquisadores da Escola de Veterinária e os profissionais que atuam na rotina do Hospital Veterinário.
Produzir conteúdo audiovisual para os residentes e médicos veterinários do Hospital Veterinário;
Produzir cartilhas digitais, para ampla divulgação, com recomendações práticas baseadas nos resultados das pesquisas realizadas pelos discentes e docentes da Escola de Veterinária;
Promover palestras online para os residentes e médicos veterinários;
Promover divulgação científica para a comunidade externa de profissionais que atuam na medicina veterinária, dentro e fora do estado de Minas Gerais;
Tornar o conhecimento científico mais acessível e mais aplicado à prática profissional da medicina veterinária;
Mostrar a importância da ciência no desenvolvimento da saúde humana e animal no país.
Metodologia:
A partir dos materiais acadêmicos, artigos e pesquisas, desenvolvidos pelos pesquisadores da Escola de Veterinária, serão produzidos conteúdos audiovisuais (entrevistas, vídeos, podcasts e animações) e cartilhas digitais para ampla divulgação via site, whatsapp e redes sociais da Escola. Esses conteúdos serão compartilhados através de um canal de transmissão no aplicativo de conversas instantâneas Whatsapp, de forma gratuita. O conteúdo também terá linguagem simples e acessível e também será disponibilizado na sala de espera do Hospital para toda a população atendida.
Indicadores de avaliação:
Serão realizadas reuniões periódicas com a equipe e com os orientadores para avaliar as atividades desenvolvidas. Nessas reuniões faremos levantamento dos assuntos e resultados científicos a serem trabalhados nas atividades do projeto, além de verificar a circulação do material produzido por meio do número de acessos e compartilhamentos.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
O Projeto solicita uma bolsa PBEXT para um aluno que ficará responsável, sob supervisão, pelo andamento das atividades do Projeto. Este aluno terá as seguintes atividades:
- Fazer o levantamento das pesquisas
- Produzir o roteiro para entrevistar os pesquisadores;
- Realizar entrevistas com os pesquisadores;
- Redigir o conteúdo sobre as pesquisas selecionadas;
- Definir, junto ao orientador, o melhor formato para o conteúdo;
- Produzir o material que será divulgado (cartilha, podcast ou vídeo);
- Divulgar o conteúdo produzido;
Plano de acompanhamento e avaliação:
-Coordenadora: Coordenação das atividades e articulação/relacionamento com pesquisadores da Escola. Responsável pelo planejamento das atividades, supervisão do conteúdo e pelo treinamento, orientação e acompanhamento diário do bolsista que participa do Projeto.
Processo de avaliação: -Reuniões periódicas com os pesquisadores e o bolsista envolvido;
- Acompanhamento da repercussão do conteúdo divulgado;
-Relatórios parciais entregues a cada 6 meses;
-Apresentação do trabalho e dos resultados alcançados na Semana do Conhecimento da UFMG.