Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 400114 - De olho nos bichos

Descrição
 
Introdução e justificativa:
Muitas críticas endereçadas à universidade, aos conteúdos do ensino que ela ministra e aos programas de pesquisa que desenvolve devem-se ao distanciamento que se tem consolidado entre essa instância e os setores sociais adjacentes. As imputações de enclausuramento e as reivindicações da necessidade de ultrapassagem dos muros, entre os quais repousa soberanamente a elite detentora da produção e reprodução do conhecimento constituem verdades inquestionáveis a que devemos respostas.

O projeto De Olho nos Bichos concerne em uma proposta de utilização da TV UFMG, com a finalidade de se aprofundar a interação da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG) com a sociedade na qual ela se encontra inserida. Deste modo o objetivo é a produção de programas de TV com duração de quinze minutos e freqüência de exibição quinzenal.

O meio de comunicação previsto compreende um recurso extraordinário que agrega o fato de oferecer imagens às mensagens em áudio, facilitando e ampliando as possibilidades do propósito delineado.

O fato dos programas serem veiculados a uma TV Universitária faz com que a equipe de produção não sofra nenhum tipo de pressão quanto ao conteúdo das mensagens, nem quanto a aspectos ligados a patrocinadores ou eventuais parceiros. O que possibilita a produção de programação independente e alternativa a televisão comercial no Brasil. Este fato gera ao projeto um notável impacto social, uma vez que as mensagens são configuradas para o entendimento de um público em geral.

Por meio destes programas promove-se a divulgação científica em um formato bem humorado e leve, sem contudo perder de vistas a perspectiva técnico-científica.

Os programas da série De Olho nos Bichos são transmitidos pela TV-UFMG, no site destas, durante a transmissão dos programas na TV. Visando a maior divulgação todos os programas são permanentemente disponibilizados para o acesso ao público em geral no site da EV-UFMG. Os programas ainda são exibidos continuamente em uma televisão situada na recepção do Hospital Veterinário da EV-UFMG.

Para a comunicação com o público do programa é disponibilizado a estes todos os canais de interatividade do site da EV-UFMG, demandas estas que são passadas pela acessória de comunicação da escola para a equipe do programa. Também é mantida uma conta em rede social para a ampliação da dialogicidade do projeto com o público externo à Universidade.

Desta forma, a participação dos estudantes no projeto faz com que se aprofundem nas temáticas abordadas, tendo um impacto positivo na formação dos estudantes. A produção dos programas envolvendo a produção de matérias que podem ser utilizadas como material didático. Culminando com a veiculação dos programas liga indissociavelmente o ensino, a pesquisa e a extensão. A produção dos programas ainda envolve estudantes e profissionais da escola de veterinária, do curso de comunicação social e da TV-UFMG, mostrando a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade do projeto.
 
Objetivo geral:
Cumprir a função social da Escola de Veterinária, como instituição universitária pública, no sentido de interagir com a sociedade, ouvindo, prestando informações e dando satisfação de suas ações.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
1. Promover a interação e integração da Escola de Veterinária, como unidade universitária, com a sociedade na qual ela se insere.

2. Incrementar o conhecimento, reconhecimento e visibilidade da Escola de Veterinária, da TV-UFMG e da própria Universidade.

3. Prestar serviços de utilidade pública relativos à saúde, bem-estar e técnicos, vinculados à perspectiva do envolvimento com animais.

4. Criar oportunidades para a formação e atualização de estudantes e professores, fundamentadas em perspectivas concretas da realidade brasileira, e, assim, franquear dentro da academia o ensejo à participação cidadã.

5. Fazer a divulgação científica de uma forma alternativa, de forma acessível a todos.

6. Desenvolver um programa de TV alternativo a lógica da mídia de massa no Brasil.
Metodologia:
O desenvolvimento das atividades preconizadas se concretizam mediante esforços conjuntos da EV-UFMG, via CENEX, e da Diretoria Executiva da TV UFMG.

Compete à emissora, orientar e treinar os profissionais da Escola de Veterinária na participação das atividades de filmagens; orientar e aprovar a produção de roteiros; coordenar a gravação dos programas e veiculação das matérias.

À Escola de Veterinária cabe participar da seleção, elaboração das mensagens, disponibilizar transportes para os deslocamentos necessários à produção de matérias e organizar a estrutura destinada a garantir a interacionalidade dos programas, ou seja, o sistema de comunicação em mão-dupla. Nesta perspectiva, os participantes do projeto vinculados a escola criaram e gerenciam contas em redes sociais para a interação com o público, seja na avaliação sobre os programas ou na sugestão de temas, além de se manterem em contato com a acessória de comunicação da unidade para a busca de demandas. A variedade desses meios auxiliares permitirá que públicos de vários setores e camadas sociais reajam e se articulem com a produção, de modo a participar na construção das temáticas a serem selecionadas para compor os respectivos programas e, assim, contribuir para superar a limitação interativa.

Para a construção do programa a equipe envolvida se reúne para determinar as pautas dos programas. Após esta escolha das temáticas os estudantes da EV-UFMG buscam fontes confiáveis para que os integrantes ligados a TV possam se informar a temática trabalhada. Também cabe aos estudantes da EV-UFMG a indicação de fontes a serem entrevistadas. Após esta fase inicial cabe aos parceiros da TV-UFMG a construção das mensagens, com a captação das imagens, as entrevistas e edições e transmissão dos programas. Após o período de exibição os programas são disponibilizados no site da EV-UFMG.

Estima-se a necessidade de dois bolsistas para as atividades de pesquisar, elaborar os roteiros e filmar as mensagens destinadas aos programas. Dentre esses dois, um atuará como repórter – o que implica a seleção de um estudante de comunicação – e o outro, como apresentador. Ademais, os dois terão que realizar as outras tarefas descriminadas no plano de trabalho. além dos dois bolsistas são necessários voluntários vinculados a EV-UFMG uma vez que é grande a demanda por pesquisa de temas e fontes, uma vez que a produção da TV exige uma grande agilidade da equipe de produção.

Os assuntos tratados sob o modelo da comunicação proposta não são passíveis de circunscrição, devido a sua variabilidade, dinâmica e desconhecimento a respeito das demandas que certamente afluirão dos setores sociais. Pretende-se tirar proveito das instalações e estruturas da Escola de veterinária, como os laboratórios e Hospital Veterinário; obter a participação dos docentes e discentes da Escola; desfrutar dos recursos existentes nas duas fazendas da Escola, promovendo a integração completa dos diversos setores da EV-UFMG.
 
Indicadores de avaliação:
É avaliada a qualidade técnica e também a intelegibilidade das mensagens; a repercussão dos programas com seu público, via redes sociais do programa e site da EV-UFMG; a freqüência e o atendimento ao cronograma da TV-UFMG .
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Os bolsistas participarão selecionando temas para os programas, elaborando roteiros para os assuntos selecionados, auxiliando nas filmagens, preparando, realizando ou concedendo entrevistas; atuando como apresentadores e repórteres. Para tanto é necessário que um bolsista seja vinculado à Escola de Veterinário e outro à TV UFMG.

O bolsista ligado à Escola de Veterinário prestará atendimento ao público, através da recepção e respostas via redes sociais; avaliando suas próprias ações, o projeto em andamento e o envolvimento do público.

Organização e composição de um banco de dados com os programas de TV e o envio destes sempre que houver a demanda.

Ao bolsista ligado à TV-UFMG caberá todo o trabalho técnico ligado à produção de um programa de TV.

É prevista a produção de 24 programas para a exibição durante a ano de 2014 e início de 2015.
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
Ao coordenador caberá a seleção dos participantes e a promoção de um ambiente institucional propício a construção dos trabalhos.

No plano de orientação não se prevê a seleção de temáticas, o que deve ser feito pelos estudantes envolvidos, sendo a ação de orientação restrita ao esclarecimento de dúvidas ou impasses que por ventura surjam no andamento dos trabalhos.

A orientação será sempre no sentido de se construir as mensagens com uma linguagem simples que possibilite o entendimento de todos.


Processo de avaliação:
Os participantes são avaliados quanto a sua participação as reuniões de pautas e o cumprimento das atividades propostas.

Também se avalia o comportamento dos participantes frente aos outros integrantes da equipe e com a população externa.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Não
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
O programa De Olho nos Bichos já foi cedido para várias TV’s universitária no Brasil, seu objetivo primordial é trabalhar a divulgação científica de uma forma alternativa ao sistema dominante, publicação de artigos científicos. O desenvolvimento dos programas em uma formato de “revista”, programa com reportagens curtas entremeadas por quadros de entretenimento, sem perder de vista a importância da abordagem técnica e informativa, ou seja, um programa que se pretende educativo, informativo, em um formato de entretenimento.
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br