O Programa de Imersão no Campo de Públicas é vinculado ao curso de graduação em Gestão Pública. Foi criado no segundo semestre de 2017, pelo Colegiado de Coordenação Didática. Congrega ações de ensino, pesquisa e extensão universitária com o objetivo de ampliar os espaços, instrumentos e atores a serem mobilizados no processo ensino/aprendizagem dos alunos do curso de Gestão Pública e, ao mesmo tempo, oferecer contribuições efetivas e diretas da UFMG à gestão e políticas públicas desenvolvidas em órgãos públicos governamentais e não-governamentais, em especial os que compõem as prefeituras municipais do estado de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais. Além disso, o Programa potencializa as oportunidades de os alunos do curso de Gestão Pública integralizarem a carga horária de formação em extensão universitária exigida pelo Plano Nacional de Educação e pelas Resolução nº 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Resolução nº 10/2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da UFMG.
O programa está constituído por três eixos: articulação entre ensino e extensão universitária, assessoria a órgãos públicos e práticas avançadas em gestão e políticas públicas.
O eixo "Articulação entre Ensino e Extensão universitária" é operacionalizado pelo Projeto Extensão Universitária no Curso de Gestão Pública, que tem por objetivo o desenvolvimento de produtos demandados por órgãos públicos parceiros com vistas ao aprimoramento ou inovação da gestão e das políticas públicas por eles desenvolvidas. Esses produtos são elaborados por equipes de alunos matriculados nas disciplinas optativas de Laboratório de Gestão e Política Pública A e Laboratório de Gestão e Política Pública B, sob a supervisão do(a) professor(a) responsável e, sempre que necessário, apoio de outros professores da UFMG. Os produtos abrangem diagnósticos de gestão ou explicações situacionais, projetos de intervenção, análises de política pública, manuais e cartilhas, materiais didáticos etc., nas áreas de gestão de processos, gestão de pessoas, política pública, planejamento, orçamento e gestão.
O eixo "Assessoria a Órgãos Públicos" é operacionalizado pelo Projeto Gestão além do Horizonte, que tem por objetivo o assessoramento de gestores parceiros na elaboração de planos municipais em áreas temáticas específicas, visando ao aprimoramento das ações por eles desenvolvidas, além da captação de recursos federais ou estaduais para o desenvolvimento de políticas municipais. A assessoria é prestada por alunos do curso de Gestão Pública, também sob a supervisão e orientação de professores do Departamento de Ciência Política.
O eixo denominado Gestão e Políticas Públicas: Práticas Avançadas, também tem por objetivo o desenvolvimento de produtos demandados por órgãos parceiros. Mas os trabalhos são desenvolvidos como projetos de extensão autônomos, de maior complexidade que os trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Laboratório, com duração superior à do semestre letivo. A coordenação dos trabalhos é feita por professores do Departamento de Ciência Política.
Além das ações desenvolvidas nesses três eixos, o Programa também abrange parcerias com instituições públicas diversas, por exemplo, a Associação Mineira de Municípios (AMM), que tem contemplado os alunos do curso de Gestão com vagas gratuitas em seus cursos, contribuindo, assim, com sua formação em temas específicos da gestão pública municipal.
Objetivo geral:
Ampliar os espaços, instrumentos e atores a serem mobilizados no processo ensino/aprendizagem dos alunos do curso de Gestão Pública e, ao mesmo tempo, oferecer contribuições efetivas e diretas da UFMG à gestão desenvolvida em órgãos públicos governamentais e não-governamentais, em especial os que compõem as prefeituras municipais do Estado de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais.
Objetivos específicos:
Objetivos
(1) Prospectar e estabelecer parcerias com órgãos das administrações de municípios mineiros, especialmente os que compõem a RMBH e do Governo de Minas Gerais e com instituições da sociedade civil;
(2) Coordenar o desenvolvimento de trabalhos demandados por órgãos e instituições parceiros, sejam os desenvolvidos no âmbito das disciplinas Laboratório (eixo articulação entre Ensino e Extensão), seja como projetos de extensão autônomos (eixo Práticas Avançadas) ou as assessorias a órgãos públicos (eixo Assessoria);
(3) Coordenar a avaliação dos trabalhos entregues, sejam a que têm como foco seu processo de elaboração, sejam as focadas em sua implementação.
Metodologia:
A prospecção de parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais é realizada mediante a divulgação do Programa, destacando-se seus objetivos e o caráter gratuito dos trabalhos desenvolvidos. Essa divulgação é feita por correio eletrônico ou contatos telefônicos, privilegiando-se órgãos executivos de prefeituras de municípios com menor capacidade de gestão e maior vulnerabilidade social.
As demandas apresentadas pelos parceiros, sejam as destinadas ao projeto Extensão Universitária no Curso de Gestão Pública, sejam as que serão atendidas em projetos de extensão autônomos ou mediante assessoria, são objeto de reunião preliminar entre a coordenação do Programa e os gestores envolvidos, para programação de seu atendimento e, se for o caso, melhor delineamento.
No desenvolvimento dos trabalhos, alunos e professores envolvidos nos trabalhos permanecem em interlocução com os parceiros, definem e pactuam com eles o plano de trabalho, o cronograma e a estrutura do trabalho; realizam as pesquisas necessárias; analisam dados e documentos públicos ou repassados pelos parceiros; e desenvolvem as demais atividades acadêmicas requeridas pelo desenho do trabalho pactuado.
A avaliação dos trabalhos e de seu processo de elaboração é feita em eventos específicos, realizados no final do semestre, complementada por questionários aplicados aos alunos participantes e os parceiros. A avalição da contribuição dos trabalhos para a resolução do problema ou aprimoramento/inovação da gestão ocorre mediante o acompanhamento de sua implementação, no semestre subsequente à entrega.
Indicadores de avaliação:
O desenvolvimento dos trabalhos é acompanhado e orientado em reuniões semanais ou quinzenais com a coordenação do projeto e, sempre que necessário, também com os parceiros. Os produtos são apresentados e debatidos nos seminários semestrais, que contam com a presença de todos os alunos e parceiros participantes do Programa Imersão. Na entrega do produto e ao final de seus primeiros seis meses de implementação, os parceiros são solicitados a responder uma pesquisa (questionário), cujo objetivo é coletar informações sobre sua percepção relativamente ao processo de construção do trabalho, sua configuração e adequação aos objetivos pretendidos.
Estudantes membros da equipe
Plano de atividades:
Bolsista de graduação:
•Coletar, com a supervisão da coordenadora e do bolsista de pós-graduação, informações sobre órgãos públicos componentes das prefeituras municipais do Estado de Minas Gerais, em especial, as de municípios com menor desenvolvimento econômico e social, e os contatos dos respectivos gestores e dirigentes políticos;
•Contribuir com o bolsista de pós-graduação na prospecção de parcerias para o Programa Imersão no Campo de Públicas, priorizando órgãos dos municípios mais vulneráveis;
•Contribuir com o bolsista de pós-graduação no planejamento e realização de eventos, em especial os workshops e seminários semestrais, nos quais são apresentados à comunidade acadêmica e aos parceiros os produtos elaborados no período;
•Contribuir no desenvolvimento das disciplinas de Laboratórios, em especial com a organização materiais didáticos e a interlocução dos alunos com os gestores parceiros.
Bolsista de pós-graduação:
•Contribuir na supervisão das atividades desenvolvidas pelo bolsista de graduação;
•Contribuir no monitoramento e orientação do processo de elaboração dos produtos demandados pelos parceiros no decurso das disciplinas de Laboratório;
•Contribuir no monitoramento do desenvolvimento dos projetos desenvolvidos no eixo Gestão Pública: Práticas Avançadas.
Plano de acompanhamento e avaliação:
Reuniões quinzenais com a equipe do projeto para tomada de decisões relativas ao processo de elaboração do trabalho e pesquisa para reunir informações para avaliações. São previstas duas avaliações: (i) do processo de elaboração do trabalho, em que os alunos são monitorados quanto à cordialidade na relação com os parceiros, tempestividade e qualidade dos trabalhos entregues (ii) dos resultados do trabalho para a formação acadêmica e para a gestão pública. Para essa avaliação, os alunos respondem a um questionário para coleta de informações sobre a experiência e sua contribuição para a formação acadêmica.
Processo de avaliação:
Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho no desenvolvimento das atividades, assiduidade às reuniões, cordialidade no trato com os gestores públicos e tempestividade das entregas comprometidas.