Você não está autenticado no sistema [ principal ]
EVENTO: XV ENCONTRO DE EXTENSÃO
TRABALHO: 23202 - Escolas Saudáveis
Situação:
Autor
Tipo: Nome: Curso/Unidade:
Aluno JULIANA AGUIAR CAVALCANTE ODONTOLOGIA
Inscrição UFMG: Bolsa: e-mail: Telefone:
2009073074 PBEXT juaguiarcavalcante@hotmail.com 87166534
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade/Departamento:
VIVIANE ELISANGELA GOMES Faculdade de Odontologia/Depto Odontologia Social e Preventiva
e-mail: Telefone: Inscrição:
vivigomes_br@yahoo.com.br 34092457 213497
Co-autores
Nome Curso Tipo Bolsa
ANDREA MARIA DUARTE VARGAS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
EFIGENIA FERREIRA E FERREIRA Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
FLAVIO DE FREITAS MATTOS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
GLEICE KELLY ALVARES DE ARAUJO ODONTOLOGIA Aluno PBEXT
IZABELA DAYLE RODRIGUES LACERDA ODONTOLOGIA Aluno PBEXT
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
MARA VASCONCELOS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
RAQUEL CONCEICAO FERREIRA Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
SIMONE DUTRA LUCAS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA

Dados do Trabalho
Título : Código :
Escolas Saudáveis 23202
Área :
Saúde
Resumo:
A parceria efetiva com a Gerência de Educação da Regional Pampulha e com os profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) tem assegurado a expansão das ações do Projeto Escolas Saudáveis. O trabalho tem valorizado a importância do espaço escolar para o desenvolvimento de atitudes saudáveis, o empoderamento e a construção da cidadania, bem como o controle da cárie dentária. Apesar das ações que vem sendo executadas, a cárie dentária ainda é um problema de saúde bucal observado nas crianças dessas escolas, principalmente na dentição decídua. Cabe ressaltar, que as lesões de cárie não tratadas podem comprometer a qualidade de vida das crianças. Em reconhecimento ao potencial que o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) oferece para o controle da doença cárie, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma iniciativa para a promoção mundial do ART, por meio de programas comunitários com bases educativas e preventivas, em vários países.
O objetivo desse estudo foi avaliar a proporção de escolares com lesões de cárie não tratadas em dentes decíduos com indicação para o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), de duas escolas municipais pertencentes à Regional Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Inicialmente, foi feito um Levantamento de Necessidades em Saúde Bucal (LNSB) a partir dos critérios usados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para identificarmos as crianças de 6 a 9 anos de idade que apresentavam lesões de cárie em dentina não tratadas. As crianças que apresentavam lesões de cárie em dentina não tratadas passaram por mais uma avaliação. Cada cavidade foi avaliada, pelos critérios preconizados por Frencken et al. (1996) e receberam a indicação ou não de ART. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (protocolo ETIC 0458.0.203.000-09).
Foram examinados 314 escolares, sendo 150 do sexo feminino e 164 do sexo masculino. Do total de crianças, 148 (47,1%) eram livres de cárie e 138 (43,9%) apresentaram alguma necessidade de tratamento odontológico. O ART foi indicado para o tratamento das lesões de cárie em 135 escolares (97,8%), enquanto 3 crianças (2,2%) necessitavam do tratamento restaurador convencional. Depois de selecionadas as crianças com indicação para o tratamento restaurador atraumático, um novo contato foi feito com os seus responsáveis para a realização do atendimento da criança na escola. As demais crianças com necessidade de tratamento foram encaminhadas para atendimento no Projeto Promoção da Saúde Bucal para Adolescentes na FO-UFMG.
Conclui-se que existe uma proporção relevante de escolares com lesões de cárie não tratadas que poderão ser beneficiadas pela indicação do ART no controle da doença. Cabe ressaltar que ações de enfrentamento dessa realidade estão sendo realizadas, ou seja, ações de promoção da saúde visando autocuidado e empoderamento e realização do ART no ambiente escolar.
Palavras-chave:
Promoção da Saúde; Saúde Escolar; Educação em Saúde; Tratamento Dentário Restaurador sem Trauma, Dentição Primária.
Instituições financiadoras/parceiras :
UFMG; SESU/MEC; PROEXT2010; PROEX
Programa/Projeto: 400356
Escolas Saudáveis
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Situação:
Aprovado


[ imprimir ]