· Contribuir para a formação integral dos alunos de 6 a 14 /15 anos, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de BH;
· Contribuir para a formação acadêmica, profissional, pessoal e cidadã de discentes da UFMG;
·Contribuir para a articulação entre a educação básica e a universidade compartilhando espaços formativos;
·Ofertar oficinas diversas no contra turno escolar;
·Contribuir para as discussões conceituais relativas ao Programa e à educação integral;
·Contribuir para o monitoramento e a avaliação do Programa junto à SMED/PBH;
·Acompanhar o desenvolvimento do PEI/UFMG nas escolas;
·Contribuir para processos formativos dos diferentes sujeitos envolvidos no Programa;
·Articular os projetos vinculados ao Programa;
·Coordenar e articular o trabalho dos professores/técnicos orientadores das oficinas;
·Divulgar o PEI/UFMG visando a ampliação da rede de atores envolvidos, bem como a visibilidade do Programa na UFMG e na comunidade em geral;
·Ampliar espaços para desenvolvimento da extensão, de pesquisas e para o aprimoramento do ensino e formação docente;
·Contribuir para a flexibilização curricular;
·Desenvolver ações multidisciplinares;
·Produzir, sistematizar e socializar conhecimento na área.
1o. Encontro de Instituições de Ensino Superior parceiras do Programa Escola Integrada: "Que formação fazemos? Que formação queremos fazer?". 2012
2013-10-1414/10/2013
2o. Encontro de Instituições de Ensino Superior parceiras do Programa Escola Integrada: Escola Integrada como Política de Educação Integral.. 2012
2013-10-1414/10/2013
3o. Encontro de Instituições de Ensino Superior parceiras do Programa Escola Integrada: Conclusões e Produção de
Documento de IES parceiras do PEI/PBH. 2012
2018-03-0202/03/2018
Foram realizadas apresentações em seminários e congressos institucionais, nacionais e internacionais. À exemplo, foi feita apresentação para mais de 900 bolsistas de extensão, com produção de apresentação visual, sobre o impacto do Programa na formação discente na XII Jornada de Extensão Universitária da UFMG.
2018-03-0202/03/2018
Organização do acervo de livros, vídeos, fotos e músicas do Programa Escola Integrada, assim como de seu arquivo permanente, durante os anos de 2013 e 2014 para composição de memória institucional do mesmo.
2018-03-0202/03/2018
Entre 2010 e 2015 foi criado e mantido banco de dados em formato excell para monitoramento do fluxo de bolsistas e coordenadores do Programa. Esse trabalho foi realizado tendo por base o monitoramento e arquivamento dos termos de bolsa e o diálogo direto com os bolsistas, coordenadores/orientadores na UFMG, SMED e professores das escolas envolvidas.
2018-03-0202/03/2018
Entre 2010 e 2015 foram realizadas reuniões, com periodicidade aproximadamente quinzenal, e encontros formativos, com os vários atores envolvidos com o Programa na UFMG, nas escolas e na SMED/PBH.
2018-03-0202/03/2018
No contexto da formação discente e docente na e para educação integral, durante o ano de 2014 foi realizado trabalho de sistematização dos conhecimentos produzidos no Programa para sua divulgação e popularização, elevando-os ao alcance de pesquisadores e da sociedade em geral, por meio de um livro de caráter multidisciplinar e inter-unidades publicado e lançado em 2015 durante evento do Observatório da Educação Integral na FaE/UFMG. Posteriormente o livro foi distribuído gratuitamente para as bibliotecas das Universidades Federais do Brasil.
ATIVIDADES VINCULADAS
Projeto - 401258 - SUPORTE DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA - UFMG
2º Encontro de Formação de 2013 (em 21/06/2013): elaboração de convite eletrônico e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos participantes do Programa. Cobertura jornalística do evento.
2013-09-0909/09/2013
3º Encontro de Formação de 2013 (30/08/2013): elaboração de convite eletrônico e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos participantes do Programa. Cobertura jornalística do evento.
2013-09-0909/09/2013
Auxílio no planejamento do livro do Programa, a ser publicado em dezembro de 2013 (em julho de 2013)
2012-08-2121/08/2012
Ações ainda por concluir: além das atividades correntes, a assessoria de comunicação ainda realizará, em 2012, as seguintes atividades: a) auxílio na revisão, diagramação e acompanhamento dos livros do Programa a serem publicados em 2013 e b) participação integrada nas atividades de pesquisa sobre o perfil dos bolsistas e os impactos do Programa em sua formação.
2012-08-2121/08/2012
Consolidação da assessoria de comunicação do programa: Como resultado do primeiro ano de realização das atividades da assessoria de comunicação do Programa Escola Integrada como projeto de extensão, foi possível observar, nitidamente, a consolidação do grupo como referência para o planejamento e execução das atividades de comunicação interna e externa do programa. Neste segundo ano de atividades, o grupo construiu uma identidade própria e ganhou espaço no Programa, tendo atuação decisiva em momentos diversos.
2012-08-2121/08/2012
Criação da nova marca e identidade visual do Programa: tendo como base o diagnóstico realizado em 2011, a assessoria de comunicação concluiu os estudos preliminares e concluiu a elaboração da nova marca do Programa Escola Integrada. A marca foi apresentada e discutida com todos os públicos e instâncias ligadas ao Programa (de dentro e de fora da UFMG), tendo sido aprovada por aclamação. Hoje, ela integra todas as peças e textos do Programa, sendo amplamente reconhecida.
2013-09-0909/09/2013
Criação do mailing eletrônico da Assessoria de Comunicação, que é atualizado semanalmente (em junho de 2013)
2013-09-0909/09/2013
Início da participação da Assessoria de Comunicação na reunião do GOSTEI - Grupo Operacional Salutar de Trabalho na Escola Integrada, que acontece na FaE, quinzenalmente. Nas reuniões são feitos o planejamento e a avaliação das ações do Programa, incluindo as de comunicação (em junho de 2013)
2013-09-0909/09/2013
Lançamento (em junho de 2013) da campanha de cadastramento de novos bolsistas: elaboração, impressão e divulgação de pôsteres em unidades da UFMG; elaboração de e-flyer e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos colegiados de graduação; elaboração de arte para capa de Facebook; disponibilização de formulário eletrônico de inscrição. A campanha resultou em 280 novos cadastros.
2013-09-0909/09/2013
Lançamento da campanha focada de cadastramento de novos bolsistas para a área de Ciências (apenas alunos de Biologia): elaboração de cartaz virtual e divulgação junto ao e-mail do colegiado de graduação em Ciências Biológicas e postagem nas páginas de alunos do curso, no Facebook. (setembro de 2013)
2013-09-0909/09/2013
Lançamento do novo Cardápio de Oficinas do Programa Escola Integrada UFMG, com inclusão da área de saúde. Definição de identidade visual para a nova área. (agosto de 2013)
2012-08-2121/08/2012
Manutenção e ampliação do boletim virtual: iniciado em 2011 como piloto, o boletim virtual do Programa Escola Integrada agora tem periodicidade quinzenal (excetuando-se os períodos de férias), tendo em sua lista de assinantes cerca de mil pessoas, incluindo professores e técnicos da UFMG, bolsistas, agentes culturais, professores comunitários e empregados da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
2015-02-0202/02/2015
Mar/14 - Lançamento de campanha de cadastramento de novos bolsistas para as áreas de Artes Visuais, Ciências, Educação Física/Dança, Linguagem, Música, Pedagogia e Teatro. Elaboração de cartaz virtual e divulgação por e-mail, no Blog e no Facebook.
Mai/14 - 1º Encontro de Formação de 2014 (16/05/2014): elaboração de convite eletrônico e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos participantes do Programa. Cobertura jornalística do evento. Elaboração e envio de certificados aos participantes.
2015-02-0202/02/2015
Nov/13 - 4º Encontro de Formação de 2013 (22/11/2013): elaboração de convite eletrônico e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos participantes do Programa. Cobertura jornalística do evento. Elaboração e envio de certificados aos participantes.
2015-02-0202/02/2015
Out/13 - Participação das bolsistas de graduação no XVI Encontro de Extensão da UFMG, com apresentação de pôster.
2013-09-0909/09/2013
Participação das bolsistas de graduação na XII Jornada de Extensão da UFMG e cobertura jornalística do evento, para divulgação no Boletim Eletrônico.
2013-09-0909/09/2013
Reativação da página do Programa no Facebook (https://www.facebook.com/ProgramaEscolaIntegradaUFMG). Inserção e atualização de informações, envio de convites para pessoas curtirem a página, publicação frequente de notícias (em junho de 2013)
2012-08-2121/08/2012
Reedição da campanha de cadastramento: tendo como ponto de partida a bem sucedida campanha de cadastramento de 2011, a assessoria de comunicação realizou uma nova edição do conjunto de eventos para contratação de novos bolsistas. Tendo acionado os mais diversos meios de comunicação da Universidade (como o Boletim UFMG, o site, a Rádio UFMG) e criado seus próprios meios (o boletim do Programa, flyers virtuais, cartazes e eventos nas unidades acadêmicas), a campanha de cadastramento de 2012 obteve número elevado de inscritos (mais de mil alunos interessados), o que resultou no número recorde de contratações de bolsistas. Hoje, o programa conta com mais de 120 bolsistas participantes - o maior número em sua história.
2015-02-0202/02/2015
Set/14 - 2º Encontro de Formação de 2014 (19/09/2014): elaboração de convite eletrônico e divulgação no Boletim eletrônico, página do Facebook, Blog e e-mails dos participantes do Programa. Cobertura jornalística do evento. Elaboração e envio de certificados aos participantes.
Out/14 - Participação das bolsistas de graduação no XVII Encontro de Extensão da UFMG, com apresentação de pôster.
Projeto - 401321 - PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL
1ª formação coletiva realizada em abril de 2013, com a temática do “ ver, ouvir e registrar”, com objetivo de capacitar teórico-metodologicamente o desenvolvimento de oficinas nas escolas integradas, pelos bolsistas de graduação do programa, enfatizando a importância de se refletir sobre a temática da educação integral e integrada e de se planejar o que se desenvolverá, registrar o desenvolvido e refletir/avaliar, enfim, gerar conhecimento sobre o que se efetivou na prática nas escolas, com os estudantes da educação básica; 2º formação coletiva realizada em junho de 2013, com a temática da Educação integral e Integrada: territórios e processos educativos” , visando aprofundar nos conceitos e possibilidades de expandir a educação para a cidade, pensada como território educativo; 3ª formação realizada em agosto de 2013, com o tema: pesquisa metodológica nas áreas de oficinas do PEI/UFMG. Há ainda a previsão de mais duas formações com os temas: disciplina e indisciplina e avaliação.
2014-10-1313/10/2014
1º Encontro de Formação Coletiva: No dia 16/05/2014, foi realizado o 1º Encontro de Formação do PEI-UFMG em 2014, com a participação de bolsistas de oficinas, bolsistas de apoio e orientadores das áreas. No encontro, a Professora Carla Linhares, coordenadora pedagógica do programa, propôs uma reflexão sobre “Educação integral e integrada: que território é esse?”. Após o debate e dinâmicas realizadas, Gustavo Gomes, bolsista da área de teatro, falou sobre o trabalho que ele tem realizado na Escola Municipal Aurélio Pires. Ao final, Marília Barcellos Guimarães, coordenadora geral do programa falou sobre o funcionamento do programa, seus objetivos principais, as ligações entre as áreas, além das mudanças que aconteceram ao longo dos anos, com o objetivo de situar os novos bolsistas que entraram no programa em 2014.
2014-10-1313/10/2014
2º Encontro de Formação 2014: No dia 19/09/2014 foi realizado o 2º Encontro de Formação do PEI/UFMG em 2014, com o tema “A dimensão do cuidar na Educação Integral”, com palestra proferida pela Doutoranda em Educação Érica Dumont. Além da palestra, o encontro contou também com o relato de experiência do bolsista Menderson Nzangeby, que expôs sua experiência de integração com os alunos nos tempos-espaços extra oficina, na época em que atuava na Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. No encontro participaram bolsistas de oficina, bolsista de apoio às áreas do PEI/UFMG, bolsistas de pós-graduação, orientadores dos bolsistas de oficina e membros da coordenação pedagógica e executiva do programa, totalizando cerca de 43 pessoas.
2014-10-1313/10/2014
4º Encontro de Formação de 2013: Palestra proferida pelo Prof. Paulo Henrique de Queiroz Nogueira no dia 22/11/2013 - Zoação e in(disciplina) no contexto da educação integral e integrada. Neste encontro houve também o relato de experiência da bolsista do PEI/UFMG da área de Artes Visuais – Rebeca Prado.
2012-08-2121/08/2012
Ao longo do ano de 2011, foram realizados 3 encontros de formação coletiva e dois seminários de avaliação do PEI/UFMG.
2013-10-0404/10/2013
Com relação ao ensino: estamos em interlocução direta, no ano de 2013, com três disciplinas ligadas ao Programa na graduação: uma na Escola de Música da UFMG, pela professora Dra. Heloisa Feichas,
coordenadora da área de Música do Programa e duas na Faculdade de Educação da UFMG, sendo uma ministrada para os estudantes da pedagogia da Faculdade de Educação –FAE-UFMG , pela Prof. Dra Lucia Helena Alvarez Leite e outra ministrada para as licenciaturas da Universidade pela Profª Drª Carla Linhares Maia, coordenadora pedagógica do PEI/UFMG. Além disso, no primeiro semestre foi oferecida disciplina na pós-graduação da FaE/UFMG sobre a temática da Educação Integral pela Profa. Dra. Lucia Helena Alvarez Leite, coordenadora da proposta do Programa para o ano de 2013 no âmbito do Edital PROEXT.
2012-08-2121/08/2012
Em 02/12/2011, foi realizado o seminário final de avaliação, momento no qual foram apresentados os resultados da pesquisa Quem faz a Escola Integrada? Compreensões acerca dos sujeitos do Programa; relato de experiência dos bolsistas da área de Acompanhamento Pedagógico do PEI/UFMG e avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2011.
2012-08-2121/08/2012
Em 09/07/2011, foi realizado o primeiro seminário de avaliação do programa, contando com o relato de experiência por parte de bolsistas do PEI/UFMG, bem como de uma professora comunitária da EM George Ricardo Salum. Nesse seminário foi realizado um momento de avaliação sobre os encontros realizados no 1º semestre, bem como da dinâmica dos seminários avaliativos.
2012-08-2121/08/2012
Em 27/05/2011, dando continuidade ao debate proporcionado no 1º encontro, as reflexões foram norteadas pela discussão em torno dos Retratos da Escola, abrangendo os mesmos aspectos abordados no 1º encontro, nesse momento discutidos por escola.
2012-08-2121/08/2012
Em 29/04/2011, foi realizado o primeiro encontro, tendo como tema – Escola, que chão é esse? Esse tema possibilitou a reflexão sobre os sujeitos envolvidos no PEI/PBH e suas relações; a infraestrutura das escolas; organização do trabalho; os principais problemas e desafios, bem como as iniciativas bem sucedidas em relação aos desafios levantados.
2012-08-2121/08/2012
Em 30/09/2011, foi realizado o 3º encontro de formação coletiva, tendo como eixos de discussão a prática das oficinas desenvolvidas pelos bolsistas da UFMG no sentido de evidenciar aspectos que permitissem a construção de uma identidade do grupo na universidade.
2013-10-0404/10/2013
Foram realizadas aproximadamente 14 reuniões do GOSTEI que tem também como um de seus principais objetivos a capacitação e formação dos orientadores do Programa, equipe que inclui os bolsistas de pós-graduação nele atuantes, por meio da discussão coletiva dos problemas teóricos e metodológicos encontrados para execução do Programa, dentro da concepção de integração Ensino, Pesquisa e Extensão.
2013-10-0404/10/2013
Foram realizados dois encontro com os bolsistas de extensão que atuam diretamente no apoio às áreas do Programa para capacitação e discussão das atividades desenvolvidas pelos mesmos, afim de
construirmos uma metodologia comum de atuação junto aos bolsistas de oficinas e escolas parceiras, componentes do público alvo do Programa. Foram discutidos temas relativos ao território e a metodologia
etnográfica.
2013-10-0404/10/2013
Interlocução com o Grupo TEIA realizada: Participação no Seminário Internacional do TEIA; presença na página web do Grupo; participação em encontros de pesquisadores e formadores do grupo.
2013-10-0707/10/2013
No ano de 2012 foram realizados 5 encontros de formação coletiva: Encontro de Formação Programa Escola Integrada do (1o. semestre/2012): Integrar e avaliar; Encontro de Formação do Programa Escola Integrada (1o. semestre/2012): compartilhar experiências da relação com o Saber; Encontro de Formação do Programa Escola Integrada (1o. semestre/12): Educação Integral e Artes Visuais aspectos metodológicos para o planejamento e execução das oficinas; Encontro de Formação do Programa Escola Integrada (2o. semestre/2012).: é hora de conhecer nossa própria cidade e investigar suas possibilidades como espaço educador; Encontro de Formação do Programa Escola Integrada (2º. Semestre/2012): A Extensão Universitária e a Educação Integral.
2013-10-0707/10/2013
No ano de 2012 também foi realizado um encontro de Formação Mensal de Professores Comunitários: Diálogos sobre a Escola Integrada.
2013-10-0404/10/2013
Realização de três Formações Coletivas para os bolsistas de graduação do programa e abertas às escolas, professores comunitárias e agentes culturais das escolas integradas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
Projeto - 401322 - ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO PEI NAS ESCOLAS
A realização das visitas e dos relatórios tem possibilitado o acompanhamento mais aproximado do trabalho realizado nas escolas, o que tem permitido um diálogo maior entre a universidade e as escolas e o suporte necessário para a coordenação pedagógica do programa na UFMG. Os relatórios são socializados para os participantes do programa, discutidos em reuniões de avaliação, possibilitando o planejamento de novas ações junto às escolas e na condução do programa na universidade.
2013-10-0404/10/2013
Entre as dificuldades enfrentadas no ano de 2013 para o desenvolvimento do projeto foi com relação ao uso do recurso devido primeiramente à demora do repasse total do mesmo, o que acarretou a necessidade de mudanças no cronograma de execução das ações. Outra dificuldade é relativa ao impedimento da execução da gestão pela Fundação de Apoio e Pesquisa da Universidade e a obrigatoriedade da gestão pela unidade. A efetivação da gestão pela Unidade tem acarretado dificuldade no desenvolvimento de algumas ações. Com relação a dificuldades relativas ao público alvo, atualmente a Secretaria Municipal de Educação - SMED/PBH-, um dos públicos da ação de extensão em questão, passa por um processo de reestruturação de sua equipe de Coordenação do Programa. Isso acarretou um distanciamento das escolas com relação à coordenação pedagógica e geral do Programa, dificultando o seu acesso e visitas. Apesar dessas dificuldades, foram realizadas 5 visitas no segundo semestre de 2013.
2012-08-2020/08/2012
No primeiro semestre de 2011 foram realizadas 12 visitas às escolas, bem como 12 relatórios individuais e 1 relatório síntese das visitas. As escolas acompanhadas foram: EM Edgar da Mata Machado; EM Tabajara Pedroso; EM George Ricardo Salum; EM Maria de Magalhães Pinto; EM Cora Coralina; EM José Maria de Mares Guia; EM Paulo Mendes Campos; EM Professora Alice Nacif; EM Rui da Costa Val; EM Dom Orione; EM Santa Terezinha; EM José Madureira Horta.
2012-08-2424/08/2012
No segundo semestre de 2011 foram realizadas 6 visitas às escolas, bem como 6 relatórios individuais relativos à cada escola. Essas visitas foram organizadas pelas áreas do conhecimento que compõem o PEI/UFMG. Na ocasião, o acompanhamento junto às escolas foi realizado de acordo com as demandas da área de Matemática e Artes. As escolas acompanhadas foram: E.M. Antonia Ferreira; E.M. Edgar da Mata Machado (área de matemática); E.M. José Madureira Horta; E.M. Alice Nacif; E.M. Luigui Toniolo e E.M. Santa Terezinha (área de Artes).
 Em relação a interdisciplinaridade vem se efetivando a partir do GOSTEI- grupo de orientadores do programa escola integrada- e das formações coletivas que abarcam diferentes aspectos e dimensões do conhecimento e experiências de trabalho na escola e estimulam a troca constante entre as diferentes áreas e a busca pela construção de metodologia de trabalho e orientação interdisciplinares. Também, vale acrescentar, que estamos articulando uma nova área de Saúde no Programa para o segundo semestre, já tendo sido realizadas reuniões com o professor da Escola de Enfermagem da UFMG, interessado em coordenar a área, criadas as oficinas e realizada discussão junto ao GOSTEI para sua inclusão no Cardápio de Oficinas e recebida no Programa por parte dos demais coordenadores. Isso efetivamente, caracteriza uma ampliação do Programa dentro da Universidade com maior integração dos conhecimentos acadêmicos na perspectiva da educação integral.
2013-10-1414/10/2013
 Avaliações das áreas sobre os encontros dos orientadores do programa ( GOSTEI) relatam melhorias no processo de gestão do programa e, principalmente, no espaço de comunicação e trocas entre as diferentes áreas, abrindo caminhos para a busca da superação da multidisciplinaridade para o plano da interdisciplinaridade.
2013-10-1414/10/2013
 Foi criado e implementado um roteiro de relatório para avaliação semestral dos coordenadores de áreas e oficinas do Programa. Este relatório tem como foco o registro das práticas formativas e metodológicas desenvolvidas nas áreas e a avaliação do Programa como um todo.
2013-10-1414/10/2013
 Foram criados e implementados formulários para avaliações semestrais por parte dos bolsistas de oficinas para acompanhamento durante o processo de formação.
2013-10-1414/10/2013
 No ano de 2013 também reeditamos o Cardápio de Oficinas, aprimorando algumas e incluindo novas ofertas. Cada ementa de oficina foi repensada pela equipe de coordenação da área e discutida no GOSTEI, até sua inserção final dentro do desenho do Cardápio, que não variou muito com o objetivo de garantir sua identidade visual. Lembrando, como está descrito na proposta do Programa, o Cardápio de Oficina é disponibilizado na intranet da SMED/PBH para todas as escolas integradas afim de que possam eleger a que melhor se adéqua à suas necessidades formativas e capacidade de orientação da Instituição de Ensino Superior. É um dos instrumentos de diálogo da IES com a comunidade atendida.
2013-10-1414/10/2013
 Por meio das avaliações escritas dos bolsistas de oficinas (questionário de entrada, questionário de saída e avaliações semestrais) e avaliações dos coordenadores de áreas do Programa (relatórios semestrais) encontramos o depoimento de um resultado positivo para aqueles que participam e participaram do Programa no sentido de uma significativa contribuição para o seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoa
2013-10-1414/10/2013
 Quanto a multidisciplinaridade, esta é dimensão estruturante do programa e está presente desde a organização do mesmo, a partir da sua constituição por múltiplas áreas do conhecimento ( Educação Física e Danças, Artes Visuais, Ciências, Acompanhamento Pedagógico, Música, Teatro, Linguagens, etc).
2013-10-1414/10/2013
 Tendo por base o instrumento “Relatório Final do Bolsista de Oficina” já existente no Programa desde 2007, foi criado e implementado um novo “questionário de entrada do bolsista de oficina”, de preenchimento on line, para aferir expectativas dos bolsistas de oficinas ao entrarem no Programa. Ainda tendo por base o primeiro instrumento citado, foi criado e implementado o “questionário de saída do bolsista de oficina”, também on line, para, em face do questionário de entrada, verificarmos o impacto do Programa na formação do bolsista de oficina. O objetivo de ser on line é facilitar o preenchimento, aumentando os índices de respostas, e a facilidade para tabular os resultados e portanto melhorando sua análise.
2012-09-1313/09/2012
21 Propostas de Oficinas em Cardápio de Oficinas criado
2012-09-1313/09/2012
500 encontros, em média, de orientação de bolsistas – anual
2013-10-1414/10/2013
Dados sobre o Público atingido nos últimos anos
1)Escolas: Em 2006: 7; Em 2007: 15 ; Em 2008: 20; Em 2009: 11; Em 2010: 25; Em 2011: 35 ; Em 2012: 64; Em 2013: 59
2)Coordenadores: Em 2006: 15; Em 2007: 14; Em 2008: 22; Em 2009: 14; Em 2010: 31; Em 2011: 15; Em 2012: 19;
3)Bolsistas: Em 2006: 57; Em 2007: 40; Em 2008: 63; Em 2009: 30; Em 2010: 76; Em 2011: 60; Em 2012: 157; Em 2013: 105
2018-03-0202/03/2018
Durante os anos de 2010 e 2015 foram apresentados trabalhos pelos bolsistas de oficinas e seus orientadores em eventos institucionais, como durante o Encontro de Extensão, nacionais e internacionais.
2013-10-1414/10/2013
Em cada uma das áreas temáticas do Programa atuam bolsistas de pós-graduação REUNI (3 doutorandos e 4 mestrandas) compondo a equipe de orientação dos bolsistas de oficinas (graduandos) das áreas que atuam nas escolas e na coordenação do Programa na UFMG. Esses bolsistas de pós-graduação fazem a articulação das atividades desenvolvidas nas oficinas com a proposta das áreas de formação do PEI, tendo também como ponto de diálogo o que esses alunos estão vendo em seus cursos na UFMG.
2015-08-1212/08/2015
O Projeto contou com 103 bolsistas de oficina em 2014, atendendo a um número de 72 escolas durante esse período. Contou também com 15 professores da UFMG como coordenadores de áreas e oficinas que tiveram o apoio de 7 Bolsistas de graduação e 5 Bolsistas de Pos Graduação.
educação integral: contribuição da extensão da universidade federal de minas gerais - ufmg.Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2016-09-0707/09/2016
MADURO SILVA, D. B.. Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Caderno de Resumos. Ouro Preto: UFOP, 2016.
Artigo
educação integral: contribuição da extensão da universidade federal de minas gerais - ufmg.Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2016-09-0707/09/2016
MADURO SILVA, D. B.. Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Caderno de Resumos. Ouro Preto: UFOP, 2016. ISBN: 978-85-93416-00-2 Disponível em: http://www.cbeu.eventsystem.com.br/gerar_pdf.php?id=2023 Acesso em: 18/06/18
Artigo
a universidade integrada à educação básica: percursos da extensão na ufmg. 2011.A Universidade Integrada à educação básica: percursos da extensão na UFMG. 2011.
2012-09-0101/09/2012
MADURO SILVA, D. B. ; BARBOSA, V. C. ; GUIMARAES, M. B. . A Universidade Integrada à educação básica: percursos da extensão na UFMG. In: 5o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico] 5o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 1.
Artigo
“o uso do blog no processo educacional: relato de experiência nas oficinas de acompanhamento pedagógico do programa escola integrada”“O uso do blog no processo educacional: relato de experiência nas oficinas de acompanhamento pedagógico do Programa Escola Integrada”
2011-11-0101/11/2011
FREITAS, Raquel C. Teixeira de. O uso do blog no processo educacional: relato de experiência nas oficinas de acompanhamento pedagógico do Programa Escola Integrada. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: < http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais.pdf >
Artigo
“tecnologias da informação e comunicação na escola: a experiência da rádio jovem news emdo”“Tecnologias da Informação e Comunicação na escola: a experiência da Rádio Jovem News EMDO”
2011-11-0101/11/2011
MADUREIRA, Rodrigo. Tecnologias da Informação e Comunicação na escola: A experiência da Rádio Jovem News EMIDO. Belo Horizonte, 2011. Disponível em < www.radioemdo.musicblog.com.br >
Livro
educação integral: contribuições da extensão da ufmg.Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG.
2015-08-2727/08/2015
GUIMARÃES, M. B.; MAIA, C. L.; PASSADES, D. B. M. S.. (Org.). Educação Integral: contribuições da extensão da UFMG. 1ed.Belo Horizonte: EDITORA UFMG, 2015, v. 1.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
educação integral: contribuição da extensão da universidade federal de minas gerais - ufmg.Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2016-09-0707/09/2016
MADURO SILVA, D. B.. Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Caderno de Resumos. Ouro Preto: UFOP, 2016.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
concepções de ensino de ciências dos bolsistas do pei/ufmg – ciências. primeiras aproximaçõesCONCEPÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DO PEI/UFMG – CIÊNCIAS. PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
2014-10-2323/10/2014
XVII Encontro de Extensão
Autores: ANA PAULA DA SILVA
MARILIA BARCELLOS GUIMARAES
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
conquistas e desafios da assessoria de comunicação do programa escola integrada ufmgCONQUISTAS E DESAFIOS DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA UFMG
2014-10-2323/10/2014
ALYNE ARAUJO DE MENESES
MARILIA BARCELLOS GUIMARAES
Clara Soares Braga
Maíra Lima
XVII Encontro de Extensão
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
contribuições da vivência na escola para a atuação como bolsista de apoioCONTRIBUIÇÕES DA VIVÊNCIA NA ESCOLA PARA A ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DE APOIO
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
experiências compartilhadas: as práticas, metodologias e estratégias de orientação do programa escola integrada da ufmg (pei-ufmg)EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS: AS PRÁTICAS, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA DA UFMG (PEI-UFMG)
2014-10-2323/10/2014
XVII Encontro de Extensão
Autores
ANA GABRIELA CHAVES FERREIRA
MARILIA BARCELLOS GUIMARAES
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
na superfície da cidadeNA SUPERFÍCIE DA CIDADE
2014-10-2323/10/2014
Autores
JESSICA KAWAGUISKI RODRIGUES
MARILIA BARCELLOS GUIMARAES
Matheus de Souza Viana
Maria Luiza Dias Viana
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
reunião de orientação do programa escola integrada: mediando os conhecimentos através das experiências nas áreas de dança e educação físicaREUNIÃO DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA: MEDIANDO OS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS DE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA
2014-10-2323/10/2014
XVII Encontro de Extensão
Autores
CARLA DRUMOND MOREIRA
ANDREA MORENO
Fernanda Cristina dos Santos
Gustavo Franklin Gomes de Freitas
Ana Carolina Quintino dos Santos Baeta
Maíra Luisa de Oliveira Mascarenhas
Breno Lopes da Silva Cunha
Bruna Aparecida Oliveira Moreira
Arthur Sannazzaro Oliveira de Assis
Fábio Ernani Ferreira
Rafael Henrique Santos Pereira
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
análise dos impactos do programa escola integral/ufmg na formação dos estudantes universitários, extensionistas do programaANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRAL/UFMG NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, EXTENSIONISTAS DO PROGRAMA
2013-09-2727/09/2013
Apresentação de pôsteres no IV Seminário Internacional Teias de Cidadania, Fae/UFMG. Título: ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRAL/UFMG NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, EXTENSIONISTAS DO PROGRAMA. Autores: Neli Aparecida de Carvalho; Nathalia Bruna Reis Viana; Thiago Maia Portilho. EM: 27/09/2013
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
sistematização dos dados quantitativos do programa escola integradaSistematização dos Dados Quantitativos do Programa Escola Integrada
2012-10-1717/10/2012
MARINA GONCALVES RIBEIRO. Sistematização dos Dados Quantitativos do Programa Escola Integrada. 2012. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Denise Bianca Maduro Silva Passades.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
a universidade integrada à educação básica: percursos da extensão na ufmgA Universidade Integrada à educação básica: percursos da extensão na UFMG
2011-11-1919/11/2011
5o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
" oficinas de matemática no projeto escola integrada: eimat 2011."" Oficinas de Matemática no Projeto Escola Integrada: EIMAT 2011."
2011-10-1717/10/2011
DEODATO, André Augusto (Autor); REIS, Ana Cristina Marques Cirilo; LANA, Evamara Portugal Xavier; LOPES, Lucas de Freitas; RODRIGUES, Lucas Martins (Co-autores); TOMAZ, Vanessa Sena (Orientador). Oficinas de Matemática no Projeto Escola Integrada EIMAT 2011. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"a leitura literária no programa escola integrada""A Leitura Literária no Programa Escola Integrada"
2011-10-1717/10/2011
GUALBERTO, Clarice Lage (Autor); SANTOS, Flávia Batista da Silva; PETRUCELLI, Isabel Helena Andrade (Co-autores); BELMIRO, Célica Abcalil (Orientador). A Leitura Literária no Programa Escola Integrada. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"formação no contexto do programa escola intregrada / ufmg.""Formação no Contexto do Programa Escola Intregrada / UFMG."
2011-10-1717/10/2011
SILVA, Josy Anne Rodrigues da (Autor); SILVA, Edivania Ferreira (Co-autor); GUIMARÃES, Marília Barcellos. Formação no Contexto do Programa Escola Integrada / UFMG. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"o rádio na escola, ciência em formato mp3.""O Rádio na Escola, ciência em formato mp3."
2011-10-1717/10/2011
SILVA, Gustavo Santos (Autor), PINTO, Brunah Schall; MUNFORD, Danusa; MELO, Helga Livia Aparecida Silva de; BONJARDIM, Marisa Bianco; BARBOSA, Paulina Maria Maia; RIBEIRO, Solange Gonçalves (Co-autores); FERREIRA, Adlane Vilas Boas (Orientador). O Rádio na Escola, ciência em formato mp3. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"oficina de jornal: vivências e conhecimento no programa escola integrada""Oficina de Jornal: vivências e conhecimento no Programa Escola Integrada"
2011-10-1717/10/2011
GUALBERTO, Clarice Lage (Autor); NOVATO, Isabela Ferreira; SANTOS, Nayara Gabriele (Co-autores); BELMIRO, Célia Abcalil (Orientador). Oficina de Jornal: vivências e conhecimento no Programa Escola Integrada. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"programa escola integrada: importância para a experiência de bolsistas de graduação da ufmg.""Programa Escola Integrada: Importância para a experiência de bolsistas de Graduação da UFMG."
2011-10-1717/10/2011
MARQUIOLI, Diego Dias Fassarela (Autor); SILVA, Keila Alves da (Co-autor); VALADARES, Juarez Melgaço (Orientador). Programa Escola Integrada: Importância para a experiência de bolsistas de Graduação da UFMG. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"programa escola integrada: avaliação e relato do ponto de vista do aluno.""Programa Escola Integrada: avaliação e relato do ponto de vista do aluno."
2011-10-1717/10/2011
SILVA, Keila Alves da (Autor); VALADARES, Juarez Melgaço (Orientador); Programa Escola Integrada: avaliação e relato do ponto de vista do aluno. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"projeto escola integrada: primeiras impressões.""Projeto Escola Integrada: Primeiras Impressões."
2011-10-1717/10/2011
SANTANA, Ana Alice Câmara (Autor); GUALBERTO, Clarice Lage; PETRUCELLI, Isabel Helena Andrade (Co-autores); BELMIRO, Célia Abcalil (Orientador). Projeto Escola Integrada: Primeiras Impressões. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
"quem faz a escola integrada? - compreensões acerca dos sujeitos do programa.""Quem faz a Escola Integrada? - Compreensões acerca dos sujeitos do programa."
2011-10-1717/10/2011
REPOLÊS, Sofia Gonçalves (Autor); REIS, Juliana Batista dos; FREITAS, Leonardo Caldeira de (Co-autores); DAYRELL, Juarez Tarcísio (Orientador). Quem faz a Escola Integrada? - Compreensões acerca dos sujeitos do programa. In: XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO, UFMG. Belo Horizonte, 2011.
Matéria jornalística
“ o que podemos aprender com a experiência da escola integrada?”“ O que podemos aprender com a experiência da Escola Integrada?”
2011-05-0101/05/2011
DALBEN, Ângela; VALADARES, Juarez Melgaço. O que podemos aprender com a experiência da Escola Integrada? Letra A - O jornal do Alfabetizador, Belo Horizonte, Maio/Junho, 2011. Ano 7, nº 26.
ATIVIDADES VINCULADAS
Projeto - 401258 - SUPORTE DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA - UFMG
http://www.escolaintegradaufmg.blogspot.com.br/2013/06/i-n-t-e-g-r-d-a.html e https://www.facebook.com/photo.php?fbid=514834961905691&set=a.514834425239078.1073741827.294401790615677&type=1&theater
Matéria jornalística
iv seminário internacional teias de cidadaniaIV Seminário Internacional Teias de Cidadania