Projeto - 403571 - Semeando Saúde Única - Educação em saúde para transformação de alunos da rede pública de Belo Horizonte em disseminadores do conhecimento
Oferecer às Escolas interessadas de Belo Horizonte um projeto para promoção de educação em saúde única;
Criar atividades interativas e lúdicas que promova educação em saúde considerando outros aspectos e doenças relacionadas à interação homem/animal.
Executar ações para educação em saúde única para estudantes da rede pública de ensino de Belo Horizonte.
Fomentar a disseminação do conhecimento adquirido na escola pelos estudantes aos seus pares em casa;
Conscientizar a população sobre as formas de transmissão e a prevenção das zoonoses.
Criar uma rede de profissionais interessados em promoção de educação em saúde única.
Realização do primeiro encontro presencial do segundo ciclo de encontros do Semeando Saúde Única em parceria com com a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, sendo o público alvo alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. No primeiro encontro foi abordado a temática de “guarda responsável, comportamento e prevenção de mordeduras e maus-tratos". O encontro foi planejado em um primeiro momento teórico e de conversa com os alunos, seguido por uma dinâmica prática para avaliação do entendimento sobre o conteúdo abordado. Além disso, foram entregues aos alunos um dever de casa para ser realizado junto à família e amigos com vistas a atingirmos o objetivo do projeto: semear saúde única. No total, foram realizados dois dias de encontros sobre as mesmas temáticas para abranger as cinco turmas de alunos do quinto ano da escola, cerca de 125 alunos estavam presentes nesse primeiro encontro.
2021-09-2323/09/2021
Realização do primeiro ciclo de encontros do Semeando Saúde Única em parceria com a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, sendo o público alvo alunos do sexto ano do ensino fundamental. Foram definidos cinco encontros síncronos e dez atividades assíncronas para trabalhar com os educandos temas sobre comportamento e bem-estar animal, prevenção de mordeduras, prevenção e controle de zoonoses, arboviroses, a importância do médico-veterinário na inspeção dos produtos de origem animal e os animais silvestres e a saúde pública. As apresentações ocorreram na forma de vídeos educativos interativos, contação de histórias, dinâmicas e jogos, todos elaborados pela equipe do SSU, totalmente adaptados às características e demandas do público em questão, de forma que elas cumpram o objetivo de serem lúdicas e estimulem a participação de todos os alunos. Até o momento, cerca de 70% dos encontros e atividades propostas já foram realizados.
2022-10-0606/10/2022
Realização de encontros presenciais do ciclo de encontros do Semeando Saúde Única, nos dias 25 e 26 de agosto de 2022, sendo o público alvo alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. Foi abordado a temática da "Raiva", enfatizando as medidas de prevenção e controle da zoonose que podem ser aplicadas no cotidiano das crianças e de suas famílias. O encontro contou com uma parte teórica, com uma apresentação interativa e lúdica visando uma boa absorção dos conhecimentos expostos, e uma prática, em que levamos amostras de morcegos para que as crianças tenham um contato mais próximo com esse animal, que é fortemente associado a Raiva. Ao final do encontro, foi entregue um dever de casa aos alunos, para uma maior fixação das informações. Além disso, também foi feita a correção do dever de casa do encontro anterior. No total, cerca de 125 alunos compareceram aos encontros.
2022-10-0808/10/2022
Realização de encontros presenciais do ciclo de encontros do Semeando Saúde Única, em parceria com a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, sendo o público alvo alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados na Escola de Veterinária da UFMG, em que os alunos foram expostos a 4 atividades, cada uma relacionada a diferentes áreas da medicina veterinária. As crianças realizaram um teste de acidez no leite, viram e alimentaram os animais nos piquetes, conheceram o laboratório de patologia clínica, observando células e patógenos no microscópio, e por fim, foi realizada uma exposição sobre Saúde Única, em que relembramos diversos conceitos vistos nas aulas de forma prática, como guarda responsável, prevenção de mordeduras e controle de zoonoses. No total, foram realizados três dias de encontros abordando as mesmas temáticas e atividades, contando com a participação de cerca de 125 alunos.
2020-08-1818/08/2020
Participação no evento BhEduca sobre educação ambiental, com um estande sobre zoonoses, onde passaram mais de 1000 crianças nos dias 16 a 23 de setembro de 2019.
2022-07-0505/07/2022
Para aborda a temática de guarda responsável, comportamento, prevenção de mordeduras e maus-tratos para os alunos da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, foi desenvolvida uma apresentação teórica com slides para que o conteúdo fosse discutido de forma lúdica, fomentando a participação dos alunos.
2022-06-3030/06/2022
No ano de 2021, todos os encontros e atividades planejadas foram realizados. Com relação às dez atividades assíncronas executadas e a participação dos alunos, 8,2% realizaram todas as atividades, 20,6% realizaram de oito a nove atividades, 21,5% realizaram de cinco a sete atividades, 24,9% realizaram de duas a quatro atividades, 9,1% realizaram apenas uma atividade e 15,7% não realizaram nenhuma atividade. Apesar da presença e frequência de realização das atividades terem sido menores que a esperada, deve-se considerar o contexto pandêmico e todas as delicadas questões socioeconômicas e familiares que o envolvem. Visando reconhecer o esforço dos alunos e dos professores envolvidos no projeto, foram distribuídos a eles certificados de “Médicos Veterinários Mirins” em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)
2023-01-0909/01/2023
Foi realizada a entrega das Carteirinhas de Médico Veterinário Mirim, conforme combinado com os participantes (crianças) no início dos encontros de 2022, como forma de premiação pela participação e realização de todas as outras atividades propostas, como os Para Casa. Ao todo foram confeccionadas 125 carteirinhas, impressas e plastificadas, sendo uma com o nome de cada aluno participante.
A entrega foi feita no dia 03 de Dezembro de 2022, no sábado, em razão da presença dos responsáveis na Escola Municipal Maria Modesta.
2022-06-3030/06/2022
Criação de uma conta na rede social Instagram (@ssuufmg) para divulgação dos encontros do projeto, divulgação de conteúdo, assim como de processos seletivos e outras informações. Em fevereiro já foram realizadas postagens divulgando o projeto com informações sobre “O que é o projeto? Quem somos? Quais os objetivos?”, também foi divulgado sobre as ações do Semeando Saúde Única, como a produção de materiais, vídeos educativos e os encontros do último ano. Além disso, o processo seletivo de 2022/1 foi divulgado também pelo instagram do projeto, onde três membros foram aprovados e estão participando dos trabalhos realizados em 2022. Por fim, para que o conhecimento em saúde única ultrapasse os encontros realizados nas escolas parceiras, serão feitos posts a cada encontro, onde serão divulgados o conteúdo abordado para todos aqueles que seguirem a conta do Semeando Saúde Única, com o objetivo de disseminar tais informações de maneira democrática e acessível.
manual para professores do ensino básico sobre educação humanitária para os cuidados com os animaisManual para professores do ensino básico sobre educação humanitária para os cuidados com os animais
manual para agentes de saúde sobre educação humanitária para os cuidados com os animaisManual para agentes de saúde sobre educação humanitária para os cuidados com os animais
jogo de cartas sobre guarda responsável, prevenção de mordeduras, comportamento animal e maus tratosJogo de Cartas sobre Guarda Responsável, Prevenção de Mordeduras, Comportamento Animal e Maus Tratos
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
educação humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde únicaeducação humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde única
2022-03-0303/03/2022
Breno Oliveira Lima Ramos, et al. Educação Humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde única. 2022. II Congresso Brasileiro de Proteção, Bem-Estar e Patologia Animal
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico
educação humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde únicaEducação Humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde única
2021-09-2020/09/2021
COELHO, I. M. P., et. al. Educação Humanitária durante a pandemia: transformando alunos do ensino fundamental em multiplicadores do conhecimento sobre saúde única. 2021. Semana do Conhecimento UFMG.
Manual/Cartilha
cartilha sobre zoonoses para criançasCartilha sobre zoonoses para crianças
carteirinhas semeando saúde única e fotos da entrega às crianças participantes.Carteirinhas Semeando Saúde Única e Fotos da entrega às crianças participantes.