Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Atividades de extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 404437 - Acervo Imagens de Minas: preservação e acessibilidade

Descrição
 
Introdução e justificativa:
O patrimônio audiovisual é amplamente reconhecido pelo seu produto final, o filme, e é sobre ele que costumam recair as principais medidas de proteção, mas para além das imagens em movimento, ele também é composto de uma variedade de elementos que se apresentam em uma gama de suportes como, por exemplo, as películas, os roteiros, os cartazes, os figurinos e as salas de cinema, e, além desses, também fazem parte desse patrimônio os conhecimentos técnicos e os objetos de produção e reprodução da tecnologia audiovisual, sem os quais o próprio filme é incapaz de existir.
O projeto de extensão proposto destina-se ao desenvolvimento de atividades de conservação, preservação e musealização do acervo Imagens de Minas, pertencente à Escola de Belas Artes cujo objetos nele são de características fílmicas, fotográficas, iconográficas e objetos tridimensionais relacionados a produção cinematográfica.
O objetivo é interdisciplinar com abordagem o ensino da área de preservação, à pesquisa de novas técnicas, procedimentos e materiais na área e também com grande ênfase nas atividades voltadas para a extensão procurando atender às demandas de pesquisa voltadas ao fazer cinematográfico e a preservação.
Dentro de tal perspectiva e em função do atendimento aos cursos da Escola de Belas Artes: CAAD, Conservação-Restauração de Bens Culturais e Artes Visuais é que definimos este projeto como interlocutor das grandes áreas do conhecimento.
Somada a esta perspectiva compreende-se o papel do Museu da Imagem e do Som (MIS-BH), equipamento vinculado à fundação Municipal de Cultura que é responsável pela guarda além de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva de sua preservação, englobando a catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. O MIS hoje é um grande parceiro no desenvolvimento de tais atividades vinculadas ao acervo Imagens de Minas já com características de extensão no desenvolvimento de atividades de treinamento, pesquisa e ensino.
 
Objetivo geral:
Entendemos que o estímulo à implantação de currículos arrojados, e consistentes incorporando atividades acadêmicas de cunho multidisciplinar, permitem a aproximação de alunos vinculados às áreas e cursos distintos. Com isso a contribuição tanto no ensino quanto em ações de extensão vinculadas à participação do Museu permite a multiplicação da ciência e a sua relação com as demais áreas do conhecimento. Para além disso a aproximação propicia a formação contínua de todos os envolvidos.
 
Objetivos específicos:
  Objetivos
Desenvolvimento de pesquisas de caráter acadêmico
Desenvolvimento de formação continuada
Envolvimento da comunidade acadêmica
Participação de discentes em ações de preservação do patrimônio material da EBA e do MIS-BH
Disseminação do acervo Imagens de Minas em programas nacionais e internacionais visando a visibilidade do mesmo
Viabilizar aos discentes um local de vivência profissional proporcionando práticas relacionadas ao fazer artístico.
Metodologia:
Anualmente as ações previstas no projeto irão contemplar os objetivos descritos anteriormente. As atividades englobam o ensino, pesquisa e extensão.
No ensino os discentes serão envolvidos nas etapas que tangem os ensinamentos vinculados às disciplinas que tratam a preservação desta tipologia de acervo. Diagnóstico do acervo, manuseio, transporte, embalagem, preparação do acervo para exposição, documentação, empréstimo, telecinagem e montagem de exposições.
A cerca da pesquisa, a constante preocupação com a produção acadêmica será engajada pelos docentes afim de coletar resultados e estabelecer novas metodologias para a preservação do acervo e toda a sua documentação correlata, além disso os envolvidos no projeto serão incentivados a redação de artigos e apresentações em congressos.
No âmbito da extensão as atividades que são estabelecidas e realizadas junto ao museu (um exemplo bem sucedido desta ação foi a exposição Minas em Cena, ocorrida no ano de 2018 em que os alunos foram envolvidas em todas ações que envolvem a exposição, desde a seleção do acervo, que contou com peças do acervo Imagens de Minas e do MIS passando pela conservação, expografia, manuseio, transporte e embalagem até a montagem da exposição) serão trabalhadas na temática já abordadas nas disciplinas aproximando os discentes e docentes nas ações e atividades de fim do museu e do acervo Imagens de Minas. Vale ressaltar que investimentos e esforços estão sendo realizados no âmbito da Escola de Belas Artes no intuito de, ainda em 2022 viabilizar junto ao 3º andar da Eba um espaço expositivo destinado a esta tipologia de acervo.
 
Indicadores de avaliação:
Uma forma de avaliar os impactos desta natureza de projeto será por meio de questionários de auto avaliação, relatórios semestrais, reuniões periódicas com a equipe do museu e realização de seminários e demais eventos acadêmicos bem como a montagem de exposições para dar visibilidade ao acervo em questão, além da elaboração de critérios e documentação que visam criar uma metodologia eficaz para a preservação do acervo. Para além disto é importante destacar a interface com a sociedade visto que a atuação do Museu da Imagem e do Som estende-se a outras etapas da cadeia do audiovisual, tais como o apoio a novas produções, exibição e formação. Visando a formação de público, oferece sessões comentadas de cinema, exibições ao ar livre, palestras e seminários. Essas iniciativas atendem às mais diferentes faixas etárias, do público infantil à terceira idade.
 
 
Estudantes membros da equipe
 
Plano de atividades:
Participação nos encontros e reuniões programadas
Apresentação em seminários
Integração com as disciplinas da graduação e pós graduação
Produção de artigos acadêmicos
Participação nos treinamentos especializados
Participação nas ações de preservação do acervo
Monitoramento ambiental da reserva técnicas
Seleção do acervo para exposição
Diagnóstico do acervo
Montagem de exposição
Organização da reserva técnicas
Elaboração de propostas de conteúdo de formação para mediadores
Visitas técnicas
 
Plano de acompanhamento e avaliação:
o Acervo imagens de Minas é um importante espaço de produção acadêmica que, acompanhado por professores e pesquisadores integrantes do Grupo de pesquisa Núcleo Imagens de Minas conduzirá as ações previstas no projeto. Ressaltamos que as linhas de pesquisa destes professores e pesquisadores estão em consonância com as atividades a serem realizadas tais como: produção e realização cinematográfica, história e memória, fotografia, conservação, exposição e todas as outras já citadas. A orientação será contínua e articulada com a formação acadêmica do discente, respeitando as especificidades de cada curso de graduação e pós graduação considerando as áreas específicas de cada indivíduo.

Processo de avaliação:
O Plano Acadêmico já utilizado como parâmetro curricular mostra-se eficaz de avaliação das etapas que interagem o ensino, a pesquisa e a extensão. Soma-se a isso a produção intelectual e acadêmica que é o resultado do cumprimento da metodologia já descrita na proposta. Entendemos o sistema de avaliação como um mecanismo que possibilita novas adaptações na forma de orientação e a constante revisão dos procedimentos que envolvem todas as ações empreendidas pelos envolvidos no projeto. Verificando a consistência do projeto e sua execução, e os impactos na formação profissional dos graduandos. As métricas poderão ser avaliadas por meio dos efeitos na formação dos discentes.
 
 
Informações específicas
 
Articulado com política pública: Sim
 
Vínculo com Ensino: Sim
 
Vínculo com Pesquisa: Sim
 
 
Informações adicionais
 
Informações adicionais:
-
 
 




 

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br