Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - Artesanias do Comum

   
RESULTADOS ESPECÍFICOS
   
Público atingido: 0
 
RESULTADOS GERAIS
   
  Data Resultados
Expandir
19/08/2017 Moradoras da ocupação urbana Rosa Leão- Izidora
17/08/2016 Moradores das ocupações urbanas autoconstruídas do Barreiro
17/08/2016 Mulheres envolvidas na Casa de Referência Tina Martins
 
PRODUÇÕES
   
  Tipo Titulo Data de publicação/ Entrega do produto Identificação/Referência
Expandir
Disciplina Arquitetura Desobediente - 2018/1 27/04/2018 Essa disciplina foi desenvolvida em parceria com as Ocupações urbanas Vicentão (produção do grafite no tapume da entrada e artefatos para iluminação e comunicação da escada do prédio) , Carolina Maria de Jesus ( mobiliário para a biblioteca e equipamentos para a cooperativa das cozinheiras), Tina Martins (construção de cobertura para a área adjacente )
Artigo PARQUE DAS OCUPAÇÕES: CONVIVENCIA E PRESERVAÇÃO MÚTUA ENTRE A OCUPAÇÃO URBANA E A ÁREA AMBIENTAL DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE. 03/07/2016 Artigo aprovado no XX Congreso Arquisur Habitat Sustentable 2016 .
Anais Natureza urbana na produção do comum 15/07/2016 Artigo publicado nos anais do congresso "Contested Cities"
Disciplina Arquitetura desobedioente 30/09/2016 Essa disciplina foi desenvolvida em articulação com as demandas a serem identificadas/construídas no Centro de Referência da mulher Tina Martins. As propostas desenvolvidas foram desenhadas e construídas pelos alunos em parceria com as abrigadas da casa e deve incorporar soluções engenhosas, com uso de pouco recurso material e de baixo custo de execução.
Tecnologia social Seminário Natureza urbana e produção do comum 01/02/2016 A proposta desse evento é integrar pautas distintas, normalamente colcadas em lados opostos: preservação do verde, cultura não-hegemônica e a luta por moradia para todos. Foi realizado um seminário com a participação de vários representantes de movimentos que lutam por essas pautas , na expectativa de se aproximar as lutas e identificar as tangências e as especificidades de cada uma.
Tecnologia social Grupo de estudos dolivro: "Invenção do cotidiano" 30/11/2015 Grupo de estudos formado por pesquisadores do grupo Indisciplinar, interessados em tecnologias sociais e outras formas de produção do espaço, seja na escala do corpo ou da moradia.
Tecnologia social Grupo de estudos: "Comum" 30/07/2016 grupo de estudos formados por pesquisadores do Indisciplinar, interessados no livro "Comun" dos autores Dardot e Laval.
Disciplina Artesanias construtivas e urbanas 15/12/2015 As artesanias são soluções engendradas no saber-fazer, a partir de uma conjunção de experiências científicas e táteis, cerebrais e corporais. Propõe-se que a partir do seu mapeamento e da evidenciação de outras formas de produção do espaço, se possa articular e construir maneiras de atuação do arquiteto, nas quais os saberes construtivos sejam atravessados por questões políticas e poéticas.
Monografia/TCC Parque Jardim América 05/07/2016 Trabalho de conclusão de curso sobre o movimento de resistência urbana: Parque JA Aluno: Danilo Caporalli
Site Artesanias do comum 05/07/2016 Página no facebook
Disciplina Parque das Ocupações Urbanas do Barreiro 30/04/2016 O objetivo dessa disciplina foi aproximar as questões que envolvem a luta pela moradia das pautas que regem a luta pela preservação do meio ambiente, considerando que há fortes tangências entre elas, relativas às dificuldades encontradas nos dois processos, como também na busca por uma cidade mais saudável e mais justa.
Monografia/TCC Rede Iberoamericana de práticas coletivas 05/07/2016 Trabalho de conclusão de curso, da aluna Marcela Miranda, sobre rede iberoamericana de práticas coletivas: http://www.redurb.org/ https://issuu.com/marcelamirandam/docs/tcc-redurb/1?e=18712037/37060612
Monografia/TCC Centro de referência para a mulher em situação de violência 01/12/2016 Trabalho de conclusão de curso da aluna Ana Carolina Girundi
Disciplina Arquitetura desobediente - 2017/1 11/07/2017 Essa disciplina foi desenvolvida em parceria com as mulheres da ocupação Rosa Leão e nela foram desenvolvidos produtos de apoio à campanha de construção da ZOCA (Zona Ocupada de Cultura autônoma), resultante de um trabalho coletivo e compartilhado.
Relatório técnico Parque das ocupações : caderno técnico 07/03/2017 A partir do trabalhos desenvolvidos na disciplina de projeto "Parque das ocupações", foi elaborado um caderno técnico. Esse caderno foi entregue à coordenação do MLB e ao longo do ano ele está sendo usado, com o apoio de técnicos da COPASA, para a negociação da implantação do parque, no Comite da Micro-bacia do Rio Arruda.
Tecnologia social Apresentação do parque das Ocupações - Escola de Arquitetura 03/08/2017 Apresentação do Projeto do Parque das ocupações na escola de arquitetura, dentro do evento: "Transformar a cidade a muitas mãos"
Disciplina Arquitetura desobediente - 2017/2 01/12/2017 Essa disciplina está sendo desenvolvida com o propósito de se reformar um ônibus que foi doado ao MLB, para que ele possa abrigar atividades econômicas e culturais no seu interior, e, ao mesmo tempo, possa gerar no terreno onde será estacionado um espaço de trocas e compartilhamento coletivo.
Disciplina UNI-009 - Cartografias emergentes 06/07/2017 Essa disciplina foi desenvolvida em parceria com as moradoras da ocupação Rosa Leão e teve como objetivo a construção de produtos para a festa de aniversário da ocupação, tais como: luminárias construídas com garrafa pet, estandarte do retrato falado da Rosa Leão, vídeo com as histórias contadas pelas mulheres da ocupação sobre a Rosa Leão e sobre suas próprias vidas, cartazes comemorativos.
Tecnologia social Apresentação do parque das ocupações 12/05/2017 Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no projeto do Parque das ocupações para o curso " Ciências socio-ambientais"
Disciplina Práticas projetuais e construtivas associadas no ensino da construção com terra 18/06/2016 A disciplina PRJ 052 foi ministrada em conjunto com a disciplina TAU025, com o propósito de se articular o projeto arquitetônico, a produção e o uso do bloco BTC e a realidade de uma ocupação urbana autoconstruída. A sede da rádio comunitária da Eliana Silva foi escolhida para essa empreitada, em função da parceria do Artesanias do Comum com o MLB, responsável pela coordenação dessa ocupação.
Tecnologia social Oficina de produção de Adobe 23/06/2018 Participação da aluna bolsista do programa Natureza Política no workshop de produção de adobe na Ocupação Paulo Freire
Tecnologia social Reforma do OcupaBus 01/12/2017 Ao longo do 2o semestre de 2017, o ônibus doado pela empresa VINA foi reformado pelos alunos bolsistas dos projetos de extensão "Artesanias do comum " e "Mídias Comunitárias" e dos projetos de pesquisa "Tecnologia social nas ocupações urbanas e " Dispositivos de mobilização social na produção política do espaço".

 


Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4070/3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: gab@proex.ufmg.br