Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - Conto e Reconto

   
RESULTADOS ESPECÍFICOS
   
Público atingido: 290
 
RESULTADOS GERAIS
   
  Data Resultados
Expandir
02/09/2011 A aplicação do projeto em comunidades distintas foi de fundamental importância para entender os processos de formação de leitores nos diferentes contextos, as influências da leitura sobre eles conforme seus espaços de convivência. Os membros de cada comunidade são passíveis de mudanças e podem ser incentivados, entretanto, cada grupo apresenta seus níveis de motivação diferentes e as estratégias para atraí-los também precisam ser diferentes. Considera-se que o projeto alcançou o objetivo proposto e uma das experiências que comprova este fato aconteceu no Bairro Frimisa., onde um dos ouvintes começou a escrever seu próprio livro. A contação de histórias ultrapassa a diversão e o encantamento, trazendo consigo valores sociais e demais instrumentos de formação para a vida das pessoas em geral, principalmente, para as crianças. São elas que trazem vida às “histórias de mentirinha”, ao se identificarem com os personagens e situações. As histórias não as movem, mas são movidas por elas.
29/06/2012 Durante o 2o semestre de 2010 foram realizadas cerca de 10 rodas de contação em cada uma das comunidades contempladas (Frimisa e São Benedito). O público total presente, somado, inclui crianças, adolescentes e algumas mães. Mais importante que os resultados numéricos e quantitativos, são os resultados qualitativos. Através do projeto, as crianças e adolescentes refletiram sobre sua própria realidade, não só ouviram histórias mas também as contaram e produziram, promoveram o Dia da Poesia, e um dos adolescentes chegou, inclusive, a escrever um livro. Como resultado houve, ainda a apresentação e publicação de trabalho em evento (referenciada no item produções), além de capítulo de livro, atualmente no prelo. Ressalta-se que, em 2011, o projeto foi interrompido pela falta de bolsista, tendo sido retomado em 2012. Os resultados de 2012 estão em fase de consolidação e serão apresentados ao fim do ano.
16/10/2012 O desenvolvimento do projeto nesse ano permitiu a ampliação do público leitor a partir do planejamento das contações de histórias para a comunidade e para alunos das escolas próximas ao local onde o Carro-Biblioteca estaciona. Ficou definido através de reuniões da bolsista e da co-coordenadora do projeto Pâmela Machado com a direção e coordenação da Escola Municipal Bárbara Maria Salomão (Vespasiano) e Escola Estadual Altair de Almeida Viana (Santa Luzia), e com as responsáveis pelas suas bibliotecas que as atividades do projeto serão desenvolvidas para os alunos das escolas e abertas para a comunidade externa. Os resultados ainda estão em fase de coleta, uma vez que desenvolvimento do projeto está em andamento, motivo pelo qual a análise dos resultados quantitativos obtidos e a avaliação de seu impacto qualitativo só serão possíveis ao final do ano de 2012.
03/10/2013 Em 2013 o Projeto Conto e Reconto foi aplicado na comunidade do Bairro Goiânia, na Escola Estadual Professora Maria Cecília de Melo. Durante o primeiro semestre, a contação de histórias acontecia dentro de sala de aula, a cada semana para uma turma de alunos, do 1o ao 4o ano/9. Após a contação de histórias, os alunos eram convidados a visitar o Carro-Biblioteca, se inscrever como usuários, e realizar empréstimos. A partir do segundo semestre, o foco voltou-se para a valorização da biblioteca da própria escola. Assim, os alunos do 4o ano eram convidados a comparecer à sua biblioteca escolar, onde ouviam e contavam histórias, utilizavam o acervo da biblioteca (tanto literário quanto utilitário - enciclopédias e dicionários) e participavam do projeto. Nessa fase, apenas duas turmas foram contempladas, e compareciam todas as semanas. Assim, tiveram oportunidade não só de ouvir as histórias, mas de refletir sobre elas, contar e produzir enredos.
 
PRODUÇÕES
   
  Tipo Titulo Data de publicação/ Entrega do produto Identificação/Referência
Expandir
Anais Contar e Recontar Histórias: a contação de histórias como instrumento de ação cultural 05/09/2011 MACHADO, Pâmela B.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Contar e recontar histórias: a contação de histórias como instrumento de ação cultural. In: XXIV CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011, Brasília. Anais do XXIV CBBD 2011. Disponível em: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/178/465. Acesso em 02/09/2011.
Trabalho apresentado em evento acadêmico/científico Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia 21/07/2012 XXXV Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação ENEBD BD.Mesa Redonda A importância da extensão na formação do profissional da informação. 2012. (Encontro).
Capítulo de livro Contar e recontar histórias: a contação de histórias como instrumento de ação cultural 15/07/2012 MACHADO, Pâmela B.; SIRIHAL DUARTE, Adriana B. Contar e recontar histórias: a contação de histórias como instrumento de ação cultural. In:SIRIHAL DUARTE, Adriana B.; LOURENÇO, Cíntia de Azevedo. O Carro-Biblioteca da ECI/UFMG: 38 anos. Belo Horizonte: Rona, 2012. p.63-78

 


Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4070/3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: gab@proex.ufmg.br