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Projeto - 403565 - GESTÃO LEGAL UFMG

Registro: 403565
Aprovado pelo CENEX em: 20/07/2020
 
Status: Ativo
 
Título: GESTÃO LEGAL UFMG
 
Data de início: 12/08/2019 Previsão de término:
31/12/2022
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 12/08/2019
 
Órgão Competente: Câmara Departamental
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2019
 
Unidade: Faculdade de Direito
 
Departamento: Departamento de Direito do Trabalho e Introdução Ao Estudo do Direito
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Tecnologia e Produção
 
Área Temática de Extensão Afim: Direitos Humanos e Justiça
 
Linha de Extensão: Inovação Tecnológica
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
 
Palavras-chave: sistemas gerenciais de informação, técnicas de gestão aplicadas ao Direito, capacitação, núcleos de prática jurídica das faculdades de Direito.
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
O Projeto Gestão Legal UFMG tem como objetivo capacitar os alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação, estudando técnicas de gestão aplicadas ao Direito. Diante do ambiente de tecnologia e inovação vivido atualmente, o foco do projeto é formar profissionais capazes de atuar e entender o novo mercado jurídico que requer novas habilidades de gerenciamento informacionais.
A presença de softwares, sistemas de informação computadorizados e o uso de técnicas de algoritmos e inteligência artificial é uma realidade não apenas no âmbito jurídico, mas em todo o mercado de trabalho. Com esses adventos, diversas atividades antes realizadas por profissionais têm sido automatizadas e otimizadas, uma vez que passaram a ser executadas por máquinas em menos tempo e, muitas vezes, com menos falhas.
Sob esta perspectiva, o projeto de extensão visa atuar em parceria com Núcleos de Prática Jurídica das Faculdades de Direito. Assim, será realizado um estudo que inclui acompanhar os fluxos e rotinas de trabalho de um núcleo de assistência judiciária; mapear os sistemas de infraestrutura legada, bem como sua atualização e manutenção; propor soluções em gestão de procedimentos; e capacitar alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação adaptados a questões jurídicas.
 
Objetivos gerais:
Desenvolver um conjunto de habilidades e competências em operadores do Direito para as novas demandas organizacionais do mercado jurídico. Os objetivos do projeto são voltados para capacitação dos alunos de graduação em sistemas gerenciais de informação computadorizados concomitantemente ao aperfeiçoamento da sistematização do trabalho prestado pelos Núcleos de Prática Jurídica à toda sociedade.
 
Objetivos específicos:
Capacitar alunos de graduação do direito em sistemas gerenciais de informação;
Estudar técnicas de gestão;
Estudar capacitação de pessoas no mercado jurídico;
Analisar no plano concreto os procedimentos, as pessoas e sistemas envolvidos nos Núcleos de Prática Jurídica;
Analisar a rotina e fluxos de trabalho;
Propor soluções em gestão de procedimentos e sistemas de informação voltados aos Núcleos de Prática Jurídica;
Mapear sistemas de infraestrutura legada, bem como sua atualização e manutenção;
Estudar a implantação de novos softwares adaptados a questões jurídicas em Núcleos de Assistência Judiciária, a exemplo da DAJ - Divisão de Assistência Judiciária da UFMG.
 
Metodologia:
As principais atividades desenvolvidas pelo projeto serão práticas. Deste modo, os estudos realizados pelo grupo estarão a todo tempo sendo colocados em execução através da (i) observação e acompanhamento dos fluxos de trabalho, (ii) levantamento de requisitos de software para a elaboração de sistemas, (iii) realização de entrevistas com os personagens envolvidos no processo, (iv) levantamento de necessidades com os administradores das entidades envolvidas, (v) levantamento de outras práticas de gestão em instituições que realizam atividades semelhantes.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
A avaliação da atividade de extensão se dará pelo Professor Coordenador que observará se os ditames metodológicos foram observados bem como se o projeto tem atingido seu objetivos e alcançado os resultados almejados.
 
Site: projetogestaolegal@gmail.com
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
Núcleos de Prática Jurídica de Belo Horizonte/MG e alunos da Faculdade de Direito da UFMG.
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Participação em reuniões de planejamento;
Realização de atividades presenciais nos Núcleos de Prática Jurídica para desenvolvimento do projeto;
Proposição de soluções gerenciais computadorizadas aos Núcleos de Prática Jurídica;
Elaboração de materiais teóricos em formato de Relatórios ou Manuais de acordo com os resultados obtidos.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
O acompanhamento se dará por meio de reuniões semanais entre os membros e o professor responsável pelo projeto.
 
Processo de avaliação:
O processo de avaliação será realizado em reuniões periódicas entre os membros do projeto e o professor que coordena o mesmo. Nessas reuniões serão discutidos e levantados os resultados obtidos e definidos os próximos passos a serem dados.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Será utilizada a infraestrutura da Divisão de Assistência Judiciária da UFMG, situada na Faculdade de Direito da UFMG, no 7º andar do Edifício Villas-Bôas, com entrada pela Avenida João Pinheiro, 100, Belo Horizonte/MG.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 100
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br