Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 403739 - Comunicação Solidária - Covid 19

Registro: 403739
Aprovado pelo CENEX em: 28/06/2020
 
Status: Ativo
 
Título: Comunicação Solidária - Covid 19
 
Data de início: 14/04/2020 Previsão de término:
31/12/2020
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 14/04/2020
 
Órgão Competente: Câmara Departamental
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2020
 
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
 
Departamento: Departamento de Comunicação Social
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Comunicação
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Comunicação Estratégica
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
 
Palavras-chave: Comunicação
Mobilização Social
Pandemia
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
O projeto Comunicação Solidária COVID19 origina-se como uma estrutura de suporte comunicacional e de mobilização no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a partir da plataforma Periferia Viva – Força-Tarefa Covid 19 - que é uma tecnologia social constituída por um conjunto de processos e ferramentas de promoção e facilitação da ação colaborativa e da mobilização social para a mitigação dos impactos da pandemia do coronavírus nos territórios periféricos. Diversos fatores fazem com que as periferias sejam territórios de alto risco à saúde individual e coletiva: pobreza, precariedade das condições de moradia, alimentação e saneamento, baixo acesso a oportunidades educativas e a informações de qualidade relacionadas à saúde preventiva, deficiências dos equipamentos e serviços de saúde pública. São áreas de alta densidade populacional, a maior parte das moradias são pequenas com muitas pessoas compartilhando o mesmo espaço. Todos esses fatores de risco fazem com que as populações periféricas sejam as mais vulneráveis à contaminação e a complicações da covid-19 – inclusive à letalidade. Em consequência dos impactos da pandemia na economia, essas populações também sofrerão de forma muito aguda problemas como o agravamento das situações de pobreza e de extrema pobreza e a falta de segurança alimentar. É nesse contexto, grave e extremamente desafiador, que a iniciativa incide. Reúne um amplo leque de ações de articulação social, uma plataforma online de suporte a tais ações, e ainda uma robusta estratégia de comunicação. O projeto original é de iniciativa da AIC - Associação Imagem Comunitária, ONG sediada em Belo Horizonte e que possui longo tempo de cooperação oficial com a UFMG e com o Departamento de Comunicação Social/FAFICH. Este projeto prevê a integração de esforços numa força-tarefa, com o envolvimento de discentes, docentes e servidores técnico-administrativos de forma voluntária, sob coordenação integrada, envolvendo aspectos de ensino e extensão, também associados ao Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - MOBILIZA (DCS/UFMG).
 
Objetivos gerais:
Promover atuação concatenada e convergente da sociedade no enfrentamento à pandemia do coronavírus nos territórios periféricos na cidade de Belo Horizonte e na RMBH.
 
Objetivos específicos:
- Realizar ações de articulação social, a partir de uma plataforma online de suporte a tais ações, e ainda uma robusta estratégia de comunicação de suporte.
- Realizar ações sistemáticas de interlocução direta com os atores sociais, para a identificação, a conexão e promoção da colaboração entre eles.
- Estimular um processo de fomento, diálogo e promoção da conectividade entre iniciativas, embrionárias ou em curso nas periferias, voltadas à mitigação dos efeitos da Covid-19, nas seguintes áreas: Segurança alimentar e prevenção ao contágio, Saúde mental, Assistência Social, Informação e Mobilização Social, Geração de renda.
 
Metodologia:
As ações de articulação social ocorrem em duas frentes, desenvolvidas de modo simultâneo: uma frente de diálogo com os atores sociais e outra de promoção de conexões entre os atores sociais, com o objetivo de identificar potencialidades e oportunidades de conexão entre as iniciativas das periferias, e entre elas e pessoas, grupos, instituições, redes, além de empresas as mais diversas, que podem se tornar parceiras ou ampliar parcerias com as ações de enfrentamento ao Covid-19 nas periferias. A plataforma online www.periferiaviva.org reúne e disponibiliza, de forma aberta, ampla e gratuita, todas as informações levantadas nas ações de articulação social já descritas. Além disso, fortalece essas ações de articulação, ao dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento ao coronavírus nos territórios periféricos e ao possibilitar o cadastro online tanto das iniciativas em curso e das demandas das mesmas, quanto das ofertas de apoio. A articulação social empreendida é sustentada por uma robusta estratégia de comunicação, que envolve ações de divulgação institucional – assessoria de imprensa, anúncios em veículos parceiros, e-flyers distribuídos em redes sociais, newsletter distribuída por e-mail – tanto do Periferia Viva quanto das ações nas comunidades.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
Realização de encontros virtuais entre os participantes com monitoramento contínuo das ações; diálogo com as populações envolvidas e com os membros da força-tarefa. Prestação de relatórios pelos participantes vinculados à UFMG.
 
Site: -
 
Origem do público-alvo: Externo
 
Caracterização do público-alvo:
Populações periféricas de Belo Horizonte e da RMBH em situações diversas de vulnerabilidade.
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
- Voluntários para fazer os contatos telefônicos com as entidades, levantando informações para cadastramento das mesmas em nosso projeto e apuração de demandas, necessidades, para posterior encaminhamentos de soluções junto à nossa rede de apoiadores. Demanda ligada especialmente à frente de articulação social.

- Voluntários para criação de conteúdo para a plataforma e redes sociais do projeto, produção de notícias e boletins informativos, assessoria de imprensa. Demanda ligada especialmente às frentes de Plataforma on line e Comunicação estratégica.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
O acompanhamento e a orientação serão feitos conjuntamente por membros da AIC e por docentes e membros do Grupo de Pesquisa Mobiliza.
 
Processo de avaliação:
Realização de encontros virtuais entre os participantes com monitoramento contínuo das ações; prestação de relatórios pelos participantes.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
O projeto será realizado em caráter virtual, com infra-estrutura distribuída entre os participantes.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 30
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
Ressalte-se que o vínculo com o ensino se dará não só pelo envolvimento de discentes de Graduação e Pós-Graduação, com a possível certificação e, no caso da Graduação, pela correspondente creditação, dentro dos critérios dos cursos da área.
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br