Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 400825 - CIEM Centro de Investigação em Esclerose Múltipla

Registro: 400825
Aprovado pelo CENEX em: 05/06/2020
 
Status: Ativo
 
Título: CIEM Centro de Investigação em Esclerose Múltipla
 
Data de início: 29/10/2010 Previsão de término:
31/12/2020
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 08/08/2017
 
Órgão Competente: Câmara Departamental
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2000
 
Unidade: Faculdade de Medicina
 
Departamento: Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Saúde
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Saúde Humana
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
 
Palavras-chave: ações de apoio, difusão de informação, doenças desmielinizantes do sistema nervoso central (SNC)
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
O Centro de Investigação de Esclerose Múltipla de Minas Gerais – CIEM é uma instituição de natureza acadêmica, sem fins lucrativos, que visa promover ações de apoio aos portadores de doenças desmielinizantes e difusão de informação a profissionais de saúde, cuidadores e portadores de doenças desmielinizantes.
O CIEM está instalado no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde o início de seu funcionamento o CIEM vem exercendo suas atividades com grande zelo, tornando em pouco tempo um centro de referência nacional para o diagnóstico e o tratamento da esclerose múltipla. Devido à qualidade das atividades desenvolvidas o CIEM tornou-se também modelo para a formação de centros similares em outras regiões do país.
Registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e contando com profissionais de elevada qualificação e ampla experiência em várias áreas da saúde o trabalho multidisciplinar do CIEM se projetou internacionalmente tornando-se atualmente um centro de referência em toda a América Latina.
 
Objetivos gerais:
Promover ações de apoio aos portadores de doenças desmielinizantes e informação a profissionais de saúde, cuidadores e portadores de doenças desmielinizantes.
 
Objetivos específicos:
(1) promover ações de apoio aos portadores de doenças desmielinizantes do SNC;
(2) difundir informação a profissionais de saúde; cuidadores e portadores de doenças desmielinizantes do SNC.
 
Metodologia:
1. Atividades educacionais para os pacientes e seus familiares, em relação à natureza, manifestações clínicas, cuidados gerais e tratamento das doenças desmielinizantes;
2. Simpósios e workshops de temas relacionados à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do SNC, com participação de especialistas nacionais e estrangeiros;
3. Campanha de esclarecimento da população geral, com divulgação de informações para a suspeita diagnóstica, e orientação necessária para a busca de assistência adequada.
4. Site do CIEM - fornecendo informações precisas sobre avanços no conhecimento das doenças, orientação de portadores, cuidadores e familiares através da ativa comunicação entre o CIEM, a Universidade, os pacientes e toda sociedade.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
A avaliação da ação será realizada por meio do acompanhamento da participação de portadores nas atividades propostas pelo projeto, apresentação de relatórios e discussão das ações desenvolvidas com os membro da equipe, analisando os instrumentos de avaliação, como por exemplo questionários aplicados.
 
Site: www.ciem.com.br
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
O CIEM atende aos pacientes provenientes do Município de Belo Horizonte e de outras cidades do país, sem distinção de classe econômica ou social.
Os pacientes são referidos ao CIEM através do
1.Pronto Atendimento do Hospital das Clínicas da UFMG;
2.Ambulatórios e Enfermarias do Hospital das Clínicas da UFMG;
3.Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais;
4.Outros hospitais e clínicas do Município de Belo Horizonte; hospitais, clínicas e centros de saude de out. municípios
 
Captação por edital de fomento: Sim
 
Articulado com política pública: Sim
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
1. Simpósios e workshops de temas relacionados à esclerose múltipla, neuromielite óptica e outras doenças desmielinizantes do SNC, com participação de especialistas nacionais e estrangeiros;
2. Atividades educacionais para os pacientes e seus familiares, em relação à natureza, manifestações clínicas, cuidados gerais e tratamento das doenças desmielinizantes;
3. Site do CIEM - fornecendo informações precisas sobre avanços no conhecimento das doenças, orientação de portadores, cuidadores e familiares através da ativa comunicação entre o CIEM, a Universidade, os pacientes e toda sociedade.
3.1 Primeira etapa - construção de um novo site;
3.2 Segunda etapa - alimentar o site com informações precisas sobre avanços no conhecimento das doenças, orientação de portadores, cuidadores e familiares através da ativa comunicação entre o CIEM, a Universidade, os pacientes e toda sociedade.
4. Atuação conjunta aos coordenadores na manutenção física e funcional do CIEM (principalmente no cuidado com os protocolos de pesquisa e extensão, e no auxílio em atividades de cunho administrativo dos projetos).
5. Participar da coleta e armazenamento de amostras de LCR e sangue (sob responsabilidade e orientação imediata da Dra. Ana Paula Costa).
6. Participar da aplicação de Escalas e Questionários dos pacientes (sob responsabilidade e orientação imediata da Dr. Emerson de Paula).
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Será realizado supervisão durante todas as atividades no CIEM, seja pelo orientador ou pelos alunos bolsistas da pós graduação da UFMG, membros da equipe do CIEM.
Encontro semanal com o orientador será obrigatório.
Toda a carga horária deverá ser cumprida dentro do CIEM.
 
Processo de avaliação:
Os alunos de graduação voluntários serão avaliados quanto à
• Verificação no cumprimento das atividades
• Relatório semanal das atividades cumpridas
• Avaliação mensal da postura pró-ativa do acadêmico.
• Apuração da frequência e cumprimento das orientações repassadas pela coordenação.
*o não cumprimento das atividades previstas ocasionará no desligamento automático.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
O CIEM está instalado no Hospital São Geraldo da UFMG. O CIEM utiliza cinco salas, sendo uma para funcionamento de sua Secretaria e Administração, três para consultórios médicos, com um deles provido de equipamentos neuro-oftalmológicos e uma sala de reunião/estudo. Sua localização permite o acesso dos pacientes portadores de deficiências visuais e com limitação ou incapacidade de deambulação.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 1.300
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br