Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 402786 - Musicoterapia na Saúde Mental

Registro: 402786
Aprovado pelo CENEX em: 26/06/2017
 
Status: Ativo
 
Título: Musicoterapia na Saúde Mental
 
Data de início: 31/01/2017 Previsão de término:
31/12/2020
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 31/01/2017
 
Órgão Competente: Câmara Departamental
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2017
 
Unidade: Escola de Musica
 
Departamento: Departamento de Instrumento e Canto
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Saúde
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Saúde Humana
 
Grande Área do Conhecimento: Lingüistica, Letras e Artes
 
Palavras-chave: Musicoterapia, Cuidado em Saúde Mental em adultos, Atendimento Clínico, Promoção de Saúde de Pessoas e Comunidades
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
A Musicoterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a música e os elementos musicais, como ritmo, melodia, harmonia, entre outros inúmeros, num viés terapêutico, visando construir ou restabelecer funções não musicais nos indivíduos, acometidos ou não por alguma patologia. No atendimento de Musicoterapia em Saúde Mental a principal abordagem utilizada é a humanista. O princípio básico é a comunicação com os aspectos saudáveis da pessoa, fortalecendo estes para ir em direção ao tratamento dos aspectos que estão prejudicados. As técnicas musicoterapêuticas são selecionadas propiciando facilitar o contato do paciente em seu nível máximo, ativando os domínios afetivos e cognitivos num ambiente descontraído, não necessariamente verbal, aumentando o seu estado de alerta, auto-estima e contato com a realidade. O atendimento pode ser individual ou em grupo e inclui uma orientação ou participação dos responsáveis pelos pacientes. Este Projeto visa um atendimento social em Instituições parceiras, melhorando a qualidade de vida dos assistidos, além de promover um novo olhar relacionando a Musicoterapia a uma nova demanda em Belo Horizonte. Com isso, proporcionamos aos alunos de graduação em Música com habilitação em Musicoterapia uma experiência nova de ensino, pesquisa e extensão, que são os alicerces de sua formação.
 
Objetivos gerais:
Oferecer atendimento clínico musicoterapêutico a jovens, adultos e idosos em Instituições de saúde mental e promover o ensino, a pesquisa e a prática clínica aos alunos de Música com habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Objetivos específicos:
- Atender possíveis necessidades físicas, psíquicas e/ou sociais
- Construir e/ou restabelecer funções individuais e coletivas
- Criar oportunidades de socialização e criatividade,
- Diminuir a sensação de isolamento comum a estes pacientes.
 
Metodologia:
Realização de processos clínicos musicoterapêuticos individuais e/ou grupais com jovens, adultos e idosos em Instituições de cuidado em Saúde Mental de Belo Horizonte e região metropolitana, fazendo parcerias com o curso de Música com habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Realização de supervisões clínicas de Musicoterapia bem como reuniões de planejamento e discussão de casos clínicos. Orientação de pacientes e familiares das pessoas atendidas em relação ao processo realizado no contexto clínico musicoterapêutico.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
Serão apresentados mensalmente à equipe profissional de saúde da instituição em questão os resultados obtidos para discussão dos casos atendidos em forma de relatório. Os resultados do atendimento a cada paciente são coletados sistematicamente e computados no final de cada semestre para pesquisas e análises.
 
Site: -
 
Origem do público-alvo: Externo
 
Caracterização do público-alvo:
Jovens, adultos e/ou idosos com transtornos mentais em instituições de Saúde Mental
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Observação, planejamento, condução, registro e avaliação de processos clínicos musicoterapêuticos com jovens, adultos e idosos atendidos em instituições de saúde mental, numa perspectiva humanista biopsicossocial de atenção e promoção de saúde.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Os alunos receberão supervisões clínicas e participarão de orientações, planejamentos e discussão de casos clínicos sob a coordenação de profissionais musicoterapeutas. Os alunos também serão supervisionados na coleta e análise de dados para fins de pesquisa.
 
Processo de avaliação:
Avaliação processual e contínua das atividades realizadas, priorizando o desempenho clínico dos alunos e a construção de uma postura profissional ética e consistente.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Espaço na Instituição, preferencialmente uma sala ampla e arejada, que será cedido pela própria Instituição.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 300
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br