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Projeto - 402705 - ARCA: BIBLIOTECA VIRTUAL TEMÁTICA EM ARTES E ANTIGUIDADES A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO CULTURAL, LAZER E ENTRETENIMENTO SOCIAIS.

Registro: 402705
Aprovado pelo CENEX em: 09/09/2016
 
Status: Desatualizado
 
Título: ARCA: BIBLIOTECA VIRTUAL TEMÁTICA EM ARTES E ANTIGUIDADES A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO CULTURAL, LAZER E ENTRETENIMENTO SOCIAIS.
 
Data de início: 02/01/2017 Previsão de término:
31/12/2018
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 09/09/2016
 
Órgão Competente: Cenex
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2016
 
Unidade: Escola de Ciência Informação
 
Departamento: Depto Organizacao e Tratamento da Informacao
 
Programa vinculado: Carro-Biblioteca: Frente de Leitura
Principal Área Temática de Extensão: Cultura
 
Área Temática de Extensão Afim: Educação
 
Linha de Extensão: Patrimônio Cultural, Histórico e Natural e Imaterial
 
Grande Área do Conhecimento: Lingüistica, Letras e Artes
 
Palavras-chave: ARCA BIBLIOTECA VIRTUAL TEMÁTICA EM ARTES E ANTIGUIDADES; EDUCAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA; EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA; BIBLIOTECAS VIRTUAIS E DIGITAIS; EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
Este projeto objetiva essencialmente divulgar e maximizar o uso de uma das coleções integrantes da ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades junto às comunidades atendidas pelo Carro Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e em bibliotecas públicas e escolares que eventualmente o solicitarem. A ARCA foi desenvolvida com o objetivo de propiciar acesso livre a fontes de informação eletrônicas de boa qualidade, organizadas de acordo com padrões nacionais e internacionais relativos ao desenvolvimento de bibliotecas eletrônicas. Esta biblioteca e, especialmente, os conteúdos de suas respectivas coleções, podem ser utilizados como recursos informacionais e didáticos, de grande valia, no âmbito de serviços de extensão bibliotecária prestados às comunidades, em escolas e bibliotecas públicas, as quais possuem público real e potencial de grande diversidade de tipos de usuários de informação, considerando faixa etária e níveis de conhecimento também diversos de seus usuários integrados por público infantil, público infanto-juvenil, adultos e idosos. Neste projeto evidenciam-se as possibilidades de maximização de uso das coleções constituintes da ARCA e, de modo especial, do Diretório Internacional Eletrônico de Organizações, o qual possibilita acesso a um elenco de atividades educativas adotadas por bibliotecas, museus, galerias de arte e por outras organizações ou instituições semelhantes nacionais e estrangeiras, dedicadas às artes e ao mercado das artes e antiguidades. As organizações e instituições cadastradas na coleção ARCA: Diretório Internacional de Organizações foram identificadas, selecionadas e organizadas para serem visitadas virtualmente, enquanto recursos ou fontes de informação organizacionais que se preocupam, atuam e podem auxiliar em processos sócio educacionais que objetivam tanto a formação cultural, a promoção do lazer ou entretenimento quanto a educação de pessoas, pautada em objetivos relacionados à conservação preventiva e ao respeito aos bens culturais particulares e coletivos. Enfim, com a divulgação, conservação preventiva e uso dos bens patrimoniais das sociedades, de modo amplo. Conclui-se que esta unidade de informação ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades, produto de informação decorrente de pesquisas acadêmicas anteriores, desde que amplamente divulgada e que os esforços, no sentido de maximização de seu uso, sejam apoiados através de fomentos que viabilizem sua apropriação pela comunidade de usuários reais e virtuais, auxiliando bibliotecários, professores, pais, e outras categorias de educadores, a interferir de forma benéfica e prazerosa em processos de aprendizagem, de modo amplo, de formação cultural, de lazer e entretenimento. Bibliotecas são organizações sociais que possuem potencial e ferramentas para interferir na educação, desenvolvimento e mudanças de comportamentos de pessoas e de organizações. Entre a tipologia de serviços que podem ser prestados pelas bibliotecas tradicionais e virtuais insere-se o Serviço de Extensão Bibliotecária, implementado através de atividades realizadas “fora da sede da biblioteca,” como em prisões, hospitais, em asilos, em associações das mais diversas finalidades, Na visão de Maheswara (2008) as bibliotecas escolares, públicas, universitárias e as nacionais podem efetivamente intervir e motivar processos de mudanças de atitudes na sociedade civil, e de modo pontual provocar mudanças nas mentes das pessoas, a exemplo das bibliotecas e dos bibliotecários nigerianos, que atuam no sentido de contribuir para a solução de conflitos e construção da paz em seu país, através da prestação de serviços bibliotecários extensionistas, investindo recursos em treinamentos, educação e sensibilização de integrantes da sociedade local em regiões de conflitos. A sociedade contemporânea se distingue pela aplicação das TICs, que agilizam e favorecem processos sócio educativos.
 
Objetivos gerais:
Apresentar, divulgar e maximizar o uso da ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades, objetivando contribuir com projetos e processos educacionais de comunidades extra muros da Universidade Federal de Minas Gerais, através da prestação de serviços de extensão bibliotecária.
 
Objetivos específicos:
Constituem objetivos específicos deste projeto de extensão bibliotecária • Agregar bolsistas, discentes do curso de graduação em Biblioteconomia, nas atividades de divulgação e uso das fontes de informação contidas na ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades; • Prestar serviços regulares de extensão bibliotecária junto às comunidades atendidas pelo Carro Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, através dos recursos informacionais da ARCA, os quais podem auxiliar na educação e geração de novos conhecimentos em pessoas e organizações; • Prestar serviços eventuais de extensão bibliotecária junto às bibliotecas públicas, escolares e especializadas em artes e antiguidades, de Belo Horizonte, oferecendo palestras, instruções de uso e formação de habilidades para aplicação e uso adequado da ARCA em atividades educativas, de lazer e entretenimento de seus respectivos bibliotecários, professores e usuários; • Contribuir com processos educativos relacionados à cultura, de modo amplo, assim como de educação social relacionada à conservação preventiva de objetos de arte e de antiguidades, constituintes do patrimônio de valor histórico e artístico, enfim dos bens patrimoniais da sociedade. • Expandir fronteiras de conhecimento, de aproximação, de acesso livre e de possibilidades de apropriação de novas ferramentas informacionais eletrônicas, pelos cidadãos, através de serviços de extensão bibliotecária.
 
Metodologia:
Os procedimentos metodológicos a serem adotados na execução deste projeto, incluem, nas etapas a desenvolver, as seguintes ações: 1ª. Etapa: Definir o perfil dos bolsistas a integrar ao projeto; Providenciar o Edital de abertura de inscrições segundo vagas existentes; Selecionar os bolsistas inscritos; Definir horário de atuação e atribuições especificas de cada bolsista 2ª. Etapa Estudar a literatura pertinente à pesquisa, recomendada pelo coordenador/orientador acadêmico, incluindo leituras e explicações sobre as coleções integrantes e já implantadas ARCA , assim como esclarecendo sobre aquelas planejadas e a desenvolver; Apresentar a ARCA e seus recursos informacionais para os bolsistas; Apresentar e estudar sobre o software livre Greenstone, aplicativo para construção de bibliotecas digitais, desenvolvido com o apoio da UNESCO, selecionado e adotado para gerenciar as coleções da ARCA. 3ª. Etapa Instruir e coordenar o processo de identificação e seleção das fontes de informação pessoais e impessoais especializadas a integrar à ARCA: Diretório Internacional de Organizações; Livros especializados; Enciclopédias; Catálogos; Hemeroteca, Glossário, Notícias, entre outros conteúdos informacionais especializados de interesse e previstos para formar novas coleções da ARCA; Orientar, acompanhar e avaliar a execução de entrada de dados e dos processos de manutenção das bases de dados e do site da ARCA; 4ª. Etapa Realização de reuniões periódicas com os bolsistas; Realizar reuniões periódicas com os bolsistas; Realizar reuniões periódicas com toda a equipe de trabalho da ARCA; Planejar e qualificar a equipe para executar as atividades educativas de extensão bibliotecária junto às comunidades previstas para atendimento; Preparar os instrumentos para coleta de dados destinados à avaliação da satisfação dos públicos participantes das atividades extensionistas prestadas via a ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades; Redigir e apresentar relatórios previstos e eventuais, conforme necessário for; Divulgar resultados da pesquisa (oral e escrita) em periódicos científicos e eventos internos (UFMG) e externos.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
As ações serão avaliadas através do acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas; Através de estudos focando a satisfação da comunidade beneficiada com o atendimento dos bolsistas envolvidos no projeto, via avaliação das atividades educativas realizadas pela equipe da ARCA; Através dos resultados de pesquisas realizadas com bolsistas e demais integrantes da equipe sobre pontos fortes e pontos fracos da ação de extensão.
 
Site: Digite na barra de endereçamento eletrônico o seguinte endereço: http://www.arcajuliagsufmg.com.br
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
O público-alvo é constituído pelas comunidades externas atendidas pelo Programa Carro Biblioteca: Frente de Leitura, assim como pelos alunos dos cursos de biblioteconomia, museologia e arquivologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG, e alunos das disciplinas: Fontes de Informação em Artes e Antiguidades, Introdução às Fontes de Informação e Acesso às Fontes de Informação em Meios Digitais, por mim ministradas na ECI/UFMG, vinculadas ao Depto. de Organização e Tratamento da Informação.
 
Captação por edital de fomento: Sim
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Sob orientação do coordenador serão realizadas as seguintes atividades, entre outras similares visando ao alcance do objetivo geral e específico deste projeto: •Estudos da literatura pertinente à pesquisa, recomendada pelo coordenador da mesma; •Identificação de fontes de informação formais e informais condizentes com as áreas temáticas: Artes e Antiguidades; Elaboração de diretórios eletrônicos e de outras fontes de informação previstas e planejadas pelo coordenador; •Realizção de reuniões periódicas da equipe de pesquisa; •Estudos do software e dos processos de definição da estrutura das bases de dados planejadas; •Entrada de dados e de conteúdos de informação componentes da biblioteca eletrônica; •Digitalização de textos e imagens relacionadas às bases de dados em manutenção; •Qualificação, planejamento e execução das atividades educativas de extensão bibliotecária junto às comunidades previstas para atendimento; •Redação de relatórios previstos; •Divulgação de resultados da pesquisa (oral e escrita) em periódicos científicos e eventos internos (UFMG) e externos.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Encontros semanais e mensais com os bolsistas serão realizados e, nessas oportunidades, o coordenador da pesquisa fará a distribuição das tarefas a desenvolver, assim como fará todas as observações que considerar necessárias ao andamento conveniente da pesquisa. Os bolsistas deverão apresentar relatórios orais, sempre que solicitados, e trimestrais escritos, os quais serão avaliados pelo coordenador. Outros processos de avaliação estarão vinculados aos resultados obtidos pelos bolsistas, decorrentes de trabalhos sobre a atividade extensionista da ARCA, submetidos a eventos internos e externos, bem como às revistas destinadas à publicações de autorias e/ou coautorias de discentes.
 
Processo de avaliação:
Os bolsistas deverão apresentar relatórios orais, sempre que solicitados, e trimestrais escritos, os quais serão avaliados pelo coordenador. Outros processos de avaliação estarão vinculados aos resultados obtidos pelos bolsistas, decorrentes de trabalhos sobre a atividade extensionista da ARCA, submetidos a eventos internos e externos, bem como às revistas destinadas à publicações de autorias e/ou coautorias de discentes.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Salas dos bolsistas, equipamentos: notebooks, data show, desktop, livros, artigos de periódicos, manuais, e outros documentos impressos em papel e eletrônicos para fins de estudos, materiais de consumos, Carro Biblioteca para transportar os bolsistas até o campo de trabalho, etc.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 1.500
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
Algumas das variáveis que podem ser consideradas como barreiras a interferir no sucesso esperado das ações bibliotecárias extensionistas via a ARCA, aqui propostas, vinculam-se aos seguintes fatores: infraestrutura deficiente de recursos humanos formalmente dedicados ao elenco de atividades a desenvolver, incluindo bolsistas discentes e bibliotecários, alta rotatividade de pessoal, devido aos esforços feitos para qualificação da equipe atuante na ARCA; inexistência de pessoas melhor qualificadas, especialmente na área de computação, que se dedicar mais aos trabalhos dessa Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades. Certamente essa Unidade de Informação, atuando fora dos muros de nossa Universidade suprirá expectativas e carências relacionadas ao papel social das bibliotecas tradicionais e virtuais, produzidas em universidades, que deveriam já estar atuando em prol da educação, lazer e entretenimento de comunidades internas e externas ao próprio ambiente acadêmico.
 

   

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