Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Projeto - 402525 - Terapias Complementares: Toque Terapêutico

Registro: 402525
Aprovado pelo CENEX em: 13/11/2015
 
Status: Ativo
 
Título: Terapias Complementares: Toque Terapêutico
 
Data de início: 20/12/2015 Previsão de término:
31/12/2020
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 20/12/2015
 
Órgão Competente: Câmara Departamental
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2015
 
Unidade: Faculdade de Medicina
 
Departamento: Departamento de Ginecologia Obstetrícia
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Saúde
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Saúde Humana
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
 
Palavras-chave: terapias complementares, medicina integrativa, toque terapêutico, reiki
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
O termo Terapia Complementar foi registrado no Pubmed em 2002, e inclui temas como toque terapêutico, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica, fitoterapia, terapias mente-corpo, meditação, cura pela fé, dentre outras.

Esses temas têm sido desenvolvidos há anos através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão pelo Núcleo Avançado de Ciência, Saúde e Espiritualidade (NASCE), cujo grupo de estudos foi aprovado pela Câmara do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG (GOB-UFMG) em 08/03/2013. Em 03/07/2015 a Câmara do GOB-UFMG aprovou a criação do grupo Terapias Complementares que foi certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e participa do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

Segundo o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), um dos institutos do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, a medicina complementar, em adjunção à medicina alopatica convencional, promovem a saúde e bem estar do paciente (NCCIH, 2015). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimula o uso dessas práticas nos sistemas de saúde, de forma integrada à medicina alopática, preconizando o desenvolvimento de políticas que obedeçam a requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso.

Esse projeto de extensão visa desenvolver protocolos assistenciais, contribuindo para a formação de recursos humanos para a assistência e pesquisa, informando e educando a população sobre as possibilidades científicas atuais para o tratamento com o toque terapêutico que é uma modalidade de terapia complementar.
 
Objetivos gerais:
Disponibilizar o uso do toque terapêutico, informar e educar pacientes e população interessados nessa terapia complementar.
 
Objetivos específicos:
1. Disponibilizar o uso do Toque Terapêutico a pacientes interessados nessa terapia complementar.
2. Desenvolver protocolos assistenciais e contribuir para a formação de recursos humanos para a assistência e pesquisa.
3. Informar e educar a população sobre as possibilidades científicas atuais para o tratamento com Toque Terapêutico.
 
Metodologia:
A intervenção do toque terapêutico será realizada através de sessões de 45 minutos semanalmente por 12 semanas com o paciente deitado sobre uma maca em ambiente silencioso, com luminosidade e temperatura controladas.

Durante a participação os pacientes permanecem deitados sobre uma maca em decúbito dorsal, com os olhos fechados. A intervenção consiste na imposição das duas mãos a cada três minutos, sobre as seguintes regiões corporais dos pacientes: cranial parietal, cranial frontal, cranial temporal, torácica e umbilical.

O Toque Terapêutico será oferecido gratuitamente por profissionais voluntários apoiadores do Núcleo Avançado de Ciência, Saúde e Espiritualidade (NASCE-UFMG) em salas disponibilizadas no complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
O projeto de extensão será avaliado por:
(a) Pesquisas qualitativas para avaliar como o usuário percebe as orientações sobre o tratamento com o toque terapêutico
(b) Pesquisas qualitativas para avaliar o uso do toque terapêutico como complementar ao tratamento médico convencional
(c) Avaliação dos profissionais em treinamento após o término do estágio através de questionários, apresentação de seminários, trabalhos e artigos científicos
 
Site: -
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
Pacientes do Hospital das Clínicas da UFMG, estudantes de Graduação de Medicina da UFMG, alunos de pós-graduação e população externa interessados em toque terapêutico.

Inicialmente, esse projeto, irá disponibilizar atendimento a pacientes da Unidade Funcional Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, devido ao número limitado atual de terapeutas.
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Estudantes de graduação e pós-graduação serão incorporados à equipe como voluntários ou bolsistas de extensão, com as seguintes atividades:
1- auxílio na revisão bibliográfica para atualização de protocolos de conduta.
2- auxílio preparação de material impresso e sites da internet informativos para as pacientes.
3- ações de promoção da saúde, tais como orientação das pacientes sobre métodos científicos atuais disponíveis para a promoção da saúde através do toque terapêutico.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Os estudantes serão acompanhados em todas as suas atividades por profissional da saúde treinado em toque terapêutico. O programa será supervisionado pelo professor responsável.
 
Processo de avaliação:
Avaliação formativa, considerando a realização satisfatória das atividades previstas e a aquisição de conhecimentos sobre o toque terapêutico.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Infra-estrutura do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 300
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
O projeto será submetido à Câmara do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e Unidade Funcional Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia do Hospital das Clínicas da UFMG para avaliação e aprovação.
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br