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Projeto - 401579 - Laboratório biblioteca digital

Registro: 401579
Aprovado pelo CENEX em: 03/10/2013
 
Status: Ativo
 
Título: Laboratório biblioteca digital
 
Data de início: 11/11/2012 Previsão de término:
31/12/2014
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 03/10/2013
 
Órgão Competente: Congregação
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2012
 
Unidade: Escola de Ciência Informação
 
Departamento: Depto Organizacao e Tratamento da Informacao
 
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Educação
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Gestão Informacional
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
 
Palavras-chave: Biblioteca digital
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
A organização de acervos em ambientes digitais tem sido uma preocupação dos profissionais bibliotecários, tem feito parte de pesquisas dos nossos alunos da pós-graduação e participar destas práticas tem sido uma expectativa dos alunos do curso de biblioteconomia. Além de tudo isto muitas discussões têm ocorrido em relação à necessidade de dar amplo acesso á produção técnica, científica e cultural no país. Neste sentido as discussões da disciplina Biblioteca, Arquivos e Museus digitais, oferecida aos alunos do 5º período de biblioteconomia, perpassam conteúdos como direitos autorais, ampliação do acesso, planejamento, gestão de coleção digital e tratamento de informação em contextos digitais, etc. Neste sentido percebeu-se que essa disciplina, possui um forte conteúdo teórico e, por isto observou-se a necessidade de se criar uma situação que permitisse aos alunos o registro e a publicação, em meio eletrônico, de teses e dissertações de um acervo do PPGCI . Ao mesmo tempo é necessário que a implantação de tal situação possa oferecer aos alunos oportunidades para explorar as atividades práticas e avaliar a relação entre a teoria e a prática. Com tudo isto observou-se que criar um laboratório de biblioteca digital usando um acervo e uma infraestrutura muito próxima de uma situação real poderia contribuir para que a comunidade tenha acesso ao acervo do PPGCI do período de 1978 a 1999 e que, atualmente só existe em formato impresso. Para implementar este projeto optou-se por trabalhar com os alunos do 5º período todas as etapas para a inclusão do referido acervo de teses e dissertações que não está, ainda, disponível na biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG. Esta proposta aqui denominada de Laboratório Biblioteca Digital oferece um potencial de aprendizado aos alunos do 5º período e pretende servir como suporte para uma reflexão entre nossas discussões teóricas sinalizadas pela literatura e os aspectos de implantação de uma biblioteca digital. Além de todos estes aspectos mencionados esta experiência com os alunos pretende ampliar o acesso da comunidade á produção científica do PPGCI, assim como contribuir gradativamente para aumentar à quantidade de registros disponíveis na BDTD/UFMG e dar visibilidade à produção científica da UFMG.
 
Objetivos gerais:
Desenvolver um laboratorio de praticas para implantaçao de todas as etapas que permita a inclusão do acervo de teses de dissertações do PPGCI do período de 1978 - 1999 e de 2000 a 2009 na BDTD/UFMG
 
Objetivos específicos:
1) Estabelecer parceria com a Biblioteca Universitária para aproximar as discussões teóricas da prática das bibliotecas digitais; 2)Definir as diretrizes para a operacionalização das etapas de alimentação da biblioteca digital(BDTD UFMG); 4) Possiblitar aos alunos à experiência do planejamento e da alimentação em todos os aspectos referentes à direitos autorais, digitalização e alimentação/validação do sistema ; 5) Possibilitar aos alunos uma reflexão sobre os aspectos teóricos e sua aplicação prática e como estes favorecem ao aprendizado. 6) disponibilizar à comunidade o acervo completo da produção científica do PPGCI/UFMG
 
Metodologia:
As ações deste projeto estão direcionadas por duas diretrizes: o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico e o uso destas ações como práticas para estimular o aprendizado dos alunos da disciplina bibliotecas, arquivos e museus digitais. Neste sentido os procedimentos metodológicos deste projeto compreendem: 1) Definir os aspectos referentes ao acervo de teses e dissertações que será trabalhado no projeto; 2)Discutir as ações referentes á coleta da autorização do autor para publicação da sua tese ou dissertação; 3)Fazer a digitalização do acervo; 4)Validar os dados no Opus; 5)Fazer a inclusão dos metados de cada publicação 6)Validar os dados para gerar o link do registro; 7)Disponibilizar a publicação na BDTD/UFMG 8)Avaliar o processo
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
O projeto será avaliado pela coordenação juntamente com a equipe da biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG da seguinte forma: Coordenação do projeto: 1)acompanhar todas as etapas de realização do trabalho realizado pelos alunos; 2) implementação dos ajustes necessários; 3) Verificação do registro realizado (inicialmente no Moodle) pelos alunos em cada etapa do projeto durante todo semestre; Equipe da biblioteca digital de teses e dissertações da UFMG: 1) acompanhamento para validação dos registros inseridos no sistema 2) validação dos registros;
 
Site: -
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
O público alvo deste projeto compreende a comunidade científica da ciência da informação no Brasil e em outros países e demais áreas que têm interesse nas pesquisas desenvolvidas na área em nível nacional e internacional.
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Este projeto será realizado pela turma do 5º período do curso de biblioteconomia e pelo aluno bolsista e compreende as atividades de; levantamento das teses e dissertações do PPGCI referente ao período de 1978 a 1999 e de 2000 a 2009 outras que não foram cadastradas na BDTD/UFMG; implementar os procedimentos para ter acesso ao documento de autorização dos autores das teses e dissertações do PPGCI; digitalização do acervo; validação dos dados no programa e nas bases bibliográficas (atividade será realizada na BDTD/UFMG); inclusão dos metadados; geração do link no sistema; disponibilização do link na BDTD/UFMG; validação final do registro pela equipe da BDTD/UFMG; registro das atividades práticas na wiki do Moodle.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
O acompanhamento e a orientação do projeto serão feitos através de reuniões, palestras, oficinas de capacitação promovidas pela coordenação, cronograma de atvidades e registros das ações implementadas na wiki do projeto pelos alunos participantes e bolsista
 
Processo de avaliação:
O processo de avaliação dos alunos participantes acontecerá com a realização de reuniões entre coordenação, equipe da BDTD/UFMG e principalmente pela validação dos registros das teses e dissertações e pelos registros inseridos na wiki do projeto. fornecimento de relatorio mensal pelo bolsista do projeto.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Equipamentos: scanners disponíveis na BU/UFMG e na ECI, 6 computadores disponíveis na BU/UFMG onde estão instalados os softwares para alimentação da base bibliográfica Impressoras
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Não
Público estimado: 100.000
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
Para ao acompanhamento das atividades práticas serão elaborados procedimentos operacionais para a realização das tarefas previstas.
 

   

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