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Programa - 500001 - Carro-Biblioteca: Frente de Leitura

Registro: 500001
Aprovado pelo CENEX em: 08/08/2016
 
Status: Desatualizado
 
Título: Carro-Biblioteca: Frente de Leitura
 
Data de início: 01/01/2009 Previsão de término:
28/02/2017
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 08/08/2016
 
Órgão Competente: Cenex
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 1973
 
Unidade: Escola de Ciência Informação
 
Departamento: Depto Organizacao e Tratamento da Informacao
 
Principal Área Temática de Extensão: Cultura
 
Área Temática de Extensão Afim: Educação
 
Linha de Extensão: Alfabetização, Leitura e Escrita
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
 
Palavras-chave: biblioteca itinerante; leitura; informação
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
Desde sua concepção, em 1973, o Carro-Biblioteca vem atendendo a comunidades com problemas socioeconômicos da Grande Belo Horizonte, oferecendo acesso ao universo cultural e informacional através da leitura e promovendo novos olhares sobre o conhecimento. A cada ano, percebe-se um aumento gradativo do número de novos leitores inscritos e de empréstimos realizados. Os projetos integrantes do presente programa têm recortes distintos e privilegiam diferentes aspectos em relação à questão informacional, mas de forma concreta buscam contemplar as possibilidades dos trabalhos que são da competência da Escola de Ciência da Informação. Nos últimos anos o Programa vem assistindo ao desdobramento dos projetos que o compõem e à criação de novos projetos. Deste modo, para 2016 foram propostos quatro projetos no escopo do programa: Conto e Reconto, Inclusão Digital: o carro-biblioteca da UFMG como telecentro, Boletim Bairro a Bairro e A cidadania da infância em hipermídia: educação para os direitos da criança e do adolescente. De forma objetiva é possível afirmar que o Projeto Conto e Reconto, através das atividades propostas (rodas de leitura, ler em voz alta, contação de histórias, ler o livro e ver o filme), utiliza de forma ampla toda a infra-estrutura oferecida pelo Carro-Biblioteca, além de propiciar aos bolsistas envolvidos oportunidades de aprendizado que complementam a grade curricular da graduação em Biblioteconomia e de áreas afins - Letras, Teatro - através da experiência prática e do contato com o leitor. Somando-se a este trabalho, o projeto Inclusão Digital: O Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro, visa ampliar o conceito de democratização da informação por meio de atividades que utilizam recursos multimídia e de acesso à Internet. Por sua vez, o projeto Boletim Bairro a Bairro se propõe a produzir e divulgar informações multivariadas nas comunidades, tanto através do boletim em seu formato impresso convencional, quanto por meio da produção de um filme que registre a participação do Programa nas comunidades e de blogs que visem registrar a interação das mesmas com o projeto Inclusão Digital. Finalmente, o projeto A cidadania da infância em hipermídia, visa capacitar educadores e jovens que atuam nas comunidades atendidas pelo programa para que conheçam os direitos da criança e possam colaborar para sua efetivação. Portanto, ao enfocar as ações em termos de uma cidadania informacional, tem-se a confiança de que o programa e seus projetos contribuem para que os diferentes atores participem, de forma concreta, enquanto sujeitos. Vale ainda ressaltar que, com o crescente número de projetos, mostra-se também crescente a demanda por bolsistas. A expectativa para o cumprimento das metas propostas para os próximos anos é a de que os bolsistas possam atuar especificamente nos projetos para os quais forem selecionados. Para tanto, faz-se necessário um número mínimo de 2 bolsistas por projeto – já que o Carro-Biblioteca atua em diferentes turnos precisando de bolsistas com disponibilidades diferentes de horários; além de pelo menos 2 bolsistas para atendimento às rotinas do próprio programa, sem vínculo com qualquer de seus projetos.
 
Objetivos gerais:
Disponibilizar os serviços de biblioteca e telecentro móveis junto a comunidades carentes de Belo Horizonte, realizando de forma articulada a interação entre os projetos, com vistas a promover o acesso e a democratização da informação. Objetiva também promover a articulação entre as comunidades; discutir a importância das ações de preservação de acervos; viabilizar, através de ações educativas, a construção e o desenvolvimento de uma cidadania informacional.
 
Objetivos específicos:
Estabelecer ações de articulação entre os projetos constituintes do Programa Carro Biblioteca; Viabilizar que o programa promova as ações de difusão à informação e de acesso ao conhecimento; Articular o diálogo entre as comunidades, tendo como centralidade a difusão de informações; Viabilizar, através de ações educativas, a construção e o desenvolvimento de uma cidadania informacional; Implementar a política de inserção e de saída do Carro-Biblioteca nas comunidades; Articular atividades de extensão, pesquisa e ensino utilizando como objeto o Carro-Biblioteca do CENEX/ECI; Constituir-se em espaço propício para que os alunos da graduação vivenciem experiências concretas relacionadas tanto à pesquisa quanto à extensão.
 
Metodologia:
As orientações metodológicas que subsidiam a implementação dos projetos se norteiam pela perspectiva do estabelecimento de relações dialógicas, privilegiando a interação entre os membros das comunidades e os agentes da universidade, buscando-se efetivar os trabalhos tendo como foco a pesquisa ação. Busca também fundamentar-se de forma a produzir uma reflexão crítica sobre os fatos, tendo como base o papel social da universidade e sua interlocução com a realidade na qual se insere. Integram, ainda, estas diretrizes, a importância social das bibliotecas, a ação cultural e a formação do leitor e a cidadania informacional como dimensões a serem privilegiadas para a consecução da democratização da sociedade brasileira.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
Cada projeto, conforme apresentado em seu detalhamento, será acompanhado pelos seus coordenadores, prevendo-se ainda, como elemento articulador entre os projetos, as atividades descritas a seguir: encontro semestral, com a participação de todos os integrantes dos projetos, para exposição e avaliação; participação de todos os projetos na Semana de Extensão e socialização dos resultados via artigos e eventos acadêmicos.
 
Site: http://carrobib.eci.ufmg.br/
 
Origem do público-alvo: Externo
 
Caracterização do público-alvo:
O Programa Carro-Biblioteca do CENEX/ECI atendeu em 2016 - e espera-se continuar atendendo nos próximos anos - as comunidades dos bairros Santa Terezinha, Goiânia e Lagoa, em Belo Horizonte; Bonsucesso, em Vespasiano; Morada do Rio em Santa Luzia. Entre crianças, jovens e adultos, foram feitos, em média, 10 mil atendimentos (empréstimo/devolução) nos últimos anos, com uma estimativa de freqüência de 500 diferentes usuários anuais.
 
Captação por edital de fomento: Sim
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Os alunos integrantes do programa têm atividades específicas a serem desenvolvidas no âmbito de cada projeto, conforme discriminado no contexto dos mesmos. Além disso, os bolsistas do programa que não possuem vínculo direto com nenhum dos projetos executam funções características de "auxiliares de bibliotecas itinerantes", sendo responsáveis pelas seguintes ações: empréstimo e devolução do acervo; cadastro de usuários; estatísticas e relatórios de usos; divulgação das atividades dos projetos junto ao público atendido nas comunidades; organização do acervo; catalogação de novos itens; desenvolvimento de oficinas de preservação de acervos, entre outras.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Considerando que o aspecto integrador entre os projetos é a preocupação com o acesso e a democratização da informação, bem como a promoção da cidadania informacional, torna-se necessário a condução de estudos sobre estas temáticas, a fim de que se alcance uma base de compreensão sobre os fatos. Propõem-se para todos os participantes leituras que subsidiem a formulação dos diferentes projetos e acompanhamento efetivo do progresso dos bolsistas durante a realização das atividades.
 
Processo de avaliação:
Visando consolidar os elementos teóricos, estimula-se que os bolsistas produzam sínteses e reflexões em relação às leituras realizadas, de forma que se possa repensar as decisões e propor-se soluções mais adequadas face às dificuldades que se apresentam no contexto de realização do trabalho.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Carro-Biblioteca: ônibus equipado com acervo e telecentro, com acesso à internet através de telefonia móvel. Espaço para acomodação do acervo (biblioteca fixa) que é colocado no Carro sob demanda. Computadores e espaço para atividades internas desenvolvidas: estatísticas, catalogação do acervo, etc.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 500
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
 

   

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