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Programa - 500001 - Carro-Biblioteca: Frente de Leitura

Registro: 500001
Aprovado pelo CENEX em: 18/03/2014
 
Status: Ativo
 
Título: Carro-Biblioteca: Frente de Leitura
 
Data de início: 01/01/2009 Previsão de término:
31/12/2014
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 03/10/2013
 
Órgão Competente: Congregação
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 1973
 
Unidade: Escola de Ciência Informação
 
Departamento: Depto Organizacao e Tratamento da Informacao
 
Principal Área Temática de Extensão: Cultura
 
Área Temática de Extensão Afim: Educação
 
Linha de Extensão: Alfabetização, Leitura e Escrita
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
 
Palavras-chave: biblioteca itinerante; leitura; informação
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
Desde sua concepção, em 1973, o Carro-Biblioteca vem atendendo a comunidades com problemas socioeconômicos da Grande Belo Horizonte, oferecendo acesso ao universo cultural e informacional através da leitura e promovendo novos olhares sobre o conhecimento. A cada ano, percebe-se um aumento gradativo do número de novos leitores inscritos e empréstimos realizados. Os projetos integrantes do presente programa têm recortes distintos e privilegiam diferentes aspectos em relação à questão informacional, mas de forma concreta buscam contemplar as possibilidades dos trabalhos que são da competência da Escola de Ciência da Informação. Nos últimos anos o Programa vem assistindo ao desdobramento dos projetos que o compõem e à criação de novos projetos. Deste modo, para 2013 foram propostos quatro projetos no escopo do programa: Conto e Reconto, Inclusão Digital: o carro-biblioteca da UFMG como telecentro, Boletim Bairro a Bairro e A cidadania da infância em hipermídia: educação para os direitos da criança nos 20 anos do estatuto da criança e do adolescente. De forma objetiva é possível afirmar que o Projeto Conto e Reconto através das atividades propostas (rodas de leitura, ler em voz alta, contação de histórias, ler o livro ver o filme) utiliza de forma ampla toda a infra-estrutura oferecida pelo Carro-Biblioteca, além de propiciar aos bolsistas envolvidos oportunidades de aprendizado que complementam a grade curricular da graduação em biblioteconomia através da experiência prática e do contato com o leitor. Somando-se a este trabalho ganha também importância o projeto Inclusão Digital: O Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro, que amplia o conceito de democratização da informação apresentando-a outros suportes, a partir de recursos multimídia e de acesso à Internet. Através do projeto Boletim Bairro a Bairro, o programa prevê também a produção de informação nas comunidades, tanto através do boletim em seu formato impresso convencional, quanto através da produção de um filme que registre a participação do Programa nas comunidades e de blogs que representem as comunidades, em interação com o projeto Inclusão Digital. Finalmente, o projeto A cidadania da infância em hipermídia - visando capacitar educadores e jovens que atuam nas comunidades atendidas pelo programa para que conheçam os direitos da criança e possam colaborar para a sua efetivação. Portanto, ao enfocar as ações em termos de uma cidadania informacional, tem-se a confiança de que o programa e seus projetos contribuem para que os diferentes atores participem, de forma concreta, enquanto sujeitos. Com o crescente número de projetos, mostra-se também crescente a demanda por bolsistas. A expectativa para o cumprimento das metas propostas para 2013 é a de que os bolsistas possam atuar especificamente nos projetos para os quais forem selecionados. Para tanto, faz-se necessário um número mínimo de 2 bolsistas por projeto – já que o Carro-Biblioteca atua em diferentes turnos precisando de bolsistas com disponibilidades diferentes de horários; além de pelo menos 2 bolsistas para atendimento às rotinas do próprio programa, sem vínculo com qualquer de seus projetos.
 
Objetivos gerais:
Oferecer os serviços de biblioteca e telecentro móveis junto a comunidades carentes de Belo Horizonte, realizando, de forma articulada a interação entre os projetos, com vistas a promover o acesso e a democratização da informação. bem como a articulação entre as comunidades; discutir e promover a dimensão de preservação de acervos; viabilizar, através de ações educativas, a construção e o desenvolvimento de uma cidadania informacional.
 
Objetivos específicos:
Estabelecer ações de articulação entre os projetos constituintes do programa; Promover a função da biblioteca de difusora e facilitadora do acesso ao conhecimento; Implementar a política de inserção e de saída do Carro-Biblioteca nas comunidades, Articular a interlocução entre as comunidades, tendo como centralidade a difusão de informações; Viabilizar, através de ações educativas, a construção e o desenvolvimento de uma cidadania informacional; Articular atividades de extensão, pesquisa e ensino utilizando como objeto o Carro-Biblioteca do CENEX/ECI.
 
Metodologia:
As orientações metodológicas que subsidiam a implementação dos projetos se norteiam pela perspectiva do estabelecimento de relações dialógicas, privilegiando a interação entre os membros das comunidades e os agentes da universidade e busca efetivar os trabalhos tendo como foco a pesquisa ação. Busca também fundamentar-se de forma a produzir uma reflexão crítica sobre os fatos, tendo como base o papel social da universidade e sua interlocução com a realidade na qual se insere. Integram, ainda, estas diretrizes, a importância em relação à biblioteca, a ação cultural e a formação do leitor, como dimensões a serem privilegiadas para a consecução da democratização da sociedade brasileira.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
Cada projeto, conforme apresentado em seu detalhamento, será acompanhado pelos seus coordenadores, prevendo-se ainda, como elemento articulador entre os projetos, as atividades descritas a seguir: Encontro semestral, com a participação de todos os integrantes dos projetos, para exposição e avaliação Participação de todos os projetos na Semana de Extensão.
 
Site: http://carrobib.eci.ufmg.br/
 
Origem do público-alvo: Externo
 
Caracterização do público-alvo:
População dos bairros visitados pelo Programa Carro-Biblioteca do CENEX/ECI (em 2013 são atendidos Santa Terezinha, Goiânia e Lagoa, em Belo Horizonte; Bonsucesso, em Vespasiano; Morada do Rio em Santa Luzia), formada por crianças, jovens e adultos. As estatísticas dos últimos anos apontam uma média de 10 mil atendimentos (empréstimo/devolução) por ano com uma estimativa de freqüência de 500 diferentes usuários por ano.
 
Captação por edital de fomento: Sim
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Os alunos integrantes do programa têm atividades específicas a serem desenvolvidas no âmbito de cada projeto, conforme discriminado no contexto dos mesmos. Além disso, os bolsistas do programa sem vínculo com algum de seus projetos têm as funções pertinentes a auxiliares de bibliotecas itinerantes, sendo responsáveis pelas seguintes ações: empréstimo e devolução do acervo; cadastro de usuários; estatísticas e relatórios de usos; divulgação das atividades dos projetos junto ao público atendido nas comunidades; organização do acervo; catalogação de novos itens; etc.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
Considerando que o aspecto integrador entre os projetos é a preocupação com o acesso e a democratização da informação, bem como a promoção da cidadania informacional, torna-se necessário a condução de estudos sobre estas temáticas, a fim de que se alcance uma base de compreensão sobre os fatos. Propõem-se para todos os participantes leituras que dão base a formulação dos diferentes projetos e acompanhamento efetivo do progresso dos bolsistas durante a realização das atividades.
 
Processo de avaliação:
Visando consolidar os elementos teóricos devem ser produzidas sínteses e reflexões em relação às leituras realizadas de forma que se possa repensar as decisões e propor-se soluções mais adequadas, face às dificuldades que se apresentam no contexto de realização do trabalho.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Infra-estrutura física:
Carro-Biblioteca: ônibus equipado com acervo e telecentro, com acesso à internet através de telefonia móvel. Espaço para acomodação do acervo (biblioteca fixa) que é colocado no Carro sob demanda. Computadores e espaço para atividades internas desenvolvidas: estatísticas, catalogação do acervo, etc.
Vínculo com Ensino: Sim
Vínculo com Pesquisa: Sim
Público estimado: 500
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
 

   

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