Registro: |
302926
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Aprovado pelo CENEX em: |
21/12/2020
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Status: |
Ativo
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Título: |
Projeto de apoio aos Sistemas Agroecológicos – Unidades Produtivas da Agricultura Urbana Coletiva/Comunitária (U-AU-CL) de Belo Horizonte |
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Data
de início: |
01/06/2020 |
Previsão de término: |
31/12/2021
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Data da última aprovação pelo Órgão Competente: |
04/05/2020 |
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Órgão Competente: |
Congregação |
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CARACTERIZAÇÃO |
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Ano
em que se iniciou a ação: |
2020
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Unidade: |
Escola de Arquitetura |
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Departamento: |
Departamento de Tec Arquitetura e Urbanismo |
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Caracterização: |
Serviço Eventual
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Subcaracterização: |
Assessoria
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Programa vinculado: |
COMPASSO - EPIC: Parcerias educacionais para inovações em comunidades
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Projeto: |
Aplicação de revestimentos em habitações autoconstruídas: o uso das argamassas pigmentadas produzidas com resíduos
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Principal Área
Temática de Extensão: |
Meio Ambiente |
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Área
Temática de Extensão Afim: |
Educação |
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Linha
de Extensão: |
Desenvolvimento Urbano |
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Grande
Área do Conhecimento: |
Ciências Sociais Aplicadas
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Palavras-chave: |
Sistemas Agroecológicos coletivos/comunitários
Unidades Produtivas da Agricultura Urbana Coletiva/Comunitária (U-AU-CL)
Mudanças Climáticas
Resiliências Urbana
Arquitetura em Terra
Participação p |
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DESCRIÇÃO |
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Apresentação e justificativa: |
Essa ação faz parte do Programa de Extensão COMPASSO, uma parceria entre a UFMG e a municipalidade de Belo Horizonte, com vistas a ações para aumentar a resiliência urbana nas áreas mais vulneráveis às mudanças climáticas no município.
A proposta se justifica com base nos fundamentos do Programa, quais sejam:
i) a sustentabilidade como busca de resiliência do ambiente urbano desenvolvendo ações de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas em territórios vulneráveis com base na integração dos ciclos naturais, culturais e socioeconômicos às atividades de desenho urbano;
ii) a participação, entendida como o desenvolvimento de habilidades e competências com os atores envolvidos no Programa Compasso (da PBH, da EAUFMG e das comunidades) para escutar, receber, compreender, dialogar, decidir e se responsabilizar pelo processo de ocupação de um território, visando a instauração de processos de gestão participativa deste território;
iii) autonomia da gestão municipal, entendendo que a prefeitura, enquanto gestora do ambiente urbano, apresenta ao Programa COMPASSO demandas de ações em territórios vulneráveis voltadas ao desenho urbano para a resiliência às mudanças climáticas, para que, possivelmente, os resultados alcançados pelo Programa sejam incluídos pelo governo local nas suas atividades e procedimentos; e
iv) formação de alunos da UFMG, por meio de construção, em parceria com a municipalidade e comunidade, de vivências e experiências didático-pedagógicas para desenvolvimento e/ou aplicação de conhecimentos e soluções voltadas para promoção de ações para resiliência urbana frente às mudanças climáticas em territórios vulneráveis.
Os moradores do Conjunto Paulo VI, com apoio da Sub Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do município, implantaram uma agrofloresta em um terreno nos limites do bairro que já está em processo de produção, tendo os agricultores perceberam a necessidade de instalação de uma infraestrutura de apoio que consiste, grosso modo, em um depósito e instalações sanitárias.
O Programa COMPASSO, que já atua na comunidade, foi procurado para desenvolver o Projeto Arquitetônico desde ponto de apoio.
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Objetivos gerais: |
Desenvolver projeto arquitetônico para ponto de apoio, com banheiro, para Sistema Agroecológico, U-AU-CL, Agrofloresta Coqueiro Verde. Interessa que essa solução tenha características que permita ser replicada para outros Sistemas Agroecológicos da cidade. |
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Objetivos específicos: |
1) Desenvolver projeto executivo visando a construção de ponto de apoio para agrofloresta;
2) Priorizar soluções técnicas de baixo impacto ambiental com a utilização de mão de obra local. |
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Metodologia: |
A proposta de trabalho é composta das seguinte etapas:
1) Visitas e Escuta: alunos e professores da UFMG irão realizar momentos para conhecer terreno de implantação e levantar demandas dos agricultores e técnicos da PBH;
2) Elaboração do projeto preliminar;
3) Devolutiva 1 aos agricultores e técnicos PBH para comentários, sugestões e críticas;
4) Revisão do projeto preliminar e elaboração do projeto básico;
5) Devolutiva 2aos agricultores e técnicos PBH para comentários, sugestões e críticas;
6) Revisão do Projeto básico;
7) Devolutiva 3 para aprovação do projeto básico;
8) Elaboração do projeto executivo com vistas a construção;
9) Devolutiva 4 com apresentação do projeto e oficina de treinamento com vistas a construção.
10) Entrega final do projeto executivo. |
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Forma de avaliação da
ação de Extensão: |
A ação será avaliada por meio de formulário preenchido pelos parceiros em cada encontro. |
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Site: |
- |
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Origem do público-alvo: |
Externo |
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Caracterização do público-alvo: |
Agricultoras e agricultores da Agrofloresta Coqueiro Verde, Técnicos da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) e Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de BH.
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Captação por edital de fomento: |
Não |
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Articulado com política pública: |
Sim
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ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE |
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Plano de atividades: |
São previstos 5 estudantes atuando nesta ação.
Os estudantes deverão participar das seguintes atividades:
1) Reunião inicial com agricultores e técnicos PBH;
2) Elaboração do estudo preliminar;
3) Apresentação da proposta aos parceiros. Anotar sugestões, alterações e comentários;
4) Revisão do estudo preliminar e elaboração do projeto básico;
3) Apresentação da proposta aos parceiros. Anotar sugestões, alterações e comentários;
6) Revisão do Projeto básico;
3) Apresentação da proposta aos parceiros;
8) Elaboração do projeto executivo com vistas a construção;
9) Apresentação do projeto e participação na oficina de treinamento com vistas a construção;
10) Elaboração do caderno técnico do projeto executivo com vistas a construção;
11) Reunião para entrega final do projeto executivo. |
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Plano de acompanhamento e
orientação: |
Todas as atividades dos estudantes terão datas de entregas definidas. Após revisão dos coordenadores serão realizadas reuniões de acompanhamento para feedback dos trabalhos.
A frequência dos encontros irá variar em função da etapa de realização da atividade. |
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Processo de avaliação: |
O processo de avaliação será feito com base nas entregas das atividades definidas em cronograma interno de trabalho. Cada atividade será avaliada pelo professor responsável e este dará feedback diretamente aos estudantes envolvidos na atividade. |
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INFORMAÇÕES
ESPECÍFICAS |
Infra-estrutura física: |
Os estudantes irão desenvolver as atividades na sala de bolsistas do TAU/EAUFMG.
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Vínculo com Ensino:
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Sim
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Vínculo com Pesquisa:
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Sim
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Execuções |
-
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Público estimado: |
50 |
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INFORMAÇÕES
ADICIONAIS |
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Informações adicionais: |
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